As primeiras experiencias!

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

Autor do tópico
rasteiro
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: domingo abr 26, 2009 10:56 am

As primeiras experiencias!

Mensagem por rasteiro »

ola pessoal. estes dias andei a fazer umas brincadeiras para tentar perceber melhor a mecânica disto... é preciso treinar para depois passar a umas coisas mais sérias... nao podemos começar logo pelo mais difícil eheh

desmontei uma impressora velha da qual retirei 2 motores de passo (se nao me engano)

esta foi baseada num post no nezocas:

Imagem Imagem Imagem

deu-me valores no máximo de 4v com 10-12 ma, média por volta dos 2v e 10 ma, ´da para acender uns ledzitos... engraçadote.

este foi feito com o sistema de desmultiplicação da impressora adaptado à ventoinha... ja exigiu umas pás mais melhores boas :

Imagem
em alta performance eheh:
Imagem Imagem Imagem
pormenor da pá:
Imagem

este ja me deu valores de 14 v e 15 ma no máximo, média de 6-7v e 10 ma... dá para acender uma série de leds... para carregar uma bateria é que ja nem tanto... ja agora qual a amperagem necessária para carregar uma bateria de carro? aqui no fórum só tenho visto falarem em volts...

a partir deste moinho é que eu quero ligar um alternador de um carro com desmultiplicador para pelo menos conseguir carregar uma bateria de carro... acham viável? :

Imagem
obviamente tenho que o mudar de sítio... foi "comido" pelo pinheiro :s
Imagem

opiniões aguardam-se
boas invenções

Avatar do Utilizador

Nezocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: terça mar 11, 2008 8:11 pm
Localização: Serra de Santo António

Re: As primeiras experiencias!

Mensagem por Nezocas »

elá andas em força

quanto à ideia retirada do meu, se quizeres meter os led´s nas pás (que até são iguais às minhas) terás de inverter o motor de passo, em vez de estar o veio do motor ligado à hélice, tens de meter o "cu" do motor para as pás

quanto ao ser ou não viavel esse motor para carregar baterias, até dá....mas deve de levar uma eternidade

agora esse moinho com essas pás enormes, isso sim terás é de ter uma ideia das rotações que irá atingir, para então poderes escolher um bom gerador para lhe acopolar


Autor do tópico
rasteiro
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: domingo abr 26, 2009 10:56 am

Re: As primeiras experiencias!

Mensagem por rasteiro »

pois as rotações não sei medir... da para calcular isso a partir da energia produzida conforme o motor? ou usam algum aparelho... e a velocidade do vento? só com um anemometro ou consegue-se calcular a partir das rotações da ventoinha?

em questão de força para superar as desmultiplicações não deve haver problema porque lá força ele tem... o meu pai uma vez atou-lhe uma corda para ele não rodar (estava a fazer barulho) e ele torceu os ferros de apoio todos lol

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”