Hidrogénio e Oxigénio

Bloqueado

Autor do tópico
joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Hidrogénio e Oxigénio

Mensagem por joaquimdelisboa »

energia
refinarias de água armazenarão energia solar para uso noturno
redação do site inovação tecnológica
05/08/2008
refinarias de água poderão guardar energia solar para uso noturno
equipamento onde foi feita a experiência de geração otimizada de oxigênio puro.[imagem: mit/nsf]

a maioria dos especialistas aponta a energia solar como a energia limpa do futuro. como a plantas retiram a energia de que precisam da luz do sol e da água, o homem "brevemente" poderá imitar o processo da fotossíntese, e livrar-se da maioria das energias fósseis.

a questão que ainda resta é saber o quanto significa esse "brevemente." por enquanto as células solares ainda não são eficientes o bastante e as baterias não são uma solução boa o suficiente para guardar a energia necessária para os momentos em que sol está encoberto por nuvens e, principalmente, durante a noite.

produção do oxigênio e do hidrogênio

agora, dois cientistas do mit, nos estados unidos, deram um passo importante nesse sentido: eles descobriram como gerar oxigênio a partir da água de forma simples e eficiente. a energia solar pode ser utilizada nesse processo e, à noite, o oxigênio e o hidrogênio gerados podem ser reunidos novamente em uma célula a combustível, gerando eletricidade.

hoje, a quebra da molécula de água, para a produção de oxigênio e hidrogênio, é feita em um ambiente alcalino, nada correto ambientalmente, e utilizando quantidades gigantescas de eletricidade. praticamente a totalidade das plantas industriais de geração desses gases depende do gás natural para funcionar - um combustível fóssil. e, ainda assim, os resultados não são muito animadores: o hidrogênio e o oxigênio produzidos não são puros o suficiente para uso direto nas células a combustível.

refinaria de água

matthew kanan e daniel nocera desenvolveram uma técnica que aponta para a solução desse problema criando um catalisador que gera oxigênio puro a partir da água com ph neutro e a temperatura ambiente, com um gasto mínimo de energia.

os pesquisadores adicionaram cobalto e fosfatos à água e inseriram um eletrodo vítreo capaz de conduzir eletricidade. assim que uma tensão é aplicada ao eletrodo, forma-se uma película escura sobre ele. dessa película começam a se formar as bolhas de oxigênio puro, que sobem até a superfície, onde podem ser coletadas.

catalisadores

o mecanismo exato de funcionamento ainda está por ser totalmente compreendido, mas os cientistas acreditam que a mistura cobalto-fosfato depositou-se na forma de um filme sobre o eletrodo, formando um catalisador que ajuda a quebrar as moléculas de água para liberar o oxigênio.

os prótons que sobram dessa quebra - os átomos de hidrogênio - capturam elétrons e voltam a formar moléculas de hidrogênio sobre o outro eletrodo. embora ainda dependa de confirmação por experiências adicionais, há indícios de que o catalisador se renove automaticamente, um mecanismo que poderia tornar o mecanismo de extração de oxigênio muito mais simples do que qualquer alternativa atual.

resultados a longo prazo

este foi apenas o primeiro passo da pesquisa. além da confirmação do funcionamento do processo por outros cientistas, e da busca pelas explicações detalhadas de seu funcionamento, será necessário a medição do rendimento da reação.

se todas as condições desse primeiro experimento se confirmarem, é possível que aplicações comerciais baseadas no novo processo possam estar disponíveis em cerca de 10 anos.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Hidrogénio e Oxigénio

Mensagem por Njay »

a notícia já foi colocada aqui:

http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &sk=t&sd=a

mas se calhar podia-se mover esta (que está toda em português) para o outro tópico.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Hidrogénio e Oxigénio

Mensagem por mnunespt »

o mais correcto é bloquear este por ser mais recente, mas colocar um link no outro para se poder ler este.
de resto a discussão segue no outro.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Hidrogénio e Oxigénio

Mensagem por Luciano Kaefer »

ok, o tópico foi movido, embora não deixe claro que o objetivo é o seu uso em veículos movidos à hidrogênio, podendo ser a energia armazenada para uso em células, que poderiam ter diversas aplicações.
se este for o entendimento do autor, me avise por pm, que reabrimos o tópico.

por enquanto o debate segue centrado por aqui:

http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &sk=t&sd=a
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Bloqueado

Voltar para “Experiências e Protocolos”