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Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: domingo fev 25, 2018 5:32 am
por Rogério Guimarães
vinato Escreveu:
sábado fev 24, 2018 4:34 pm
De fato, a definição de potência que eu uso, aprendi a cinquenta anos. Que é E x I = P
Esta definição de potência real de fontes de PC, se enquadra perfeitamente. Portanto não vejo nisto, estupidez.
É de se esperar que você não veja isso. :D
Da mesma forma, você acha que tensão e corrente de um motor se comportam como tensão e corrente de um PC, mesmo tendo sido alertado que não.
O Carlos Mendonça, o Aless, e eu dissemos que sua opinião sobre o consumo energético de um motor estava totalmente errada, e mencionamos o "fator de potência" - algo que você ainda não faz a menor idéia do que seja.
De nada adiantou, e você continua achando que está certo, e que nós outros estamos errados... :D
vinato Escreveu: Estes engenheiros, formados para replicar projetos (?), entram neste tópico para dar lições, da Física que aprenderam na faculdade.
Alguém que não tem nenhuma noção do que se estuda numa faculdade de engenharia, deveria se abster de falar sobre o assunto... :lol:
Aliás, todos os engenheiros (Aless, eu, e os que conversaram contigo na Universidade de Taubaté) que tomaram conhecimento do seu projeto ( gerar energia elétrica usando energia elétrica e ímãs permanentes) não hesitaram em dizer que ele não tem nenhuma chance de funcionar.
Veja só, quando olhei seu projeto, não gastei 30 segundos de análise para dizer que é besteira da grosssa, enquanto você está há mais de 4 anos às voltas com essa geringonça... :lol:
vinato Escreveu: Esquecem-se de que aqui, esta área é experimental.
Imaginar que sua "área experimental" não siga a Física da faculdade só reforça a opinião do Aless sobre você... :lol:
Até agora você não conseguiu sequer medir a energia consumida pelo seu motor...

Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: segunda fev 26, 2018 9:09 am
por vinato
Estou desde o inicio, mostrando o motor elétrico, com a energia gasta em vazio, na mesma rotação, rodando este eixo pesado, travado na partida.

Isto significa ganho de energia mecânica.
O Gerador Quatro anos... (26-02-2018 20-33).png
O Gerador Quatro anos... (26-02-2018 20-33).png (206.3 KiB) Visto 2081 vezes
Teste N-N-N.PNG
Teste N-N-N.PNG (182.95 KiB) Visto 2115 vezes
Três conjuntos alinhados+gerador.PNG
Três conjuntos alinhados+gerador.PNG (175.85 KiB) Visto 2115 vezes
Ao invés de verem isto, insistem em criticar as definições que tenho usado.
Desde o título do tópico "Mecânica dos Magnetos", venho com o propósito de desenvolver mecanismo que gere energia mecânica. O objetivo é transformar a energia mecânica do motor magnético em energia elétrica, junto do motor elétrico.

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Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: terça fev 27, 2018 11:53 pm
por vinato
Motor elétrico e magnético. Motor e gerador. Uma máquina só.
Baixo impacto ambiental.
Empresas e pessoas poderão gerar a própria energia!!!
A_MASSA_DE_UM_CORPO,_É_A_MEDIDA_DA_SUA_QUANTIDADE_DE_ENERGIA_ALBERT_EINSTEIN
Geradores energia elétrica e mecânica.PNG
Geradores energia elétrica e mecânica.PNG (136.25 KiB) Visto 2067 vezes
Aumenta-se a massa do eixo, e o motor mantem o mesmo consumo...


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Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: quarta fev 28, 2018 9:58 pm
por vinato
NADA NA CIÊNCIA É UMA VERDADE ABSOLUTA E INQUESTIONÁVEL
Isto não quer dizer que eu esteja tentando algo impossível.
https://youtu.be/CoOYwvauZWc
Projetei esta máquina, e cheguei a denominá-la "Máquina do Milênio".
Mas é difícil empreender contra uma ideologia insana e corrupta como a que enfrentamos.

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Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: quinta mar 01, 2018 10:17 am
por Rogério Guimarães
vinato Escreveu:
segunda fev 26, 2018 9:09 am
Isto significa ganho de energia mecânica.
Isto significa desperdício de energia elétrica.
Você não sabe medir e nem calcular o consumo energético, mas eu e muitos outros sabemos que a geringonça gasta mais energia elétrica do que a soma das energias mecânica+elétrica obtidas.

vinato Escreveu: Ao invés de verem isto, insistem em criticar as definições que tenho usado.
Ora Vinato, eu gosto de ver suas mensagens. Elas me fazem rir. :lol:
Mas não queira enganar os outros, por favor.

vinato Escreveu: Desde o título do tópico "Mecânica dos Magnetos", venho com o propósito de desenvolver mecanismo que gere energia mecânica. O objetivo é transformar a energia mecânica do motor magnético em energia elétrica, junto do motor elétrico.
Seu objetivo é fisicamente impossível de ser alcançado. Somente ignorantes é que talvez acreditem em você.

vinato Escreveu: Procuro apoio, entre em contato
Para gastar algum dinheiro com você, não basta que o benfeitor seja um ignorante.
Ele precisará ser um estúpido, porque basta uma consulta a alguém mais esclarecido para que se descubra que a geringonça está destinada ao fracasso total.

Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: quinta mar 01, 2018 10:42 am
por Rogério Guimarães
vinato Escreveu:
quarta fev 28, 2018 9:58 pm
Isto não quer dizer que eu esteja tentando algo impossível.
Acontece que você está tentando algo impossível.

vinato Escreveu: Projetei esta máquina, e cheguei a denominá-la "Máquina do Milênio".
É notório que você se sente recompensado ao imaginar que esteja fazendo algo útil...
Ou seja, essa geringonça faz a sua alegria, faz a nossa alegria, e já fez a alegria de algum vendedor de ímãs... :lol:

vinato Escreveu: Mas é difícil empreender contra uma ideologia insana e corrupta como a que enfrentamos.
Procuro apoio, entre em contato
Se a geringonça tivesse alguma chance de funcionar, apareceriam vários investidores dispostos a fazer negócio.
Duvido que, além de você, alguma outra pessoa queira desperdiçar dinheiro com essa bobagem.

Trocando os pés de barro

Enviado: quinta mar 01, 2018 8:10 pm
por vinato
Tentar abafar este assunto, é como tentar tapar o Sol com peneira
Pés de barro (01-03-2018 16-41).PNG
Pés de barro (01-03-2018 16-41).PNG (416.49 KiB) Visto 1990 vezes
Chegou a vez da troca dos pés de barro do projeto
MEDINDO SÓ OS AMPERES DE CONSUMO DO MOTOR JÁ DÁ PARA TER UMA NOÇÃO DO QUE ESTÁ ACONTECENDO ;
AMPERAGEM X VOLTAGEM = POTENCIA TOTAL CONSUMIDA NA ENTRADA ;
é A POTENCIA APARENTE, PELA QUAL VOCÊ DÁ DINHEIRO PARA A CONCESSIONARIA DE ENERGIA ELÉTRICA ;

A POTENCIA APARENTE É A SOMA DA POTENCIA REAL CONSUMIDA + A
POTENCIA REATIVA CAUSADA PELA INDUTÂNCIA DO BOBINAMENTO DO MOTOR ;

A INDUTÂNCIA CAUSA UM ATRASO DA CORRENTE EM RELAÇÃO à TENSÃO E O RESULTADO É O AUMENTO DA CORRENTE CONSUMIDA , ISSO PORQUE A SENOIDE DA CORRENTE FICA ENCAVALADA SOBRE A SENOIDE DA TENSÃO ; É O FATOR DE POTENCIA ;

E A CONCESSIONARIA , COBRA ATÉ O ÚLTIMO CENTAVO , SEM DÓ NEM PIEDADE .
Carlos Mendonça
Insistem em utilizar o adjetivo estúpido,
Rogério Guimarães Escreveu:
quinta mar 01, 2018 10:17 am
Para gastar algum dinheiro com você, não basta que o benfeitor seja um ignorante.
Ele precisará ser um estúpido, porque basta uma consulta a alguém mais esclarecido para que se descubra que a geringonça está destinada ao fracasso total.
Continuo buscando provas. Para eu mesmo!
Enquanto alguns, que mal sabem justificar as suas experiências, ficam aqui, ofuscando esta iniciativa.

O MOTOR ELÉTRICO GERA ENERGIA MECÂNICA. GERA ENERGIA ELÉTRICA. SE MAIS, SE MENOS, DEPENDE DA ESTRUTURA MONTADA.
Sabe-se que para se gerar 1 Kw de energia, são precisos 3 CV
Trabalho com motor de 1/2 CV, 756 W, proporcionalmente 2,2 CV, portanto, preciso aumentar a energia mecânica do meu sistema.
Acrescentarei mais massa. Com a proposta de manter o mesmo motor e não aumentar o seu consumo.
TOME PARTIDO!

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Re: Trocando os pés de barro

Enviado: sábado mar 03, 2018 6:26 am
por Rogério Guimarães
vinato Escreveu:
quinta mar 01, 2018 8:10 pm
Tentar abafar este assunto, é como tapar o Sol com peneira.
Hahaha, este assunto só é obscuro para você, Vinato! :lol:

vinato Escreveu:
MEDINDO SÓ OS AMPERES DE CONSUMO DO MOTOR JÁ DÁ PARA TER UMA NOÇÃO DO QUE ESTÁ ACONTECENDO ;
AMPERAGEM X VOLTAGEM = POTENCIA TOTAL CONSUMIDA NA ENTRADA ;
é A POTENCIA APARENTE, PELA QUAL VOCÊ DÁ DINHEIRO PARA A CONCESSIONARIA DE ENERGIA ELÉTRICA
Errado!
Instalações da classe B1 (instalações domésticas) não pagam pela potência aparente, e sim, pela potência real consumida.
Eventualmente, algumas concessionárias cobram uma taxa, caso o fator de potência seja menor que 0.92.
Além disso, alguém querer usar uma geringonça dessas para reduzir a corrente reativa é (mais uma vez) de uma estupidez total, pois um simples capacitor pode fazer o mesmo efeito.

vinato Escreveu: Insistem em utilizar o adjetivo estúpido,
Rogério Guimarães Escreveu:
quinta mar 01, 2018 10:17 am
Para gastar algum dinheiro com você, não basta que o benfeitor seja um ignorante.
Ele precisará ser um estúpido, porque basta uma consulta a alguém mais esclarecido para que se descubra que a geringonça está destinada ao fracasso total.
Continuo buscando provas. Para eu mesmo!
Você já tropeçou em várias provas, e nem tomou conhecimento disto. Sua teimosia e ignorância não deixam.
Em outras palavras: sem saber coisa nenhuma de Física, vai ser impossível entender qualquer prova, Vinato.

vinato Escreveu: Enquanto alguns, que mal sabem justificar as suas experiências, ficam aqui, ofuscando esta iniciativa.
Ora Vinato, você teve total liberdade para encher 33 páginas com toda essa baboseira, e ainda acha que existe alguém ofuscando alguma coisa? :lol:

vinato Escreveu: Sabe-se que para se gerar 1 Kw de energia, são precisos 3 CV
Trabalho com motor de 1/2 CV, 756 W, proporcionalmente 2,2 CV,
Tá errado. Seu motor é de cerca de 368 watts.

vinato Escreveu: portanto, preciso aumentar a energia mecânica do meu sistema.
Acrescentarei mais massa.
Sem comentários! :lol:

Re: Trocando os pés de barro

Enviado: sábado mar 03, 2018 11:39 am
por vinato
:) Bom dia, EDP!
Rogério Guimarães Escreveu:
sábado mar 03, 2018 6:26 am
Carlos Mendonça Escreveu: MEDINDO SÓ OS AMPERES DE CONSUMO DO MOTOR JÁ DÁ PARA TER UMA NOÇÃO DO QUE ESTÁ ACONTECENDO ;
AMPERAGEM X VOLTAGEM = POTENCIA TOTAL CONSUMIDA NA ENTRADA ;
é A POTENCIA APARENTE, PELA QUAL VOCÊ DÁ DINHEIRO PARA A CONCESSIONARIA DE ENERGIA ELÉTRICA
Errado!
Instalações da classe B1 (instalações domésticas) não pagam pela potência aparente, e sim, pela potência real consumida.
Eventualmente, algumas concessionárias cobram uma taxa, caso o fator de potência seja menor que 0.92.
Além disso, alguém querer usar uma geringonça dessas para reduzir a corrente reativa é (mais uma vez) de uma estupidez total, pois um simples capacitor pode fazer o mesmo efeito.
Rogério Guimarães Escreveu: Tá errado. Seu motor é de cerca de 368 watts
Querer usar uma geringonça dessas para reduzir a corrente reativa? O meu motor é de cerca de 368 watts?

Quero gerar energia mecânica, estou gerando, divulgando e buscando provar!
Que reduzir corrente reativa!

Queremos a máquina inteira.
Não pela metade, ficando alienada a concessionárias... que deveriam ser públicas.
Pés de borracha.PNG
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Novos pés.PNG
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Re: Trocando os pés de barro

Enviado: segunda mar 05, 2018 2:22 pm
por Rogério Guimarães
Rogério Guimarães Escreveu:
sábado mar 03, 2018 6:26 am
vinato Escreveu:
quinta mar 01, 2018 8:10 pm
Sabe-se que para se gerar 1 Kw de energia, são precisos 3 CV
Trabalho com motor de 1/2 CV, 756 W, proporcionalmente 2,2 CV,
Tá errado. Seu motor é de cerca de 368 watts.
vinato Escreveu:
sábado mar 03, 2018 11:39 am
Querer usar uma geringonça dessas para reduzir a corrente reativa? O meu motor é de cerca de 368 watts?
É, Vinato. Seu motor é de 1/2 CV, ou seja, 368 watts.
Em 127 V, ele consome uma corrente de 2.9A, que é muito menor que suas medições.
Portanto, todas as medidas que você obteve até agora estão podres!


E era você que há um ano pretendia dar um "curso sobre motores elétricos"? :lol:
vinato Escreveu:
terça jan 03, 2017 7:58 am
Venham, Aless, Rogério Guimarães... fazer um curso prático sobre o motor elétrico.
Vinato, você simplesmente não sabe coisa nenhuma de motores elétricos.

Re: Trocando os pés de barro

Enviado: segunda mar 05, 2018 2:56 pm
por vinato
Rogério Guimarães Escreveu:
segunda mar 05, 2018 2:22 pm

É, Vinato. Seu motor é de 1/2 CV, ou seja, 368 watts.
Em 127 V, ele consome uma corrente de 2.9A, que é muito menor que suas medições.
Portanto, todas as medidas que você obteve até agora estão podres.
Vinato, você simplesmente não sabe coisa nenhuma de motores elétricos.
O que aprendeu em Física, Rogério Guimarães, não explica o que estou fazendo
Se medir a corrente, não é aplicando o alicate amperímetro em uma das fases do motor, então me mostre como!

Tenho mostrado, 6,3 A x 120 V em vazio. Através de alicate amperímetro.
Motor em vazio (05-03-2018 13-14).png
Motor em vazio (05-03-2018 13-14).png (268.21 KiB) Visto 1818 vezes
Veja que, na última medição, aferi 5,9 A. Rodando o conjunto abaixo, quatro discos de espessura 1/2" x diâmetro 260 mm, c/ 12 imãs cada, gerando 40 V em circuito aberto.
Gerando energia mecânica, um volante de motor Chevette, c/ 12 imãs,
Outros dois discos c/ 12 imãs cada. Sob efeito de seus respectivos estatores magnéticos...
Volante laranja - ergométrica.PNG
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Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: quinta mar 08, 2018 12:19 am
por carlos mendonça
Resposta para o Rogério Guimarães :
O medidor analógico da concessionária CPFL em Campinas - SP ( classe B1 : consumo doméstico ) , cobra sim pela potencia aparente ;
Dentro de um determinado tempo , Ex : ( 10 minutos ) , o medidor aumenta o número de giros quando o motor está sem o capacitor para correção do fator de potencia ( F.P. ) ;
Se o disco do medidor aumenta a velocidade , ( Sem o capacitor para correção do F.P. ) , é porque estão cobrando pela potencia aparente ;
A potencia aparente não é a soma vetorial da potencia ativa mais a potencia reativa ; Teorema de Pitágoras é para pedreiro e não para engenharia elétrica ;
Se quiserem provas no local , no próximo mês estarei à disposição .

Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: sexta mar 09, 2018 11:57 am
por vinato
Enquanto os engenheiros discutem...
Alta Potência.PNG
Alta Potência.PNG (433.72 KiB) Visto 1701 vezes
Este volante pesa cinquenta quilos. Quatrocentos e sessenta milímetros de diâmetro. Gastei dez horas e meia de usinagem com ele.
Um campo com doze imãs na sua face externa, com o par estator, devem neutralizar o seu peso para o motor.
Volante 50 kg.PNG
Volante 50 kg.PNG (184 KiB) Visto 1662 vezes


Chegou outra fase de montagem do eixo, com todos os componentes. Incluir este volante, não deve pesar, a exemplo dos testes feitos, que mostraram a neutralização do peso dos outros volantes.
O motor então deve manter-se em 6A, o que seria sensacional!
Estamos procurando o Moto Perpétuo Elétrico há duzentos anos, creio que achei!

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Re: Trocando os pés de barro

Enviado: segunda mar 12, 2018 4:54 am
por Rogério Guimarães
vinato Escreveu:
segunda mar 05, 2018 2:56 pm
O que aprendeu em Física, Rogério Guimarães, não explica o que estou fazendo.
E você lá tem idéia do que eu aprendi em Física?
Além do mais, desde o início tenho explicado o porquê de sua geringonça ser um desperdício de energia.
Portanto, não reclame ao ser chamado de "você sabe bem o quê"...

vinato Escreveu:
segunda mar 05, 2018 2:56 pm
Se medir a corrente, não é aplicando o alicate amperímetro em uma das fases do motor, então me mostre como!
Ok!
Diga-me se você dispõe de um ferro elétrico de passar roupa, e se você consegue ligá-lo em paralelo com o motor.
O motor deverá ser ligado sem nenhuma carga no eixo, e o ferro deverá ter uma regulagem de temperatura de forma que ele consuma cerca de 3 ampéres, sem desarmar o disjuntor no quadro de distribuição elétrica.
Consegue algo parecido? Qual a corrente que você consegue estabelecer no ferro?

Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: segunda mar 12, 2018 5:54 am
por Rogério Guimarães
carlos mendonça Escreveu:
quinta mar 08, 2018 12:19 am
Resposta para o Rogério Guimarães :
O medidor analógico da concessionária CPFL em Campinas - SP ( classe B1 : consumo doméstico ) , cobra sim pela potencia aparente ;
Acho muito pouco provável, porque a lei impede essa cobrança.
Veja o Parágrafo Único do Art. 76 da Resolução Normativa 569 da Agência Nacional de Energia Elétrica, em
http://www2.aneel.gov.br/aplicacoes/aud ... 13569.pdf

“Parágrafo único. As unidades consumidoras do grupo B não podem ser cobradas pelo excedente de reativos devido ao baixo fator de potência."

carlos mendonça Escreveu:
quinta mar 08, 2018 12:19 am
Dentro de um determinado tempo , Ex : ( 10 minutos ) , o medidor aumenta o número de giros quando o motor está sem o capacitor para correção do fator de potencia ( F.P. ) ;
Se o disco do medidor aumenta a velocidade , ( Sem o capacitor para correção do F.P. ) , é porque estão cobrando pela potencia aparente ;
O disco aumenta a velocidade porque, sem o capacitor, a impedância do motor é mais baixa, e o acréscimo de corrente provoca aumento da energia dissipada na fiação que alimenta o motor.

carlos mendonça Escreveu:
quinta mar 08, 2018 12:19 am
A potencia aparente não é a soma vetorial da potencia ativa mais a potencia reativa ;
Então, por favor, me diga como se define "potência aparente"...
Segundo você, a imagem abaixo ( da Wikipedia, em https://en.wikipedia.org/wiki/Power_factor ) também deve estar errada...
Imagem


carlos mendonça Escreveu:
quinta mar 08, 2018 12:19 am
Teorema de Pitágoras é para pedreiro e não para engenharia elétrica ;
Não sei se você entende do serviço de pedreiro, mas me parece que Engenharia Elétrica não é a sua área.

Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: segunda mar 12, 2018 1:48 pm
por vinato
Estamos vivendo uma realidade, baseada em exploração dos recursos existentes, em função de planos que tentam sobreviver, desde há muito, em função de interesses financeiros.
Montagem do eixo.PNG
Montagem do eixo.PNG (168.05 KiB) Visto 1566 vezes
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Ecologia
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Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: quinta mar 15, 2018 12:39 am
por vinato
:) Bom dia EDP
Por que as usinas não são públicas?
O motor não parte com este rotor de cinquenta quilos.
20180313_152812_Partida.PNG
20180313_152812_Partida.PNG (180.6 KiB) Visto 1502 vezes
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Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: quinta mar 15, 2018 7:35 am
por jpc
vinato Escreveu:
quinta mar 15, 2018 12:39 am
Por que as usinas não são públicas?
O motor não parte com este rotor de cinquenta quilos.20180313_152812_Partida.PNG
Tens de arranjar maneira de o ajudar arrancar porque já é muito peso. Vais ter de colocar outro motor mais potente com embraiagem só para auxiliar o arranque e depois desligas.

Se conseguires fazer isso talvez já consigas atingir o teu objetivo.

Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: quinta mar 15, 2018 1:18 pm
por vinato
:) Bom dia, EDP
Por que as usinas não são públicas?
jpc Escreveu:
quinta mar 15, 2018 7:35 am

Tens de arranjar maneira de o ajudar arrancar porque já é muito peso. Vais ter de colocar outro motor mais potente com embraiagem só para auxiliar o arranque e depois desligas.

Se conseguires fazer isso talvez já consigas atingir o teu objetivo.
Pois sim!
Também acho que se entregar rotacionando ao motor, a inércia da partida é vencida e a rotação fica estabilizada. Com o incremento próprio de energia cinética de + 50 kg
Mas por hora, ele fica de fora.
Agora vamos ligar a energia gerada no inversor, e ver se dá para extrai-la.
Inversor 48Vx127V.PNG
Inversor 48Vx127V.PNG (183.96 KiB) Visto 1452 vezes
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Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: sexta mar 16, 2018 4:38 am
por Rogério Guimarães
vinato Escreveu:
terça dez 05, 2017 4:10 pm
Hoola, Carlos
Observe que diferente do gerador de imãs permanentes convencional, este, tem um dos campos estáticos. E entre eles, um estator elétrico. Então, a distância entre os campos, passa de 15mm.
Quando trabalhamos somente com os campos magnéticos, sem o estator elétrico, e aproximamos o máximo, menos de cinco milímetros, a compressão dos campos, não deixa área de fuga de massa de energia em suas linhas magnéticas. É uma área muito densa de energia (partículas elétricas), que não se desprendem p/ dar lugar a carga elétrica aplicada pelo rotor...
Tendo o estator elétrico entre os campos, este absorve parte da energia, liberando a rotação
.
:shock: :shock: :shock:
Vinato, existe apoio psiquiátrico gratuito no Hospital Universitário de Taubaté.
Localização: Avenida Granadeiro Guimarães, 270, Centro, Taubaté-SP
Telefone: (12) 3625-7500