Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Motores à Ar Comprimido ou Vapor
Responder
Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Josenir »

valeu a intenção fernando, mas esta ferramenta possui mais de duas dúzias de peças, um exagero total. a minha só tem aquelas que aparecem na foto e mais quatro parafusos para fechar o conjunto.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

experimente depois de colocar o link, iluminar e clicar em url.
resulta.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por visitante »

vivam ..
josenir Escreveu:valeu a intenção fernando, mas esta ferramenta possui mais de duas dúzias de peças, um exagero total. a minha só tem aquelas que aparecem na foto e mais quatro parafusos para fechar o conjunto.
josenir..a minha intenção não era a de questionar se o fabricante a incorpora mais ou menos componentes que o b num determinado equipamento que á primeira vista parecem semelhantes..foi com a exclusiva intenção de reafirmar o potencial deste tipo de "roda de pás"..que na essencia é isso que é..para cumprir com simplicidade os propositos que o kaefer pretende alcançar..já numa das minhas primeiras intervenções eu tinha sugerido recorrer-se a algo semelhante a isto..com pás fixas ou neste caso com pás moveis..

abraços
[***************]


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por visitante »

vivam ...
luciano kaefer Escreveu:experimente depois de colocar o link, iluminar e clicar em url.
resulta.
grato kaefer...quando se justifique recorrerei a esse metodo..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 207
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am
Localização: Rio Negro PR BR

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Fendel »

os motores a vapor tem uma bombinha auxiliar que mistura óleo no vapor de entrada, para lubrificar e evitar a oxidação das peças....
energias descentralizadas e definitivas.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

[***************] Escreveu:vivam ...
luciano kaefer Escreveu:experimente depois de colocar o link, iluminar e clicar em url.
resulta.
grato kaefer...quando se justifique recorrerei a esse metodo..

abraços
[***************]
isso já ocorreu comigo. testava antes, funcionava que era uma beleza. bastava publiciar o post, para o link ficar quebrado. principalmente em links grandes.
depois de iluminar e clicar em url, a gente "força" o phpbb3 a reconhecer o link integralmente.

e falando da parte prática: fiquei entusiasmado com o uso de uma "turbina pneumática".
ao invés de quebrarmos a cabeça encima de uma turbina que funciona na teoria, podíamos adaptar uma caldeira para gerar pressão para tocar um equipamento pneumático.

já tive oportunidade de ver um desses extraindo um parafuso e fiquei impressionado da força que possui. seguramente o josenir não conseguiria segurar com a mão, tamanha a força que ele possui.

se dimensionado corretamente, posso utilizar uma caldeira para tocar essa ferramenta que tocará uma turbina.

preciso irrigar uma área que necessita de 150m³/hora, ( 2,5m³ por minuto, ou 40 litros/segundo) à uma distância de 500 metros e aclive de 3 metros. sabemos que para cada 100m de cano, equivale à um levante de 1 metro.
como são 500 metros, teoricamente preciso levantar essa àgua à 5 metros( por perdas da tubulação ) e + 3 metros do aclive.

tens idéia que volume de água tem que ser enviado na ponta, no ponto zero para que chegue lá na outra ponta à razão de 150m³ ?

sabendo essa necessidade de bomba, podemos dimensionar o tamanho da caldeira.
fendel: sei que tu és bom de contas, dê uma idéia de dimensionamento de caldeira, sem hiper-dimensiona-la.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por visitante »

vivam ...

kaefer..imodestia á parte..sou razoalvemente bom no a que estou habilitado..seja por força de conhecer..seja por força de querer fazer bem feito..

no campo estrito de geração de vapor para aplicação mecanica sinto que sou mais capaz de estudar ou teorizar soluções sobre a aplicação que sobre a geração..simplesmente porque não estou familiarizado com os processos de geração..

neste mesmo topico existem intervenientes muito mais avalizados na construção de caldeiras como na alimentação das mesmas..prefiro ficar-me pela sua aplicabilidade (engenhos passiveis de funcionarem através da força do vapor) e pontualmente pela sua alimentação..

ora temos que as formas de alimentação (para o aquecimento) da caldeira são sobejamente conhecidas e amplas..quanto aos engenhos que possam aproveitar eficazmente a pressão do vapor gerada por esta (caldeira) mesmo é que reside o busilis da questão..

para a aplicação que pretendes (uma bomba para irrigação) eu creio que o engenho que melhor se adequará seja uma das muitas variantes inspiradas na roda de pás que por sua vez (ou intercaladamente..caso se se opte por uma bomba alimentada electricamente)movimentará uma bomba..

p.s.- dados mais alguns conhecimentos que já adquiri aqui no forum..que apreciativa e teoricamente me parecem ser eficazes eu (no teu lugar..or wearing your shoes) apostaria pela aplicação num sistema secundario de geração de electricidade que alimentaria prioritariamente o que está na genese da sua criação ou seja a bomba de irrigação..mas que tambem poderia ser bastante util para outras aplicações quando a energia produzida não fosse necessaria para a aplicação primaria..

continuemos..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 207
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am
Localização: Rio Negro PR BR

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Fendel »

se vc precisa de 150 m3/h na saída da tubulação... é exatamente a vazão que vc necessita na entrada da bomba...
e a pressão seria de 8 mca ou 0,8 kgf/cm2. ou 0,8 bar
vendo um catálogo de bombas, isso corresponde a uma bomba de 25 a 30 hp.

eu partiria para uma motobomba a óleo de fritura... coletado nos restaurantes da região... ou um gasogênio, à lenha seca ou carvão vegetal...

outra opção pronta seria um velho locomóvel de serraria... de uns 50 hp... numa caldeira de 1 tonelada de vapor hora...

agora me veio outra idéia.... um ejetor de vapor... ou seja... tipo uma pistola grande de pintura.... injeta vapor e chupa água ...
só não sei o rendimento disso...
energias descentralizadas e definitivas.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

se vc precisa de 150 m3/h na saída da tubulação... é exatamente a vazão que vc necessita na entrada da bomba...
tens que considerar as perdas resultante de um desnível de 8 metros ( 5 pela tubulação e 3 pelo aclive do terreno )

se na saída da bomba ( antes de entrar na tubulação ) tivermos uma vazão de 150m³, dificilmente esse mesmo volume chegará depois de 500m percorridos e 3m de desnível. são perdas inevitáveis.

a opção por óleo de fritura é boa. porém, quero centrar esforços no uso do vapor, já que posso gera-lo gratuitamente à partir de lenha.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por visitante »

vivam ...

kaefer..tomando por certo que pretendes mesmo enveredar por um sistema que inicia o processo fazendo recurso da pressão de vapor eu proponho-te o seguinte recorrendo aos calculos que o fendel indicou :

a caldeira -» engenho a eleger -» gerador (de valores de produção de electricidade a definir)

proponho esta solução por se tratar de um equipamento para aplicação estatica e por talvez não necessitares de bombear esse caudal de agua todo o ano..assim o gerador poder-te-ia fornecer electricidade para a bomba de agua e para muitos outros usos consoante a tua conveniencia a cada momento..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas fernando

é uma idéia a ser considerada.
o fendel conhece muito esse sistema que permite um motor ser transformado em um gerador.
só tem que considerar que nesse caso, não posso injetar ee na rede, pois no local do levante de água não existe rede.
teria que ser um motor a gerar ee para consumo alí do lado.
imagino que a necessidade de vapor para gerar a ee seja bem inferior à necessidade de mover a bomba direto. precisaríamos de um regulador de tensão ?

que achas fendel ?
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 207
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am
Localização: Rio Negro PR BR

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Fendel »

as perdas de água pela tubulação devem ser mínimas.... e com um pedaço de câmara velha de pneu, podem ser reduzidas a zero...

uma caldeira requer inspeção anual, operadores habilitados... e é uma bomba...
sem rede elétrica disponível, é melhor utilizar um gerador normal, com regulador de tenção, rotação etc...
é possível achar um locomóvel completo com gerador desativado em alguma serraria da região...
energias descentralizadas e definitivas.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

caros amigos,

ou vocês não leram todas as mensagens ou se esqueceram do que leram...
o luciano, já usa uma motobomba...a questão é que ele gasta 200 litros de oleo diesel por dia!! e isso está deixando os custos de produção dele muito alto!
como ele possui abundancia de biomassa em sua propriedade é que surgiu a ideia de desenvolvermos uma bomba dagua a vapor, para substituir os 200 litros de oleo diesel que ele é obrigado a comprar e queimar todos os dias...entenderam!!!!!!!!!
a ideia da turbina tesla surgiu devida a sua aparente facilidade de construção e promessa de rendimento razoavel. mas se esse caminho está se mostrando inviavel, vamos por outro, a turbina de palheta, como a usada nessas ferramentas parece ser uma ótima opção...contamos com os amigos para ajudar a dimensiona-la para atender as necessidades do amigo luciano.
mas por favor, parem de dar opções obvias, porem que não atendem as anseios e necessidades do luciano...leiam as mensagens anteriores e entenderam o que quero dizer
valeu pessoal
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 207
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am
Localização: Rio Negro PR BR

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Fendel »

leia vc com atenção...prá começar o título do tópico fala de carro a vapor... não tem nada de bomba de água...
energias descentralizadas e definitivas.

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Josenir »

eu já peguei o bonde andando mas entendi que o objeto central tem sido resolver um problema proposto pelo luciano. mas eu mesmo estou aqui mais para resolver um problema meu do que dele. não vejo motivo para se entrar em atrito, cada um que dê a contribuição que achar útil. infelizmente em todo lugar sempre vão existir pessoas mais afinadas e outras nem tanto, com os objetivos coletivos. no final, se eu conseguir resolver o meu, é claro que ele estará mais próximo de resolver o dele. toca o bonde, que eu quero chegar...

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

amigos, vamos reestabelecer a ordem no tópico.

o tópico, aberto pelo sandro_ventania, visava um argumento à favor de veículos movidos à vapor. ninguém inicialmente participou, senão para rechaçar a idéia.

depois que senti a necessidade e percebi a viabilidade técnica de usar o vapor para mover turbinas simples de construir, começamos a trocar idéias.

teorizar é fácil. basta sentar na frente da telinha e escrever coisas que nem sempre podem ser transformadas em realidade. propuz uma necessidade prática, para que a teoria migrasse rapidamente para a prática.

aqui ninguém foi chamado para trabalhar de graça. o tópico está aberto à quem quiser participar, dando seu contributo, partilhando conhecimento.

josenir, quando escreves que não está aqui para ajudar o "projeto do luciano", e que está aqui apenas para resolver o "seu" problema, está dando um balde de água fria nos propósitos do forum, que é a ajuda mútua e partilha de conhecimentos.

de prático, só existe a necessidade de levante de água que coloquei. você poderia também colocar as suas necessidades, e o tópico correria no sentido de ajuda em não 1, mas sim em 2 ou mais projetos que tenham por base o uso do vapor.

conclamo à todos os participantes, que voltem-se ao centro do tópico.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Josenir »

viu ? na briga do rochedo com o mar, quem apanha é o caranguejo ! essa nossa língua portuguesa parace até que é cheia de idiomas, a gente diz uma coisa e entendem outra bem diferente, já tinha me acontecido algo parecido aqui no fórum. como seria possível ? o que quer, o que pode esta língua ?

mas eu não ligo, sou imperturbável. e para quem não sabe, enquanto vocês dormem eu já trabalho numa nova turbina a vapor. estava eu a meditar no quintal de casa, andando para um lado e outro, quando de repente, não mais que de repente, da bruma se fez o vento... não, não é poesia, de repente topei numa peça de ferro fundido semi-enterrada no chão. deu uma dor medonha no dedão e tirou uma lasca da unha. aí quando eu desenterrei o objeto infame e fiz posição para lançar o mais longe possível, reparei que se tratava de uma polia dentada de automóvel que eu tinha trocado da minha saveiro. imediatamemte pensei: eureka ! isso aqui foi feito para ser o rotor de uma turbina a vapor.
aposto que ninguém viu uma turbina a vapor deste modelo. está quase pronta. se funcionar eu aviso, ou seria melhor eu ficar caladinho para não deixar o luciano saber ? brincadeirinha...
PHTO0018.jpg
PHTO0018.jpg (34.81 KiB) Visto 3774 vezes

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por mnunespt »

amigo,

sem querer tirar o animo, penso que funcionará mas não será muito eficiente.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

essa lingua portuguesa confunde até os brasileiros entre si. quem dirá brasileiros-portugueses.

mnunespt: só saberemos se tentarmos. lembro quando estávamos quebrando a cabeça com o bio de banha de porco, apareceu o red baron propondo aumentar a temperatura e eu falei para aumentar a quantidade de naoh. todo mundo gritou que não daria certo.

mas deu. hoje temos um protocolo para fabricação de bio animal, baseado na tentativa e erro.

o que chama a atenção na foto é que trata-se de apenas 1 disco, mas visualiza-se a turbina pronta. basta meter ar ou vapor e ver se resulta.

a opção do locomóvel sugerida pelo fendel é boa. andei procurando. custa uns 15 mil reais, ou uns 6 mil euros. ainda muito caro. precisamos de soluções acessíveis e que funcionem.

avante cabeças pensantes...
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

e quem tá brigando aqui???
essa lingua é de matar
vamos em frente...e se for melhor eu ficar calado, eu fico
Nós somos a consequência do que pensamos.

Responder

Voltar para “Motores à Ar Comprimido ou Vapor”