Regulador simples

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: Regulador simples

Mensagem por Tiengenhocas »

ok, visitante-10. conheço muito bem o amplificador operacional 741 já utilizei em muitos circuitos e trabalha bem como comparador,
mas eu prefiro integrados mais especificos como o lm324
regulador.PNG
regulador.PNG (59.39 KiB) Visto 10956 vezes


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Regulador simples

Mensagem por Njay »

não estou a ver mal. os circuitos que aí colocaste são diferentes, e não precisam do tal díodo. o teu circuito precisa tipicamente do díodo, pela razão que expliquei. se procurares circuitos em que transístores controlam relés vais ver que todos têm um díodo em paralelo com a bobina do relé, a "apontar" para cima (v+).
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Regulador simples

Mensagem por Josenir »

amigos,

me desculpem a intromissão. percebe-se que ambos possuem notável conhecimento da eletrônica, no entanto, o debate tende a virar um embate, e parece não estar trazendo ganho à comunidade. se ficarmos aqui, uns procurando defeitos no trabalho dos outros, não chegaremos a lugar algum.

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Regulador simples

Mensagem por Josenir »

e mais uma, se me permitem: porque dividir, se podemos somar?

sugiro a ambos que procurem somar, apresentando sugestões que possam melhorar. ninguém gosta de ver o seu trabalho desclassificado.

ps: quanto ao diodo proteger ou não o transistor, sem querer tomar partido na disputa, eu diria que, uma vez que o bc875 suporta até 1a x 80v, acionando uma carga de apenas 0,050a x 12v, ele não precisa de proteção alguma. não há a menor possibilidade de uma tensão reversa da bobina do relé atingir este valor, ainda mais se considerarmos a capitância da junção do transistor.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Tiengenhocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
Localização: Nazaré

Re: Regulador simples

Mensagem por Tiengenhocas »

convencionou-se que neste circuito o diodo fica em paralelo com a bobine, quando alguém tem uma ideia diferente existe contestação.
o que está em causa é a protecção do elemento mais frágil, os fabricantes aplicam estes diodos para evitar que os transístores fiquem danificados com picos inversos, em muitos casos utilizam um diodo especial (schottky) que tem uma resistência interna muito mais baixa. este diodo também é utilizado em serie com painéis solares para evitar descarga da bateria durante a noite.
desta vez resolvi montar um circuito oscilador com um 555 e um bc547 a ligar um relé de 24v para mais facilmente ver os picos com o osciloscópio, esta forma de onda aparece sempre que se desliga o relé, tal como quando atiramos uma pedra a um lago
picos2.jpg
picos2.jpg (3.29 KiB) Visto 10827 vezes
com o diodo ligado em paralelo com o relé trabalhou horas, desliguei o diodo e alguns minutos depois o transístor queimou. apliquei o diodo em paralelo com o transístor e trabalhou horas até que desliguei o diodo e alguns minutos depois o transístor queimou
portanto ambos os casos são 100% eficazes


kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sexta jun 25, 2010 2:53 pm
Localização: Fortaleza-CE

Re: Regulador simples

Mensagem por kidney »

preciso muito de sua ajuda tiengenhocas, em "meu futuro elétrico".


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Regulador simples

Mensagem por Njay »

Tiengenhocas Escreveu:(...) portanto ambos os casos são 100% eficazes
Não são, Tiengenhocas, olhe que não são. Pode funcionar no seu caso particular por motivos que poderemos analizar, mas no caso geral não. Ou estava a comutar "devagar" o suficiente para estar a funcionar em condições limite, ou utilizou um díodo zener (que díodo foi?). Se eu um dia passar por aí há-de mostrar-me esse seu circuito, eu levo o osciloscópio e logo vê o que se está a passar. Topologicamente, a protecção do dispositivo comutador faz-se assim:
http://www.jaycar.com.au/images_uploaded/relaydrv.pdf
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


jprr
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: sábado jul 12, 2008 10:45 pm

Re: Regulador simples

Mensagem por jprr »

olá boa tarde a todos :)
estou a pensar em construir um regulador simples que foi aqui publicado pelo o tiengenhocas, que o acho interessante pela sua simplicidade,... é para substituir um que fiz, mas que volta e meia está com o relé queimado, existe aqui um tópico sobre esse controlador, não aconselho ninguem em faze-lo, pois eu estou de vez enquando com problemas nele, vou deixar o link aos interessado em ver:
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=27&t=7817

este que estou a pensar em fazer, publicado aqui pelo o tiengenhocas, queria lhe adaptar uma ventoinha de PC de 12 volts (não querendo de forma alguma, com todo o respeito, desfazer do trabalho do tiengenhoca), para que quando o transitor estivesse ligado, o arrefecesse juntamente com a resistencia que irá libertar bastante calor, quando a bateria se encontrar com a carga total, mas não sei se será correcto ligar da forma como estou a pensar, ou se existe alguma forma melhor de o fazer
agradecia uma opinião de alguem mais entendido na materia, a alteração que fiz é o que está marcado a verde
aproveito tambem para perguntar se posso substituir o BUZ11, por um outro, e qual? é que estou com dificuldades em encontrar este

obrigado pela atenção e continuação de uma boa tarde :)
Anexos
Regulador 2--.jpg
Regulador 2--.jpg (21.25 KiB) Visto 10393 vezes

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Regulador simples

Mensagem por Josenir »

JP,

Acredito que seria melhor ligar o ventilador em paralelo com a resistência, para não arriscar gastar energia que já estaria cumulada na bateria.


Aless
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: sexta ago 19, 2011 7:02 pm

Re: Regulador simples

Mensagem por Aless »

Do jeito em que está, mesmo com o gerador parado, haverá uma corrente vinda da bateria, passando pela ventoinha, e acendendo o led.


jprr
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: sábado jul 12, 2008 10:45 pm

Re: Regulador simples

Mensagem por jprr »

Ora boas :)

fiz então, uma correção, no circuito anterior, baseado no conselho do Josenir e do Aless, na qual só tenho agradecer
Regulador 3.jpg
Regulador 3.jpg (21.87 KiB) Visto 10318 vezes
o objetivo desta ventoinha que quero pôr, é para permitir ter tudo dentro de uma caixa de aluminio mais pequena, e ter a certeza de que não irá haver demasiado calor dentro da caixa, ou seja permitir uma bom arejamento dentro da caixa,... a mesma caixa irá ter tudo, incluindo as pontes rectificadoras que de certeza irá gerar algum calor dentro dela, juntamente com a resistencia R,... mas por enquanto tenho isto parado porque não estou a conseguir encontar o transitor buz11

se mais alguém quiser comentar, ou se tiver alguma sugestão, agradeço que o faça

obrigado a todos :)

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Regulador simples

Mensagem por Wolfire »

O IRFZ30 dá.


jprr
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: sábado jul 12, 2008 10:45 pm

Re: Regulador simples

Mensagem por jprr »

obrigado Wolfire
vou ver o que consigo encontrar :)


jprr
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: sábado jul 12, 2008 10:45 pm

Re: Regulador simples

Mensagem por jprr »

boa tarde pessoal

à pouco tempo postei aqui uma alteração de um circuito já postado pelo o triengenhoca, entretanto por falta de tempo ainda nao o fiz,... mas neste meio tempo surgiu-me outra ideia, e quero partilha-la, talvez seja ultil para alguem,... não sei se funciona, tambem não sou entendido em electronica, mas gosto e tenho curiosidade

a ideia seria usar um monitor de livel de bateria e quando o led10 acender ( este seria regulado para acender quando a bateria atingisse os 14.5volts) não deixar a bateria receber mais carga, sendo a energia vinda do gerador descarregada na resistencia R, quando o buz11 abrisse

alguém que perceba melhor de electronica, que dê opinioes de forma a melhorar o circuito? talvez seja util para mais pessoas...

ainda não sei que valor eide por no r3

vejam o esquema e digam o que acham

desde já agradeço

[img]
meu projeto.png
[/img]

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Regulador simples

Mensagem por Josenir »

jprr Escreveu:boa tarde pessoal
à pouco tempo postei aqui uma alteração de um circuito já postado pelo o triengenhoca, entretanto por falta de tempo ainda nao o fiz,... mas neste meio tempo surgiu-me outra ideia, e quero partilha-la, talvez seja ultil para alguem,... não sei se funciona, tambem não sou entendido em electronica, mas gosto e tenho curiosidade
a ideia seria usar um monitor de livel de bateria e quando o led10 acender ( este seria regulado para acender quando a bateria atingisse os 14.5volts) não deixar a bateria receber mais carga, sendo a energia vinda do gerador descarregada na resistencia R, quando o buz11 abrisse
alguém que perceba melhor de electronica, que dê opinioes de forma a melhorar o circuito? talvez seja util para mais pessoas...
ainda não sei que valor eide por no r3
vejam o esquema e digam o que acham
desde já agradeço
[img]
meu%20projeto.png
[/img]
JP,

Com certeza a sua ideia é uma opção a se considerar, mas o circuito original já faz isso. É só regular o potenciômetro de 10K para a tensão desejada.


jprr
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: sábado jul 12, 2008 10:45 pm

Re: Regulador simples

Mensagem por jprr »

Josenir Escreveu:
jprr Escreveu:boa tarde pessoal
à pouco tempo postei aqui uma alteração de um circuito já postado pelo o triengenhoca, entretanto por falta de tempo ainda nao o fiz,... mas neste meio tempo surgiu-me outra ideia, e quero partilha-la, talvez seja ultil para alguem,... não sei se funciona, tambem não sou entendido em electronica, mas gosto e tenho curiosidade
a ideia seria usar um monitor de livel de bateria e quando o led10 acender ( este seria regulado para acender quando a bateria atingisse os 14.5volts) não deixar a bateria receber mais carga, sendo a energia vinda do gerador descarregada na resistencia R, quando o buz11 abrisse
alguém que perceba melhor de electronica, que dê opinioes de forma a melhorar o circuito? talvez seja util para mais pessoas...
ainda não sei que valor eide por no r3
vejam o esquema e digam o que acham
desde já agradeço
[img]
meu%20projeto.png
[/img]
JP,

Com certeza a sua ideia é uma opção a se considerar, mas o circuito original já faz isso. É só regular o potenciômetro de 10K para a tensão desejada.

olá josenir,

sem duvida que o circuito original já o faz,... apenas pensei em juntar estes dois circuitos, um que dá para ver os niveis de carga e o outro que regula a carga das baterias,... juntar assim os dois e fazer tipo dois em um...

mas tambem se pode fazer dois circultos separado, cada qual com a sua função... foi apenas uma ideia minha...


obrigado :)

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”