Também quero um kit de hidrogénio.

Local para debater assuntos relacionados com veículos à Hidrogénio.

Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Também quero um kit de hidrogénio.

Mensagem por Roger a Jazz »

Caros amigos que se preocupam com a mobilidade sustentável.

Também quero instalar um kit de hidrogénio no meu carro, mas tenho algumas dúvidas. Tenho pesquisado umas coisas sobre estes kits e a maior parte das coisas que leio são positivas.
Tenho um Honda Jazz de 2009. Será que este modelo aceita bem a instalação de um kit destes?
A razão principal desta opção prende-se com a economia de combustível. Mas gostava de conseguir uma economia de pelo menos 30%. Só assim seria viável o equipamento. A ideia que tenho é que a economia de combustível está relacionada com a ausência da necessidade de menos acelerador! Ou seja, como o hidrogénio aumenta a potência, não será necessário acelerar tanto e assim o automóvel consumir menos! Será?

Também tenho lido que fora da localidade a percentagem de consumo aumenta. Os meus trajectos diários acontecem fora da localidade. Faço um consumo médio de 3,6l/100km, será que com a minha condução e a instalação deste kit, é possível reduzir o consumo para menos de 3L/100km?

No verão ando de mota eletrica, mas agora com o frio que já se faz sentir na minha zona, é complicado... ;)

Se alguém me puder dar a sua opinião, agradeço bastante.

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Também quero um kit de hidrogénio.

Mensagem por pafi »

Não sabia desses kits. E onde irás arranjar o hidrogénio?
Há fornecedores hospitalares, industriais de vários tipos de gases (azoto, oxigénio, hidrogénio, etc...), mas deve ser caro? Já tens ideia sobre isso? Mais do que a instalação do kit há que pensar bem como alimentar esse sistema ao longo do tempo.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: Também quero um kit de hidrogénio.

Mensagem por zointz »

3,6lt / 100.... isso é mesmo muito bom, melhor que isso só empurrando :lol: :lol:

Agora a sério, presumo que o kit seja mais eficiente quanto mais para/arranca houver, pois esses tempos de inatividade são aproveitados pela produção de hidrogénio, deverá ser por isso que em auto-estrada piora, pois a maior parte do esforço é para colocar o carro em movimento e temos de acrescentar a produção de hidrógénio, que vai acrescentar algumas perdas.

Boa sorte com a pesquisa, e depois não te esquecas de colocar os resultados.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms


Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Re: Também quero um kit de hidrogénio.

Mensagem por Roger a Jazz »

Tenho estado a trocar informações com um fabricante no nosso país. Ele diz que a redução de consumo se situa entre os 10% e os 20%. O meu objectivo seria chegar aos 30%. É que se conseguisse os 30%, este sistema compensa face ao GPL.

Portanto o kit consiste em produzir o hidrogénio e enviá-lo para o interior do cilindro através da entrada de ar. O Kit vai separar o H2 do óxigénio através da electrolise. Portanto uma mangueira para uma garrafa de água e um cabo puxa energia do alternador. O alternador vai provocar uma perda de potência no motor na ordem dos 2% a 3% que é claramente ultrapassada pelos ganhos na produção de hidrogénio.

Um amigo usava um num volvo a gasolina que lhe consumia 8L aos 100km. Com a instalação do kit, reduziu para 6L. Com velocidades de 130km a 14km/h na auto-estrada. Pelo que tenho pesquisado, o consumo diminui mais em condução não urbana!

Gostava era de ter a opinião de mais alguém que já o tivesse instalado!

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Também quero um kit de hidrogénio.

Mensagem por g_card »

tu nao queres um kit de hidrogenio, tu queres um kit vulgarmente conheçido por HHO, ou seja por eletrolise vai ser 2 moleculas de hidrogenio e uma de oxigenio.
ja existem carros a consumir mesmo hidrogenio nos states, coisa que nao tem nada a ver com o que tu queres.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."


Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Re: Também quero um kit de hidrogénio.

Mensagem por Roger a Jazz »

Tipo Honda Clarity?

Sim este meu kit pelo pouco que sei produz hidrgénio e envia para o interior do motor!

Mas há algum kit que produza mesmo só hidrogénio?


agaspar
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: terça out 23, 2012 3:06 pm

Re: Também quero um kit de hidrogénio.

Mensagem por agaspar »

Boa tarde,
Posso perguntar qual o kit que tem?


agaspar
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: terça out 23, 2012 3:06 pm

Re: Também quero um kit de hidrogénio.

Mensagem por agaspar »

Eu conheço alguns kits. Já tens o teu? Posso saber qual é?


Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Re: Também quero um kit de hidrogénio.

Mensagem por Roger a Jazz »

Há muito que admiro estes kits e sobretudo o poder do hidrogénio. Entretanto as pesquisas que tenho feito levam-me para a américa do sul principalmente o Brasil. Entratanto há cerca de um ano atrás contactei mesmo uma empresa no brasil que me deram várias informações e enviavam o kit para portugal. Com receio e desconhecimento na matéria não fechei negócio. Em setembro numa conversa com um amigo sobre mobilidade sustentavel disse-me que usou um há 4 anos atrás, durante cerca de 2 anos. Tinha-o instalado num Volvo a gasolina que lhe consumia 8l aos 100km. Com o kit passou a gastar 6L. Como por motivos profissionais teve de comprar uma carrinha a gasóleo, vendeu o Volvo e tinha o kit parado. Emprestou-mo. O kit que ele usava era produzido em Portugal e deu-me os contactos do fornecedor com quem estou neste momento a trocar informações. O site deles é: http://www.hidrogenpower.com/.

Até agora a informação tem sido positiva, o problema é a percentagem que vou economizar. Eles não me podem garantir os 30% e eu entendo. Paracem-me ser pessoas sérias, apesar de não os conhecer pessoalmente.


agaspar
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: terça out 23, 2012 3:06 pm

Re: Também quero um kit de hidrogénio.

Mensagem por agaspar »

Eu tambem tenho andado a estudar estes kits. As pesquisas levam quase sempre ao Brasil, onde parecem ser ja muito usados.
Obrigado pelo contacto, pareceu-me muito bem. Eu encontrei outro modelo que está em inicio de comercialização em Portugal que também inspira muita confiança. Conheço quem tenha e está muito satisfeito, no entanto a redução de consumo pelo que me têm dito anda no máximo pelos 25 a 26%. São é muito mais baratos que os deste fabricante 199€ + IVA :)
Se eu comprar entretanto coloco mais informação.
Boas poupanças com o seu ;)


Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Re: Também quero um kit de hidrogénio.

Mensagem por Roger a Jazz »

Obrigado pela partilha. De fato, são bem mais baratos! Quem comercializa esses?


agaspar
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: terça out 23, 2012 3:06 pm

Re: Também quero um kit de hidrogénio.

Mensagem por agaspar »

Os kits que falo são fabricados na Irlanda. Tenho uns amigos que estão em negociações para tentar comercializar por cá :) Estão ainda a fazer testes e a tentar certificar a segurança e resultados junto de entidades isentas em Portugal. Depois vou dando notícias.
Vai dando feedback sobre os resultados do teu tb ;)


Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Re: Também quero um kit de hidrogénio.

Mensagem por Roger a Jazz »

Não sabes se vão demorar algum tempo ou a certificar o produto?

E qual o feedback do produto? O que acham os irlandeses?


Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Re: Também quero um kit de hidrogénio.

Mensagem por Roger a Jazz »

Agaspar. Esse pessoal da Irlanda têm algum site?


agaspar
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: terça out 23, 2012 3:06 pm

Re: Também quero um kit de hidrogénio.

Mensagem por agaspar »

Viva, eu sei que sao fabricados na irlanda mas nao sei qual o fabricante. So conheco a versao portuguesa que esses amigos estao a comecar a comercializar... o nome em portugal e ultimatepower e ja tem uns 20 kits instalados. O site ainda nao esta pronto... A certificacao esta em curso esperam que para breve.
Vou mantendo a malta informada.


Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Re: Também quero um kit de hidrogénio.

Mensagem por Roger a Jazz »

E só vão passar à comercialização depois da certificação?

E feedback dos 20 já instalados, há algum?


agaspar
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: terça out 23, 2012 3:06 pm

Re: Também quero um kit de hidrogénio.

Mensagem por agaspar »

Sim já há feedback, têm registado reduções de consumo reais entre os 20-22% e os 25-26%. 30% ainda não há ninguem que tenha feito.
Já estão a comercializar, por isso indequei o preço antes, mas só vao atacar o mercado a sério depois da certificação.


Aless
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: sexta ago 19, 2011 7:02 pm

Re: Também quero um kit de hidrogénio.

Mensagem por Aless »

Roger a Jazz Escreveu:...
Portanto o kit consiste em produzir o hidrogénio e enviá-lo para o interior do cilindro através da entrada de ar. O Kit vai separar o H2 do óxigénio através da electrolise. Portanto uma mangueira para uma garrafa de água e um cabo puxa energia do alternador. O alternador vai provocar uma perda de potência no motor na ordem dos 2% a 3% que é claramente ultrapassada pelos ganhos na produção de hidrogénio.
Infelizmente, o ganho de energia obtido com a queima do hidrogênio é necessariamente menor que a energia empregada na sua síntese através da eletrólise. ### (vide explicação abaixo)

Portanto, qualquer desses "kits" significa desperdício de energia, ou seja, diminuição da potência do motor em relação ao combustível consumido.

Com tudo isso, para que ainda se consiga alguma redução no consumo de combustível é necessário que se empobreça muito a mistura (o que poderia ser feito independentemente da instalação do kit), reduzindo ainda mais a potência útil do motor.

Conclusão: qualquer desses kits de produção de hidrogênio por eletrólise alimentada pelo alternador é pura banha de cobra.
Reduz a potência em vez de aumentá-la.


###
A queima do hidrogênio se dá com a combinação entre 2 moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio, gerando 2 moléculas de água, e liberando uma certa quantidade K de energia.
Na síntese do hidrogênio através da eletrólise, após 2 moléculas de água receberem aquela mesma quantidade K de energia, elas se transformam em 1 molécula de oxigênio, e 2 moléculas de hidrogênio.
Como todos os processos físicos têm eficiência abaixo de 100%, o que acontece é que, no mundo real, a síntese do hidrogênio pela eletrólise gasta mais energia do que a energia "K", acumulada pela separação entre os dois elementos.
Assim, a queima do hidrogênio dentro de um motor, fornece menos energia do que a energia gasta na eletrólise correspondente.
Além disso, esse processo associado ao "kit" tem outras perdas muito maiores devido aos vários subprocessos envolvidos na "linha de produção", isto é, para cada Joule de energia liberada pela queima de hidrogênio, houve uma perda associada à eletrólise, houve uma perda associada à transfomação de energia mecânica em elétrica (no alternador), e houve uma perda associada à transformação química da gasolina para obter energia mecânica (dentro do motor).


Autor do tópico
Roger a Jazz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: domingo set 25, 2011 10:41 pm

Re: Também quero um kit de hidrogénio.

Mensagem por Roger a Jazz »

Estou a entender. Volta a questão do Honda Clarity. É tudo muito bonito ter um carro eletrico sem baterias em que a energia eletrica é produzida pelo hidrgénio, mas a energia eletrica gasta para produzir hidrogénio, daria para mover um carro eletrico uma vez e meia mais.

Até andava entusiasmado com a ideia, mas de facto o investimento é alto para que depois o resultado fique aquém das expectativas!!!


agaspar
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: terça out 23, 2012 3:06 pm

Re: Também quero um kit de hidrogénio.

Mensagem por agaspar »

Roger, pelo que percebi tens utilizado o kit emprestado, certo? Tens notado diferenças no consumo?

Eu conheço já um grupo significativo de utilizadores do kit que referi, onde tenho visto medidas concretas que comprovam a economia entre os 22 e os 26% consoante o carro e condutor.
De qualquer forma vou esperar pela tal certificação por entidades isentas em portugal antes de apostar no produto ;)

Entendo a explicação do Aless, mas não consigo defender que seja mesmo assim... e os factos dizem-me o contrário. Já tinha visto muita banha da cobra tipo iman para poupar combustivel etc. Mas nestes tenho visto resultados concretos testemunhados por pessoas independentes e não so pelos representantes.

Responder

Voltar para “Veículos Hidrogénio”