meu 1° projeto imãns de HD

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

Autor do tópico
orlando
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta fev 04, 2009 2:40 pm

meu 1° projeto imãns de HD

Mensagem por orlando »

ola pessoal venho acompanhado a algum tempo este forum e agora estou retomando meu projeto com imans de disco rigido que ja tenho a algum tempo.
terminei recentemente as bobinas que foram feitas de fio 0,5mm com 130 voltas. usei como base um projeto aqui do forum tambem com imans de disco rigido.
Imagem


Imagem
aqui começam algumas duvidas, no disco de imans eu coloquei cada polo composto por 2 pedaços de imans de forma que fique do tamanho da lateral da bobina.

Imagem
essa foto é como as bobinas vão ficar posicionadas entre os discos de imans.

em breve farei os testes das bobinas para saber o rendimento, e postarei novamente.


Autor do tópico
orlando
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta fev 04, 2009 2:40 pm

Re: meu 1° projeto imãns de HD

Mensagem por orlando »

pessoal estava analizando alguns projetos e acho que meu disco de imans esta com muitos imans. percebi que a receita quase padrão é de 4 imans para 3 bobinas.
e o meu disco esta com 1 par de imans (n s) para cada bobina, isso é ruim???

outra pergunda é se utilizar 2 imans (ss)de polos iguais para cada polo do disco é ruim? pois meu disco utiliza 2 imans por polo para ficar do tamanho da bobina. é melhor o iman ser menor e passar somente pelo centro da bobina???

desculpe tantas perguntas, espero que alguem possa me ajudar.

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: meu 1° projeto imãns de HD

Mensagem por carioca »

boas eu acho que para as 9 bobines deves usar 12 imans e se os sobrepuseres é melhor o que eu fiz tinha quatro em monte, e deves alterná-los.experimenta e verás.


cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quarta ago 12, 2009 11:18 pm

Re: meu 1° projeto imãns de HD

Mensagem por cascavelo »

pelos testes que fiz em projeto quase igual, acredito que funciona bem da maneira que está. não existe uma regra rígida pra isto, é necessário ir testando, inicie com uma bobina apenas, ponha pra girar e faça as medições, o importante é alcançar a maior corrente e tensão possíveis em apenas uma bobina em baixa rotação (+/- 300 rpms), quando estiver satisfeito, faça as outras iguais e defina o tipo de ligação em delta ou estrela. é necessário que se atinja uns 15 volts com todas as bobinas em cargar pra conseguir carregar baterias.

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”