aerogerador de madeira quase concluido

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

Autor do tópico
cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quarta ago 12, 2009 11:18 pm

aerogerador de madeira quase concluido

Mensagem por cascavelo »

seguem fotos do aero quase concluído,
o teste de tensão e rotação:
teste de tensão.jpg
teste de tensão.jpg (30.56 KiB) Visto 5534 vezes
o aero montado:
com as pás.jpg
com as pás.jpg (42.13 KiB) Visto 5534 vezes
detalhe das ligações:
detalhe da ponte.jpg
detalhe da ponte.jpg (43.19 KiB) Visto 5534 vezes
depois de tudo montado levei pra testar em minas gerais,(moro no interior do rj e tenho em terreno no sul de minas). infelizmente foi um fim de semana sem vento, até que finalmente no feriado de 7 de setembro ventou o dia inteiro, até que ele se comportou bem, fora uma pequena oscilação, talvez devido ao efeito sombra provocado pelo poste largo atrás da hélice ou pelo leme um pouco alto pegando turbulencia das hélices. a noite houve uma tempestade que durou uns 40 minutos, achei que não o encontraria no mastro no outro dia, mas não houveram problemas.
quanto ao rendimento energético, este teste foi só pra ver como ele se comportava ao vento, eu espera que ele fornecesse carga para um bateria de 6 volts, mas a tensão não passou de 6,5 volts, insulficiente para carregar a bateria, estava utilizando um regulador que eu usava com uma célula solar de 10v 20a e carregava um bateia de 6 v e 10a. depois descobri o problema, o multímetro que utilizei pra montar o projeto estava com defeito e as vezes marcava 3 vols a mais. desmontei tudo e montei novamente aferindo com um multímetro bom, agora o redimento está pelo menos o dobro de antes.
a principio vou tentar utiliza-lo com o regulador que tenho, pois quero ulilizar 6v, pois para iluminação com superleds de 1w e 3w me pareceu mais eficiente, enquanto este mesmos leds ligados a 12 v consomem 0,4 a e 0,7 a, ligados a 6v consomem apenas 0,22 a com uma luminosidade satisfatória. chegam bem próximos da luminosidade de uma lâmpada de 8w fluorescente.
alguém sabe a tensão necessária para carregar a bateria de 6 volts?
acho que terei que limitar com algum dispositivo os giros para que ele não sobrecarrege a bateria, estava pensando em algum tipo de freio centrífugo, alguém tem alguma idéia pra me passar?

Link
devo fazer algumas modificações ainda, talvez colocar um leme pra baixo pra dar mais estabilidade e deixar a calda um pouco solta pra que ele não mude de direção a todo instante, e também um alongamento das pás em mais uns centímetros.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: aerogerador de madeira quase concluido

Mensagem por mauri »

cascavelo Escreveu:seguem fotos do aero quase concluído,
o teste de tensão e rotação:
teste de tensão.jpg
o aero montado:
com as pás.jpg
detalhe das ligações:
detalhe da ponte.jpg
depois de tudo montado levei pra testar em minas gerais,(moro no interior do rj e tenho em terreno no sul de minas). infelizmente foi um fim de semana sem vento, até que finalmente no feriado de 7 de setembro ventou o dia inteiro, até que ele se comportou bem, fora uma pequena oscilação, talvez devido ao efeito sombra provocado pelo poste largo atrás da hélice ou pelo leme um pouco alto pegando turbulencia das hélices. a noite houve uma tempestade que durou uns 40 minutos, achei que não o encontraria no mastro no outro dia, mas não houveram problemas.
quanto ao rendimento energético, este teste foi só pra ver como ele se comportava ao vento, eu espera que ele fornecesse carga para um bateria de 6 volts, mas a tensão não passou de 6,5 volts, insulficiente para carregar a bateria, estava utilizando um regulador que eu usava com uma célula solar de 10v 20a e carregava um bateia de 6 v e 10a. depois descobri o problema, o multímetro que utilizei pra montar o projeto estava com defeito e as vezes marcava 3 vols a mais. desmontei tudo e montei novamente aferindo com um multímetro bom, agora o redimento está pelo menos o dobro de antes.
a principio vou tentar utiliza-lo com o regulador que tenho, pois quero ulilizar 6v, pois para iluminação com superleds de 1w e 3w me pareceu mais eficiente, enquanto este mesmos leds ligados a 12 v consomem 0,4 a e 0,7 a, ligados a 6v consomem apenas 0,22 a com uma luminosidade satisfatória. chegam bem próximos da luminosidade de uma lâmpada de 8w fluorescente.
alguém sabe a tensão necessária para carregar a bateria de 6 volts?
acho que terei que limitar com algum dispositivo os giros para que ele não sobrecarrege a bateria, estava pensando em algum tipo de freio centrífugo, alguém tem alguma idéia pra me passar?

Link
devo fazer algumas modificações ainda, talvez colocar um leme pra baixo pra dar mais estabilidade e deixar a calda um pouco solta pra que ele não mude de direção a todo instante, e também um alongamento das pás em mais uns centímetros.
estive a ver o video, e dou-lhe os parabéns pela sua construção pelo que parece saiu bem.
agora em madeira, porquê? em chapa não seria melhor? a mudança de direção não é por os ventos estarem a mudar de direção? se for como pensa estabilizar?
e quanto a barulho?
mais uma vez está de parabéns?
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Autor do tópico
cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quarta ago 12, 2009 11:18 pm

Re: aerogerador de madeira quase concluido

Mensagem por cascavelo »

olá, a todos, infelizmente sofri um acidente quando fazia os últimos testes para instalação do aerogerador. quando fui retirá-lo a escada despencou com uma forte rajado de vento e cai de uma altura de 5 metros de peito no chão, fraturei o pulso esquerdo em dois lugares, algumas costelas, e fraturei o ombro direito, o umero de partiu em 8 pedaços, passei por uma cirúrgia de 7 horas e 40 minutos, foi colocada uma placa de platina e 9 parafuros no osso. fiquei uma semana no hospital. estou digitando com apenas o indicador da mão esquerda. quando estiver melhor vou postar toda a história do meu acidente, inclusive com fotos, para que sirva de alerta para os companheiros e não cometam os mesmos erros que eu.
quanto ao catavento, eu já havia feito mudanças nas pás e no estator, ficou ótimo, muito estável e sem nenhum ruído, girando mesmo com brisas leves. quando me recuperar, vou postar detalhes das modificaçoes que fiz, realmente ficou muito bom, e vou concluir o projeto, já que quase custou minha vida.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: aerogerador de madeira quase concluido

Mensagem por mauri »

cascavelo Escreveu:olá, a todos, infelizmente sofri um acidente quando fazia os últimos testes para instalação do aerogerador. quando fui retirá-lo a escada despencou com uma forte rajado de vento e cai de uma altura de 5 metros de peito no chão, fraturei o pulso esquerdo em dois lugares, algumas costelas, e fraturei o ombro direito, o umero de partiu em 8 pedaços, passei por uma cirúrgia de 7 horas e 40 minutos, foi colocada uma placa de platina e 9 parafuros no osso. fiquei uma semana no hospital. estou digitando com apenas o indicador da mão esquerda. quando estiver melhor vou postar toda a história do meu acidente, inclusive com fotos, para que sirva de alerta para os companheiros e não cometam os mesmos erros que eu.
quanto ao catavento, eu já havia feito mudanças nas pás e no estator, ficou ótimo, muito estável e sem nenhum ruído, girando mesmo com brisas leves. quando me recuperar, vou postar detalhes das modificaçoes que fiz, realmente ficou muito bom, e vou concluir o projeto, já que quase custou minha vida.
ólá cascavelo!
só para te desejar melhoras e recuperação rápida. quanto ao resto tem tempo: primeiro a saúde!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: aerogerador de madeira quase concluido

Mensagem por Josenir »

é realmente lamentável o seu acidente, cascavelo. desejo que se recupere o mais rápido possível. e continue o belo trabalho que vinha fazendo.

a culpa não é do catavento. em qualquer outra situação você estaria sujeito a algo parecido, como no trânsito, por exemplo. a pesquisa em eólica não é algo que normalmente venha a pôr a vida das pessoas em risco, mas como qualquer tipo de trabalho, requer cautela e um mínimo de atenção.

às vezes a empolgação por ver o resultado de um experimento pode nos levar querer fazer tudo muito rápido, e com isso descuidar da segurança, o que pode causar acidentes e atrasar muito mais o trabalho.

eu já desenvolvo experimentos com cataventos há bastante tempo, e afora pequenos cortes nos dedos, e algum arranhão aqui ou ali, nunca sofri acidente que me levasse ao hospital. entretanto procuro ter muita atenção com os mínimos detalhes.

no momento estou trabalhando numa torre de 14 metros, cuja construção está meses atrasada. tenho atrasado este trabalho de propósito para ter mais tempo de pensar na forma mais segura de construí-la e de colocá-la em pé. tenho pensado que vou ter que subir frequentemente nesta torre, logo nada pode dar errado lá em cima. é claro que ela vai dar melhor rendimento aos meus cataventos, que hoje trabalham a apenas 6 metros de altura, mas é preciso cautela para uma construção deste porte.

para subir na atual torre, eu uso uma escada de 5m. mas a primeira coisa que eu faço, religiosamente, é subir e amarrar a escada na parte de cima da torre com uma corda. já tomei alguns sustos, mas como a escada está sempre amarrada na torre nunca sofri acidente deste tipo.

um abraço.


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Re: aerogerador de madeira quase concluido

Mensagem por joaquimdelisboa »

josenir

uma torre de 14 metros é obra!
sobretudo se feita por meios caseiros.

mas ainda há pouco tempo fiquei admirado com a facilidade de construção de grandes torres de alta tensão aqui perto de mim.
os "ferrinhos" vinham todos numerados e era só apertar os parafusos!

foram montadas em pouquíssimo tempo.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: aerogerador de madeira quase concluido

Mensagem por mauri »

josenir Escreveu:é realmente lamentável o seu acidente, cascavelo. desejo que se recupere o mais rápido possível. e continue o belo trabalho que vinha fazendo.

a culpa não é do catavento. em qualquer outra situação você estaria sujeito a algo parecido, como no trânsito, por exemplo. a pesquisa em eólica não é algo que normalmente venha a pôr a vida das pessoas em risco, mas como qualquer tipo de trabalho, requer cautela e um mínimo de atenção.

às vezes a empolgação por ver o resultado de um experimento pode nos levar querer fazer tudo muito rápido, e com isso descuidar da segurança, o que pode causar acidentes e atrasar muito mais o trabalho.

eu já desenvolvo experimentos com cataventos há bastante tempo, e afora pequenos cortes nos dedos, e algum arranhão aqui ou ali, nunca sofri acidente que me levasse ao hospital. entretanto procuro ter muita atenção com os mínimos detalhes.

no momento estou trabalhando numa torre de 14 metros, cuja construção está meses atrasada. tenho atrasado este trabalho de propósito para ter mais tempo de pensar na forma mais segura de construí-la e de colocá-la em pé. tenho pensado que vou ter que subir frequentemente nesta torre, logo nada pode dar errado lá em cima. é claro que ela vai dar melhor rendimento aos meus cataventos, que hoje trabalham a apenas 6 metros de altura, mas é preciso cautela para uma construção deste porte.

para subir na atual torre, eu uso uma escada de 5m. mas a primeira coisa que eu faço, religiosamente, é subir e amarrar a escada na parte de cima da torre com uma corda. já tomei alguns sustos, mas como a escada está sempre amarrada na torre nunca sofri acidente deste tipo.

um abraço.
olá!
conte-nos aqui a sua obra e se possível com fotos!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: aerogerador de madeira quase concluido

Mensagem por Josenir »

mauri Escreveu: olá!
conte-nos aqui a sua obra e se possível com fotos!
dentro de alguns dias eu ponho aqui umas fotos da torre. mas já vou adiantando que se trata de projeto de baixíssimo custo. estou usando 3 tubos de ferro: um de 100mm x 6m, um de 75mm x 6m e outro de 50mm x 3m, o que dariam 15 metros, mas descontando as emendas vai ficar com 14m. será estaiada com 6 cabos de aço de 6mm independentes, em dois conjuntos de 3 cabos. um conjunto de cabos ficará a 7m do chão e o outro aos 12,5m. e terá uma articulação na base para permitir a sua descida e subida. será mais ou menos como está no desenho abaixo.
Torre_14.JPG
Torre_14.JPG (19.1 KiB) Visto 5297 vezes

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: aerogerador de madeira quase concluido

Mensagem por mauri »

joaquimdelisboa Escreveu:
construção de grandes torres de alta tensão aqui perto de mim.
os "ferrinhos" vinham todos numerados e era só apertar os parafusos!
foram montadas em pouquíssimo tempo.
está a falar de torres de alta tensão ou de aerogeradores? viu ou montou vc?
saudaçoes!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”