Estudo sobre Baterias

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

Autor do tópico
cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quarta ago 12, 2009 11:18 pm

Estudo sobre Baterias

Mensagem por cascavelo »

como as baterias são parte importante no processo de geração e armazenamento de energia alternativa, tenho aqui o link do documento "conhecendo as baterias", para aqueles que ainda não o conhecem, acredito que seja de grande ajuda para desenvolvermos controladores de cargas mais eficientes.
http://www.marine.com.br/tem/batelco/ca ... terias.pdf

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Estudo sobre Baterias

Mensagem por Josenir »

muito bom material. para quem ler superficialmente pode pensar que se trata apenas de um manual ou propaganda de determinado produto comercial, mas quem ler com atenção vai encontrar muita informação útil, que em geral não é fácil de ser encontrada por aí.
valeu !

Avatar do Utilizador

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 314
Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm
Localização: QUIAIOS

Re: Estudo sobre Baterias

Mensagem por José Luís Cabete »

muito valiosa esta informação,realmente rara!
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!


jorge_barbosah
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 154
Registado: terça dez 30, 2008 1:19 am
Localização: Santa Maria da Feira

Re: Estudo sobre Baterias

Mensagem por jorge_barbosah »

muito bom mesmo!

ha muito tempo que procurava algo aprofundado sobre baterias,e ca esta!
Jorge Barbosa

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Estudo sobre Baterias

Mensagem por mauri »

muito boa a informação, mas não entendo como o operador pode modificar os parâmetros da entrada de carga na bateria, por exemplo onde diz "ao início, o operador ajusta a corrente a, por exemplo, 10a, sendo a tensão constante 12,6v. a medida que a resistência interna da bateria cresce, a corrente diminui. o operador reajusta a corrente para 10a. a tensão pula para, digamos, 13v. a corrente diminui, etc.. a regularidade dos patamares e os valores
dependem da habilidade do operador."
é demais para mim....
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Estudo sobre Baterias

Mensagem por Josenir »

mauri Escreveu:muito boa a informação, mas não entendo como o operador pode modificar os parâmetros da entrada de carga na bateria, por exemplo onde diz "ao início, o operador ajusta a corrente a, por exemplo, 10a, sendo a tensão constante 12,6v. a medida que a resistência interna da bateria cresce, a corrente diminui. o operador reajusta a corrente para 10a. a tensão pula para, digamos, 13v. a corrente diminui, etc.. a regularidade dos patamares e os valores dependem da habilidade do operador."
é demais para mim....
o material está em linguagem bastante acessível aos leigos, entretanto é importante observar que se trata de um método pouco prático para se carregar uma bateria, mas muito prático para entender como funciona o processo de carga.
a moral da história é que é preciso controlar a corrente de carga para que a carga total da bateria se faça num período não menor que 10 horas, e que não se imponha uma corrente superior a 10% da capacidade da bateria. para fazer o controle da corrente tudo o que precisa ser feito é controlar a tensão, como dito no referido documento:

"na prática, para manter a corrente ao valor ideal, é necessário girar continuamente o botão de regulagem, o que eqüivale aumentar a tensão de carga progressivamente.

1. é obviamente inviável operar o carregador manual como descrito. o resultado é que o operador deixa a bateria borbulhar, acreditando que está carregando enquanto, na realidade, está se estragando sem armazenar mais carga. é indispensável automatizar o carregador."

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Estudo sobre Baterias

Mensagem por mauri »

josenir Escreveu:
mauri Escreveu:muito boa a informação, mas não entendo como o operador pode modificar os parâmetros da entrada de carga na bateria, por exemplo onde diz "ao início, o operador ajusta a corrente a, por exemplo, 10a, sendo a tensão constante 12,6v. a medida que a resistência interna da bateria cresce, a corrente diminui. o operador reajusta a corrente para 10a. a tensão pula para, digamos, 13v. a corrente diminui, etc.. a regularidade dos patamares e os valores dependem da habilidade do operador."
é demais para mim....
o material está em linguagem bastante acessível aos leigos, entretanto é importante observar que se trata de um método pouco prático para se carregar uma bateria, mas muito prático para entender como funciona o processo de carga.
a moral da história é que é preciso controlar a corrente de carga para que a carga total da bateria se faça num período não menor que 10 horas, e que não se imponha uma corrente superior a 10% da capacidade da bateria. para fazer o controle da corrente tudo o que precisa ser feito é controlar a tensão, como dito no referido documento:

"na prática, para manter a corrente ao valor ideal, é necessário girar continuamente o botão de regulagem, o que eqüivale aumentar a tensão de carga progressivamente.

1. é obviamente inviável operar o carregador manual como descrito. o resultado é que o operador deixa a bateria borbulhar, acreditando que está carregando enquanto, na realidade, está se estragando sem armazenar mais carga. é indispensável automatizar o carregador."
claro que ainda sou principiante nisto, mas o que tenho é um simples painel que descarrega a carga para a bateria através do regulador. o regulador só tem dois leds (luz), um vermelho quando carrega e um verde quando tem electricidade a fornecer. que posso fazer para melhorar o carregamento da bateria? não posso mexer em nada! se me puderem dar uma mão (ajuda), agradeço!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Estudo sobre Baterias

Mensagem por Josenir »

mauri Escreveu:claro que ainda sou principiante nisto, mas o que tenho é um simples painel que descarrega a carga para a bateria através do regulador. o regulador só tem dois leds (luz), um vermelho quando carrega e um verde quando tem electricidade a fornecer. que posso fazer para melhorar o carregamento da bateria? não posso mexer em nada! se me puderem dar uma mão (ajuda), agradeço!
o material posto aqui se propõe a dar orientações para a carga mais eficiente de baterias, mostrando como seria um procedimento de carga controlado manualmente por um operador e orientando sobre a necessidade de se automatizar este processo. entretanto não foi explicado sobre a origem da energia que seria usada para esta carga da bateria, o que pressupõe que se tem uma fonte estável de energia, como a rede elétrica de uma empresa fornecedora de energia.

no seu caso o que você possui é uma fonte não estável, ou seja, que fornece potência variável. a potência disponível varia, mas os painéis solares já vêm com um controlador que se encarrega deste trabalho, e não há praticamente nada a você fazer para interferir no processo porque o controlador já faz a carga por um processo automatizado.

o que pode vir a diminuir o rendimento do seu sistema e desperdiçar energia é se você não tiver baterias o suficiente para receber toda a energia gerada, que neste caso, para proteger as baterias o controlador vai deixar de enviar para elas. o recomendado é que você tenha baterias com uma capacidade de corrente bem superior à capacidade do seu painel solar. não se preocupe que não há o menor perigo de ocorrer uma sobrecarga no painel por isso.

uma conta prática seria assim: para um painel solar de 120w a corrente máxima disponível vai ser de 10a (120w / 12v = 10a). como a corrente máxima de carga deve ser de 10% da capacidade da bateria, 10a é 10% de 100a, então você deve possuir no mínimo uma bateria de 100a para receber a energia deste painel. entretando como podem haver longos períodos sem consumo, eu sugiro no mínimo o dobro (bateria de 200a).

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Estudo sobre Baterias

Mensagem por mauri »

josenir Escreveu:
mauri Escreveu:claro que ainda sou principiante nisto, mas o que tenho é um simples painel que descarrega a carga para a bateria através do regulador. o regulador só tem dois leds (luz), um vermelho quando carrega e um verde quando tem electricidade a fornecer. que posso fazer para melhorar o carregamento da bateria? não posso mexer em nada! se me puderem dar uma mão (ajuda), agradeço!
o material posto aqui se propõe a dar orientações para a carga mais eficiente de baterias, mostrando como seria um procedimento de carga controlado manualmente por um operador e orientando sobre a necessidade de se automatizar este processo. entretanto não foi explicado sobre a origem da energia que seria usada para esta carga da bateria, o que pressupõe que se tem uma fonte estável de energia, como a rede elétrica de uma empresa fornecedora de energia.

no seu caso o que você possui é uma fonte não estável, ou seja, que fornece potência variável. a potência disponível varia, mas os painéis solares já vêm com um controlador que se encarrega deste trabalho, e não há praticamente nada a você fazer para interferir no processo porque o controlador já faz a carga por um processo automatizado.

o que pode vir a diminuir o rendimento do seu sistema e desperdiçar energia é se você não tiver baterias o suficiente para receber toda a energia gerada, que neste caso, para proteger as baterias o controlador vai deixar de enviar para elas. o recomendado é que você tenha baterias com uma capacidade de corrente bem superior à capacidade do seu painel solar. não se preocupe que não há o menor perigo de ocorrer uma sobrecarga no painel por isso.

uma conta prática seria assim: para um painel solar de 120w a corrente máxima disponível vai ser de 10a (120w / 12v = 10a). como a corrente máxima de carga deve ser de 10% da capacidade da bateria, 10a é 10% de 100a, então você deve possuir no mínimo uma bateria de 100a para receber a energia deste painel. entretando como podem haver longos períodos sem consumo, eu sugiro no mínimo o dobro (bateria de 200a).
é-me muito útil a sua informação, o que me me dá razão à minha dúvida: não poder fazer nada porque o controlador faz tudo!
o problema que me põe é o armazenamento ou seja as baterias: imagina o preço de uma bateria solar de 200a: não gastamos na electricidade, gastamos nas baterias que também se danificam com o tempo: tenho dúvidas quanto à sua rentabilidade para se ser auto suficiente, porque o maior consumo se faz à noite quando não há carregamento e de dia se consome pouco!
cumprimentos!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Estudo sobre Baterias

Mensagem por Josenir »

mauri Escreveu:é-me muito útil a sua informação, o que me me dá razão à minha dúvida: não poder fazer nada porque o controlador faz tudo!
o problema que me põe é o armazenamento ou seja as baterias: imagina o preço de uma bateria solar de 200a: não gastamos na electricidade, gastamos nas baterias que também se danificam com o tempo: tenho dúvidas quanto à sua rentabilidade para se ser auto suficiente, porque o maior consumo se faz à noite quando não há carregamento e de dia se consome pouco! cumprimentos!
dificilmente você vai encontrar algo perfeito, que só tenha vantagens. aquilo que traz vantagem sempre vai ter alguma desvantagem. e nem todos os problemas que existem precisam necessariamente serem resolvidos. existem muitos problemas cuja solução pode custar muito caro e não compensem ser resolvidos.

no caso da energia solar e da eólica, eu penso que um sistema híbrido sempre vai trazer mais resultado do que um somente solar ou somente eólico. o painel solar vai trabalhar somente durante o dia, e o gerador eólico pode trabalhar dia e noite, desde que haja vento. entretanto o vento pode parar mesmo de dia, e tendo sol o painel vai suprir a demanda.

as baterias são um meio de armazenar energia mais acesível no momento, mas a necessidade vai fazer surgir outras formas mais acessíveis no futuro, como produzir hidrogênio com o excedente de energia gerada e armazenar este hidrogênio para uso como combustível em momentos em que a produção de energia seja insuficiente para atender ao consumo.

um outro detalhe é quanto ao custo. é claro que a relação custo/benefício é extremamente importante, mas algumas pessoas pensam que esta relação só pode ser traduzida em dinheiro, o que é um erro. precisa ser considerada a nossa contribuição para uma menor agressão ao meio ambiente, e para melhorias na nossa qualidade de vida com a diminuição da poluição. se você tiver que pagar o dobro pela energia obtida do seu painel solar, mas levar em consideração esses fatores, vai ver que não é necessariamemnte um prejuízo. além do mais estará fazendo a sua parte. imagine se as pessoas, vendo você fazer a sua parte, resolvam também fazer a parte delas, e seguir o seu exemplo. em breve a produção em massa de geradores eólicos e painéis solares tornará estas formas de energias extremamente baratas.

atualmente você pode adquirir comercialmente qualquer painel solar e qualquer gerador eólico, e simplesmente ligá-los diretamente à mesma bateria, sem problema algum. além da possibilidade de você mesmo construir o gerador eólico.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Estudo sobre Baterias

Mensagem por mauri »

[quote além da possibilidade de você mesmo construir o gerador eólico.[/quote]

boa contribuição e lúcida a sua.
eu fiz a pesquisa de como construir o gerador e não foi encontrado nenhum resultado, por isso tinha muito interesse em saber como!
mesmo que não possa dar aqui a resposta vou criar um novo tópico porque isso é-me muito importante! e sem dúvida o importante é ter duas fontes de energia: sol e vento. de noite, mesmo que faça pouco vento sempre faz algum!
cumprimentos!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”