Conselho sobre motor

Local para debater assuntos relacionados com veículos à Hidrogénio.
Responder

Autor do tópico
Luislongo
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta jan 19, 2011 11:17 am

Conselho sobre motor

Mensagem por Luislongo »

boas.
tenho umas duvidas e queria tentar esclarecer, é o seguinte no meu projecto da escola, tenho de transformar um carro de combustao em um carro eletrico, neste caso é um renault 5 campus, ja desmontamos tudo o que nao precisavamos, agora estamos a procura de um motor electrico que sirva para "puxar" o carro, ja tentamos arranjar um motor dc de baixa voltagem, mas é mesmo muito caro e nos nao temos muitos fundos para gastar e também temos medo que depois não sirva para puxar.
agora queria saber a fossa opinião sobre qual motor, ou mesmo quantos cavalos ou kw's preciso para puxar..qualquer coisa que me ajude não hesitem em responder a este comentario.

cumprimentos luis longo.


Sinupe
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: segunda jan 10, 2011 5:02 pm

Re: Conselho sobre motor

Mensagem por Sinupe »

conversões smelhantes:

http://www.evalbum.com/1984
http://www.evalbum.com/213
http://www.evalbum.com/534
http://www.evalbum.com/648
http://www.evalbum.com/2153 > parece-me que este amigo é optimista na autnomia mas investiu 10k em baterias...

boa sorte e vê o meu outro post (http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=32&t=13849)


Autor do tópico
Luislongo
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta jan 19, 2011 11:17 am

Re: Conselho sobre motor

Mensagem por Luislongo »

o problema esta é arranjar um motor dc que puxe o peso todo, todos esses veículos que me mostrou agora contem motores dc's, e é difícil arranjar um motor desses cá em portugal

se eu arranjar um motor ac com um equivalente a 7cv será que vai puxar? mas depois também tenho medo que as baterias que nos temos não sejam suficientes, a autonomia para agora não interessa.


Sinupe
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: segunda jan 10, 2011 5:02 pm

Re: Conselho sobre motor

Mensagem por Sinupe »

se retirarem tudo o que nao e essencial, vai funcionar - o smart da autosil tem 5kw...

quanto a baterias, se so tem de andar umas centenas metros enqunato e filmado, nao sai caro mas sera inutil depois do projecto.

goldenmotor.com tem um 5kw baratucho que podem encomendar na devi-motion.com e que devem conseguir vender logo e seguida com facilidade. baterias + motor + controlador deve ficar por 1000 euros e quase que arriscava dizer que o conseguem vender pelo mesmo preco (menos a bateria que e lixo de 7ah para durar um minuto ou dois se o controlador aguentar tao pouco).

cravem alguem de familia ou muito amigo para a parte de serralheiro mas facam o minimo posivel e talvez se safem com 300 ou 400 euros de custo total (sem contar com o r5 e depois da revenda do motor/controlador).

ps: nao ha acentos que tou de ipad :/


Sinupe
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: segunda jan 10, 2011 5:02 pm

Re: Conselho sobre motor

Mensagem por Sinupe »

notas importantes:
- é bastante provável que um controlador para um motor de 5kw não funcione com menos de 48v
- é igualmente provável que o pack de baterias que referi (48v/7ah/50€) não consiga por o sistema a funcionar pois o máximo que deve debitar são 2a

são capazes de ter de investir um pouco mais nas baterias para poder debitar pelo menos 50a contínuos/200a breves, para garantir que o motor consegue tirar o chassis do sítio

uma possibilidade é tentar descobrir uma bateria de barco usada. outra, será pedir a ajuda de um fabricante de baterias (ex: autosil) explicando o projecto e pedindo o empréstimo de uma bateria.

boa sorte!


Autor do tópico
Luislongo
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta jan 19, 2011 11:17 am

Re: Conselho sobre motor

Mensagem por Luislongo »

ja arranjamos 3 packs de baterias, não sei exactamente como elas são porque ainda não chegaram, foram dadas por um tio de um dos meus colegas, ele disse me que cada pack trazia 6 baterias e ao todo fazia 72v e acho que 7a, mas não tenho a certeza sobre isto,só depois quando as virem é que tenho a certeza, o tio dele disse que nos ia dar 3 packs por isso 18baterias. mas não sei como são as baterias, se são de carro ou sei la não sei mesmo.. depois post aqui quando elas chegarem.

obrigado pelos comentários

cumprimentos


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Conselho sobre motor

Mensagem por Njay »

o vosso projecto é nitidamente demasiado ambicioso para os vossos conhecimentos e recursos, pelo que sugiro que o repensem.

porque não transformar uma bicicleta? há uns kits em que basta substituir uma das rodas, mas com kit ou sem kit depois ainda há todo o trabalho de instalar os sensores, arrumar bem os cabos e a consola e podem também colocar umas luzes de travão, frontais e piscas.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Sinupe
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: segunda jan 10, 2011 5:02 pm

Re: Conselho sobre motor

Mensagem por Sinupe »

luís,

faço minhas as palavras do njay: refaçam o projecto em torno de uma bicicleta ou um kart se quiserem mesmo 4 rodas.

eis o gráfico de performance do hpm5000b da goldenmotor:

Imagem

a 48v/37a o motor debita um binário de 3,8nm e isso será insuficiente para mover o r5

o vosso pack de baterias deve debitar um máximo de ~20a antes de derreter pelo terão de arranjar outro ou mudar de veículo e motor :/

exemplos:
- o meu carro (renault megane coupe) tem um binário de 190nm
- a minha mota (cbr 1100xx) tem um binário de 120nm
- uma scooter eléctrica tem por volta de 35nm


Autor do tópico
Luislongo
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta jan 19, 2011 11:17 am

Re: Conselho sobre motor

Mensagem por Luislongo »

boas, ainda nao tenho as baterias.. o meu colega de grupo vai busca las no proximo fim de semana..

eu sei que o nosso projecto e muito ambicioso para o que nos sabemos e para os nossos recursos, mas agora nao da volta a dar lhe, ja vamos a meio.


Autor do tópico
Luislongo
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta jan 19, 2011 11:17 am

Re: Conselho sobre motor

Mensagem por Luislongo »

aqui estão as baterias que estavamos á espera.

12v cada
7,2 ah
20 hr

mais características lá no site.

fico a espera da vossa resposta
cump. luis longo


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Conselho sobre motor

Mensagem por tavares »

essas baterias nem para uma bicicleta servem, isso são baterias para centrais de alarme e pequenas ups , não são capazes de fornecer grandes correntes instantaneamente.


Autor do tópico
Luislongo
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta jan 19, 2011 11:17 am

Re: Conselho sobre motor

Mensagem por Luislongo »

tavares Escreveu:essas baterias nem para uma bicicleta servem, isso são baterias para centrais de alarme e pequenas ups , não são capazes de fornecer grandes correntes instantaneamente.
isto é apenas uma.. nos temos 18.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Conselho sobre motor

Mensagem por Njay »

um motor e um controlador para esse motor para fazer andar isso ainda vos fica em pelo menos uns 800€, e ainda vos falta:

- carregador para as baterias (outros 300€)
- contactor, cabos, fusível (mais uns 100€)
- adaptação mecânica do veio do motor à caixa de velocidades (mais uns 300-500€)

72v já dá uns choques valentes, e também já mata. os 3 packs de baterias teriam que ser colocados em paralelo, só que isso precisa de ser feito por alguém que realmente perceba do assunto, caso contrário isso ainda pega fogo. vocês têm alguém entendido de electricidade a trabalhar convosco? e mesmo assim resulta numa bateria bastante fraquinha para um automóvel; as motas eléctricas mais fracotas têm packs de baterias capazes de fornecer o dobro da corrente (corrente = força) do que os vossos 3 packs juntos (mesmo novos). ainda não percebi o enquadramento deste projecto, vocês são alunos de liceu?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Responder

Voltar para “Veículos Hidrogénio”