HHO: àgua como aditivo para combustiveis; elimina CO2


rickytuga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 57
Registado: terça mai 20, 2008 10:11 am

Re: HHO: àgua como aditivo para combustiveis; elimina CO2

Mensagem por rickytuga »

olá rnm, antes de mais obrigado pela tua partilha de informação. de seguida, acho que foi mesmo um mal entendido da tua parte o comentário que o luciano fez, pelo menos eu entendi-o como um elogio e não como sendo depreciativo. mas à parte disso, estamos todos curiosos, afinal o consumo baixou efectivamente ou não? também tenho andado a "desenvolver" uma célula dessas apenas por curiosidade, mas a minha intenção era tentar colocar um motor de um gerador a trabalhar exclusivamente com hidróxido, mas depois de fazer umas leituras pela literatura que referenciaste, já fiquei um pouco céptico.... um motor consome demasiados litros de gás para que o consigamos pôr a trabalhar exclusivamente a gás.
:arrow: Tenho dito


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: HHO: àgua como aditivo para combustiveis; elimina CO2

Mensagem por RNM »

isso é verdade, não é por electrolise.
mas é por reformação da gasolina feita "localmente" usando energia da viatura....

combustion mit.pdf

já agora, o h2 não elimina o co2 (nem nada) . se entra carbono (faz parte da gasolina ou gasóleo) no motor, convém que saia sob a forma de co2 porque qq outro composto com carbono proveniente da queima será menos amigo da saúde ou ambiente...

njay - a pergunta dele faz sentido, mas temos como prova o meu carro e uns tantos milhões por esse mundo fora... e claro, vou tentar arranjar um estudo que fale de h2 produzido p electrolise...

ricky - já percebi q percebi mal, (desculpa lá, luciano )
em relação ao teu projecto, neste momento é impossível fazer electrolise, queimar num motor e ele continuar a trabalhar (a nao ser que tenhas uma fonte de energia externa a alimentar a electrolise)

claro q o consumo baixou!!!
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


sagan
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: terça jun 03, 2008 9:37 pm

Re: HHO: àgua como aditivo para combustiveis; elimina CO2

Mensagem por sagan »

rnm Escreveu:isso é verdade, não é por electrolise.
mas é por reformação da gasolina feita "localmente" usando energia da viatura....
bem me parecia... porque será que os tipos do mit não produzem o hidrogénio por electrólise?

afinal seria bem mais simples que o "plasmatron fuel reformer" que eles utilizam...

será que eles usam o "plasmatron fuel reformer" porque sabem que a electrólise é muito ineficiente e só iria aumentar os consumos globais?


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: HHO: àgua como aditivo para combustiveis; elimina CO2

Mensagem por RNM »

sagan Escreveu:
rnm Escreveu:isso é verdade, não é por electrolise.
mas é por reformação da gasolina feita "localmente" usando energia da viatura....
bem me parecia... porque será que os tipos do mit não produzem o hidrogénio por electrólise?

afinal seria bem mais simples que o "plasmatron fuel reformer" que eles utilizam...

será que eles usam o "plasmatron fuel reformer" porque sabem que a electrólise é muito ineficiente e só iria aumentar os consumos globais?
escolheram o plasmatron (tal como eu o faria se pudesse comprá-lo ou fazê-lo!) pq é mais compacto para a quantidade de h2 desejada no motor e elimina a necessidade de mais um depósito para a água. e a eficiência dois sistemas andam perto entre si (~75%)......
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


sagan
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: terça jun 03, 2008 9:37 pm

Re: HHO: àgua como aditivo para combustiveis; elimina CO2

Mensagem por sagan »

rnm Escreveu:e a eficiência dois sistemas andam perto entre si (~75%)......
como o alternador que gera a energia eléctrica necessária para a electrólise tem uma eficiência de cerca de 65%, todo o sistema terá uma eficiência de 0.65 x 0.75 = 48%.

só mesmo com ganhos muito grandes na eficiência da combustão é que este sistema conseguirá sequer equilibrar a energia que gasta.

mexeste também na taxa de compressão e empobreceste a mistura?


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: HHO: àgua como aditivo para combustiveis; elimina CO2

Mensagem por RNM »

a energia electrica para o plasmatron também vem do alternador.

neste momento confio nos resultados do mit e nos meus.

mexi nisso tudo, mas como ja expliquei no blog "hidrogénios", comecei com 6,3l/100km e passou para 5l/100km não mudando nada no entretanto a não ser o h2+o2.

a eficiência de um alternador é 65%? a serio? tanta conversa neste forum sobre a eficiencia de motores e geradores electricos, tudo pra cima de 90%.....
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


sagan
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: terça jun 03, 2008 9:37 pm

Re: HHO: àgua como aditivo para combustiveis; elimina CO2

Mensagem por sagan »

rnm Escreveu: a eficiência de um alternador é 65%? a serio?
baseei-me nesta notícia: http://driversmag.com/ar/fleet_bosch_un ... fficiency/


sammuel
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: sábado set 22, 2007 1:18 am

Re: HHO: àgua como aditivo para combustiveis; elimina CO2

Mensagem por sammuel »

boa tarde a todos.

pensando bem acho que é possivel que este sistema permita reduzir o consumo de combustivel, mas não pela energia contida no hho. qual é o resultado da combustão do hidrogénio? todos sabemos que é água. pois é amigos, água.
então será que essa água resultado da combustão do hidrogénio, não vai depois expandir-se aproveitando a tal energia térmica do motor à semelhança do sistema que se vaporiza água directamente para o colector de admissão?

para reflectir.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: HHO: àgua como aditivo para combustiveis; elimina CO2

Mensagem por jmal »

sammuel Escreveu:boa tarde a todos.

pensando bem acho que é possivel que este sistema permita reduzir o consumo de combustivel, mas não pela energia contida no hho. qual é o resultado da combustão do hidrogénio? todos sabemos que é água. pois é amigos, água.
então será que essa água resultado da combustão do hidrogénio, não vai depois expandir-se aproveitando a tal energia térmica do motor à semelhança do sistema que se vaporiza água directamente para o colector de admissão?

para reflectir.
que grande confusão que vai aí.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


sagan
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: terça jun 03, 2008 9:37 pm

Re: HHO: àgua como aditivo para combustiveis; elimina CO2

Mensagem por sagan »

sammuel Escreveu: qual é o resultado da combustão do hidrogénio? todos sabemos que é água.
é água, mas na forma de vapor super quente (temperatura superior à temperatura do bloco). mas convém não ter ilusões com estes kits: a produção de hidrogénio é apenas residual...

Avatar do Utilizador

sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: HHO: àgua como aditivo para combustiveis; elimina CO2

Mensagem por sandro_ventania »

o saldo positivo do sistema, não seria por causa de um conjunto de fatores? podemos colocar a agua resultante, o calor da queima do hidrogenio, sem falar no oxigenio que poderia melhorar a queima da propria gasolina entre outros fatores desconhecidos.
e se a energia usada na eletrolise viesse de uma turbina colocada na saida de gases? talvez aí sim a energia viesse de graça, pois estariamos usando a energia do escape, que não é aproveitada (só quem tem turbocompressores), para gerar a energia.

pergunta...o uso de agua aspirada junto com o combustivel, realmente melhora o consumo ou tambem é outra duvida?
Nós somos a consequência do que pensamos.


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: HHO: àgua como aditivo para combustiveis; elimina CO2

Mensagem por RNM »

Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: HHO: àgua como aditivo para combustiveis; elimina CO2

Mensagem por jmal »


nem mais, então se o hidrogénio pode ser utilizado com carburante, a mistura enriquece a combustão, a bwm já tem protótipos a hidrogénio em experimentação na alemanha, com utilização do hidrogénio como carburante.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: HHO: àgua como aditivo para combustiveis; elimina CO2

Mensagem por RNM »

esses bmw acho q funcionam a h2 ou gasolina. não os dois combustíveis ao mesmo tempo... acho
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: HHO: àgua como aditivo para combustiveis; elimina CO2

Mensagem por jmal »

rnm Escreveu:esses bmw acho q funcionam a h2 ou gasolina. não os dois combustíveis ao mesmo tempo... acho

sim, isso mesmo, só h2 ou só gasolina.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: HHO: àgua como aditivo para combustiveis; elimina CO2

Mensagem por RNM »

ok, mas a h2 + diesel que pus aqui fala de queimar os 2 ao mesmo tempo.
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: HHO: àgua como aditivo para combustiveis; elimina CO2

Mensagem por jmal »

rnm Escreveu:ok, mas a h2 + diesel que pus aqui fala de queimar os 2 ao mesmo tempo.
foi, não fiquei com essa ideia, mas pronto.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: HHO: àgua como aditivo para combustiveis; elimina CO2

Mensagem por sandro_ventania »

o sistema pantone, não parece fornecer hidrogenio a mistura, ele parece que usa vapor dagua. é fato que em fundição usa-se passar vapor dágua pelo carvão em brasa...isso eleva consideravelmente a temperatura da fornalha...como termolise só acontece a 2500°, pode ser um indicio que realmente o vapor melhora a queima do combustivel.
Nós somos a consequência do que pensamos.


RNM
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 508
Registado: sábado jun 14, 2008 7:09 pm

Re: HHO: àgua como aditivo para combustiveis; elimina CO2

Mensagem por RNM »

sistema pantone só conheço o das cores...

o q eleva a temperatura numa fundição é injecção de ar. água serve para baixar a temperatura ou apagar combustões.
pergunta a qualquer bombeiro!

p.s.- já trabalhei numa fundição...
Aprendam a diferença: kW ≠ kWh ≠ kW/h ; A ≠ Ah

Precisamos de mais VE's na estrada, fiáveis e baratos!


filipesousa
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado jun 21, 2008 3:22 pm

Re: HHO: àgua como aditivo para combustiveis; elimina CO2

Mensagem por filipesousa »

boas.

estao a limitar a produçao de energia aos componentes existentes nos carros, a necessidade de adaptaçoes é vital.
o problema de gerar energia pelo alternador para a celula, leva-me a pensar nos carros hibridos. senao estou em erro, eles tentam retirar energia de onde for possivel com das travagens, dinamos etc.
talvez seja possivel usar sistemas parecidos para extrair energia para gastar na produçao do gas hho de força a serem mais eficientes.
misturar hho com gasolina num carro hibrido parece ser interessante.
talvez a soluçao venha da ilha do japao, ao que parece anda por la um carro a h2o

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”