A mais nova aventura energética do Josenir

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.

adilsonkrest
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sexta nov 13, 2009 2:56 pm

Re: A mais nova aventura energética do Josenir

Mensagem por adilsonkrest »

silva1962 Escreveu:boa máquina josenir
agora o que é preciso é pernas para pedalar rsrsrs
bom.. ja que as lampadas led apresentam estes contras....
estou tentando realizar quase o semelhante , so qie minhas lampadas são estas mesmas das tubulare de 40 watts, a diferençã é que o reator delas, é 12 voltas,
que sera alimentada por uma bateria de 65 de carro que por sua vez sera carregada eolicamente....... não esta lonje, ainda esta semana recebo parte das peças... vou postar.......

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: A mais nova aventura energética do Josenir

Mensagem por mauri »

adilsonkrest Escreveu:
silva1962 Escreveu:boa máquina josenir
agora o que é preciso é pernas para pedalar rsrsrs
bom.. ja que as lampadas led apresentam estes contras....
estou tentando realizar quase o semelhante , so qie minhas lampadas são estas mesmas das tubulare de 40 watts, a diferençã é que o reator delas, é 12 voltas,
que sera alimentada por uma bateria de 65 de carro que por sua vez sera carregada eolicamente....... não esta lonje, ainda esta semana recebo parte das peças... vou postar.......
adilsonkrest, bem-vindo ao fórum e começa a trabalhar no que esperas conseguir fazer, coloca as tuas dúvidas e também os resultados para haver uma boa partilha de conhecimentos, mas por favor escreve com letras minúsculas porque assim parece que estás a gritar e isso faz surdez no ouvido! não é boa ética escrever com letra maiúscula a não ser aquilo que queremos salientar (como se fosse um grito)!
sds!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: A mais nova aventura energética do Josenir

Mensagem por Josenir »

adilsonkrest Escreveu:bom.. já que as lampadas led apresentam estes contras....
estou tentando realizar quase o semelhante, só que minhas lampadas são estas mesmas das tubulares de 40 watts, a diferença é que o reator delas, é 12 volts,
que será alimentada por uma bateria de 65a de carro que por sua vez será carregada eolicamente....... não está longe, ainda esta semana recebo parte das peças... vou postar.......
ótimo, eu gostaria de ver a sua ideia funcionando. mas só a título de informação, as lâmpadas fluorescentes tubulares normais produzem no máximo 70 lumens/watt enquanto as fluorescentes compactas chegam a 80 lumens/watt. não vem a ser uma diferença muito grande, mas se tiver que comprar lâmpadas novas, prefira as compactas.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: A mais nova aventura energética do Josenir

Mensagem por mauri »

josenir Escreveu:
sim, é claro, aceito sugestões
uma sugestão: que tal enviar-ma para eu experimentar?
assim ainda se aproveitaria umas banhas para biodiesel (?)!
claro que me refiro à bicicleta.
o povo agradece.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


marcosweimer
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta jan 15, 2010 11:39 pm

Re: A mais nova aventura energética do Josenir

Mensagem por marcosweimer »

belo projeto!

agora tenho umas duvidas...
- qual a rotação que conseguiu no alternador com uma pedalada média?
- pensou em usar a relação de marchas da bicicleta e tocar uns 2 alternadores?
- quanto tempo levaria para carregar uma bateria de 60a se estivesse vazia?

isto esta me dando umas idéias... alternador de vectra com 120a acho que é uma boa!


jprr
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: sábado jul 12, 2008 10:45 pm

Re: A mais nova aventura energética do Josenir

Mensagem por jprr »

josenir Escreveu:pessoal,

vejam aí este novo conceito em bicicleta elétrica, a bike atual. ela é resultado de uma parceria que firmei com a faculdade atual da amazônia, daqui da minha região, e está sendo exposta na feira "atual empreendedor 2009", na vitrine tecnológica. a ideia é do pessoal do idesat da faculdade atual, e o engenheiro, soldador, pintor, eletrônico, instalador... eh eh ... nem precisa dizer que é

o que vocês acham?
bike_atual.jpg

desculpem a minha intervenção, mas se me permitem, eu acho (tenho a certeza) que o sentido em que o alternador está a funcionar (a rodar para a esquerda), não favorece a sua refrigeração, devido à disposição em que se encontra as palhetas,... estas palhetas foram desenhadas para que o seu funcionamento, fosse no sentido da esquerda para a direita...
assim como está montado vai aquecer mais o alternador...

aliás... o proprio disco em que tem as palhetas, deve ter uma seta que indica o sentido da rotação...

relembro que o ar da refrigeração entra pela parte de trás do alternador e sai pelo lado onde tem as palhetas...

cumps

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: A mais nova aventura energética do Josenir

Mensagem por carioca »

boa tarde e parabéns pelo projecto, também eu estou iniciando um projecto identico ao teu , mas com um gerador de imans permanentes que eu estava usando com um muinho mas que não dava o rendimento necessário devido à sua necessidade de rotação, e quando vi o teu projecto fiquei inpirado. quando tiver fotos eu vou postar.
quanto aos leds já tenho divessas lampadas de 18 led, a funcionar 9 horas por dia à mais de 5 meses, sem nenhuma se ter fundido , compreias no lidl.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: A mais nova aventura energética do Josenir

Mensagem por mauri »

carioca Escreveu:boa tarde e parabéns pelo projecto, também eu estou iniciando um projecto identico ao teu , mas com um gerador de imans permanentes que eu estava usando com um muinho mas que não dava o rendimento necessário devido à sua necessidade de rotação, e quando vi o teu projecto fiquei inpirado. quando tiver fotos eu vou postar.
quanto aos leds já tenho divessas lampadas de 18 led, a funcionar 9 horas por dia à mais de 5 meses, sem nenhuma se ter fundido , compreias no lidl.
então carioca do entroncamento, boas!
para quando as fotos anunciadas?
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: A mais nova aventura energética do Josenir

Mensagem por carioca »

boas pessoal esse projecto já está na calha já arranjei uma biciclete de ginástica que estava na sucata pronta para enfardar, pois inicialmenta era para fazer com uma bicileta normal mas dava mais trabalho, nete momento estou a terminar um projecto que está neste forum e depois avançareui com esseok.


delima.m
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: sábado jan 03, 2009 4:42 am

Re: A mais nova aventura energética do Josenir

Mensagem por delima.m »

josenir,fiz um projeto quase igual so que o alternador pesava muito quando pedalava penso em fazer o teu progeto pra ver se pesa menos;;;; e,qual circuito vc usastes para essa lampada com 12v ou vc ja comprou pronta. vc poderia dar o esquema dela para 12v

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: A mais nova aventura energética do Josenir

Mensagem por Josenir »

delima.m Escreveu:josenir,fiz um projeto quase igual so que o alternador pesava muito quando pedalava penso em fazer o teu progeto pra ver se pesa menos;;;; e,qual circuito vc usastes para essa lampada com 12v ou vc ja comprou pronta. vc poderia dar o esquema dela para 12v
a minha bicicleta chamou muito a atenção justamente porque não precisava de muito esforço físico para gerar a energia para a carga que ligamos. usamos 5 lâmpadas de 15w, perfazendo 75w no total. e qualquer criança na faixa de 8 a 10 anos conseguir acender todas ao mesmo tempo. ligamos também um ventilador e uma televisão de 14" colorida perfazendo uma carga total de aproximadamente 150w e os adultos conseguiam manter tudo funcionando sem o uso de baterias para acumular. isso realmente chamou muito a atenção.
as lâmpadas que usamos foram compradas prontas para 12v, mas há tempos atrás, quando era muito difícil encontrá-las no mercado, eu projetei um circuito para transformar as de 127/220v para 12v, e que também acende fluorescentes comuns de 15 a 20w. vou procurar o esquema e em breve publico aqui.


mbm100
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta jun 04, 2010 6:59 am

Re: A mais nova aventura energética do Josenir

Mensagem por mbm100 »

olá a todos !

tenho muitas dúvidas em geração eólica e gostaria de compartilhar algumas com vocês.

1) os inversores do tipo "tie inverter" , que são usados para "repor" a energia da cia elétrica, realmente funcionam e reduzem a conta de luz?

2) caso funcionem, o relógio chega a rodar ao contrário quando a geração é maior que o consumo? isso é legal?

3) em alternadores de carro, a adição de imãs permanentes melhora a geração de energia ? quanto?

4) o alternador fica mais "leve" ao girar , facilitando sua aplicação em geradores eólicos ?

obrigado.


kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sexta jun 25, 2010 2:53 pm
Localização: Fortaleza-CE

Re: A mais nova aventura energética do Josenir

Mensagem por kidney »

josenir, tenho um projeto bem parecido com o seu, que na verdade é um misto de bicicleta ergométrica com bicleta reclinada, também uso um alternador automotivo, mas ele ainda está original,tirei apenas o reulador de tensâo que vem nele de fábrica para que eu a ultilize para fazer física (fica bem pesada).queria saber onde posso encontrar aqui no fórum, o esquema daquele circuito que você aperfeiçoou para um air-x 400,pois quero colocar na bicicleta, um alternador com imãs permanentes, para fazer algumas comparações e de quebra dá uma força a mais nas minhas baterias,se ficar muito "maneiro", aumento a multiplicação.não me lembro em que página vi . quando eu souber postar as fotos dela,eu farei.agradeço.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: A mais nova aventura energética do Josenir

Mensagem por Josenir »

kidney Escreveu:josenir, tenho um projeto bem parecido com o seu, que na verdade é um misto de bicicleta ergométrica com bicleta reclinada, também uso um alternador automotivo, mas ele ainda está original,tirei apenas o reulador de tensâo que vem nele de fábrica para que eu a ultilize para fazer física (fica bem pesada).queria saber onde posso encontrar aqui no fórum, o esquema daquele circuito que você aperfeiçoou para um air-x 400,pois quero colocar na bicicleta, um alternador com imãs permanentes, para fazer algumas comparações e de quebra dá uma força a mais nas minhas baterias,se ficar muito "maneiro", aumento a multiplicação.não me lembro em que página vi . quando eu souber postar as fotos dela,eu farei.agradeço.
o projeto do regulador de tensão para geradores de imãs permanentes proposto por mim é este aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 38&start=0

observe que na parte de baixo das páginas do fórum existe uma opção de busca, que você pode usar para localizar mensagens postadas.


Nifex
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça jan 18, 2011 12:24 pm
Localização: Brasil, ,São Paulo

Re: A mais nova aventura energética do Josenir

Mensagem por Nifex »

josenir,

bom dia! acompanhei todo o seu tópico sobre o gerador eólico e agora sobre este da bicicleta e como já tentei há algum tempo atrás fazer este projeto da bicicleta e agora recentemente voltei a trabalhar no nisso, gostaria de fazer-lhe algumas perguntas a fim de determinar qual gerador irei usar, se puder me ajudar eu agradeço.

na época que comecei eu usei um alternador de 12v 55a, porém percebi que ele gera pouca corrente e a tensão para se manter na faixa dos 12v (a fim de conseguir carregar a bateria) precisa de pedaladas bem rápidas. aí olhando o seu projeto do gerador eólico e este, deduzi que neste da bicicleta você usou o de 24v também, apesar de não estar escrito, correto?

agora a dúvida fundamental que tenho é quantos ampéres esta bicicleta chegou a gerar? sei que você usou somente lâmpadas, ventilador e televisão como carga, porém tenho a idéia de carregar uma bateria de 12v e para isso eu gostaria de saber em média quantos ampéres ela fornece, pois eu voltei a trabalhar nesse projeto porque achei recentemente (meio sem querer) um aparelho vendido somente nos estados unidos chamado pedal-a-watt, ele é um adaptador onde se coloca a bicileta e o pneu encosta em um dínamo que gera de 200 a 300w. não sei se deduzi pelos valores ou li em algum lugar que chega a gerar até 15a, podendo chegar a um pouco mais em pedaladas mais fortes. pelos cálculos dos watts do seu projeto percebi que não chegou a isso, mas gostaria de saber se chegou a medir com um amperímetro, pois isso seria legal para que eu possa decidir colocar um alternador ou um dínamo.

o dínamo desse pedal-a-watt é vendido separadamente porém custa u$$ 179,00 lá nos eua, mas percebi que existe um alternador com ímas de neodímio vendido fora também que custa u$$ 76,00. aqui no brasil achei um gerador de projeto eólico sendo vendido por r$ 800,00. existe a possibilidade também de se colocar um motor para trabalhar como dínamo, sei que produz bem menos mas é bem mais barato. estou pesando todas as possibilidades para ver o que irá produzir mais e ser o mais barato, sei que você não é muito fã dos dínamos e li sua opnião sobre o porque, mas como nesse caso é um pouco diferente, será usado em uma bicicleta, preciso avaliar também o fato de não conseguir gerar muitas rpms somente pedalando!! e nesse ponto temos o incoveniente do alternador precisar de um pouco mais para começar a gerar, acredito que se usar um de 24v estaríamos nessa faixa de 13 a 20v sem precisar fazer muito esforço, porém isso é teoria, preciso ver na prática.

desde já agradeço e bacana encontrar pessoas como você que compartilham as idéias e trabalhos efetuados. inté +

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: A mais nova aventura energética do Josenir

Mensagem por Josenir »

o alternador usado nesta bicicleta foi o menor que encontrei, da marca bosch, de 12v x 30a. a mecânica da bicicleta possui uma ampliação de rotação de 1:12 (em dois estágios, do pedal para a catraca 1:3, e da catraca para o alternador, de 1:4). pelos meus testes, observei que é possível manter uma marcha de 60 pedaladas por minuto, assim 60 rpm x 12 = 720 rpm no gerador. com esta rotação foi possível produzir até 150w, em torno de 11a em 14v. nos testes em bancada, com 900 rpm o gerador conseguiu produzir aproximadamente 200w. acredito que o limite para uma pessoa saldável vai ser no máximo os 200w, mais do que isso vai exigir muito esforço físico. logo acredito que este alternador está bem dimensioando para uma bicicleta destinada a exercícios físicos.

a alteração do alternador foi feita conforme o projeto publicado aqui no forum, do alternador automotivo em uma turbina eólica. o projeto foi relativamente fácil de montar, e foi muito divertido, recomendo aos entusiastas das energias renováveis.

no mais, agradeço a sua simpatia.


Nifex
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça jan 18, 2011 12:24 pm
Localização: Brasil, ,São Paulo

Re: A mais nova aventura energética do Josenir

Mensagem por Nifex »

o sistema que montei usa a roda de trás da bicicleta com uma correia, então acredito que dê boas rpms também, porém eu alimentei o indutor do alternador direto, isso deixa-o um pouco pesado por causa do eletro-ímã ficar mais forte e por final acaba não produzindo muito eletricidade.
mas vou fazer algumas alterações nisso e ver o que consigo, usei um alternado de 55a. já procurei por muitos fórums e notícias pela net e pelo que vi não passa muito de 200w mesmo, cheguei a ler em alguns lugares que o pessoal conseguiu até 300w com esse pedal-a-watt, mas acredito que seja por pouco tempo e com pedaladas bem agressivas. fornecendo 15a para a carga da bateria já me dou por satisfeito!!!
mesmo assim obrigado pelo retorno e quando conseguir algo volto a postar aqui, um abraço.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: A mais nova aventura energética do Josenir

Mensagem por mauri »

nifex, como este é um fórum de partilha, partilhe connosco esse seu projecto abrindo um tópico sobre ele. participe mais e passe pelas apresentações para sabermos mais de si.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Nifex
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça jan 18, 2011 12:24 pm
Localização: Brasil, ,São Paulo

Re: A mais nova aventura energética do Josenir

Mensagem por Nifex »

ok mauri, mês que vem estarei de férias e é quando pretendo finalizar este projeto, aí postarei sobre ele!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: A mais nova aventura energética do Josenir

Mensagem por serges »

fantástico trabalho josenir, os meus parabéns se não se importa deveria colocar mais informações sobre essa bicicleta pois estou para perder uns kilitos pois a minha eléctrica já se queixa do peso a mais...

um mega abraço e força com o projecto!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”