Gerador movido a chuva?

Energia Magnética / Perpétua
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Dínamo verde
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sábado mar 26, 2011 8:43 pm

Gerador movido a chuva?

Mensagem por Dínamo verde »

achei bem interessante discutir essa proposta,pois vejo como viável aproveitar a energia de uma queda dágua gerada por uma calha durante uma chuva forte.fiz alguns estudos para canalizar a àgua da chuva que cai aqui e acoplar uma pequena roda dagua.a força gerada pela roda é potente o suficiente para fazer um motor de passo girar e carregar uma bateria pequena ou ligar led´s.apesar de ser uma voltagem pequena ,é melhor aproveitá-la do que perdê-la.
o sistema em si é bastante simples:basta canalizar uma calha de chuva e fazer com que a água caia da maior altura possível,dando mais potência para a roda.esta está acoplada,atavés de um eixo, a uma polia com cerca de metade do diâmetro da roda,que por sua vez está ligada a um motor de passo de 4 polos por uma correia de borracha.
por enquanto é apenas um conceito,mas se alguém quiser aperfeiçoar,sugestões são muito bem vindas...

Avatar do Utilizador

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 492
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Localização: albufeira algarve

Re: Gerador movido a chuva?

Mensagem por sergio ferraz »

em alguns terrenos agricolas tiram a agua do rio para regar porque a inclinaçao permite
seria rentavel uma hidrica desse genero mas so funciona 6 meses de inverno
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.


Kaká
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: terça mai 17, 2011 10:07 pm

Re: Gerador movido a chuva?

Mensagem por Kaká »

vamos evoluir de leds para uma lampada de 20w? porque estao todos desanimados assim com isso, cade as pesquisas os video? bora la galera. olha uma boa seria se o telhado e a claha fossem altos e propusessem uma boa pressao, ae agente poderia usar a turbina de tesla para girar o gerador que tambem tem que ser estudado, para ser eficiente. mas isso talvez prescise de alguem que entenda do assunto, alguem tem umas ideias ae, porque se for economico posso propor para o sindio de meu predio ultilizar esse sistema pra gerar energia, e claro o projeto tem que ser eonomico.


Kaká
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: terça mai 17, 2011 10:07 pm

Re: Gerador movido a chuva?

Mensagem por Kaká »

kaká Escreveu:vamos evoluir de leds para uma lampada de 20w? porque estao todos desanimados assim com isso, cade as pesquisas os video? bora la galera. olha uma boa seria se o telhado e a claha fossem altos e propusessem uma boa pressao, ae agente poderia usar a turbina de tesla para girar o gerador que tambem tem que ser estudado, para ser eficiente. mas isso talvez prescise de alguem que entenda do assunto, alguem tem umas ideias ae, porque se for economico posso propor para o sindio de meu predio ultilizar esse sistema pra gerar energia, e claro o projeto tem que ser eonomico.
eu mesmo estou me citando , porque usar uma turbina de tesla? primeiramente oque e turbina de tesla, e uma turbina composta por discos planos (ou seja sem helices) so vendo para crer nao e?

Link
obs: esse cara nao estudou oque tesla disse, quando mais juntos melhor mais vao girar (sempre havera espaço de mais ou menos 1 folha de chamex ou meia folha (na finura).
pesquisem mais eu sou ruim mesmo pra explicar, mas ae esta a ideia alguem tem outra ideia melhor? acho que geraria uns bons rpm. no lugar de ar comprimido agente coloca a agua que vem da calha (olha que coisa boa ja com pressao ou ate mesmo vc pode colocar em uma torneira que vc usa muito olha que ideia boa usando agua gerando energia), que ira funcionar legal o unico problema e pra vedar bastante pra sair so por um lugar (pra nao molhar o gerador ne).
alguem ae tem os materiais em casa pra fazer? quem sabe daqui nao sai um projeto pra ir pro mercado, a ideia e otima.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Dínamo verde
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sábado mar 26, 2011 8:43 pm

Re: Gerador movido a chuva?

Mensagem por Dínamo verde »

em meados de 2010,consegui obter potências superiores a 12w utilizando motor dc de impressora,conectado a uma polia que girava a uma relação de 1:21 1/2(a polia dava 21 1/2 de volta a cada volta da roda aro 26").como a voltagem obtida era muito alta(87v) mas a corrente muito baixa(pr0vavelmente <1a) dava para acender uma lâmpada incandescente de auto de 10w a todo brilho.fiz até um excelente farol,bem mais potente que os próprios para bicicleta.ele alcançava quase 70m de pista toda iluminada e aprox. 3km de reflexo de placas.mas o motor superaquecia .o projeto também foi reprovado pela fragilidade da polia(retirada de um drive de dvd),além de choques elétricos frequentes ocasinados pelo excesso de voltagem.atualmente trabalho em um motor dc de 24v,retirado de uma impressora velha.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Dínamo verde
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sábado mar 26, 2011 8:43 pm

Re: Gerador movido a chuva?

Mensagem por Dínamo verde »

dá uma olhada no link
Link
o cara conseguiu uma quantidade considerável de energia para a rotação aplicada,lembrando que ele está usando um motor dc com rotações elevadas(3200rpm).se adaptarmos uma polia maior em uma calha,podemos obter algum valor.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Dínamo verde
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sábado mar 26, 2011 8:43 pm

Re: Gerador movido a chuva?

Mensagem por Dínamo verde »


Link
pequena adaptação de um motor 24v em um ventilador de refrigeração.melhoras exponenciais podem ser conseguidas se usar um motor de passo.este alimenta um amplificador multimídia.

Responder

Voltar para “Energia Magnética / Perpétua”