Seguro Para Sistema de Micro-produção Fotovoltaico

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

Autor do tópico
nikofield
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: segunda jan 05, 2009 9:35 am

Seguro Para Sistema de Micro-produção Fotovoltaico

Mensagem por nikofield »

estou com duvidas quanto ao tipo de seguro a fazer?


joseneves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 152
Registado: terça fev 09, 2010 12:27 pm

Re: Seguro Para Sistema de Micro-produção Fotovoltaico

Mensagem por joseneves »

viva:
podes fazer um seguro multiriscos que abranja a habitação os fotovoltaicos, o termico e o inversor.
o seguro diminui de ano para ano, como os carros(que desvalorizam), tens é que actualizares no teu mediador o valor do custo dos paineis fotovoltaicos em cada ano.
não existe um seguro especifico, para este tipo de produtos, e uma novideade para as seguradoras, tal como nos, andam a desbravar caminho, como tal es capaz de encontrar varios orçamentos diferentes, e nem todas cobrirem 100, os riscos que possam surgir...


Autor do tópico
nikofield
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: segunda jan 05, 2009 9:35 am

Re: Seguro Para Sistema de Micro-produção Fotovoltaico

Mensagem por nikofield »

tenho encontrado um pouco de tudo...
desde seguros específicos para fotovoltaico com diversos riscos conforme a imagem...

alguém tem seguro? que tipo de seguro multi-risco integrado na casa ou isolado?
Anexos
Seguro.JPG
Seguro.JPG (100.71 KiB) Visto 17098 vezes

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Seguro Para Sistema de Micro-produção Fotovoltaico

Mensagem por Volt »

vivas.

além do seguro para a habitação, existe pelo menos mais um seguro que se pode fazer. é o seguro de equipamentos electrónicos. eu tenho o meu na empresa onde trabalho, razão pela qual não revelarei o nome neste espaço público... creio, no entanto, que não é a única a fazê-lo. creio também, que é melhor um seguro específico para este sistema, do que incluir tudo no "recheio" da casa...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


joseneves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 152
Registado: terça fev 09, 2010 12:27 pm

Re: Seguro Para Sistema de Micro-produção Fotovoltaico

Mensagem por joseneves »

vivas:

tentei fazer um seguro, só para os paineis fotovoltaicos, mas a seguradora(imperio), deu-me um orçamento 135 euros ao ano, mas com a condição de fazer o multiriscos habitação, isto é,
os 135, não podiam baixar, podia jogar com o valor que desse para cobrir a habitação.
ficou no total 225 euros ao ano.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Seguro Para Sistema de Micro-produção Fotovoltaico

Mensagem por Volt »

viva. o meu seguro ficou a 70€ anuais... acho esse caro... mas pode ter a ver com o capital seguro.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
nikofield
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: segunda jan 05, 2009 9:35 am

Re: Seguro Para Sistema de Micro-produção Fotovoltaico

Mensagem por nikofield »

volt Escreveu:viva. o meu seguro ficou a 70€ anuais... acho esse caro... mas pode ter a ver com o capital seguro.
podes dizer qual é a companhia de seguros?
que riscos (electricos, electronicos, furto, etc) ficou coberto o sistema fv?
que valor ficou no seguro?

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Seguro Para Sistema de Micro-produção Fotovoltaico

Mensagem por Volt »

nikofield Escreveu: podes dizer qual é a companhia de seguros?
que riscos (electricos, electronicos, furto, etc) ficou coberto o sistema fv?
que valor ficou no seguro?
peço desculpa pela demora, mas estive fora do país e sem acesso ao fórum.
não vou dizer o nome da seguradora em público, mas poderei fazê-lo em privado, pelos motivos que apresentei antes.
as coberturas são as normais (e que eu escolhi). algumas podia optar por não fazer: vandalismo e avarias, por exemplo (pois o meu sistema está no telhado e é de difícil acesso, e tenho um período de garantia contra avarias)...
o seguro cobre tempestades e outras ocorrências da natureza, bem como furto, etc. etc. etc.. mas o mais fácil é falarem com um comercial de seguros... o meu seguro é mesmo específico para energias renováveis. inclui inversor, contador, sistema fv e aqs...
espero nunca precisar de a ele recorrer.
coloquei 15 mil no capital seguro. mas eu tenho um sistema de mp que até ficou em conta...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Seguro Para Sistema de Micro-produção Fotovoltaico

Mensagem por PaulOL »

boas,

um alerta...sobre seguros!!!

para quem tem o seguro multirisco habitação e agregou os paineis solares e fotovoltaicos, convem ter toda a certeza que estão cobertos, porque na hora da verdade...

o meu mediador deu-me a garantia que estava efectivamente coberto pela a apólice liberty lar, porque este produto contempla os "paineis solares" e o mediador disse-me: "... na actual garantia de quebra e queda de painéis solares, são englobados todos os tipos de painéis solares, quer sejam painéis solares térmicos ou painéis solares fotovoltaicos."

fiz um contacto no site da liberty e foi-me dada esta resposta:

"no seguimento da sua questão, a garantia de “ quebra e queda de painéis solares” garante os danos sofridos pelos equipamentos mencionados desde que os mesmos estejam instalados no edificio seguro e que a sua utilização seja para fins próprios.
se por exemplo tiver painéis foto voltaicos que sejam utilizados para produção de energia e comercialização da mesma á rede, o âmbito da cobertura não se verifica, sendo necessário subscrever uma modalidade de seguro especifica para este equipamento, no caso, o produto liberty indústria ( multirriscos). "


portanto meus amigos...

até

ps: aguardo informação sobre "liberty industria", desde 19 maio que estou à espera...

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Seguro Para Sistema de Micro-produção Fotovoltaico

Mensagem por mauri »

poderá haver seguro só para painéis solares.
aqui vou colocar um seguro de habitação (multi risco), onde, reparem vem especificado
queda ou quebra de painéis solares máximo de 750 € (cobertura base)
Segmultipainel.jpg
Segmultipainel.jpg (182.48 KiB) Visto 15732 vezes
por isso é ver bem o que a apólice contém, para depois não haver problemas
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Seguro Para Sistema de Micro-produção Fotovoltaico

Mensagem por Volt »

pois... não nos podemos esquecer que os mediadores não são "entendidos" em todas as matérias. muitos não sabem distinguir um sistema aqs de um fv. o ideal é fazer o seguro à parte (ou então ler muito bem as condições particulares da apólice habitação). há-de estar lá referência a isto. eu fiz um seguro específico para estes sistemas na seguradora onde trabalho. tenho a certeza que há mais seguradoras a fazer isto.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Nelson C Rego
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta jun 03, 2011 4:07 pm

Re: Seguro Para Sistema de Micro-produção Fotovoltaico

Mensagem por Nelson C Rego »

bom dia caros "companheiros foristas",

já há algum tempo que me tornei curioso, no que aos sistemas de micro-geração e restantes sistemas de aproveitamento das energias renováveis diz respeito.
estou seriamente a considerar em aderir a um deste sistemas e, numa das varias pesquisas que tenho efectuado na net, deparei-me com este forum, ao qual não pude deixar de me registar. está excelente!

no entanto, não pude deixar de notar que no que aos seguros diz respeito, há alguma falta de informação, ou até incorrecta. uma vez que é esta a minha area profissional, vou aproveitar para ajudar a exclarecer algumas questões:

1º- desaconcelho vivamente a inclusão destes risco nos seguros de multi-riscos habitação. optem por uma apólice de "avaria de máquinas". todas as seguradoras tem esta apólice no seu portfolio, que são mais adequadas a este tipo de riscos e com cobertura mais abrangente.
2º- verifiquem bem os limites de indemnização, as coberturas facultativas e as franquias que pretendem contratar.
3º- os agentes de seguros são os intervinientes indicados para vos ajudarem neste trabalho. os que são profissionais! não tem formação tecnica no que a estes equipamentos, ou outros, dizem respeito, mas tem formação técnica de seguros.

se precisarem de algum exclarecimento, ou orientação sobre como proceder relativamente a este assunto, estou ao vosso dispor.

nelson c. rego

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Seguro Para Sistema de Micro-produção Fotovoltaico

Mensagem por Volt »

já agora, só para esclarecer, eu também sou um agente de seguros certificado (embora não venda seguros directamente) e não vos dei nenhuma informação incorrecta... acho que o colega nelson não se estava a referir a algo que eu tenha afirmado... até porque também aconselhei um seguro próprio para o sistema de microprodução.

ps: e já houve colegas (profissionais e certificados) que disseram a clientes que o sistema fv estava incluído num seguro que apenas previa um sistema aqs... pode acontecer por má informação, desconhecimento ou até algum mal-entendido, mas acontece (e com muita frequência).

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Nelson C Rego
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta jun 03, 2011 4:07 pm

Re: Seguro Para Sistema de Micro-produção Fotovoltaico

Mensagem por Nelson C Rego »

volt Escreveu:já agora, só para esclarecer, eu também sou um agente de seguros certificado (embora não venda seguros directamente) e não vos dei nenhuma informação incorrecta... acho que o colega nelson não se estava a referir a algo que eu tenha afirmado... até porque também aconselhei um seguro próprio para o sistema de microprodução.

ps: e já houve colegas (profissionais e certificados) que disseram a clientes que o sistema fv estava incluído num seguro que apenas previa um sistema aqs... pode acontecer por má informação, desconhecimento ou até algum mal-entendido, mas acontece (e com muita frequência).
bom dia,

a minha intenção era particularizar qualquer comentário. era apenas um alerta.
e como em todas as actividades, há bons e maus profissionais.. e os "assim-assim". evitem os ultimos dois!
acabam com resultados como o colega acima referiu. a serem erradamente aconselhados, e na hora do sinistro...

tenho a certeza que, tanto neste forum, como "por ái fora" há bons profissionais de seguros que vos vão conseguir dar as melhores sugestões e orientações.

os meus melhores cumprimentos,

nelson c rego


Nelson C Rego
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta jun 03, 2011 4:07 pm

Re: Seguro Para Sistema de Micro-produção Fotovoltaico

Mensagem por Nelson C Rego »

nelson c rego Escreveu:
volt Escreveu:já agora, só para esclarecer, eu também sou um agente de seguros certificado (embora não venda seguros directamente) e não vos dei nenhuma informação incorrecta... acho que o colega nelson não se estava a referir a algo que eu tenha afirmado... até porque também aconselhei um seguro próprio para o sistema de microprodução.

ps: e já houve colegas (profissionais e certificados) que disseram a clientes que o sistema fv estava incluído num seguro que apenas previa um sistema aqs... pode acontecer por má informação, desconhecimento ou até algum mal-entendido, mas acontece (e com muita frequência).
bom dia,

a minha intenção era particularizar qualquer comentário. era apenas um alerta.
e como em todas as actividades, há bons e maus profissionais.. e os "assim-assim". evitem os ultimos dois!
acabam com resultados como o colega acima referiu. a serem erradamente aconselhados, e na hora do sinistro...

tenho a certeza que, tanto neste forum, como "por ái fora" há bons profissionais de seguros que vos vão conseguir dar as melhores sugestões e orientações.

os meus melhores cumprimentos,

nelson c rego

peço desculpa pelo erro!!!!

queria referir que "a minha intenção não era particularizar qualquer comentário.."

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Seguro Para Sistema de Micro-produção Fotovoltaico

Mensagem por Volt »

no problem. dava para perceber.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 945
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Re: Seguro Para Sistema de Micro-produção Fotovoltaico

Mensagem por ogadiv »

Atualmente quais são os valores que rondam os seguros para uma Micro-Produção, para valor seguro por volta dos 12.000€, com riscos elétricos e as coberturas normais.
Quanto é que vocês pagam, estou na fase da elaboração do seguros, gostava da vossa ajuda.

Obrigado
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Seguro Para Sistema de Micro-produção Fotovoltaico

Mensagem por Volt »

Eu sou colaborador de uma seguradora, como já disse anteriormente, daí que o meu seguro seja ligeiramente mais barato... Pago 70 euros por 15 mil de capital (e sem a cobertura de avarias, por enquanto).

Está coberto para danos (casco), vandalismo (tumultos, etc.), tempestades, fenómenos sísmicos, responsabilidade civil até 25 mil euros. As franquias são de 1% do capital seguro (mas no mínimo de 375 euros) excepto no caso de sismos, que fica em 5% do capital seguro (750 euros no meu caso).

:-)
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


morris11
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça jan 15, 2013 6:44 am

Re: Seguro Para Sistema de Micro-produção Fotovoltaico

Mensagem por morris11 »

Ola malta!

Tb queria partilhar a dificuldade que tenho em fazer um seguro especifico para meu sistema fotovoltaico.
Ja fui a varias companhias de seguros, uns desconhecem e outros querem associado a uma habitaçao.

Parabens Volt
Quando poderes divulga a tua companhia de seguros.

começa por que letra?
quantas letras tem?

acho que assim nao serás banido do forum

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Seguro Para Sistema de Micro-produção Fotovoltaico

Mensagem por Volt »

Viva morris11. Tenho todo o gosto em dizê-lo em privado e espero ajudar-te. No entanto, acho que eticamente não o devo fazer em público. Apesar de gostar muito de trabalhar nesta empresa, não sou comercial nem quero vender qualquer produto. Mas ajudo (no que puder) sem receber nada em troca. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Micro-Produção”