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Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: quarta fev 11, 2009 6:28 pm
por Ronald
estão todos de férias ou ?

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: quarta fev 11, 2009 10:18 pm
por Josenir
ronald Escreveu:estão todos de férias ou ?
o vapor não morreu, apenas estou dando uma atenção a vários outros projetos que estavam parados, especialmente em eólica, mas me aguardem que já estou com quase tudo em dia e em breve dou notícias do "motor a vapor para todos" baseado no vw 1500 do fusca.

que aliás já está definida uma alteração nos tuchos para resolver o último problema que tinha apresentado. mas bem que poderia alguém continuar com o debate, enquanto isso...

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: quarta fev 11, 2009 11:21 pm
por sandro_ventania
oi josenir e demais amigos,

o pessoal está na espectativa, pois voce está com a mão na massa e estamos torcendo por voce!
cadê o luciano...alguem sabe?

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: quinta fev 12, 2009 2:14 am
por lobão
sandro_ventania Escreveu:cadê o luciano...alguem sabe?
sandro_ventania, deve ter saído de férias, e como gosta muito de canha deve ter caído em um alambique quando o porre passar ele volta!!!

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: quinta fev 12, 2009 8:37 am
por José Luís Cabete
ora bem, o luciano deve andar muito atarefado com a agricultura, presumo que deve andar na colheita do arroz.

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: quinta fev 12, 2009 10:51 pm
por sandro_ventania
colheita?!! então deve ser isso...ouvi dizer que ele estava só esperando a colheita para testar o alambique e fazer vodca ou saquê!! (cachaça de arroz)

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: sexta fev 13, 2009 12:43 am
por Luciano Kaefer
nada como ter amigos com pensamentos mirabolantes!

calma, calma...

estou por aqui, como todos à espreita das novidades. tudo ao seu tempo. notadamente, somente o josenir é que está alavancando tópico. mas não alavanca sozinho. teu ao seu lado, um bando de amigos que torcem, sugerem, opinam visando os melhores resultados.

lobão: tu para de denegria a minha imagem tá, tá certo que eu quero fazer etanol ( vulgo canha ) de arroz. saquê para alguns, mas "trago" para a maioria ( especialmente o lobão, que vive pensando que eu sou um tomandor de canha (acertadamente) )

de fato, estou envolvido com as colheitas. agora do milho, que inicia na próxima semana(espero), e depois do arroz. nesse intervalo entre as colheitas, tem troca de equipamentos, regulagens de colheitadeiras etc...

uma correria-sem-fim. mas sempre que posso, percorro esse tópico, vendo as evoluções do motor à vapor para todos.

alguns amigos deixaram de aqui opinar. é normal, face ao interesse financeiro que tinham no início. percebendo que esse forum prima pela partilha gratuita do conhecimento, acabam afastando-se, o que é uma prática relativmente normal.

o importante é que os que ficam, é gente da melhor qualidade!!!

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: sábado fev 14, 2009 2:55 am
por sandro_ventania
luciano voce recebeu, minha mp ?

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: domingo fev 15, 2009 11:20 pm
por FERNANDO PEREIRA
boas.

já desde o principio que tenho acompanhado este tópico.

os meus parabéns para o mestre josenir e restante malta. eu percebo muito pouco de mecânica, mas tenho algum espírito inventivo e acho que a utilização de pistons não será a melhor solução. sei que debateram a possibilidade de utilização de outros tipos de turbinas.

uma vez que há muita semelhança entre o vapor e o ar comprimido, acho que 1 motor com pistons não é o mais ideal porque o mesmo consagra + 3 tempos desnecessários para este caso, resultando em atritos e perdas desnecessárias.

gostava de ver desenvolvido um tipo de motor de ar comprimido ou vapor diferente do tipo da midi, que também funciona com pistons talvez porque a ideia base seja de 1 híbrido real.

proponho a possibilidade de estudo de 1 veio com várias turbinas com 4/8/16 pás, com a libertação sincronizada sequencial de vapor ou ar comprimido sobre as pás, conforme desenho seguinte.

força malta.

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: domingo fev 15, 2009 11:37 pm
por Luciano Kaefer
sandro_ventania Escreveu:luciano voce recebeu, minha mp ?
recebi e já respondi. atrasado, mas respondi.

bem vindo ao tópico, fernando pereira. quanto mais mãos tivermos nesse projeto, maiores as chances de chegarmos à resultados positivos. às vezes é um detalhe que faz a diferença.

josenir, e as férias ? estamos sentindo falta do articulador mestre desse tópico.

volte josenir!

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: segunda fev 16, 2009 1:03 am
por pseudominus
fernando pereira Escreveu:boas.


uma vez que há muita semelhança entre o vapor e o ar comprimido, acho que 1 motor com pistons não é o mais ideal porque o mesmo consagra + 3 tempos desnecessários para este caso, resultando em atritos e perdas desnecessárias.

gostava de ver desenvolvido um tipo de motor de ar comprimido ou vapor diferente do tipo da midi, que também funciona com pistons talvez porque a ideia base seja de 1 híbrido real.

boas

no caso do motor a vapor ou ar comprimido a pistons, só existem dois tempos, expanção e limpeza (escape). mesmo no motor do carocha do josenir é assim.

eu tb gostava de ver desenvolvida tecnologia destes motores, mas o conceito base que aqui é procurado é um motor para todos fácil de construir, logo é aproveitar o que existe.
fisicamente (em termos termodinâmicos) acredite que o desenvolvimento destes motores está muito limitado, digam o que disserem os tipos do mdi, ou outros.

quanto ao motor da mdi, pelo que me deu a perceber, é um motor de dois estágios, tal e qual os compressores de pistons. tem um rendimento superior a um único estágio, mas nada de especial.


especial na mdi, só o marketing, mas é por causa deste marketing junto de investidores, que a empresa ainda existe, pois com "tanta" tecnologia e mais de 10 sim dez anos, não produz nada.

agora que estamos no tempo das vacas magras penso que os investidores vão fazer pressão, e em menos de dois anos será o fim da mdi.
vamos ver se o tempo me dá ou não razão.

cumpts

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: segunda fev 16, 2009 11:49 am
por Josenir
fernando pereira Escreveu:boas.
já desde o principio que tenho acompanhado este tópico.
proponho a possibilidade de estudo de 1 veio com várias turbinas com 4/8/16 pás, com a libertação sincronizada sequencial de vapor ou ar comprimido sobre as pás, conforme desenho seguinte. força malta.
fernando,
você não teria por aí um desenho de um rotor para esta turbina ? algo que fosse fácil de construir ? essa é que é a dificuldade, a meu ver. eu também concordo que uma turbina seria mais acessível devido a ter menas peças, mas o problema é achar um modelo de baixo custo e que qualquer pessoa possa construir. e claro, que não disperdice o vapor.
agradeço.

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: segunda fev 16, 2009 8:01 pm
por FERNANDO PEREIRA
uma das soluções iniciais as pistolas pneumáticas de porcas, utilizadas por exemplo nos troca pneus, parece-me das melhores soluções a falta de força de uma poderia ser ultrapassada por juntar várias a uma roda dentada que multiplicaria, simultaneamente a rotação necessária para a bomba de água.

a adaptação de um bomba de água como turbina, mas que receba o “impulso” de lado, como acontece em alguns tipos de bombas de água.

estou tb para aqui a olhar para as rodas de bicicleta , talvez se consigua alguma coisa.

não sei se ainda está em aberto a mundana possibilidade de socorrer-se do trabalho de um torno mecânico, como anteriormente estava previsto.

embora ache mto interessante tenho visto este tópico mas de forma leve, e nem li 1/4 das mensagens, portanto desculpem qualquer desatenção.

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: quarta mar 04, 2009 2:31 pm
por Ronald
josenir, volte a ativa ou o tópico morre, (ou ao menos desmaia). vejam que interessante: lí em um artigo sobre termogeração de energia (turbina) com bagaço de cana que: 1 tonelada de bagaço queimado em caldeira de 20kg de pressão gera 10kw, e a mesma tonelada queimada em caldeira de 65kg de pressão gera 150kw, isto mesmo 15 vezes +. aí fico pensando: sempre se disse que os motores a vapor são ineficientes etc. etc. pergunto: não seria porque todos trabalham (ou trabalhavam) com baixissimas pressões?

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: quarta mar 04, 2009 5:04 pm
por Josenir
ronald Escreveu:josenir, volte a ativa ou o tópico morre, (ou ao menos desmaia). vejam que interessante: lí em um artigo sobre termogeração de energia (turbina) com bagaço de cana que: 1 tonelada de bagaço queimado em caldeira de 20kg de pressão gera 10kw, e a mesma tonelada queimada em caldeira de 65kg de pressão gera 150kw, isto mesmo 15 vezes +. aí fico pensando: sempre se disse que os motores a vapor são ineficientes etc. etc. pergunto: não seria porque todos trabalham (ou trabalhavam) com baixissimas pressões?
é uma informação importante para ser verificada na prática, mas por enquanto eu mesmo, assim que montar novamente o motor vw 1500, vou partir para a caldeira, mas já optei por inicialmente trabalhar com baixa pressão (+- 4 bar) até ter bastante segurança para avançar mais.
enquanto isso os estudiosos de plantão bem que poderiam pesquisar o assunto. o que acham ?

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: quarta mar 18, 2009 2:09 pm
por sandro_ventania
puxa vida...tava tão bom vir aqui todo dia e ler as novidades

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: terça mai 26, 2009 12:03 am
por thony
oi pessoal!
é muito bom estar aqui e poder dar uns palpites e tentar contribuir.
eu me liguei a este forum por causa da turbina tesla que foi uma idéia no inicio deste.
voces disistiram?
a impressão que se tem é que o rendimento da turbina está ligada ao diametro da mesma para uma mesma pressão

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: terça mai 26, 2009 3:58 am
por Josenir
thony Escreveu:oi pessoal!
é muito bom estar aqui e poder dar uns palpites e tentar contribuir.
eu me liguei a este forum por causa da turbina tesla que foi uma idéia no inicio deste.
voces disistiram?
a impressão que se tem é que o rendimento da turbina está ligada ao diametro da mesma para uma mesma pressão
eu não posso falar pelos colegas, mas eu não desisti deste projeto. a questão que me fez parar um pouco foi uma certa dificuldade que tive no desenvolvimento da caldeira. então resolvi atrasar um pouco a construção do motor a vapor, até conseguir um projeto simplificado de caldeira.

sobre a turbina de tesla, eu pessoalmente, depois de ter construído a minha com o maior cuidado e ter visto o rendimento, concluí que não é um projeto viável. o motor, com certeza é. e em breve, quando o meu vw 1500 estiver montado novamente, eu posto aqui os resultados. para mim a parte do motor já está resolvida, falta só a caldeira.

se alguém quiser dar uma ajudinha, aceito sugestões de caldeira com materiais de baixo custo.

agradeço.

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: quarta mai 27, 2009 7:51 pm
por Ronald
muito bom voltarmos, quanto a sugestões, a minha é: faça uma caldeira aquatubular, ou seja: ao invés de uma "panela de pressão", um longo cano todo curvado ou enrolado dentro por exemplo de um tonel de 200lts que seria a fornalha com fogo embaixo (mas dentro) e uma chaminé encima. seria necessária uma bombinha dagua p. injetar no começo da serpentina, e a mesma talvez deva ir aumentando de diametro tipo começa com 10mm e termina com 30mm ou + .
não é tão fácil de fazer mas não explode.

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Enviado: quarta mai 27, 2009 9:49 pm
por Josenir
ronald Escreveu:muito bom voltarmos, quanto a sugestões, a minha é: faça uma caldeira aquatubular, ou seja: ao invés de uma "panela de pressão", um longo cano todo curvado ou enrolado dentro por exemplo de um tonel de 200lts que seria a fornalha com fogo embaixo (mas dentro) e uma chaminé encima. seria necessária uma bombinha dagua p. injetar no começo da serpentina, e a mesma talvez deva ir aumentando de diametro tipo começa com 10mm e termina com 30mm ou + .
não é tão fácil de fazer mas não explode.
boa ideia. mas seria melhor se alguém conseguisse um desenho disso.
agradeço.