Aerogerador em madeira

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

Autor do tópico
cascavelo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quarta ago 12, 2009 11:18 pm

Aerogerador em madeira

Mensagem por cascavelo »

saudações a todos, conforme meu tópico anterir http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 27&t=11009
estou quase terminando meu projeto, peço a compreensão dos companheiros, caso eu venha a escrever alguma asneira, até 2 meses atrás eu era completamente leigo nesta área, praticamente tudo que aprendi foi lendo o forum.
o meu projeto de aerogerador:
projeto aerogerador.jpg
projeto aerogerador.jpg (10.11 KiB) Visto 3865 vezes
pra começar comprei os seguintes materiais:
- 24 imãs neodimío redondos, de 22mm r$ 60,00
- 3 discos de ferro de 15cm, (sucata de indústria) r$ 3,00
- 1 kg de fio esmaltado de 0,8mm r$ 36,00
- 1 barra roscada de 3/8", porcas e arruelas r$ 20,00
- 4 rolamentos com furo e 9mm r$12,00
- 1 metro de cano de 100mm (para as pás) r$ 5,00
- o resto eu deveria ter em casa ( a madeira necessária por exemplo)
comecei fazendo o suporte de madeira com dois pedaços de caibro de peraba de 5x5cm unidos em l, fiz a furação com serra copo pra colocar os rolamentos como no desenho abaixo:
AERO MADEIRA.jpg
AERO MADEIRA.jpg (37.7 KiB) Visto 3865 vezes
para colocar os rolamentos na barra roscada é necessário lixar a barra até que os rolamento passem bem justos, para que não fiquem mancando, e sempre são necessárias 2 porcas de cada lado, para que não se soltem com o movimento de rotação.
colei 12 imãs em dois dos discos com resina de poliester, o terceiro serrei com serra tico e furei para fazer o suporte das pás, foi bem mais fácil do que eu esperava, com um macho abri rosca direto na peça pra não precisar de porcas. as bobinas tem 100 voltas e foram ligadas em estrela, o estartor foi feito com resina de poliester (tenho isto no trabalho),
BOBINAS.jpg
BOBINAS.jpg (61.07 KiB) Visto 3865 vezes
a calda fiz com uma tábua de cedrinho serrando o contorno com a tico tico e o leme com um pedaço de piso de fórmica, o nariz de palhaço foi feito girando dois discos presos com um parafuso longo na furadeira e aparando com um grosa até dar formato,
o aero já montado:
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 79&t=11104

Avatar do Utilizador

JP Jacinto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sexta mai 28, 2010 12:57 pm

Re: Aerogerador em madeira

Mensagem por JP Jacinto »

olá

cascavelo, você não compra nada feito. eh eh eh.

vai fazer praticamente quase tudo no aerogerador, só não faz os materiais (que é trabalho da natureza).

boa sorte e as melhoras.

jp

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”