Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Local para debater assuntos relacionados com veículos à Hidrogénio.

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Ferra »

ideia!
gerador eolico ligado a um gerador destes e temos gaz para o fogão lá de casa. ou nem por isso?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

ferra Escreveu:ideia!
gerador eolico ligado a um gerador destes e temos gaz para o fogão lá de casa. ou nem por isso?
pelo meu pouco conhecimento do assunto, eu penso que sim. de qualquer maneira a ideia agrada.
a seu tempo vou construir e expermentar algo...


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Njay »

não sei se irá funcionar... o h2 tem uma combustão rápida... e perigosa. tende a "explodir" em vez de arder lentamente.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Ferra »

njay Escreveu:não sei se irá funcionar... o h2 tem uma combustão rápida... e perigosa. tende a "explodir" em vez de arder lentamente.
penso que isso acontece por ter oxigenio misturado! se o fornecimento for constante e isento de oxigenio isso não acontece. queima como o gaz, normalmente!
a questão é saber os caudais e equivalencias para se poder comparar e ter uma ideia do consumo do fogão ou esquentador. ter uma ideia da produção de gaz tambem é util! mas disso percebo pouco...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

finalmente e com o problema do meu comptador resolvido, espero em breve começar as minhas experiencias.
como não me foi possivel vir à net nestes ultimos dias, estou atrasado nas pesquisas, alguém me sabe dizer que quantidade de soda cáustica de deve adicionar a um litro de água para produzir o dito hidrógénio?
um abraço...


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Ferra »

flamingo Escreveu:finalmente e com o problema do meu comptador resolvido, espero em breve começar as minhas experiencias.
como não me foi possivel vir à net nestes ultimos dias, estou atrasado nas pesquisas, alguém me sabe dizer que quantidade de soda cáustica de deve adicionar a um litro de água para produzir o dito hidrógénio?
um abraço...
segundo o red baron na primeira pagina deste topico o melhor electrolito é hidroxido de potassio a 28% em peso. então quer dizer que 1 litro de água pesando 1000 gramas (ronda este valor!) deve-se adicionar 280 gramas de hidroxido de potassio. (creio que o nome vulgar é potassa, mas não tenho a certeza)
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por RED BARON »

o melhor electrólito é o hidróxido de potássio mas não compensa porque a diferença em perfomance é minina comparado com o hidróxido de sódio e é mais caro e dificil de encontrar.
para mim a melhor opção é o hidróxido de sódio para 1l de agua destilada juntar 250g.
a vulgar potassa (usada para limpesas e lavagem de vasilhame) não é hidróxido de potássio é carbonato de sódio, tambem dá mas tem menor rendimento, produz menos gás e mais calor.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Ferra »

red baron Escreveu: para mim a melhor opção é o hidróxido de sódio para 1l de agua destilada juntar 250g.
e qual o nome vulgar e quais os productos e residuos da reacção? existe "corrosão" das chapas de inox?... enfim pode dar mais promenores sobre este electrolito?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

o nome pelo qual é conhecido vurgarmente o hidróxido de sodio é soda cáustica, como podes ver na fotografia que se segue:

Imagem

o custo 1,65€. também se pode ver na fotografia seguinte:

Imagem

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por RED BARON »

h
ferra Escreveu:
red baron Escreveu: para mim a melhor opção é o hidróxido de sódio para 1l de agua destilada juntar 250g.
e qual o nome vulgar e quais os productos e residuos da reacção? existe "corrosão" das chapas de inox?... enfim pode dar mais promenores sobre este electrolito?
viva ferra, tal como o flamingo já referiu, o hidróxido de sódio é a vulgar soda caústica, as chapas de inox não ganham qualquer tipo de corrosão nesta aplicação, a sua duração é ilimitada.

durante o funcionamento, o electrolizador apenas produz hidrogénio, oxigénio e calor, sendo este ultimo o menos desejado se for em grande quantidade. se é benefico um aumento de temperatura para que o electrólito fique mais condutor, uma temperatura acima de 50 ou 60ºc contribui para a evaporação da agua do electrólito o que não é desejável, além de que este aquecimento é sempre obtido à custa de energia que poderia ser usada para produzir mais gás.

pormenores sobre o electrólito são apenas: agua destilada de preferêcia e soda caústica. ter em conta que é uma reacção fortemente exotérmica (aquece muito) durante a diluição, não usar material de plastico para fazer a diluição e de prefrência usar uma panela de inox bem lavada e para mexer tambem uma colher de inox com um cabo grande.

juntar a soda e a agua e mexer bem logo de seguida, pois há tendencia para as escamas ou pérolas da soda cáustica colarem umas às outras dificultando a sua dissolução.

este electrólito deve ser preparado apenas antes de ser inserido no electrolizador ou ficar bem protegido do ar, caso contrário irá absorver co2 da atmosfera e transformar-se gradualmente em carbonato de sódio que diminui o rendimento da reacção.

precauções:

usar sempre luvas, óculos e vestuário de protecção quando trabalhar com soda cáustica.
ter sempre junto uma garrafa com vinagre para regar alguma parte do vestuário ou corpo acidentalmente atingida com soda cáustica.
não ter a tentação de ver com um fósforo aceso se o gaz arde ou não.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Ferra »

e não é que tenho disso ca em casa! comprei quando comecei a frequentar este forum com o intuito de fazer biodiesel, mas a minha maria é pior que a sua e ainda não arranjei 1 litro desde o principio do ano por isso biodiesel está fora de questão pois com oleo novo tambem o está!

lembrei-me de ligar este dispositivo a um aerogerador pois desta forma não é preciso controlar nem tensão nem corrente! basta que as chapas sejam suficientemente grandes e o calor gerado seja controlado. obrigado pela dica do co2 pois desconhecia. é um problema facilmente resolvido!

em caso de substituição de butano por hidrogenio como se fazem os calculos? do estilo:
gastando 13 gramas de gaz o que é isto em volume e qual o equivalente em hidrogenio?
se não for pedir muito, mas não sei fazer estas contas...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

muitas estão a ser as formas de encontrar combustiveis alternativos aos abitualmente conhecidos como produtos decendentes do petroleo. estou convencido que estes combustiveis alternativos de que muito se tem falado, são à muito conhecidos de empresas que os poderiam desenvolver, mas principalmente dos barões do petroleo. só que esses certamente foram-se encarregando de viciar o seu desenvolvimento, talvez até injetando dinheiro ou dando incentivos financeiros para que tais não fossem avante, e por outro lado apoiando o desenvolvimento de sistemas de injeção diesel ou gasolina melhorados, garantindo assim a sobrevivencia da árvore das patacas...
tem cabido ao popular, ao curioso, aqueles que se preocupam com o planeta, aqueles que procuram a independencia energética, aqueles que procuram novas energias, aqueles a quem os actuais tempos de crise ditam as suas leis... o desenvolvimento de outras formas de combustiveis e com isso tentar assegurar a eficiencia energética, tentando ao mesmo tempo não prejudicar o planeta e o meio ambiente em que vivemos.
estou convencido que estas novas formas de energia dificilmente terão um fim, ou melhor, dificilmente irão perder força face aos combustiveis de origem petrolifera, mas estou igualmente convencido que o seu desenvolvimento terá que ser feito pelo popular, por aquele que a meio do mês anseia pela chegada do seu fim dado que o orçamento destinado aquele mês já terminou. pela parte que me toca, (peço desculpa ao forum pela sinceridade) neste momento são maiores as motivações financeiras que as motivações ambientais...

este é o meu ponto de vista, entenda-se como um desabafo...
dada a forma em que me sinto estar envolvido nisto, às vezes sinto que se está a transformar num vicio, mas nem por isso me preocupo...

falando agora de algo mais interessante e sobre o tema do tópico, tem sido efetuadas algumas pesquisas aqui na net sobre a possivel aquisição de um carrito para fazer a experiencia do produtor de hidrogénio que construir, mas veja-se, ainda não fiz nada em termos de produçao de hidrogénio e já estou a pensar num carro, só de loucos...
pelas pesquisas que fiz sobre o tema, o hh,... para não ter que escrever sempre hidrogénio... tanto funciona em diesel como gasolina, gpl, etc, só que o que eu pretendo é algo onde eu depois possa atuar na alimentação de combustivel no sentido de lhe tapar as goelas, ou seja, se a produção do hh for algo em quantidade boa, já não precisa de tanta gasolina, e para isso um carrito que fosse a carburador era uma ajuda. refirome carburador porque a injeção é comamdada pela eletronica, algo que eu não domino, além disso e pelo que eu ja pude observar, nesse tipo de alimentação teria que levar uma peça eletrónica ligada ao fio da sonda lambda, e isso é algo que eu desconheço por completo, lá está, é eletronica...
cá pela minha parte, os passos que eu der serão aqui descritos como sempre fiz nos tópicos onde participo ou participei, mas estou convencido que nada conseguirei sem a ajuda dos restantes users do forum, e sem querer desprezar ninguém, estou convencido que a ajuda do red-baron será uma grande valia ao leme desta embarcação...
um abraço...

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por orbis »

o hidrogénio tem uma combustão explosiva mesmo que não esteja misturado com o oxigénio.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por RED BARON »

viva flamingo.
acredita que gostaria de ajudar ainda muito mais, não apenas a opinar ou a partilhar o pouco que sei sobre isto ou aquilo.

tenho saudade do tempo em que se discutia a feitura de biodiesel a partir de sebo de boi diariamente com o meu amigo luciano kaefer a vários milhares de quilómetros de distância, de como me sentia bem, viciado na “investigação” caseira onde eu tinha sempre os fins-de-semana para praticar ou experimentar algo novo.

sentia-me apoiado e reconhecido e era quanto bastava para me dar coragem para mais um novo desafio. agora que moro a 200km da minha vila natalícia e onde tenho as minhas engenhocas, sinto-me quase como se estivesse a cumprir um castigo para o qual em nada contribuí, apenas a minha vida profissional quis que fosse assim.

alguns fins-de-semana lá vou fazer uma visita mas quase não dá tempo para a família quanto mais para dar continuidade a qualquer projecto iniciado. gostava muito de fazer algumas experiências com o electrolizador, postar fotos etc, mas não posso por falta de tempo.

identifico-me em muitos dos posts deixados aqui por algum pessoal e reconheço quem tem o “ bichinho”.
resta-me ir acompanhando e ajudando na medida do possível o pessoal mais curioso e que tem o espírito de experimentação como tu.
um forte abraço e não desistas….. só alcança quem não cansa.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas

seu post, red baron, lembrou-me que recebi ontem 80 kg de óleo para fabrico de biodiesel.
entretanto, olhando ele, depois de recebido, mais parece aquele óleo de palma. é um produto que nunca vi, mas quando o retirei ontem ( domingo ), lembrei: puxa, preciso do red baron para solucionar isso.

mas sei que nem tudo que queremos é possível. e logo vou tirar umas fotos, abrir um tópico e começar a desvendar os mistérios de um produto novo.

mesmo não contando com auxilio às experiências, quem sabe andar de bicicleta, nunca esquece. e sei que poderei contar com suas impressões e opiniões.

esquecendo o offtopic e voltando ao centro, acho por demais valoroso a opinião, mesmo que não acompanhado das experiências, pois uma mão amiga, na hora da indefinição, mostra caminhos que a gente não percebe, por estar viciado sempre nas mesmas convicções. lembra dos 70ºc para processar o bio de sebo ? contrariava os protocolos, mas resultou.

é dessas opiniões, que carecemos aqui na seção veículos à hidrogênio. confesso que sou cético à essa tecnologia, mas não fecho meus olhos às possibiidades que se abrem.

a única frase que habita meu pensamento: por que não ?
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

estive cerca de 2 horas a ver videos do you-tube sobre diversas formas de construir eletrodos para produção do hh, o mais interessante e o mais perfeito que vi foi este, o consumo energético é que não me pareceu muito agradavel...

http://www.youtube.com/watch?v=yfg6kyif ... re=related

red, pelo que contas e sabendo do teu interesse e vontade para estas coisas, tenho a lamentar não te ser possivel de momento passar da teoria à prática, mas a vida profissional dita as suas leis. tem lá paciencia, mas pelo menos naquilo que estiver ao teu alcance vai apoiando aqueles que vão tentando fazer alguma coisa sempre que o teu conhecimento o permita. só isso já é uma ajuda preciosa,... pelo menos para mim...
aos poucos e na medida do possivel eu cá tenho continuado as minhas investigações com vista a fazer algo que pelo menos tenha boa aparencia, sobre a sua funcionalidade... não digo nada...

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por RED BARON »

viva pessoal.
obrigado pelo vosso apoio e compreenção. vou sempre dar o máximo, mas tenho consciência de que estou abaixo dos minímos, às vezes até pode parecer pouca vontade de participar mas não é.
espero "voltar à carga" logo que possivel, entretanto vou fazendo o poosivel.
deixo um grande abraço para todos.
bem hajam.


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por joaquimdelisboa »

flamingo... e restantes amigos

no seguimento do link que deixaste encontrei uma nota extensa de como fazer...

http://www.systranlinks.com/trans?lp=en ... 2books.htm

se há tantos modos de poupar combustível ( pastilhas, ionozadores e etc.) este foi também um dos que mais me convenceu.

quem por aí tem jeito para trabalhos manuais ???

com o desemprego que por aí vai, mais o preço crescente dos combustíveis, quem se especializasse neste sistema não teria mãos a medir.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

daí tirei umas ideias, e do video que mencionei mais atráz tirei outras. o ideal,... como sempre..., é conseguir o máximo de produção de hh com o minimo de despesa em termos energéticos.
no video, aquele sistema parece bastante eficiente, e enquanto estão a ver o video podem ver no monitor do lado direito outros videos do mesmo autor também sobre produção de hh, mas com resultados inferiores.
procurando uma boa produção de hh e tentar reduzir o consumo eu questiono o seguinte a quem saiba responder:
se em lugar de se utilizar barão maciço de aço inox, se fizermos um entrançado a atinjir a mesma espessura mas com arame de inox, (tipo cabo de aço) não se iria conseguir o mesmo resultado mas com consumo energético inferior?

já agora, peço aos interessados ou a quem de conhecimento, para observarem a fotografia inferior seguinte:

Imagem

nela é visivel que um dos "cabos" (eletrodos) é diferente do outro. alguém me sabe dizer porquê?
e já agora qual é o que liga ao positivo e qual o que liga ao negativo???

numa das fotos do site que o joaquimdelisboa aqui colocou (e que eu coloquei no inicio) de onde veio esta fotografia, via-se lá uma certa "bagunça" resultante de tentativas feitas no sentido de conseguir um bom resultado. estou por isso convencido de que o facto dos eletrodos serem diferentes terá a sua rãzão de ser, mas qual... isso eu desconheço...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

ora aqui está a minha primeira experiencia com vista a produzir hidrógénio.

arame de inox com 1,2 metros de comprimento, que depois de dobrado passou a metade, 60 cm, e 0,8 mm de espessura, duplo e torcido um no outro (sem muita perfeição, mas a suficiente para experiencia):
Imagem

uma garrafa de 0,5 ltrs de água com o gargalo cortado, e a água era metade destilada e metade da torneira, destilada tinha pouca aqui em casa. aqui ainda sem corrente...
Imagem

aqui a produzir o dito hh... (a minha satisfação e sorriso ia de orelha a orelha... )
Imagem

aqui já novamente desligada...
Imagem

foi a primeira experiencia, que por sinal me deixou muito satisfeito... burbulhava mais os helicoidais de cima que os mais abaixo. tenho a dizer pelo que me apercebi, que uma das cargas deve entrar pelo lado oposto, ou seja, inferior...

pela experiencia reafirmo o que disse mais atráz o red-baron, utilizar luvas e cuidado porque a mistura aquece mesmo bem. tive que recorrer a uma torneira para por a cair àgua fria em volta do recipiente, porque caso contrário teria encolhido. queimava nas mãos!...
veio um pouquito de eletrolito (água já misturada com o pruduto) para uma das mãos, e senti bem o efeito na pele. ficava a mão demasiado escorregadia e numas pequenas arranhadelas que tenho queimava a sério. lavei com água abundante e detergente, mas aquele escorregadio não foi facil de tirar. recomendo muita cautela...

(há um pequeno video feito com o telemovel, mas não sei por aqui. se alguém ajudar... posso enviar por mail para quem saiba colocar.)

Responder

Voltar para “Veículos Hidrogénio”