Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Motores à Ar Comprimido ou Vapor
Responder
Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

josenir Escreveu:
sandro_ventania Escreveu:a turbina tesla, foi reputada por estar a frente de seu tempo...ela parece ser muito simples, mas existe um conceito fisico nela muito avançado...que é a camada limite.
eu continuo apostando em um rendimento razoavel dela.
nikola tesla realmente esteve muito à frente do seu tempo e realmente a turbina de tesla possui conceitos muito avançados, com certeza. não tiro o mérito, realmente ela é fruto de uma mente muito brilhante.
mas espero que concordem comigo num detalhe: se a trubina foi patenteada em 1909 e nikola tesla viveu até 1943, se ela realmente tivesse potencial para uma aplicação prática, hoje ela estaria no mercado para ser vendida em qualquer loja de motores. se uma das mentes mais brilhantes de todos os tempos passou quarenta anos com esta turbina na mão e não conseguiu torná-la um objeto de consumo, quem somos nós, pobres mortais para pretender fazê-lo ???
enfim, sem pretender desanimá-los, a turbina de tesla é realmente uma lenda.
reparem também que nessa mesma época, atingimos no mundo a supremacia do petróleo, onde os motores à vapor não mais serviriam para nada. em plena mudança de matriz energética.

supremacia aliás, que durou até pouco tempo, onde o mundo voltou-se à buscar alternativas ao ouro preto que disparou de preço no mercado mundial.

soluções antigas que face aos novos materiais disponíveis, podem voltar a funcionar com qualidade.

eu, assim que puder, vou tentar às ganhas! o custo de fabricação dela é diminuto.

se não tocar uma bomba dágua, talvez dê para fazer girar um motor que pode ser transformado em gerador. já tem um tópico meu sobre esse assunto nessa seção, pronto para evoluir.

já viram um relógio de luz andar para trás ? o fendel sei que viu. vários.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Josenir »

luciano kaefer Escreveu:só jogo a toalha estando à beira da morte, nocauteado no chão e com o ardversário com o pé no meu pescoço.
não estou falando em desistir de usar o vapor como fonte de energia, de forma alguma, apenas penso que existem muito acadêmicos neste momento estudando a turbina de tesla. pessoas que têm mais conhecimentos, tempo e recursos disponíveis para isso, que estão muito na nossa frente em termos de possibilidades, e talvez algum dia consigam tirar dela algum trabalho útil, enquanto isso podemos contar com máquinas a vapor que realmente já se sabe que funcionam há mais de século.
existem coisas que fascinam e ganham a nossa simpatia, mas não precisa a gente deixar de lado coisas que realmente já funcionam e são acessíveis em troca de algo muito distante da realidade.
alguém teria um link para um projeto simplificado de motor a vapor ou um desenho de uma máquina comercial para servir de ponto de partida ?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por jmal »

a mim só me faz confusão uma coisa, como é que se consegue torque nesta turbina sabendo que o vapor é expelido para dentro de uma câmara com discos completamente lisos, não fazendo qualquer atrito sobre os mesmos, portanto penso que esta turbina pode dar muitas rotações mas com pouquíssimo torque, este que vai ser em grande parte vai ser desperdiçado nas engrenagens para desmultiplicações ou reduções.
deixo uma sugestão, porque não tentam com um turbo de um motor diesel, penso que criará mais torque que esta turbina, mas o motor a vapor com bastante torque e aproveitamos será sempre o motor de pistão/valvulas, aqueles que equipava os comboios, esses sim com muito torque.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

andei pensando...
torque e potencia são coisas diferentes, apesar de haver uma relação.
um motor de ciclo otto com pouco torque é aquele que para atingir certa velocidade ele leva um certo tempo com o pé no fundo do acelerador...digamos de 0 a 100km/h em 30 seg.
um mesmo motor com grande torque leva de 0 a 100km/h apenas 05 seg.
apesar disso ambos possuem praticamente a mesma potencia.
talvez esse seja "o ponto chave" ! já é sabido que a tesla não possui grande torque, mas possui potencia...isso inviabiliza o seu uso em muitos projetos, mas a viabiliza em outros...exemplo...geradores e bombas centrifugas.
isso por que esses equipamentos podem ir "embalando" devagar até atingir o ponto de trabalho.
ainda há a vantagem da redução de digamos 12.000rpm para 3.000, um aumento no torque de 4 vezes!
por favor digam se eu estiver errado.
no mais é questão de dimensionar a maquina. pois apesar de fazermos prototipos pequenos por ser mais viaveis, temos que levar em conta que o micro não corresponde proporcionalmente ao macro...por varios fatores...um deles é o numero de reynolds.
josenir, afine sua turbina da melhor forma possivel e ponha um eixo nela...acople a ela um pequeno gerador e veja se ela não leva o gerador a um bom giro.
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por jmal »

penso que o torque será mais a força continua que o motor terá, no exemplo que deste tá correcto, mas nota que para o veículo arrancar mais depressa terá também de ter mais força/torque, quanto à potência é a energia consumida para exercer essa mesma força/torque.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 207
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am
Localização: Rio Negro PR BR

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Fendel »

o motor a vapor é muito simples...
as válvulas são geralmente uma espécie de gaveta, sendo que a de entrada abre pouquino no ponto morto superior e a de saída abre bastante durante todo o período de exaustão...
energias descentralizadas e definitivas.

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Josenir »

sandro_ventania Escreveu:andei pensando...
josenir, afine sua turbina da melhor forma possivel e ponha um eixo nela...acople a ela um pequeno gerador e veja se ela não leva o gerador a um bom giro.
esqueci de dizer que a minha turbina já tem o gerador de energia acoplado. é que eu usei um motor de hd de computador como suporte para os 12 discos, e este motor é muito indicado porque trabalha a 7200 rpm. até aí tudo bem, ele gerou a potência esperada dele, acendi 5 leds brancos com ótimo brilho, o que deu aproximadamente 0,5w. o problema é que a turbina consome muito ar para manter a máxima velocidade. o meu compressor de 120 libras com reservatório de 24 litros e motor de 2 cv não foi o suficiente para mantê-la funcionando na máxima rotação. em resumo: gastei 1500w para produzir 0,5w, e olha que a minha turbina está com uma construção impecável. eu pessoalmente já estou satisfeito com ela aqui na minha mesinha de centro da sala. tem atraído a atenção de todos os visitantes que aqui entram, isso já me basta, já é uma ótima recompensa. agora eu quero é um motor a vapor.
achei este link com um monte de brinquedos a vapor, já tirei de lá algumas idéias.
http://npmccabe.tripod.com/steam.htm

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

josenir

repare que o uso de ar comprimido é apenas um solução pontual para a inexistência da caldeira.
não se justifica gastar energia elétrica para gerar menos energia ainda. não compensa.

pense na caldeira movida à biomassa. existem muitos materiais ( hoje descartados na natureza ) que podem servir para alimentação dessa caldeira.
refiro-me à galhos de árvores, brickets feitos com casca de arroz ou maravalha.

se a gente pensar numa caldeira à nível de cidades, é quase inviável estoques de lenhas e biomassa.
entretanto, em zonas rurais pode ter uma aplicação enorme, devido à quantidade de sobras de biomassa que temos.

gostaria que continuasse com sua veia investigativa para clarear idéias para uso prático dessa turbina.

eu tenho como coloca-la em funcionamento e documentar fartamente os resultados.

até hoje não sabemos de nenhuma turbina funcionando na prática. não temo em parecer parvo tentando uma solução que ainda não foi provada.

assim são os pioneiros. estamos resgatando um invento de um homem que estava à frente de seu tempo, com materiais e recursos atuais.

a caldeira tendo uma pressão de 8kg/cm², produz uma força imensa. se move pistões conhecidos e vier a mover essa turbina, que "em tese" multiplica a força do vapor, podemos vir a ganhar o oscar.

tá, exagerei. mas pelo menos criar algo funcional que quando for citado em alguma universidade, vai indicar o forum novaenergia como o que conseguiu fazer isso sair do papel.

não lhe parece um desafio ? com custos baixos, faço com um pé nas costas.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

josenir, te peço que não desista tão facil dela, trabalhe mais um pouco nela. falo isso por que existe pequenos detalhes que podem estar prejudicando em demasia o desempenho da turbina...
faça um experiencia simples...altere o angulo de ataque do bico injetor para que ele ataque os discos o mais pelas bordas possivel e faça o formato dele de forma a distribuir o ar por igual nos discos.
outro detalhe...ele está gerando 0,5w apenas limitado pelo proprio gerador, talvez se o gerador fosse de maior capacidade ele rendesse mais.
lembrando da sua lixadeira pneumatica...voce abriu ela e analizou-a por dentro? ela possui discos lisos tambem ou são como pás de um catavento? o disco de lixa é com redução ou gira na mesma velocidade da turbina? tem como por uma foto da lixadeira aberta?
veja bem...a intenção é buscar uma solução facil do luciano implementar na fazenda dele...se precisarmos desvirtuar a turbina, certamente o faremos(que nicolas tesla nos perdoe), mas precisamos antes esgotar as possibilidades de estarmos cometendo erros de projeto...muito comum no inicio.
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 207
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am
Localização: Rio Negro PR BR

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Fendel »

a experiência com o compressor de ar é muito válida, afinal o rendimento do compressor, mesmo velho, deve estar acima de 50%.
eu particularmente acho que o parâmetro 0,5w / 1500 w corresponde à realidade e é o motivo pelo quela a turbina tesla ficou só no papel e em protótipos bíblicos...
o rendimento só do motor a vapor (ou turbina a vapor) é elevado, descontando a grande quantidade de energia (calor) que sai com o vapor na saída do motor (turbina)...
no ciclo completo a vapor vc tem que considerar este calor perdido para a atmosfera ou perdido num condensador.
se vc conseguir aproveitar este calor num outro processo industrial (secagem por exemplo) então vc está fazendo cogeração e melhora teu rendimento total. isso é feito nas usinas de álcool atualmente.
energias descentralizadas e definitivas.

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Josenir »

sandro_ventania Escreveu:josenir, te peço que não desista tão facil dela, trabalhe mais um pouco nela. falo isso por que existe pequenos detalhes que podem estar prejudicando em demasia o desempenho da turbina...
faça um experiencia simples...altere o angulo de ataque do bico injetor para que ele ataque os discos o mais pelas bordas possivel e faça o formato dele de forma a distribuir o ar por igual nos discos.
outro detalhe...ele está gerando 0,5w apenas limitado pelo proprio gerador, talvez se o gerador fosse de maior capacidade ele rendesse mais.
lembrando da sua lixadeira pneumatica...voce abriu ela e analizou-a por dentro? ela possui discos lisos tambem ou são como pás de um catavento? o disco de lixa é com redução ou gira na mesma velocidade da turbina? tem como por uma foto da lixadeira aberta?
veja bem...a intenção é buscar uma solução facil do luciano implementar na fazenda dele...se precisarmos desvirtuar a turbina, certamente o faremos(que nicolas tesla nos perdoe), mas precisamos antes esgotar as possibilidades de estarmos cometendo erros de projeto...muito comum no inicio.
tudo bem, posso fazer mais alguns ajustes apenas em consideração aos colegas, mas eu já estou plenamente convencido de que esta turbina no seu estado da arte não terá um rendimento mínimo aceitável. trata-se apenas de um projeto didático e não prático.
sobre o angulo de ataque do ar nos disco, o jato já está direcionado bem na borda dos disco, se eu alterar um pouco mais para fora, não vai pegar ar nos discos e sim nas paredes da turbina, o que acho que vai piorar ainda mais. vou postar umas fotos para você ver. você vai ver que a minha construção está impecável, modéstia à parte. acho muito difícil você encontrar um torneiro para fazer um objeto deste com tanto cuidado como eu fiz. você sabe qual o diâmetro médio de um fio de cabelo ? dos meus são de 4 a 6 centésimos de milímetro. pois a distância entre os discos da minha turbina e as paredes eu deixei em apenas 10 centésimos, isto dá no máximo dois fios de cabelo. pus um pouco de óleo spray anti-ferrugem para lubrificar os discos, aí a turbina prendeu, quase não dava para girar, e o óleo é o mais fino que existe. só o ar mesmo para passar num espaço tão reduzido. se o ar consegue passar e não gera trabalho útil, se deve realmente a um projeto com erro.

sobre a lixadeira pneumática que eu tenho, por um acaso desmontei ontem para ver por dentro. eu me enganei quando disse que ela tinha discos. o problema é que eu não tinha desmontado o rotor completamente. ela dá uma aparência de que é composta por uns discos com pequenos cortes, mas na verdade é só a carcaça do rotor que possui esse desenho. desmontando tudo se encontra apenas um rotor com palhetas exatamente igual ao que é usado nas bombas de vácuo dos freios de automóveis a diesel. ou seja, é uma bomba de palhetas. mas o desempenho dela é realmente considerável, tanto que ela é vendida comercialmente e é um produto aprovado para o fim a que se destina. o rotor dela está ligado direto ao eixo sem redução nem ampliação. mais tarde envio umas fotos dela.

já estou trabalhando numa caldeira aquotubular para poder fazer experimentos com vapor. na próxima semana, quando a caldeira estiver pronta vou testar exatamente com esta lixadeira puxando um alternador automotivo que tenho pronto para usar em um catavento. informo em breve os resultados.

mas ainda vou fazer algumas alterações na turbina de tesla, como alterar o bico de entrada de ar para o formato quadrado na parte interna da turbina, de modo a espalhar o ar mais uniformemente sobre todos os discos. se tiverem mais alguma idéia podem sugerir.

sobre desvirtuar a turbina, acho que o termo seria "aperfeiçoar", e tesla, na glória do senhor, ficaria muito satisfeito e abençoaria a todos nós, se completássemos aquilo que ele deixou por fazer.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Ferra »

já andava a algum tempo para sugerir o motor de aparelhos pneumaticos. realmente são bombas de palhetas e têem bom torque. até desapertam parafusos de rodas que á mão não conseguimos! o unico problema é que usando vapor e estando paradas por algum tempo (semanas) elas enferrujam pos dentro e bloqueiam. tenho um assim na oficina, não por ter usado vapor mas por ter havido condensação na tubagem do ar comprimido!
as aparafusadoras pneumaticas têem redutoras...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Josenir »

vejam algumas fotos da minha lixadeitra pneumática.
PHTO0001.JPG
PHTO0001.JPG (48.31 KiB) Visto 5570 vezes

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

puxa, parece uma turbina tesla modificada...

o que faz ela ter tanta força e não poder ser parada com as mãos ?

não existe uma maneira de proteger esses materiais contra ferrugem ?
se meter vapor nela, pode resultar.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por visitante »

vivam ...

parece ????!!!!....acho que é melhor reparar bem...se observarmos com atenção na foto inferior o objecto que está em cima á esquerda é um rotor de palhetas em que estas cumprem funções identicas ás que os segmentos cumprem num cilindro..só que no caso desta aplicação temos um rotor que trabalha num cilindro excentrico ( está ao lado direito do rotor) ao eixo do primeiro conseguindo um efeito compressor..

as palhetas trabalham livres para que o impulso gerado pela força centrifuga as "atirem" contra as paredes do cilindro garantindo assim a melhor vedação possivel..

de notar que para uma boa operação deste tipo de equipamentos há que adicionar um fluido lubrificante ao ar comprimido..esse fluido é normalmente fornecido por um sistema do tipo venturi o que adequa a quantidade de fluido á quantidade de ar comprimido que é fornecida ao equipamento..mas uma boa adequação dos materias a utilizar não deverá ser dificil para fazer com que um equipamento naseado nestes principios funcione satisfatoriamente..aliás isto vem ao encontro da ideia que apresentei na pagina 2 deste topico..já que se for lido e interpretado com atenção se verificarão semelhanças como que ora se está a presentar..um rotor de palhetas é basicamente uma roda de pás..

na fotografia superior direita o objecto á esquerda é a caixa de desmultiplição..uma caixa deste tipo será bastante interessante de aplicar para potenciação dos valores que se pretendam alcançar..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Josenir »

pois então, pelos poucos testes que fiz com esta lixadeira pneumática já pude concluir que é um bom início para uma turbina a vapor.
sobre o fato de o rotor ser de aço e sujeito a ferrugem, não vejo problema algum. esta lixadeira seria apenas para se ter um modelo para construir uma de maior tamanho. e neste caso já se construiria o tambor do rotor em alumínio ou bronze duro, ou outro metal resistente à ferrugem como o ferro galvanizado. as palhetas são de baquelite, que não irão causar desgate considerável no metal. na falta do baquelite pode-se usar o fenolite das placas de ci ou fibra de vidro.
qualquer torneiro faz esta turbina e com a ajuda de um fresador faz-se os cortes para encaixe das palhetas. eu mesmo faço questão de fazer uma. esta aí tem o diâmetro do rotor de apenas 4 cm por 3cm de altura e é muito difícil parar ela com a mão, imaginem como vai ficar uma com rotor de 20 cm de diâmetro ? no momento estou muito envolvido com alguns trabalhos muito importantes, mas daqui para o fim do mês apresento a minha para vocês. podem esperar.

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Bluesky »

estou abismado. das inumeras patentes de tesla confesso que esta turbina passou-me completamente ao lado. duvido que existam muitos que compreendam o trabalho monumental deste génio único e da sua importancia nas nossas vidas.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por visitante »

vivam ...

lembrei-me que poderia ser interessante ver a constituição detalhada da "turbina" apresentada de uma ferramenta do josenir...

neste link http://www.drapertools-online.com/b2c/b ... kmno=61324 da draper tools cliquem em parts list

existe tambem um outro tipo de aplicação do mesmo principio de "turbina" em http://www.drapertools-online.com/b2c/b ... kmno=47565

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

fernando
os links estão quebrados.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por visitante »

vivam ...

é curioso que antes de enviar uma intervenção faço-lhe uma ligeira revisão e no caso de inserir link´s afiro se direccionam para o que quero..e neste caso direccionaram bem..alguma coisa ocorreu á posteriori..

mas tudo bem..cliquem em http://www.draper.co.uk/ ...seguidamente elejam shop no topo..depois de aqui aberto seleccionem air tools na lista á esquerda..na pagina 6 abram draper expert dual action dust free air sander em view..aqui chegados é clicar para o download de parts list..

o outro sistema que anteriormante referi o de por eixo directo está na pagina 8 draper expert 6mm compact soft grip air angle die grinder.. basta seguir os mesmos procedimentos para se chegar á exposição detalhada dos componentes..

abraços
[***************]

Responder

Voltar para “Motores à Ar Comprimido ou Vapor”