Diário de duas microproduções

Tudo que seja relacionado com Projectos

Autor do tópico
rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm
Localização: V. N. Gaia

Re: Diário de duas microproduções

Mensagem por rui l castro »

jmal Escreveu:
rui l castro Escreveu:hoje, dia de sol perfeito obtive a seguinte produção:

sistema 1 - 20,64 kwh
sistema 2 - 19,6 kwh

em 20 dias houve um aumento na produção diária de 1 kwh o que dá um aumento relativo de 5%. . . . ainda estamos no inverno . . .

mesmo assim, e senão houvesse dias enccobertos ou de chuva a produção mensal seria de 30dias x 20kwh/dia = 600 kwh . 600 kwh x 0,65 € = 390 €

até breeve

rui
tenho uma pequena duvida, penso que os sistemas são iguais, a que se deve essa diferença de 1 kw de um sistema para o outro, se são iguais e da mesma marca deviam estar muito mais aproximados. será que tem a ver com a orientação ?
sim. os sistemas são exactamente iguais, mas a sua orientação varia ligeiramente pois a inclinação das águas do telhado a isso leva.

como os painéis estão instalados perpendicularmente à cumieira (ver foto ) o ângulo de inclinação de cada aba do telhado provoca uma ligeira correcção na orientação para nascente na aba nascente, e para poente na aba poente.

estou curioso para ver se no verão essas variações na produção se mantêm ou se se alteram.

brevemente darei mais leituras.


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Diário de duas microproduções

Mensagem por Valter Silva »

rui,


poderia dar pormenores técnicos da instalação?
ex:
potência dos painéis ?
qual o inversor usado?
qual a potência registada no srm?
qual o contador ?
em que zona do país está a instalação?

obrigado

cumprimentos


valter
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


Autor do tópico
rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm
Localização: V. N. Gaia

Re: Diário de duas microproduções

Mensagem por rui l castro »

hoje a leitura foi a seguinte:

sistema 1 - 24,48 kwh
sistema 2 - 24,7 kwh

feitas as contas, e se os dias fossem todos de sol limpo, daria uma mensalidade de 480 €.

o sistema 1 trabalhou 1570h e produziu 2129 kwh o que dá uma média de 1,36 kwh/h.
o sistema 2 trabalhou 1016h e produziu 1504 kwh dando uma médida de 1,48 kkwh/h.

lá para o fim do mês darei mais leituras.

rui

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diário de duas microproduções

Mensagem por jmal »

rui, tenho uma duvida, como são essas horas de trabalho consideradas, qual a média diária ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm
Localização: V. N. Gaia

Re: Diário de duas microproduções

Mensagem por rui l castro »

essas horas são-me dadas pelo sunnyboy.
penso que são medidas desde que o sol é suficiente para o arranque do sistema até que o sol se põe.
por dia esse numero de horas vai variando e é impossível saber quantas horas trabalhou em determinado dia. é um registo acumulado.

se eu registar esse valores sempre no fim de cada mês poderei ter uma média de horas/dia mensal. é o que vou tentar fazer.

rui

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Diário de duas microproduções

Mensagem por jmal »

rui l castro Escreveu:essas horas são-me dadas pelo sunnyboy.
penso que são medidas desde que o sol é suficiente para o arranque do sistema até que o sol se põe.
por dia esse numero de horas vai variando e é impossível saber quantas horas trabalhou em determinado dia. é um registo acumulado.

se eu registar esse valores sempre no fim de cada mês poderei ter uma média de horas/dia mensal. é o que vou tentar fazer.

rui

portanto essas horas são o acumulativo desde que o sistema tá a funcionar. era sim uma estatística interessante.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm
Localização: V. N. Gaia

Re: Diário de duas microproduções

Mensagem por rui l castro »

ora cá estou eu mais uma vez com alguns núneros:~
hoje, dia de sol completo, o sistema 1 gerou 22,7 kwh e o sistema 2 gerou 23,2kwh.
no verão o sistema 2 (ligeiramente inclinado para poente) está a produzir um pouco mais que o sistema 1 ( ligeiramente inclinado para nascente ), ao contrário do que acontecia na primavera.

não são as maiores produções diárias que, essas sim , foram atingidas creio que em maio. não fiz registos em junho.
acho estranho que em julho as produções obtidas não sejam parecidas coma as produções em maio uma vez que o dia maior é em 21 de junho e portanto maio e julho teriam picos diários parecidos. alguém terá uma explicação para isto? será da temperatura ambiente ?

recebi hoje a factura edp referente á 2a instalação. reza assim:
produção em vazio (?) 9 kwh
prod fora de vazio 580 kwh
total 589 x 0,65 € = 382,25 € - média por dia 19 kwh

a este valor acresce o iva mas que é retido pela edp. nada mau.

como tenho duas instalações , 700€ será a média da receita nos meses de verão.

no inverno penso que será volta de 300€. duas instalações dará 600 €.

bem sei que há mais nebulosidade no inverno mas penso que estes valores poderão ser atingidos.
serão valores superiores aos que estava à espera. todos os estudos que consultei apontavam para produções anuais menores, para a minha latitude. vamos esperar para ver

oportunamente farei uns quadros com as produções mensais já obtidas que colocarei aqui no forum.

até breve !

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Diário de duas microproduções

Mensagem por jama »

rui l castro Escreveu:ora cá estou eu mais uma vez com alguns núneros:~
hoje, dia de sol completo, o sistema 1 gerou 22,7 kwh e o sistema 2 gerou 23,2kwh.
no verão o sistema 2 (ligeiramente inclinado para poente) está a produzir um pouco mais que o sistema 1 ( ligeiramente inclinado para nascente ), ao contrário do que acontecia na primavera.

não são as maiores produções diárias que, essas sim , foram atingidas creio que em maio. não fiz registos em junho.
acho estranho que em julho as produções obtidas não sejam parecidas coma as produções em maio uma vez que o dia maior é em 21 de junho e portanto maio e julho teriam picos diários parecidos. alguém terá uma explicação para isto? será da temperatura ambiente ?

recebi hoje a factura edp referente á 2a instalação. reza assim:
produção em vazio (?) 9 kwh
prod fora de vazio 580 kwh
total 589 x 0,65 € = 382,25 € - média por dia 19 kwh

a este valor acresce o iva mas que é retido pela edp. nada mau.

como tenho duas instalações , 700€ será a média da receita nos meses de verão.

no inverno penso que será volta de 300€. duas instalações dará 600 €.

bem sei que há mais nebulosidade no inverno mas penso que estes valores poderão ser atingidos.
serão valores superiores aos que estava à espera. todos os estudos que consultei apontavam para produções anuais menores, para a minha latitude. vamos esperar para ver

oportunamente farei uns quadros com as produções mensais já obtidas que colocarei aqui no forum.

até breve !
boa tarde,se for possivel explique essa do iva ,no valor da facturaçao acrescenta o iva ,e depois é retirado?
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


Autor do tópico
rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm
Localização: V. N. Gaia

Re: Diário de duas microproduções

Mensagem por rui l castro »

a produção é calculada multiplicando o valor dos kwh por 0,65 €. a seguir é acrescentado o iva a 5%. esse iva não nos é entregue pois seria dificil a respectiva entrega, pela nossa parte ao estado.
assim a edp retém o iva e entrega-o ao estado.

penso que a explicação é esta.

cumps

rui


Autor do tópico
rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm
Localização: V. N. Gaia

Re: Diário de duas microproduções

Mensagem por rui l castro »

portanto essas horas são o acumulativo desde que o sistema tá a funcionar. era sim uma estatística interessante.[/quote]

ainda não tenho essa estatistica mas tenho outras, agora que já faz uns mesitos que comecei a produzir.

queria colocar aqui um gráfico que construí em excel e não consigo fazer copy paste.
alguém me diz como se faz?

já coloquei fotos e não tive problemas.

rui


Autor do tópico
rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm
Localização: V. N. Gaia

Re: Diário de duas microproduções

Mensagem por rui l castro »

vamos lá a ver se consigo pôr aqui os gráficos:

[A extensão xls foi desativada e não pode ser exibida.]



Autor do tópico
rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm
Localização: V. N. Gaia

Re: Diário de duas microproduções

Mensagem por rui l castro »

não era desta forma .´
quero que o gráfico fique visivel no forum.
como se faz?

rui


Autor do tópico
rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm
Localização: V. N. Gaia

Re: Diário de duas microproduções

Mensagem por rui l castro »

[A extensão xls foi desativada e não pode ser exibida.]


Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Diário de duas microproduções

Mensagem por serges »

rui l castro Escreveu:não era desta forma .´
quero que o gráfico fique visivel no forum.
como se faz?

rui
boas

sempre podes fazer um print screen e colocar aqui a imagem mas primeiro guardares no disco!

obrigado!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Diário de duas microproduções

Mensagem por uggabugga »

rui l castro Escreveu:acho estranho que em julho as produções obtidas não sejam parecidas coma as produções em maio uma vez que o dia maior é em 21 de junho e portanto maio e julho teriam picos diários parecidos. alguém terá uma explicação para isto? será da temperatura ambiente ?
boa tarde

pois, em parte é mesmo da temperatura ambiente. todos os painéis têm um gráfico que representa o seu desempenho em função da temperatura. penso que todos eles (ou a maioria) atingem a sua produção máxima por volta dos 25 graus e é esse valor que é indicado como potência do painel. nessas condições ideais atinge o máximo do seu desempenho se o sol estiver sensivelmente na perpendicular em relação à sua superfície. quando a temperatura aumenta, ou o ângulo de incidência do sol não é o ideal, a produção diminui. no meu caso, que tenho uma potência em painéis de 3850 watt, durante o mês de abril atingi durante largos períodos uma produção constante de 3800 (muito perto do limite máximo possível). neste momento (que até nem tem estado muito calor na minha zona) o pico diário não tem chegado aos 3200. no mês de junho, nos dias de maior calor o pico ficava abaixo dos 3000. todos os painéis reduzem a sua produção em função da temperatura, uns mais do que outros. normalmente os que perdem menos são mais caros. eu preferi o melhor preço e isso nota-se. pelas minhas contas, no meu caso, nos dias de maior calor o desempenho tem uma redução de mais de 25%. nota que não estamos a falar da temperatura ambiente, mas da temperatura do painel. possivelmente com temperaturas ambientes inferiores a 30 graus o painel facilmente atinge os 60 e é esse valor que conta.

Avatar do Utilizador

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Diário de duas microproduções

Mensagem por uggabugga »

rui l castro Escreveu:não era desta forma .´
quero que o gráfico fique visivel no forum.
como se faz?

rui
se não quizeres complicar muito, para além do print screen (que te obriga depois a cortar a parte da imagem que não interessa), podes abrir o excel e fazer "copy" apenas da zona que interessa. depois usas um programa do tipo paint shop pro (ou mesmo o paint, que normalmente está nos acessórios do windows) fazes "edit" em seguida "paste" e gravas o resultado no formato .jpg por exemplo (para não pesar muito). e já tens uma imagem para enviar...

abraço


Autor do tópico
rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm
Localização: V. N. Gaia

Re: Diário de duas microproduções

Mensagem por rui l castro »

sistema 1.JPG
sistema 1.JPG (28.04 KiB) Visto 4538 vezes
vamos lá a ver se resulta


Autor do tópico
rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm
Localização: V. N. Gaia

Re: Diário de duas microproduções

Mensagem por rui l castro »

parece que sim.
tenho é que cortar os excessos de branco.

obrigado ugabuga

rui

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Diário de duas microproduções

Mensagem por serges »

resolvido!


bons numeros!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm
Localização: V. N. Gaia

Re: Diário de duas microproduções

Mensagem por rui l castro »

mais números:

para o sistema 1 tivemos 4142 kwh produzidos em 2946 h o que dá uma média de 1,41 kwh/h.
sistema 2 : 3589 kwh em 2384 h . média de 1,51 kwh/h.
em maio o sistema 1 tinha 1,36 de média e o sistema 2 tinha 1,48. houve portanto um pequeno aumento agora que estamos no verão, mas, penso eu, não muito significativo;o que acontece é que no verão há muito mais horas diárias de produção.

o sistema 1, que começou em novembro tem uma média ligeiramente inferior ao sistema 2 que começou a produzir em fins de janeiro.

tenho também numeros sobre as produções médias diárias para os dois sistemas e também produções diárias mensais acumuladas
sistema  1 medias diarias.JPG
sistema 1 medias diarias.JPG (18.72 KiB) Visto 4452 vezes
para o sistema 1 as médias de produção diárias começaram em 8,2 e atingiram 20,1, tendo as médias acumuladas atingido 15,4.
sistema 2 médias diárias.JPG
sistema 2 médias diárias.JPG (16.58 KiB) Visto 4452 vezes
neste caso as médias diárias de produção acumuladas começaram em 14,5 e atingiram 17,5 kwh/h.
penso que no final do ano estarão as duas com valores equivalentes.

só para concluir: o sistema 1 produziu 623 kwh em agosto.
produções agosto sistema 1.JPG
produções agosto sistema 1.JPG (21.37 KiB) Visto 4452 vezes

até breve

Responder

Voltar para “Projectos”