Página 1 de 2

Motor à vapor > Energia elétrica

Enviado: segunda jul 16, 2007 10:59 am
por NandoIsrael
então galera.. sou novo aki no novaenergia...
tenho várias idéias na cabeça mas como sou muito inexperiente talvez algumas não passem de ilusões
gostaria de saber se há uma forma de gerar energia elétrica através de uma maquina simples a vapor.. de preferencia que possa ser construida em casa... se alguém puder me ajudar obrigado...
ateh mais..
paz

Enviado: segunda jul 16, 2007 12:35 pm
por MrOverclock
sim, é possível produzir energia a partir de qualquer coisa que consiga gerar movimento, depois é só passar a energia mecânica para energia eléctrica através de um dínamo.

neste caso em concreto creio que se calhar não é uma boa ideia. se já tivesses uma máquina a vapor seria fácil transformá-la para produzir energia eléctrica, mas construí-la de raiz em casa julgo que possa vir a ser um bicho de 7 cabeças. já para não falar no perigo de a caldeira explodir, etc...

mas ideias destas são sempre bem vindas

Enviado: segunda jul 16, 2007 2:40 pm
por escalavardo
a questão principal é saber como é que se arranja esse vapor de água.. é que se fôr para gastar mais energia do que aquela que se consegue, então não vale a pena pensar nisso (a não ser que tenhas algum geiser no quintal..).

Enviado: segunda jul 16, 2007 3:55 pm
por MrOverclock
se for para queimar restos de madeira resultante da limpesa da mata a volta da nossa casa até que é capaz de compensar... mas e a poluição? será muito mau?...

Enviado: sexta jul 27, 2007 2:57 pm
por celsomenaia
as maquinas a vapor tem uma eficiencia muito má inferior a 10%, portanto apenas recomendavel se tiveres uma fonte de calor que não seja usada, existem os motores de ciclo de sterling tem um pouco de mais rendimento, talvez seja uma solução melhor, em termos de construção penso que não são são assim tão diferentes

cumprimentos

Enviado: sexta jul 27, 2007 3:12 pm
por Sa
mroverclock Escreveu:se for para queimar restos de madeira resultante da limpesa da mata a volta da nossa casa até que é capaz de compensar... mas e a poluição? será muito mau?...
boas

nao, só estas a emitir o co2 que os restos absorveram nada mais, repara no bd ovd, o que é que libertam só aquilo que a planta absorveu pra crescer e viver, nada mais. torna-se num ciclo fecahado.

Enviado: sexta jul 27, 2007 11:48 pm
por Ferra
celsomenaia Escreveu:as maquinas a vapor tem uma eficiencia muito má inferior a 10%,
como gosto de motores a vapor fiquei um pouco surpreendido pela eficiência dos mesmos. isso também se aplica aos que possuem um recuperador?

Enviado: sábado jul 28, 2007 12:10 am
por celsomenaia
basicamente o rendimento duma máquina termica de ciclo de carnot, é dada pela diferenca de temperaturas, numa maquina a vapor temos temperaturas de ordem dos +100ºc , dai o seu rendimento baixo, nos motores de explosão que tem temperaturas superiores, mesmo assim o rendimento´maximo teorico é cerca de 30%

uma caldeira com recuperador´, é possivel ter mais rendimento, já que reintrodus calor novamente no sistema

curiosidade: um litro de gasolina tem cerce de 10 kwh de energia, para mover um carro normal compacto a 100km/h é perciso cerca de 12 a 16 kwh.

cumprimentos
celso menaia

Enviado: sábado jul 28, 2007 12:35 am
por Ferra
por isso é que sou um defensor das pilhas de combustível. teem o dobro da eficiência.

Re: Motor à vapor > Energia elétrica

Enviado: quinta nov 19, 2009 5:48 pm
por Flamingo
numa pesquisa que partiu de uma ideia deste forum, voltei a ele novamente. este forum já é uma referência na net.
ora vamos lá saber, alguém tem alguma ideia de como aproveitar o calor produzido pelo motor de um carro para produção de energia eletrica?

Re: Motor à vapor > Energia elétrica

Enviado: terça nov 24, 2009 3:40 pm
por zegalote
eu tenho uma ideia, com peltiers

Re: Motor à vapor > Energia elétrica

Enviado: sexta mar 19, 2010 12:56 pm
por Dudu Santana
olá amigos sou novo aqui, mas observando as conversas e pensando um pouco me veio uma idéia, que por motivos técnicos não tenho como demonstrar, mas deixo a semente para apreciação: será que não daria para se fazer um motor à vapor com o sistema de aquecimento por microondas, como nos fornos de cozinha?

abraços!

dudu

Re: Motor à vapor > Energia elétrica

Enviado: sexta mar 19, 2010 1:36 pm
por koluirty
a melhor maneira de produzir energia eléctrica a partir de uma caldeira a vapor é usando a energia solar, para aquecer a água, usar a pressão do vapor para movimentar um embolo e um circuito de refrigeração para condensar e recuperar a água...

se se usar agua do mar, obtêm-se uma central de dessalinização 100% ecologica... e com uma eficiência brutal já que como residuo gera energia eléctrica, sal de óptima qualidade e o resto ainda é passível de ser reciclado ou aproveitado de alguma forma

Re: Motor à vapor > Energia elétrica

Enviado: sexta mar 19, 2010 1:41 pm
por koluirty
flamingo Escreveu:numa pesquisa que partiu de uma ideia deste forum, voltei a ele novamente. este forum já é uma referência na net.
ora vamos lá saber, alguém tem alguma ideia de como aproveitar o calor produzido pelo motor de um carro para produção de energia eletrica?
a honda tem um projecto em desenvolvimento para aplicar nos híbridos baseado no sistema que descrevo abaixo acima para a central de dessalinização/central eléctrica, usando o calor dos gases de escape para accionar uma maquina de vapor e recuperando a agua por condensação, a energia eléctrica resultante será usada para recarregar as baterias do sistema híbrido, aumentado ainda mais a eficiência deste.

Re: Motor à vapor > Energia elétrica

Enviado: sexta ago 06, 2010 3:24 am
por mauro
acho que o motor a vapor poderia fucionar em conjuto com o motor a combustivel , usando a ernegia termica que e jogada fora pelo radiador e escapamento .

Re: Motor à vapor > Energia elétrica

Enviado: quarta nov 03, 2010 6:09 pm
por schonorio
olá pessoal,

sou novo aqui e quero parabenizar a todos pelo grande conteudo do forum.

gostaria de saber de vocês o que usar como "alternador" para converter a energia de vapor para energia eletrica.
vi no site que usar um alternador de carro é complicado porque precisa de muita força para gira-lo. existe algum alternador que precisa de "menos" força ?
visto ainda que o que pretendo fazer é em uma escala muito pequena para ver se da resultado.

apenas para todos entenderem, pretendo gerar vapor usando energia solar com espelhos direcionados a um recipiente.

Re: Motor à vapor > Energia elétrica

Enviado: sexta nov 26, 2010 3:55 am
por sergio ferraz
sim
um turbo de carro um alternador uma caldeira uma valvula de pressao uma mangueira enrrolada ao sol
já tinha pensado nisso

Re: Motor à vapor > Energia elétrica

Enviado: quarta abr 20, 2011 11:08 pm
por albert_emule
vocês vão mudar de idéia quando ver este gerador a vapor aqui:
http://www.otherpower.com/steamengine.shtml[url][/url]

ele gera 2000w que eu acho que seja mais do que suficiente para uma casa pequena.
está certo que maquinas a vapor possuem baixo rendimento, mas geradores como estes seriam bem vindo em locais que a energia elétrica não chega.

em zonas rurais por exemplo, onde o combustível é encontrado facilmente de graça.

a questão do perigo da caldeira pode ser resolvido facilmente construindo uma caldeiras flamotubular.

esse tipo de caldeira é totalmente segura pois é formada de vários tubos comunicantes. no máximo que pode acontecer é um dos tubos estourarem, mas neste caso também não vai causar acidente algum, desde que todo o sistema esteja dentro de um gabinete fechado

Re: Motor à vapor > Energia elétrica

Enviado: sábado mai 07, 2011 10:11 pm
por albert_emule
para desenvolvermos uma turbina a vapor que possa rotacionar um gerador, primeiro devemos aprender um pouco sobre turbinas de impulso. vejam:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=bopnzsdb ... r_embedded[/youtube]

será possível criar uma turbina capaz de produzir 500w?
se podemos produzir energia com turbinas eólicas movidas por ventos naturais, porque não produzir energia com a força do vapor?

Re: Motor à vapor > Energia elétrica

Enviado: domingo mai 22, 2011 8:28 pm
por albert_emule
amigos, em fim descobri que turbinas a vapor com potência menor que 240cv, não é possível. o rendimento fica muito baixo, não sendo adequado para uso.

mas motores usando pistão é a solução ideal para baixas potências.

o segredo da máxima eficiência é evitar ao máximo a perda de calor por dissipação, seja na caldeira ou no próprio cilindro. o ideal é que o cilindro fique o mais perto o possível da caldeira, para evitar tubulações longas que possam perder calor por dissipação, e que todo o sistema seja isolado por materiais isolantes térmicos, como fibra de vidro, aquelas que são usada para isolar fornos de fogões.

o raciocino é bem simples:

a água enquanto está se aquecendo, não gera potência útil. apenas está acumulando calor, calor este que não será usado para gerar potência até que atinja o ponto de ebulição, por tanto será perdido.

só após atingir o ponto de ebulição, e que o vapor já esteja numa pressão suficiente para mover um cilindro, é que começa a gerar potência útil.

por isso é necessário evitar ao máximo perda de calor por dissipação no ar, pois qualquer perda de calor, tanto no cilindro quanto na caldeira, será necessário muito mais fogo para repor este calor, e por tanto diminuirá a eficiência do sistema.

o ideal é que além da boa isolação térmica, o motor a vapor tenha também ciclo fechado, ou seja; que a água condensada volte novamente para a caldeira.
como eu havia dito antes, a água enquanto está se aquecendo, não gera potência útil. e se a caldeira secar e tiver de enche-la novamente, toda a energia térmica armazenada na água será pedida, e o processo se iniciará do zero.

com o ciclo fechado, a água volta para a caldeira ainda quente, evitando perdas elevadas de calor, e mantendo a caldeira sempre cheia e o motor com a sua eficiência máxima.

aqui vai um vídeo para a gente desenvolvermos idéias:
Link