Página 1 de 1

OVERUNITY !!!

Enviado: sábado out 12, 2013 12:15 am
por Jose Salgueiro
Boas,

O que é overunity?

Obrigado

Re: OVERUNITY !!!

Enviado: sábado out 12, 2013 8:11 am
por Aless
Olá Jose,
de modo geral o termo se refere a dispositivos que fornecem mais energia do que a que consomem.
Não existem no mundo real, apesar de milhares de vídeos e sites sobre o assunto...
Pertencem ao campo da pseudo-ciência, e via de regra, são anunciados por vendedores de banha de cobra, e por falsos profetas.
Abraços!

Re: OVERUNITY !!!

Enviado: quarta out 16, 2013 8:16 pm
por Jose Salgueiro
Obrigado.

Re: OVERUNITY !!!

Enviado: sexta jan 24, 2014 11:12 pm
por Bluesky
"overunity" é um termo ingles que significa over (além de, sobre) unity (unidade). Ou seja, refere o conceito de sobreunitário, quando um engenho apresenta uma eficiencia de operação superior à unidade (100%). Tambem designados como aparelhos com um COP superior a 1. Segue o meu novo topico "como construir um motor magnetico II" e vais perceber como é facil construires um motor magnetico com COP > 2 (+ 200%). Mas não tem limite, pois podes multiplicar o factor por aquilo que necessitares.

http://en.wikipedia.org/wiki/Coefficient_of_performance" onclick="window.open(this.href);return false;"

Nesta pagina verificas que as bombas de calor são facilmente sobreunitarias, se fizeres as contas às energias envolvidas no processo. Mas mais interessante são os motores magneticos, onde fazemos contas diretamente potencia de entrada potencia de saida, sem envolver calor. Outro exemplo com COP infinito são as celulas fotovoltaicas, pois convertem a energia do sol em electricidade sem entrada de electricidade.

Não entendo o que certas pessoas dizem ser impossivel, ou teimarem como tratarem-se de engenhos de movimento perpetuo, pois o moinho de agua moverá sempre a sua roda desde que o rio continue a correr. E esse "rio", mais propriamente o existente na energia primária da matriz espaço-tempo, efectivamente parece em constante movimento desde o inicio dos tempos mas nunca ninguem apresentou uma prova cientifica rigorosa desta realidade.

Re: OVERUNITY !!!

Enviado: domingo fev 16, 2014 12:26 pm
por Bluesky
Um esclarecimento extra e simples sobre o que é a sobreunidade/overunity, atendendo a algumas duvidas que estam a surgir em alguns foristas mas reticentes e devem tratar-se aqui em topico apropriado.

A sobreunidade é simplesmente extrair mais energia de um sistema, seja ele qual for, do que a energia usada para o ativar em primeiro lugar. Entrada (In) versus Saida (out). Isto nem sequer está relacionado com a eficiencia do proprio sistema, ou seja, a quantidade de energia de entrada necessaria para obter a saida desejada. Evidentemente que quanto menor for a energia de entrada requerida mais eficiente será o sistema, mas é só necessario que a energia de entrada seja inferior à energia de saida. Pronto, só isso...agora o importante:

1. Sistemas sobreunitarios classicos: são sistemas não contestados pois a ciencia reconhece com facilidade de onde provem a energia, seja do Sol, do calor (bombas de calor), do vento, do calor interno do nosso planeta, de material nuclear, do movimento de cursos de agua etc...

2. Sistemas sobreunitarios não-classicos: são os sistemas que muita polémica levantam pois usam fontes energeticas não reconhecidas pela ciencia, como a energia do espaço ou energia primária. Uma dessas formas é o magnetismo, puro e simples.

Agora nada disto usa magia, ilusionismo, engano, vodoo africano ou parapsicologia aplicada....tenham juizinho!

Re: OVERUNITY !!!

Enviado: domingo fev 16, 2014 1:06 pm
por t3lmo
Ainda esta semana veio uma noticia real de um sistema OVERUNITY:
DN, Lusa Escreveu:Fusão nuclear gerou mais energia do que consumiu.

Cientistas norte-americanos anunciaram, na quarta-feira, terem conseguido, pela primeira vez, obter mais energia de uma reação de fusão do que a absorvida pelo combustível usado para a provocar.
O estudo desenvolvido pelo organismo norte-americano National Ignition Facility (NIF), no Estado da Califórnia, foi divulgado pela revista científica britânica Nature.
Durante várias décadas de trabalho, os cientistas têm enfrentado um enorme obstáculo: a quantidade produzida de energia era sempre ultrapassada pelas grandes quantidades de energia necessárias para desencadear o próprio processo.
A equipa de cientistas do NIF fixou 192 feixes de laser na direção de um ponto mais estreito do que a largura de um cabelo humano para gerar energia suficiente para comprimir uma minúscula cápsula de combustível num tamanho 35 vezes menor que o original.
Com uma duração de menos de um bilionésimo de segundo, a reação provocada pelos cientistas norte-americanos libertou energia equivalente à energia armazenada em duas baterias AA (cerca de 17.000 joules -- unidade de medida de trabalho, de energia e de quantidade de calor) na sua última experiência, realizada em novembro do ano passado.
De acordo com os especialistas, a libertação de energia, apesar de "modesta", foi maior do que a energia absorvida pelo combustível, estimada entre 9.000 e 12.000 joules.
http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interio ... Tecnologia

Re: OVERUNITY !!!

Enviado: domingo fev 16, 2014 1:51 pm
por Aless
t3lmo Escreveu:Ainda esta semana veio uma noticia real de um sistema OVERUNITY:
Olá t3lmo, em relação à energia não existem sistemas "overunity".

A notícia, em uma versão mais completa, pode ser encontrada em http://www.publico.pt/ciencia/noticia/p ... ou-1623488

Ainda assim, o texto é facilmente mal interpretado, e já enviei uma mensagem a respeito em outro tópico:
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 15#p233215

Segue abaixo a mensagem que escrevi:

Aless Escreveu:Reatores de fusão nuclear existem há vários anos, mas usam processos diferentes para iniciar e manter a reação nuclear.

De acordo com a notícia, a equipe de cientistas conseguiu (para o método de confinamento inercial) que o processo que "liga" a reação nuclear gaste menos energia que a energia obtida na reação.
Mas a reação efetivamente consome combustível nuclear, e é deste combustível que o reator extrai sua energia. Sem mágicas, e sem nada a ver com "overunity".

Uma situação análoga é um interruptor/timer, que precise de apenas 10 Joules de energia para ser acionado, quando então pode, por exemplo, ligar um motor de 2.4 amperes, a 230V, por 1 hora, ou seja, gasta 10 Joules para fornecer 2 Mega Joules...

Resumindo: não existe nada de sobre-unidade no processo energético do tal reator.
Apenas passou a ser viável economicamente.
Abraços a todos!

Re: OVERUNITY !!!

Enviado: domingo fev 16, 2014 2:50 pm
por Emanuel Couto
Então José!!!
Tudo bem com o teu sistema de autoconsumo :!: :!:
Abraço.

Re: OVERUNITY !!!

Enviado: domingo fev 16, 2014 7:51 pm
por Bluesky
Bem malta, nas reacções nucleares existe realmente uma perda de massa (total), seja na fusão ou na fissão, logo podemos atribuir isso à tal conversão massa-energia prevista por Einstein, logo é um sistema tradicional. Portanto apesar do Aless ter razão neste caso, tal não significa que não existam sistemas sobreunitarios (sobre unidade ou acima de 100%). Já expliquei isso em mensagem anterior. Vejam este pequeno video, ilucida o quanto basta, lamento se nao souberem ingles...chama-se os caçadores de mitos caçados.


Link