Mecânica dos Magnetos

Energia Magnética / Perpétua
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
vinato
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 577
Registado: quinta fev 14, 2013 4:20 pm
Localização: Taubaté/SP/Brasil
Contacto:

Re: Mecânica dos Magnetos

Mensagem por vinato »

Se fossem 24 imãs de neodímio N50 2"x1"x1/2" melhoraria?
Wolfire Escreveu:Melhoraria tanto que com uma furadeira de 440w nem venceria o cogging. E com essa configuração de imãs e bobinas fica com um gerador super ineficiente. Isso se tiver a sorte de não esmagar todos os dedos entre os imãs ;)
Tenho a impressão que a furadeira, como o ciclista empurrando a locomotiva citado pelo Aless, se devidamente equipados e assistidos se sairiam muito bem. Menos o Hamster...

Por favor você poderia traduzir cogging?

Avatar do Utilizador

marciopinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 287
Registado: quinta abr 25, 2013 5:54 pm

Re: Mecânica dos Magnetos

Mensagem por marciopinto »

Wolfire Escreveu: Por favor você poderia traduzir cogging?
Não sei a tradução, mas deve estar a referir a isto.


Link
Márcio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
vinato
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 577
Registado: quinta fev 14, 2013 4:20 pm
Localização: Taubaté/SP/Brasil
Contacto:

Re: Mecânica dos Magnetos

Mensagem por vinato »

Olá, Márcio

Não vi neste vídeo o que o torque da furadeira não venceria.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
vinato
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 577
Registado: quinta fev 14, 2013 4:20 pm
Localização: Taubaté/SP/Brasil
Contacto:

Re: Mecânica dos Magnetos

Mensagem por vinato »

O que sei é que levei uma lambada da cinta de fibra de vidro, tal o ritmo do motor.

Avatar do Utilizador

marciopinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 287
Registado: quinta abr 25, 2013 5:54 pm

Re: Mecânica dos Magnetos

Mensagem por marciopinto »

vinato Escreveu:Olá, Márcio

Não vi neste vídeo o que o torque da furadeira não venceria.
Nem sei o que é para ser sincero,apenas usei o nome e encontrei este video.
Edit: Já sei o que é ;) é a resistencia no movimento entre polos magnéticos (tradução rasca por ouvido do ingles) problema meu em entender inglês e não conseguir fazer a tradução. :|

Acho que não existe tradução, mas poderemos dizer Cogging = Soluços
vinato Escreveu:O que sei é que levei uma lambada da cinta de fibra de vidro, tal o ritmo do motor.
autch :shock:
Márcio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
vinato
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 577
Registado: quinta fev 14, 2013 4:20 pm
Localização: Taubaté/SP/Brasil
Contacto:

Re: Mecânica dos Magnetos

Mensagem por vinato »

O problema seria o start. O soluço viraria brisa a 4000 rpm.
Última edição por vinato em sábado set 28, 2013 8:45 pm, editado 2 vezes no total.


Aless
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: sexta ago 19, 2011 7:02 pm

Re: Mecânica dos Magnetos

Mensagem por Aless »

Olá,
apesar da boa vontade do Marcio, o video foi uma escolha infeliz - culpa do título inapropriado e de quem o postou no youtube.
"Cogging" é o efeito do rotor, em repouso, ficar "agarrado" nas posições de alinhamento com os ímãs.
A tentativa de movimentá-lo com a mão mostra que tal movimento se dá aos "saltos", e que sempre é necessário empregar uma certa força para que ele "salte" para a próxima posição de alinhamento.

Foi a isto que o Wolfire se referiu.
Abraços!

PS: entre eu ver o video e acabar de escrever a resposta, o Marcio encontrou alguma coisa...

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Mecânica dos Magnetos

Mensagem por Wolfire »

Aless Escreveu:Olá,
apesar da boa vontade do Marcio, o video foi uma escolha infeliz - culpa do título inapropriado e de quem o postou no youtube.
"Cogging" é o efeito do rotor, em repouso, ficar "agarrado" nas posições de alinhamento com os ímãs.
A tentativa de movimentá-lo com a mão mostra que tal movimento se dá aos "saltos", e que sempre é necessário empregar uma certa força para que ele "salte" para a próxima posição de alinhamento.

Foi a isto que o Wolfire se referiu.
Abraços!

PS: entre eu ver o video e acabar de escrever a resposta, o Marcio encontrou alguma coisa...
Então já respondido.
Vinato, vejo que não tens noção da força desses imãs de neodimeo, força aí mas vai com cuidado!

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Mecânica dos Magnetos

Mensagem por Wolfire »

Também com o material que fez o gerador, a 4400 rpm se fosse um gerador eficiente, teria que ter mais de 200v e não só 80v acho que tem que estudar um pouco mais sobre geradores axias, para os 50w que conseguiu, com 80v são mais ou menos 600 ma muito pouco para esse gerador mostrando sua ineficiência.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
vinato
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 577
Registado: quinta fev 14, 2013 4:20 pm
Localização: Taubaté/SP/Brasil
Contacto:

Re: Mecânica dos Magnetos

Mensagem por vinato »

Wolfire Escreveu:Também com o material que fez o gerador, a 4400 rpm se fosse um gerador eficiente, teria que ter mais de 200v e não só 80v acho que tem que estudar um pouco mais sobre geradores axias, para os 50w que conseguiu, com 80v são mais ou menos 600 ma muito pouco para esse gerador mostrando sua ineficiência.
Quero saber quem será o primeiro a jogar o aerogerador do telhado!

Avatar do Utilizador

marciopinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 287
Registado: quinta abr 25, 2013 5:54 pm

Re: Mecânica dos Magnetos

Mensagem por marciopinto »

Aless Escreveu:Olá,
apesar da boa vontade do Marcio, o video foi uma escolha infeliz - culpa do título inapropriado e de quem o postou no youtube.
"Cogging" é o efeito do rotor, em repouso, ficar "agarrado" nas posições de alinhamento com os ímãs.
A tentativa de movimentá-lo com a mão mostra que tal movimento se dá aos "saltos", e que sempre é necessário empregar uma certa força para que ele "salte" para a próxima posição de alinhamento.

Foi a isto que o Wolfire se referiu.
Abraços!

PS: entre eu ver o video e acabar de escrever a resposta, o Marcio encontrou alguma coisa...
Por acaso ia fazer outro edit, mas o meu pc parece que fez "cogging" e tive que reiniciar. :lol:
Eu encontrei a resposta noutro forum BR, mas a sua resposta ainda simplificou a minha dúvida.

Obrigado
Márcio

Avatar do Utilizador

marciopinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 287
Registado: quinta abr 25, 2013 5:54 pm

Re: Mecânica dos Magnetos

Mensagem por marciopinto »

vinato Escreveu: Quero saber quem será o primeiro a jogar o aerogerador do telhado!
:shock: DAWM

Desculpem mais esta...

Indepedentemente da voltagem produzida, qual é o mais eficiente com ou sem cogging?
PS: É só curiosidade minha.
Última edição por marciopinto em sábado set 28, 2013 9:31 pm, editado 1 vez no total.
Márcio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
vinato
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 577
Registado: quinta fev 14, 2013 4:20 pm
Localização: Taubaté/SP/Brasil
Contacto:

Re: Mecânica dos Magnetos

Mensagem por vinato »

Wolfire Escreveu:Também com o material que fez o gerador, a 4400 rpm se fosse um gerador eficiente, teria que ter mais de 200v e não só 80v acho que tem que estudar um pouco mais sobre geradores axias, para os 50w que conseguiu, com 80v são mais ou menos 600 ma muito pouco para esse gerador mostrando sua ineficiência.
Parece que consegui vencer o mundo de opiniões contrárias, baseados nas leis da Física, que em nenhum momento esbarrei, nem poderia. O que fiz foi explorar uma condição ainda não explorada.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Mecânica dos Magnetos

Mensagem por Wolfire »

marciopinto Escreveu:
vinato Escreveu: Quero saber quem será o primeiro a jogar o aerogerador do telhado!
:shock: DAWM

Desculpem mais esta...

Indepedentemente da voltagem produzida, qual é o mais eficiente com ou sem cogging?
PS: É só curiosidade minha.
O cogging não serve para nada, só atrapalha, geradores com bobinas com núcleo ferroso são mais eficientes mas o cogging dos imãs para nucleo dificultam sua arrancada por isso nos aerogeradores se usam bobinas sem núcleo para começar a girar com ventos fracos e ir ganhando velocidade ;)

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Mecânica dos Magnetos

Mensagem por Wolfire »

vinato Escreveu:
Wolfire Escreveu:Também com o material que fez o gerador, a 4400 rpm se fosse um gerador eficiente, teria que ter mais de 200v e não só 80v acho que tem que estudar um pouco mais sobre geradores axias, para os 50w que conseguiu, com 80v são mais ou menos 600 ma muito pouco para esse gerador mostrando sua ineficiência.
Parece que consegui vencer o mundo de opiniões contrárias, baseados nas leis da Física, que em nenhum momento esbarrei, nem poderia. O que fiz foi explorar uma condição ainda não explorada.
Se com essa condição inexplorada conseguiu tão pouca eficiência num gerador devias desistir ;)


Aless
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: sexta ago 19, 2011 7:02 pm

Re: Mecânica dos Magnetos

Mensagem por Aless »

vinato Escreveu:
Wolfire Escreveu:Também com o material que fez o gerador, a 4400 rpm se fosse um gerador eficiente, teria que ter mais de 200v e não só 80v acho que tem que estudar um pouco mais sobre geradores axias, para os 50w que conseguiu, com 80v são mais ou menos 600 ma muito pouco para esse gerador mostrando sua ineficiência.
Parece que consegui vencer o mundo de opiniões contrárias, baseados nas leis da Física, que em nenhum momento esbarrei, nem poderia. O que fiz foi explorar uma condição ainda não explorada.
De fato, gastar 440W para obter 50W não esbarra em nenhuma lei Física.
Sugiro mais uma vez que revejas a medida de velocidade. Estás a construir uma igreja no pântano...
Abraços!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
vinato
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 577
Registado: quinta fev 14, 2013 4:20 pm
Localização: Taubaté/SP/Brasil
Contacto:

Re: Mecânica dos Magnetos

Mensagem por vinato »

Wolfire Escreveu:
vinato Escreveu:
Wolfire Escreveu:Também com o material que fez o gerador, a 4400 rpm se fosse um gerador eficiente, teria que ter mais de 200v e não só 80v acho que tem que estudar um pouco mais sobre geradores axias, para os 50w que conseguiu, com 80v são mais ou menos 600 ma muito pouco para esse gerador mostrando sua ineficiência.
Parece que consegui vencer o mundo de opiniões contrárias, baseados nas leis da Física, que em nenhum momento esbarrei, nem poderia. O que fiz foi explorar uma condição ainda não explorada.
Se com essa condição inexplorada conseguiu tão pouca eficiência num gerador devias desistir ;)
Sim, este que aqui esta montado figurara no Museu do Moto-Perpetuo.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
vinato
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 577
Registado: quinta fev 14, 2013 4:20 pm
Localização: Taubaté/SP/Brasil
Contacto:

Re: Mecânica dos Magnetos

Mensagem por vinato »

Teremos também: Museu do carro elétrico, que funcionara com apenas uma bateria, somente para dar partida; Museu do aero gerador, do gerador a gasolina, a óleo diesel, carvão, biodiesel...

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Mecânica dos Magnetos

Mensagem por Wolfire »

Vinato, um motor funciona independente ao seu tamanho, um motor a combustão interna por exemplo, funciona tanto com 1,2,4,6 pistões.
Para veres se tua maquina é viavel, não a nessecidade de fazeres mais rotores ou usar imãs de maior poder é só colocar como força motris, no lugar da furadeira de 440w que consome mais do que o gerador pode fornecer, um motor de impressora de 30v por exemplo, que consome bem menos do que a capacidade do seu gerador, ai então se o gerador conseguir alimentar o motor e ganhar velocidade entraste para a historia ;)

Avatar do Utilizador

marciopinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 287
Registado: quinta abr 25, 2013 5:54 pm

Re: Mecânica dos Magnetos

Mensagem por marciopinto »

Wolfire Escreveu: O cogging não serve para nada, só atrapalha, geradores com bobinas com núcleo ferroso são mais eficientes mas o cogging dos imãs para nucleo dificultam sua arrancada por isso nos aerogeradores se usam bobinas sem núcleo para começar a girar com ventos fracos e ir ganhando velocidade ;)
Obrigado ;)
Márcio

Responder

Voltar para “Energia Magnética / Perpétua”