Página 1 de 1

Grupo Lena entra na corrida às energias das ondas

Enviado: segunda jan 14, 2008 4:10 pm
por luimio
o grupo lena, através da sua participada eneólica, vai apresentar uma proposta ao concurso para a exploração de energia das ondas na zona delineada pelo governo em são pedro de muel, leiria.

a entrada do grupo nas energias das ondas aconteceu o ano passado, quando em parceria com a finlandesa aw-energy, que detém a tecnologia patenteada wave roller, criou uma joint-ventur, a seaner, para instalar um parque de energia das ondas ao largo da praia da almagreira, em peniche, anunciou a empresa em comunicado.

recorde-se que em abril de 2007, o grupo iniciou a instalação do projecto-piloto a partir desta tecnologia wave roller, a qual tem como conceito o aproveitamento da energia das ondas de fundo.

este projecto-piloto visa instalar e ligar à rede uma potência de 1mw, que está a ser desenvolvido em duas fases: a primeira que foi já iniciada, consta da instalação de uma potência de 250kw, a segunda dos restantes 750 kw a instalar até final de 2008.

«demonstrada a viabilidade técnica e financeira desta tecnologia, como se espera, o grupo prevê aumentar a potência instalada e criar uma central de energia das ondas em grande escala», refere o administrador da eneólica, agostinho ribeiro.

agora que foi definida a zona piloto e aberta aos interessados, o grupo lena vai apresentar também uma proposta de instalação de um projecto para aproveitamento da energia das ondas, dando assim continuidade ao objectivo de aposta nas energias renováveis.

Imagem