Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Motores à Ar Comprimido ou Vapor
Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

fendel:

não trata-se de um rio. trata-se de um arroio que por vezes chega quase a parar de passar água. esse arroio passa por dentro de toda a propriedade, com extensão de quase 5 km. é um arroio com 2 metros de largura e em muitos locais 1 metro de fundura.

fazendo pequenas barragens, é possível acumular água como uma represa. mesmo ele ocasionalmente secando, quando chove, a água volta a correr e acumular água dentro da "represa" novamente.

ele não teria uma vazão contínua que permitisse a colocação de turbinas direto nele. teria que ser bombeado mesmo.

bombear com diesel é muito caro. por isso a idéia de utilizar uma turbina como a tesla, ligada à uma caldeira movida à lenha ( gratuita na propriedade ), seria muito mais viável. ela seria acionada no início da aguação ( quando ainda corre muita água ), e seria utilizado depois de chuvas, quando a "represa" estivesse cheia.

você fala bem quando diz que o papel aceita tudo. de fato, a teoria nem sempre é exequível.

desejamos que, com seu conhecimento, possamos desvendar esse mistério e tornar prático aquilo que a teoria nos indica.

quando à sua forma direta e muitas vezes mal compreendido, aproveite o forum, faça uso dos smilles ao lado. facilita compreendermos o tom das palavras que usas.

se tiver em mente que aqui somos todos amigos e irmanados nos mesmos objetivos, fica mais fácil de fazer-se compreender, do que entrar num covil de lobos para tentar mudar mentes abobalhadas.

a moderação desse forum cuida muito da manutenção desse ambiente saudável de partilha do conhecimento. divergências são normais, mas quando calcadas no respeito mútuo, os moderadores passam longe da celeuma.

O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 207
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am
Localização: Rio Negro PR BR

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Fendel »

meu caro luciano

a turbina tesla é facílima de fazer... e até de melhorar... se for o caso, por exemplo, atravessando barras nos discos (barras redondas ou até em forma de concha...)
faça uma de qualquer tamanho... e eu arrumo a caldeira, o redutor, o gerador e o sistema de medição de rendimento... de qualquer tamanho...
e vc verá que não estou fazendo "firulas e colocando informações que não levem à prática"...
vc mesmo disse que não quer perder "investimento"...
sei que vc prefere ler outras palavras minhas...
mas, eu não acredito em milagres... e te ofereço uma estrutura, que não é minha, mas que consigo ajeitar para a causa... para comprovar a eficiência da turbina tesla, com o compromisso de divulgar os resultados... quaiquer que sejam... comprovados por a + b...
energias descentralizadas e definitivas.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

fico grato pela oferta do suporte

assim que conseguir terminar de plantar o arroz, vou ao torneiro para fazer a turbina, segundo as informações que já temos.
o que ainda está difícil de fazer é dimensionar o tamanho correto da turbina. as indicadas nos sites que já vimos o filme mostram a força da turbina, mas não mostram aquilo que ela é capaz de fazer.

vai que eu faça a turbina igual ao do vídeo e na hora de colocar em funcionamento, não tenha torque suficiente para mover a bomba dágua.

nesse interím, esperamos que surjam mais opiniões sobre o dimensionamento.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 207
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am
Localização: Rio Negro PR BR

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Fendel »

caro luciano

qualquer que sejam o torque e a potência obtidas... se "viáveis" poderão ser utilizados...
vc precisa de 16 cavalos... e mesmo que resultem apenas 4... não seriam perdidos... afinal... pelo que entendi a promessa são 200...
eu não me proponho a fazer a turbina, pois temo uma grande decepção... só isso...
não me queira mal apenas quero evitar dissabores
energias descentralizadas e definitivas.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

a turbina tesla é facílima de fazer... e até de melhorar... se for o caso, por exemplo, atravessando barras nos discos (barras redondas ou até em forma de concha...)
isso desqualificaria totalmente o principio de funcionamento da turbina...a turbina tesla se baseia no principio da aderencia da "camada limite" sobre os discos, se houver barras ou conchas isso ocassionará turbulencia e consequente descolamento da camada limite.
por teoria os discos da turbina tesla devem é ser polidos ao maximo!
parece esquisito, né? mas é a mesma teoria da bolinha de golfe ser toda furadinha para ir mais longe...da pele de tubarão ser áspera para ele ser mais veloz, etc. no nosso caso, queremos que o ar fique "colado" nos discos para transferir sua energia cinetica a ele.
luciano, voce ganhou um presentão !!!! um laboratorio de testes para a sua turbina!!!
fendel isso realmente vai ajudar muito o luciano e a todos que torcem pelo exito do projeto.
um bom texto explicativo está aqui:
http://babelfish.yahoo.com/translate_ur ... =translate
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

leiam esse projeto...ele oferece dados muito interessantes sobre o espaço do entre-discos que está muito ligado a eficiencia da turbina.
http://babelfish.yahoo.com/translate_ur ... =translate
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 207
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am
Localização: Rio Negro PR BR

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Fendel »

estranho... muito estranho...
problema de materiais? perda de eficiência com carga?
aços resistentes não são tão novos assim...
infelizmente, acho que o protótipo vai ficar na teoria...
energias descentralizadas e definitivas.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

vamos adiante. haveremos de achar uma solução, ou relato de quem foi mais longe na construção dessa ou de outra turbina.
conhece-se os pioneiros pelas marcas das facas às costas.
tenho certeza de que o fendel, depois de refletir, vai topar o desafio. afinal, são décadas de lutas contra as correntes dominantes.
uma coisa que aprendi nessa minha vida: porque não tentar ?

tudo é uma questão de custo e risco. o fato do fendel colaborar com a caldeira para testar, já é meio caminho andado e menor o prejuízo em caso de não funcionamento.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

fendel e demais...
apesar de se encontrar pouco material a respeito, a turbina tesla é fabricada até comercialmente...como mostra este site:
http://209.85.171.104/translate_c?hl=pt ... mqszuru_pq
é usada em diversos projetos até para produzir eletricidade para por um navio a andar com motores eletricos...vejam a discussão aqui:

http://209.85.171.104/translate_c?hl=pt ... hglfzdvmuq

mais discussões atuais sobre o assunto.

http://translate.google.com/translate?h ... r%26sa%3dn
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Josenir »

aqui eu tenho uma pequena forja improvisada onde faço tratamento de metais (aumentar ou diminuir a dureza do aço), parece uma pequena churrasqueira. já fiz uns testes usando uma garrafa de ar de caminhão de +- 20 litros onde soldei um tubo de metal e um manômetro. pus uns três litrros de água e coloquei em cima da forja. em 15 minutos chegou a 150 libras. então liguei uma lixadeira pneumática e obtive pelo menos 2000 rpm com uma ótima força. tenho certeza que dava para puxar uma bomba d'água que use um motor de elétrico de 1/2 cv. falta apenas uma caldeira maior, pois esta manteve a lixadeira por aproximadamente 2 minutos e depois a pressão caiu abaixo de 40 libras.
conclusão: eu acredito que uma lixadeira pneumática serve muito bem como uma pequena turbina a vapor e com bom rendimento. para quem está iniciando é um ponto de partida para ir aprimorando a técnica.

a princípio pensei que ela tivesse alguma peça de plástico que viesse a derreter, mas depois desmontei para ver e observei que se parece muito com esta tal turbina de tesla e tem uns discos de uma aço polido de primeira qualidade. e o melhor, tem um preço bastante acessível, na faixa de r$ 150,00 a r$ 300,00.

mas se alguém tiver um projeto de uma turbina de bom tamanho com mecânica fácil de montar, não esqueça de mim, pois muito me interessa. tenho aqui um torno mecânico e consigo fazer as peças.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

olá josenir

damos-lhe as boas vindas também à esse tópico, iniciado pelo sandro_ventania e que conta com a vontade de muitos outros em conseguir uma forma de transformar biomassa em energia, para que cada vez mais, nosso planeta fique independente do petróleo.
sabemos que a biomassa ainda é poluente. mas cada passo em direção às energias limpas, significa melhoria das condições gerais do ambiente.

suas participações na seção eólica e outras o credenciam a opinar também sobre esse projeto.

por aqui já foi citado muito material ( muitos deles apenas acadêmicos ), mas algumas citações comerciais. cito especialmente o tópico que coloquei sobre uma turbina tesla modificada, com dimensões de 61x91cm, que gera 200 cvs.

não precisamos de tanto, por isso, podemos nos ater em uma turbina menor do que esta, mas maior dos modelos acadêmicos, que creio não serem suficientes para girar um motor mais pesado.

se tiveres interesse, podemos levar a turbina ao fendel, que manifestou disponibilidade em ajudar nos testes e medições.

eu me proponho à levar a turbina até ele pessoalmente, fotografar e documentar todos os ensaios, caso você não disponha de recursos para medir a potência gerada por essa turbina.
vale ressaltar que o fendel produz caldeiras e torna a medição muito mais fácil.

eu estou em plena plantação da lavoura de arroz,por isso meu tempo é diminuto.

se tivermos uma turbina, movida a biomassa ( via vapor ), que mova motores, vamos fazer uma revolução por aqui.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Josenir »

agradeço as boas vindas, vou analisar nos próximos dias o que vocês já têm e pode ter certeza que estou interessado. quem sabe não fazemos uma parceria. como já têm o caldeireiro, eu me ofereço como torneiro, quem, mais se habilita ?

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Já construí a minha primeira turbina de Tesla

Mensagem por Josenir »

pessoal, já construí a minha primeira turbina de tesla. fiz a montagem baseada num dos links que vocês informaram, procurei fazer o mais próximo possível do modelo. é uma construção muito delicada, mas consegui e funcionou bem como esperado.
usei 12 discos de hd de computador de 3,5" de diâmetro (+- 95mm). os disco são de um aço inox muito resistentes e impecavelmente polidos, acredito que são os mais indicados e fáceis de encontrar. usei o próprio motor do hd como suporte para os discos.
fiz umas pequenas arruelas de plástico poliéster 0,20mm para usar entre os discos. pus uma arruela entre um disco e outro, fazendo um espaçamento de 0,20mm entre os discos e mantive 0,20mm de espaçamento entre o conjunto do rotor e as paredes da turbina.
fiz 6 furos próximo ao centro dos discos para a saída de ar.
nos primeiros testes consegui medir até 7500 rpm com o meu medidor de rpm, mas tenho certeza que atingiu mais de 15000 rpm, pois o meu medidor não consegue ler mais que 7000 rpm. testei apenas com ar, mas vou testar ainda com a minha caldeira improvisada para ver como se comporta.

Imagem
Imagem


Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas josenir:

nada como a teoria transformando-se em prática.

espero que você esteja tocado pela importância do teste prático, como eu fiquei.

observe que a rotação que a turbina adquiriu, foi sem resistência, ou seja, a turbina estava ligada à nada. o eixo gira dentro dos rolamentos, sem a necessidade de ter força para mover uma segunda polia. acho que é aí que situam-se os possíveis problemas, pois dependendo da resistência, talvez a força do ar/vapor seja insuficiente para mover a bomba/motor que terá pela frente. talvez será apenas uma questão de dimensionamento entre o tamanho da turbina e o que queremos mover. leve em conta os relatos, de que uma turbina no tamanho 61x91 cm, gerou força de 200 hp, com uma caldeira de 8kg/cm².

está no bom caminho. força nisso.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

fantastico josenir! nada como uma oficina para por a teoria em pratica,né!
sugestões:
experimente outros espaçamentos dos discos...há uma influencia muito grande nesse espaçamento devido a espessura da camada limite...os testes deverão ser feitos com um mesmo fluido, pois tambem há diferença de viscosidade entre o ar e o vapor...chegarmos ao espaçamento ideal para o vapor seco é muito importante.
o angulo de ataque do vapor nos discos tambem é importante...ele deve ser o mais perpendicular ao raio possivel, para aumentar o numero de voltas dada pela mesma molecula de vapor antes de sair da turbina.
o bico na parte de dentro da turbina, deve ser retangular e estreito...o objetivo é distribuir a mesma quantidade de vapor entre todos os disco e injeta-lo com bastante velocidade...a velocidade do fluxo de vapor tem mais influencia que o volume, (claro que dentro de certos paramentros).
outra coisa, aumente a quantidade de furos de saida da turbina, a potencia tem tudo haver com a diferença da pressão de entrada e a pressão de saida(esta quanto mais baixa melhor).
parabens...a turbina ficou muito bem feita...bonita até demais para um prototipo...he he he.
acrescente um eixo para podermos levar para o fendel fazer uma bateria de testes.
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Josenir »

a aparência da turbina ficou ótima. parece até um objeto de museu. eu disse para uns amigos que este objeto tinha mais de 100 anos de idade e eles acreditaram. quem viu achou incrível.
eu já tinha um projeto antigo de fazer um motor a vapor, agora estou mais motivado ainda.
é importante esta turbina sim, mas acredito que falta alguma coisa para fazê-la funcionar com algum trabalho útil. a minha construção ficou impecável, e ela atinge velocidades realmente muito altas, mas vê-se que ela joga um bom tanto de ar fora sem produzir trabalho. já fiz várias mudanças no espaçamento dos discos mas as diferenças são apenas mais ou menos rotação e sempre com pouca força. com 40 libras de ar ela atinge uma velocidade acima de 10000 rpm, mas pára facilmente, com o menor peso possível, como segurar com a ponta do dedo. com as mesmas 40 libras de ar você não consegue parar com a mão uma lixadeira pneumática, e a lixadeitra atinge uma velocidade de pelo menos 3000 rpm.
e tem mais, a minha turbina de tesla usa 12 disco de 95mm com espaçamento de 0,20mm entre discos e apenas 0,10 mm entre o rotor e as paredes, ficando com um rotor de 18mm de espessura, e a lixadeira possui um rotor muito menor: 30mm de diâmetro por 20mm de espessura.
conclusão: falta alguma coisa na turbina de tesla para ela vir a tomar espaço em aplicações práticas. acredito não existe hoje uma turbina de tesla sendo vendida comercialmente. e com certeza muita gente já se empolgou com ela, como nós mesmos. não é possível que ninguém ainda tenha conseguido dar uma boa utilidade prática para ela.
eu achei fantástica a montagem desta turbina, mas se não aparecer nada de novo que venha a melhorar o rendimento dela, na prática vou preferir usar uma lixadeira pneumática para mover pequenas bombas dágua ou até geradores, enquanto desenvolvo o meu motor a vapor.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

de facto, o josenir comprova aquilo que já tememos e que até agora nenhuma turbina tesla realizou: movimentar peso.
existe apenas um dos vídeos que mostra ela tocando um pequeno liquidificador e outro movimentando uma quantidade mínima de água.

não temos dúvida quanto às rotações possíveis dessa turbina. a dúvida consiste apenas da força que ela teria para conseguir movimentar algo pesado, como uma bomba d'agua, por exemplo.

num dos relatos anteriores, fala que uma turbina de 61x91 cm tinha 200cvs de força. algo inacreditável.

li também, que o espaço existente entre os discos e a carenagem da turbina, tem que ser o mínimo possível, pois num caso de necessitar arrancar algo pesado, é por alí que o ar vai sair.

existe também um vídeo que mostra que o vapor é introduzido não através de 1 orifício, mas de vários, um para cada disco, de forma que o vapor ( ou o ar ) quando entrar, não fica forçando apenas o 1º disco ( talvez aí consista o problema de deformação dos discos relatados ).
falam também em turbina tesla modificada. ou seja, aperfeiçoamentos no desenho original objetivando melhor performance.

isso tem à ver com o desenho dos furos em formato axial, número de discos, tamanho, e distribuição do vapor dentro dos discos.

fico contente em ver a teoria sendo posta em prática. daqui para conseguirmos firmarum protocolo será um passo.

já pensou, as pessoas encontrarem aqui no novaenergia a primeira turbina tesla em funcionamento verdadeiro no mundo ?
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

a turbina tesla, foi reputada por estar a frente de seu tempo...ela parece ser muito simples, mas existe um conceito fisico nela muito avançado...que é a camada limite.
um exemplo para voces estenderem o que quero dizer...uma asa de avião usa o mesmo principio da camada limite...veja que uma asa de avião levanta toneladas de peso, porem a diferença entre a força total da asa(sustentação) e a perda completa de sua força (stoll) é de apenas alguns gruas de inclinação. e isso ocorre exatamente pelo descolamento da camada limite da superficie da asa.
além do polimento dos discos, a distancia entre discos e o angulo que o vapor é injetado é de suma importancia, o vapor tem que entrar o menos turbulento possivel, pois a turbulencia do fluxo tambem causa o descolamento da camada limite e se acontecer perde toda a força a turbina. a saida dos gases tambem é importante.
na internet existem centenas de paginas que falam sobre essa turbina e em nenhum deles ela é condenada. o proprio nicolas teslas instalou ela em uma usina...tinha potencia...apenas os materiais da epoca não resistiram...postei um link onde voce pode adquirir uma pronta com 130shp!...se alguem aqui fala ingles, poderia entrar em contato com o fabricante e fazer algumas perguntas.
eu continuo apostando em um rendimento razoavel dela.
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Josenir »

sandro_ventania Escreveu:a turbina tesla, foi reputada por estar a frente de seu tempo...ela parece ser muito simples, mas existe um conceito fisico nela muito avançado...que é a camada limite.
eu continuo apostando em um rendimento razoavel dela.
nikola tesla realmente esteve muito à frente do seu tempo e realmente a turbina de tesla possui conceitos muito avançados, com certeza. não tiro o mérito, realmente ela é fruto de uma mente muito brilhante.
mas espero que concordem comigo num detalhe: se a trubina foi patenteada em 1909 e nikola tesla viveu até 1943, se ela realmente tivesse potencial para uma aplicação prática, hoje ela estaria no mercado para ser vendida em qualquer loja de motores. se uma das mentes mais brilhantes de todos os tempos passou quarenta anos com esta turbina na mão e não conseguiu torná-la um objeto de consumo, quem somos nós, pobres mortais para pretender fazê-lo ???
enfim, sem pretender desanimá-los, a turbina de tesla é realmente uma lenda.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

só jogo a toalha estando à beira da morte, nocauteado no chão e com o ardversário com o pé no meu pescoço.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Responder

Voltar para “Motores à Ar Comprimido ou Vapor”