A minha primeira célula de HHO

Responder

Autor do tópico
X-Blade
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sexta abr 20, 2007 2:45 pm
Localização: Águeda - Aveiro

A minha primeira célula de HHO

Mensagem por X-Blade »

após algumas pesquisas na net, decidi montar um protótipo de célula hho para efectuar electrólise da água e obter hidrogenio:

Imagem

construida em 8 laminas de inox, entrelaçadas positivo-negativo (p-n-p-n-p-n-p-n), isoladas por anilhas teflon feitas por mim, uma vez que sou torneiro, e em latao a unir positivas com positivas (p+p) e negativas entre si (n+n).

como podem ver, nas laminas existe um corte num dos cantos, para evitar que se toquem ente positivas e negativas.

aqui poderão ver a celula em testes, ligada directamente à bateria, sem pwm, so para terem uma ideia:



Link

Código: Selecionar todos

colocado de maneira a poder-se ver:mauri

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: A minha primeira célula de HHO

Mensagem por mnunespt »

se reparares bem, isso também funciona de celula de hidrogenio, se bem, que de muito baixa eficacia.
ligas isso e fazes algum hidrogenio e oxigenio, que ves na libertação de bolhas.

desligas e se se mantiverem bolhas nas laminas, vais ver que tens alguma voltagem de volta. verifica com o multimedro. é o suficiente para acender uma pequena lampada de uma lanterna por exemplo.


demeloboss
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: sábado set 08, 2007 3:09 pm
Localização: Lisboa - Mafra

Re: A minha primeira célula de HHO

Mensagem por demeloboss »

ola, boas!!!

podias só dizer que voltagem e amperagem utilizaste!?

abraço
OVD


Autor do tópico
X-Blade
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sexta abr 20, 2007 2:45 pm
Localização: Águeda - Aveiro

Re: A minha primeira célula de HHO

Mensagem por X-Blade »

directo à bateria, mas a bateria ja nem mexia o motor de arranque.

vou construir um pwm para ela, mas agora ainda foi so ligado directo


demeloboss
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: sábado set 08, 2007 3:09 pm
Localização: Lisboa - Mafra

Re: A minha primeira célula de HHO

Mensagem por demeloboss »

x-blade Escreveu:directo à bateria, mas a bateria ja nem mexia o motor de arranque.

vou construir um pwm para ela, mas agora ainda foi so ligado directo
ok, obrigado!

eu tambem estou num projecto parecido, mas ainda nao me chegou a folha de aço inox, que depois ainda tenho de cortar , mas tudo vale por uma energia limpa!

mas vou tentar de duas formas: uma como a tua, 'pos neg pos neg' e outra 'pos neg neu pos neg neu'.
quando tiver posto resultados... agora resta saber quando!!

com a pwm consegues controlar a quantidade de hho produzido, certo?! fazendo isso 'on demand'!?
OVD


Autor do tópico
X-Blade
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sexta abr 20, 2007 2:45 pm
Localização: Águeda - Aveiro

Re: A minha primeira célula de HHO

Mensagem por X-Blade »

tambem, mas é mais por uma kestao de eficiencia e consumo. com o pwm podes ter cargas de apenas 5a e teres boa produção, dependendo da frequencia (5 a 25khz) e do comprimento de pulso (duty cycle), podendo assim ter varias células separadas a produzir mais gas.


demeloboss
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: sábado set 08, 2007 3:09 pm
Localização: Lisboa - Mafra

Re: A minha primeira célula de HHO

Mensagem por demeloboss »

x-blade Escreveu:tambem, mas é mais por uma kestao de eficiencia e consumo. com o pwm podes ter cargas de apenas 5a e teres boa produção, dependendo da frequencia (5 a 25khz) e do comprimento de pulso (duty cycle), podendo assim ter varias células separadas a produzir mais gas.
sou um leigo nessa área, mas deu para entender bem... 'dividir para conquistar', seja, repartes a tua energia mais eficientemente, aproveitando ao maximo para fazeres umas partições para outras células! bem pensado, e assim talvez se obtenha os valores necessários de gas para um motor de combustão interna (claro, de baixa cilindrada!)

força nesse projecto, que eu tento acelerar o meu!

abraço
OVD

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: A minha primeira célula de HHO

Mensagem por RED BARON »

o modo como foram montadas as placas é para aumentar a supercifie de cada celula, certo?
penso que poderia ser obtido o mesmo resultado com placas maiores, mas não ficaria tão compacto.
pelo que me apercebo o positivo irá ligar a 5 placas e o negativo a 4 placas ou vice-versa é isso?


Autor do tópico
X-Blade
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sexta abr 20, 2007 2:45 pm
Localização: Águeda - Aveiro

Re: A minha primeira célula de HHO

Mensagem por X-Blade »

n, nao foi para repartir, mas sim para ter mais e com mais produção. quantas mais placas melhor, ainda nao testei com placas neutras pelo meio mas dizem que ajuda a aliviar a amperagem exigida.

sao 8 placas, 4 positivas 4 negativas, com espaçamento entre si de 1,8 a 2mm.

não sou nenhum expert nisto, sou iniciante mas ja pesquisei muito.

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: A minha primeira célula de HHO

Mensagem por Bluesky »

o que usas-te como electrolito? e em que percentagem?

deixo-te este site, eles falam em placas espiraladas a produzirem melhores resultados... opinião?

http://water4gas.com/2books.htm

"o seu carro é um hibrido a agua..." (podem ser! seja diesel ou gasolina)

abraços
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


Autor do tópico
X-Blade
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: sexta abr 20, 2007 2:45 pm
Localização: Águeda - Aveiro

Re: A minha primeira célula de HHO

Mensagem por X-Blade »

pelo que vi nao me parece. o eletrólito k uso é soda da cozinha. umas 2 ou 3 colheres de cha por litro.

é o mais usado.

alem disso o site water4gas sao uns capitalistas k kerem é vender.


pinguim_palmas
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta nov 18, 2009 5:47 pm

Re: A minha primeira célula de HHO

Mensagem por pinguim_palmas »

x-blade Escreveu:após algumas pesquisas na net, decidi montar um protótipo de célula hho para efectuar electrólise da água e obter hidrogenio:

Imagem

construida em 8 laminas de inox, entrelaçadas positivo-negativo (p-n-p-n-p-n-p-n), isoladas por anilhas teflon feitas por mim, uma vez que sou torneiro, e em latao a unir positivas com positivas (p+p) e negativas entre si (n+n).

como podem ver, nas laminas existe um corte num dos cantos, para evitar que se toquem ente positivas e negativas.

aqui poderão ver a celula em testes, ligada directamente à bateria, sem pwm, so para terem uma ideia:


Link
você ja fez os teste com o seu ae
pos com o meu funciono bem mas esta esquentando muito
alguem sabe por que???????????????


pinguim_palmas
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta nov 18, 2009 5:47 pm

Re: A minha primeira célula de HHO

Mensagem por pinguim_palmas »

pinguim_palmas Escreveu:
x-blade Escreveu:após algumas pesquisas na net, decidi montar um protótipo de célula hho para efectuar electrólise da água e obter hidrogenio:

Imagem

construida em 8 laminas de inox, entrelaçadas positivo-negativo (p-n-p-n-p-n-p-n), isoladas por anilhas teflon feitas por mim, uma vez que sou torneiro, e em latao a unir positivas com positivas (p+p) e negativas entre si (n+n).

como podem ver, nas laminas existe um corte num dos cantos, para evitar que se toquem ente positivas e negativas.

aqui poderão ver a celula em testes, ligada directamente à bateria, sem pwm, so para terem uma ideia:


Link
eu estou vendo no video que vc usar fios fino e naõ esquento os fios?
po qeu o meu esquenta muito

você ja fez os teste com o seu ae
pos com o meu funciono bem mas esta esquentando muito
alguem sabe por que???????????????


Francinaldo_n
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta fev 16, 2011 11:26 pm

Re: A minha primeira célula de HHO

Mensagem por Francinaldo_n »

olá! amigo eu também estava com esse problema, embora minha celula estivesse produzindo muito gaz, ela esquentava facilmente, a ponto de queimar os fusiveis, de 20a 40a, porem eu resolvi parte disso, aumentando as distancias entre as placas, que eram de 1/2 cintimetro para 1 cm e baixei a quantidade de placas, de 8 para 6, as medidas das placas são: 5 cm 1/2 por 22 cm, só que o tubo de inox que estou usando ainda é pequeno, não esta esquentando mais, e a voltagem em amperes caiu de 25a a 55a para os 5,1/2a, porem a produção ficou exatamente como os videos do youtube, pra mim esta rasoavel, ainda não medi quantos ml ele produz, mas vou fazer teste de kilometragem e posto aki, então, aumentar a distancia entre as placas e usar apenas 6 deu um grande alivio no sistema, estou aprimorando ainda e posto aki os resultados. ah! a quantidade de bicarbonato utilizada foi, meia colher de cafezinho para um litro e meio de água. obs: o tubo que utilizo é de 3 polegadas, ou 7,62 cm.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: A minha primeira célula de HHO

Mensagem por Ferra »

uma questão aos entendidos:
os electrodos com o uso vão sendo corroidos ou não?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

Nunito
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: terça ago 14, 2007 10:45 pm

Re: A minha primeira célula de HHO

Mensagem por Nunito »

Olá.
Para não ter que abrir novo tópico para relatar a minha dúvida, aproveito este que está dentro da matéria.
A minha dúvida é o seguinte:
Qual a diferença se ligarmos deste modo, como mostra a imagem, quais as vantagens e desvantagens.

Obrigado
Anexos
Celula HHO.JPG
Celula HHO.JPG (22.19 KiB) Visto 33127 vezes


pedr0g0mes
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: sábado fev 18, 2012 3:18 pm

Re: A minha primeira célula de HHO

Mensagem por pedr0g0mes »

se tiveres a utilizar 12v para esse sistema no primeiro vais ter 6 volts para cada placa no segundo terás 12v para cada placa, qualquer um dos dois é muito mantem a voltagem em 2.2V NO MAXIMO sendo 1.86v o ideal por cada placa genero -NNNN+ OU -NNNNN+ esse N sao placas neutras que estao la mas nao estao ligadas a nada ligas apenas a ultima e a primeira abraço :)


kamikazo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça mai 28, 2013 6:37 pm

Re: A minha primeira célula de HHO

Mensagem por kamikazo »

X-Blade Escreveu:após algumas pesquisas na net, decidi montar um protótipo de célula hho para efectuar electrólise da água e obter hidrogenio:

Imagem

construida em 8 laminas de inox, entrelaçadas positivo-negativo (p-n-p-n-p-n-p-n), isoladas por anilhas teflon feitas por mim, uma vez que sou torneiro, e em latao a unir positivas com positivas (p+p) e negativas entre si (n+n).

como podem ver, nas laminas existe um corte num dos cantos, para evitar que se toquem ente positivas e negativas.

aqui poderão ver a celula em testes, ligada directamente à bateria, sem pwm, so para terem uma ideia:



Link

Código: Selecionar todos

colocado de maneira a poder-se ver:mauri

Onde e que conseguistes a placas?
São de aço 316L?


kamikazo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça mai 28, 2013 6:37 pm

Re: A minha primeira célula de HHO

Mensagem por kamikazo »

Também já fiz um gerador de hidrogénio mas de pouca produção.
Gostaria de saber onde posso arranjar chapas de aço 316L?

Obg


Rodas730
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sábado out 22, 2011 8:15 pm
Localização: Fig da Foz

Re: A minha primeira célula de HHO

Mensagem por Rodas730 »

Eu hoje fiz a minha experiência.
- bicarbonato de sódio
- água destilada
- folhas de serra lixadas.
Mas não correu muito bem. Pouca produção, muito aquecimento e a folhas de serra algumas ficaram ferrugentas.

Enviado do meu SM-G930F através de Tapatalk

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”