Diário de duas microproduções

Tudo que seja relacionado com Projectos

Autor do tópico
rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm
Localização: V. N. Gaia

Re: Diário de duas microproduções

Mensagem por rui l castro »

olá,

das últimas medições que fiz o sistema 2, o sistema mais a poente, tem tido um valor de produção sempre ligeiramente superior ao sistema 1, agora no verão.

ontem as produções foram as sequintes : sistema 1 - 21, 13 kwh; sistema 2 - 21, 43 kwh

o dia esteve completamente limpo mas não deu para mais. acho relativmente pouco ...
reparei, no entanto que ambos os sistemas estavam com algum pó nos painéis. decidi limpar só o sistema 1 e fazer hoje as medições para ver se haveria diferença.

aqui vão os resultados: sistema 1 - 22,60 kwh; sistema 2 - 21, 71 kwh.

esteve um dia completamente limpo o que dá para fazer comparações com as medições do dia anterior.

conclui-se que houve uma ligeira melhoria. o sistema 1 produziu mais 1, 19 kwh que no dia anterior. deve-se portanto limpar o pó sempre que possível. devo dizer que é a 1ª vez que limpo os painéis desde que os instalei e está quase a fazer um ano.

a propósito de limpeza de painéis: tenho verificado que muitas das instalações referidas e fotografadas aqui no forum estão feitas de manieira a que o acesso para limpeza não seja dos mais fáceis. os painéis estão instalados lado a lado, sem intervalos, e isso vai dificultar o acesso para limpesza individual. só lá conseguirão chegar com uma mangueirada . . . talvez seja o suficiente... não sei . . .
ainda não testei com mangueira pois a limpeza que fiz foi com um pano seco de maneira a retirar o pó, o que funcionou muito bem. demorei aproximadamente 30 min. também sei que os meus painéis são de fácil acesso, mas não me parece uma tarefa difícil.

alguém mais já limpou os seus painéis fotovoltaicos ?
aceito sugestões

rui


Autor do tópico
rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm
Localização: V. N. Gaia

Re: Diário de duas microproduções

Mensagem por rui l castro »

há cerca de um ano que já não coloco informações sobre as minhas produções.

aqui vão elas:

-sistema 1, instalado em dezembro de 2008 mas comecei a contar a partir de janeiro de 2009 para ter meses certos.
média anual: 5.289,5 kwh ( 8 "anos" de medições : janeiro a janeiro, fevereiro a fevereiro, etc.).

- sistema 2, instalado em fevereiro de 2009 mas comecei as estatisticas em março de 2009. média de produção anual de 5.203,5 kwh.

a diferença de cerca de 80 kwh por ano tem a ver com a orientação do sistema 2 que ficou direccionado um pouco mais para poente.

estava a contar com produções a rondar os 5.500 kwh mas a coisa não chegou lá.

tenho instalado em cada sistema 20 painéis kiocera de 185w o que perfaz 3700w no total popr instalação.
ultimamente tenho lido no forum que as instalações recentes têm optado por sobredimensionar o total de potencia instalada pois os rendimentos nunca atingem os 100%. no meu caso e nestes úlimos meses de verão tenho verificado que, entre as 13h e as 14h, num dia decéu limpo, raramente havia electricidade injectada acima dos 3000w.

conclusão: já encomendei 4 painéis para acrescentar 2 a cada instalação e assim melhorar a produção.
e
tenho uns gráficos para colocar mas já não sei como fazê-lo. será que alguém me ajuda. estão em excel.

cumps
rui
Anexos

[A extensão doc foi desativada e não pode ser exibida.]



JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diário de duas microproduções

Mensagem por JDuarte »

olá rui,

entretanto vão surgindo novas tecnologias com melhores índices de aproveitamento. eu por exemplo na minha mp instalei thin film (amorfo) e os 4125w instalados têm mostrado que estão lá, mesmo com temperaturas ambiente superiores a 30 graus.
fica um printscreen:
RendVsPotencia.JPG
RendVsPotencia.JPG (20.51 KiB) Visto 4054 vezes
note-se que com 4125w instalados os paineis estão a debitar 4127w, mas como o inversor tinha rendimento de 95,9% ficavam limpos 3957w, isto numa instalação 3,45.
o instalador diz que isto só é possivel porque a potência nominal é medida a 1000w de luminosidade, aqui nós temos cerca de 1700w de luminosidade durante o verão. o que perdemos por temperatura, ganhamos por luminosidade.

votos de muito sol,


Autor do tópico
rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm
Localização: V. N. Gaia

Re: Diário de duas microproduções

Mensagem por rui l castro »

quanto custou a instalação com o thin film?
onde instalaste, no telhado?

podes colocar fotos ?

obrigado
rui


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diário de duas microproduções

Mensagem por JDuarte »

rui l castro Escreveu:quanto custou a instalação com o thin film?
onde instalaste, no telhado?

podes colocar fotos ?

obrigado
rui
bom dia,

eu instalei no chão, os detalhes podem ser vistos no tópico http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=78&t=12648.

quanto a custos, a solução completa com instalação foi 11.200€ e gastei mais 1300€ com registo, preparação do terreno, sapatas, e vedação.

cumprimentos,


Autor do tópico
rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm
Localização: V. N. Gaia

Re: Diário de duas microproduções

Mensagem por rui l castro »

boas,

estive a ler com atenção o teu tópico.

devo dizer que fiquei com alfuma inveja. terreno também tenho muito e nunca pensei que já existia facilidade em colocar o thin fil. só tinha ouvido falar dele nos foruns ou em sites estrangeiros.
é um investimento muito menor do que é necessário para a instalação de painéis.

vou ter que esperar mais uns anitos para ver se os preços baixam consideravelmente para passar a ter uma quinta que, em vez de produzir vacas barrosãs e uns legumesitos, passe a produzir electricidade !...

estou ansioso para acrescentar os painéis aos meus sistemas para conseguir melhorar a produção. passarei a ter 4070w instalados por sistema.

até breve

rui


Autor do tópico
rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm
Localização: V. N. Gaia

Re: Diário de duas microproduções

Mensagem por rui l castro »

aqui vão os gráficos dos dois sistemas com comparações de produção relativas aos anos de 2009 e 2010:
Sistema 1 - 09.2010 jpg.jpg
Sistema 1 - 09.2010 jpg.jpg (39.71 KiB) Visto 3679 vezes
Sistema 2 - 09.2010.png
Sistema 2 - 09.2010.png (6.57 KiB) Visto 3679 vezes
já recebi propostas para acrescentar 2 painéis por sistema e mal estejam instalados comunicarei ao forum.

cumps
rui


Autor do tópico
rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm
Localização: V. N. Gaia

Re: Diário de duas microproduções

Mensagem por rui l castro »

os 4 painéis foram instalados em 14 de janeiro.
ontem, dia lindo e cheio de sol, as produções foram de 15 kwh e 15,2 kwh.

esperemos um pouco mais para verificar os aumentos de produção. convém ter pelo menos um mês para começar a comparar com as produções dos outros anos.

cumps


Autor do tópico
rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm
Localização: V. N. Gaia

Re: Diário de duas microproduções

Mensagem por rui l castro »

hoje as produções foram as seguintes:
sistema 1 - 16,3 kwh
sistema 2 - 16,1 kwh

cumps


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário de duas microproduções

Mensagem por PaulOL »

rui l castro Escreveu:hoje as produções foram as seguintes:
sistema 1 - 16,3 kwh
sistema 2 - 16,1 kwh

cumps

boas! rui l castro

então e o histórico até hoje ??? , não é possivel disponibilizar na forma que nos habituou (gráfico)...
...desde setembro que não sabemos a evolução das 2 mps

até já


Autor do tópico
rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm
Localização: V. N. Gaia

Re: Diário de duas microproduções

Mensagem por rui l castro »

aqui vão 2 gráficos:
Sistema 1 - 02.2011.png
Sistema 1 - 02.2011.png (6.54 KiB) Visto 3009 vezes
Sistema 2 - 02.2011.png
Sistema 2 - 02.2011.png (6.67 KiB) Visto 3009 vezes
que tal ?

vai ser interessante é ver a evolução daqui para a frente com mais 10% de painéis por sistema.

até breve!!!


Autor do tópico
rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm
Localização: V. N. Gaia

Re: Diário de duas microproduções

Mensagem por rui l castro »

Olá pessoal,

Já há um tempo que não escrevia neste meu diário.
Trago-vos novas informções. Resultados de 4 anos de produção para 2 instalações. Aqui vão:
Gafico microprodução sist1 11.2012.jpg
microprodução sist 2 11.2012.png
Após o aumento de 2 painéis por sistema em Jneiro de 2011 tive um aumento de produção de 6,7% no 1º sistema e de 8,7% no 2º sistema em relação ao ano de 2010. Dois painéis representam 10% de aumento para cada sistema. Será que os outros já estão a perder potencia?...
A partir de Abril de 2012 as coisas parecem que começaram a correr mal. Não sei se foi da sujidade nos painéis (não os limpei no principio do verão) ou se foi o nevoeiro. As instalações estão situadas perto da costa e o nevoeiro no verão é comum durante a manhã.

Agradeço comentários,
Até breve,
Rui

Responder

Voltar para “Projectos”