Mais umas rodas a electrões

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Mais umas rodas a electrões

Mensagem por ajosemor »

pois é caros amigos, há cerca de 1 mês perdi a cabeça.
depois de muito vasculhar e avaliar a compra de kits para motorizar electricamente uma bike acabei por decidir comprar uma já equipada e sem me estender muito, no ebay. foi só clicar! fácil.
chegou, montei o que tinha que montar e... fiz a minha primeira prova de estrada. abusei na distância, e não só, sabem como é querer tirar a prova? pois foi o que fiz! afastei-me demais e no fim não foi muito fácil chegar a casa até porque o selim passou o tempo a fugir para uma posição incómoda. é das de apoio ao esforço de pedalar. a subir não há nada para ninguém se não se pedalar. a roda é 24 não sei se não lhe dou uma volta:banghead:
bom mas perdi ainda mais a cabeça!
licitada a bike, aparece quando ainda andava pelo ebay, uma scooter por um preço atractivo e... aí vai disto, licitei! bom, com mais umas peripécias pelo meio, acabei por ganhar o leilão e lá recebi a "não sei como se chama" marca huasha de 1,5 kw. dei uma voltinha quando chegou, gostei mas...ainda permanece a grande incógnita quantos quilómetros tem de autonomia?
quanto à legalização e graças às óptimas dicas neste fórum e, diga-se em abono da verdade, a uma mudança de actuação dos serviços públicos, não tive grandes contratempos. apenas foi precisa paciência para deixar o pessoal a meditar no assunto e, se preciso, sacar dos decretos-lei na altura oportuna.
resultado, 33+3 € e aguardo o documento definitivo.
no que se refere ao seguro o melhor que arranjei foi de pouco mais do que 70€ na axa e ainda não recebi os documentos.
mas estou desejoso para ver até onde vão as baterias...
outro dia colocarei as fotos e características.

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Mais umas rodas a electrões

Mensagem por serges »

parabéns tenho de pedir autorização para colocar na lista dos ve's aqui do fórum!

força com o diario de bordo!

força com os projectos!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

renalte
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: sábado set 20, 2008 4:33 pm
Localização: Alenquer

Re: Mais umas rodas a electrões

Mensagem por renalte »

parabéns ajosemor pelas aquisições ev, mas fiquei com uma duvida disse que pagou 36€ para legalizar a scooter, é isso?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Mais umas rodas a electrões

Mensagem por ajosemor »

exactamente. como está referido, com indicação das leis e tudo, algures neste fórum, os valores a pagar são 33€ pela matricula e 3€ pelo registro uma vez que por lei ve estão isentos de emolumentos que seriam 50€ a pagar com o registro.
mas atenção os veículos terão que ter certificado de homologação da ue.
a certa altura no imt falava-se em necessidade de ir á alfândega, de ter que ser certificado quanto ao ruído, etc, seriam mais cerca de uma centena de €. mas como estava informado e a scooter já estava no sistema informático nacional, e além disso os funcionários começam logo a trocar impressões entre eles eu calmamente só ía chamando a atenção quando me parecia que estavam virados para soluções nada lógicas. alfândega? porquê foi comprado dentro da ue! certificado de ruído numa viatura eléctrica? practicamente não há ruído! faz sentido? foi em relação a estas situações que também referi um novo espírito nos funcionários. o engº responsável às tantas referia, e bem, que os espanhóis por estarem a simplificar os procedimentos relativos aos ve estão a liderar tanto o mercado espanhol como o português e o francês.
depois de tudo feito estava um dia a almoçar quando recebo um telefonema dos registos e notariado. disseram-me que não podiam efectuar o registo porque o sistema informático exigia a introdução da cilindrada. expliquei á sra que os ve não têm cilindrada mas que quando muito poderia existir alguma correspondência para esse efeito, e que estavam a precisar de uma alteração ao software, etc etc... de repente ouço uma exclamação de alívio do outro lado e diz a sra: "já consegui... já consegui...obrigado e desculpe!". claro que também eu fiquei satisfeito e nesse momento lembrei-me do célebre ditado (e canção) de que o caminho se faz caminhando. não há dúvida, cada um que na sua zona vai avançando, vai ajudando a fazer caminho...quem vier a seguir tem menos problemas mas ainda está a abrir caminho, e assim sucessivamente até chegar a auto-estrada.

saudações
alguma da informação sobre as leis que regulam a legalização encontra-se em "uma bereco do dia a dia!" e estava convencido que seria pela pág. 22 mas não é. procura com alguma paciência e encontrarás. lembro-me que o eduardo, o djhg, e outros focaram o assunto. talvez pesquisar pelos seus users seja mais fácil.

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Avatar do Utilizador

renalte
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: sábado set 20, 2008 4:33 pm
Localização: Alenquer

Re: Mais umas rodas a electrões

Mensagem por renalte »

obrigado ajosemor pelas explicações, mas esse certificado de homologação da ue vem com o veículo quando adquirido ?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Mais umas rodas a electrões

Mensagem por ajosemor »

neste caso vinha, não quer dizer que todos o tenham. é necessário assegurares-te disso quando a comprares. para ser mais exacto ela não vinha com o certificado mas sim com o livrete espanhol que o referia e como já constava da base de dados do imt foi aceite assim. mas é preferível garantires que a traz, porque a aceitação ficou ao critério dos serviços onde pedi a matricula e eles hesitaram em aceitá-lo.

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Mais umas rodas a electrões

Mensagem por serges »

ajosemor Escreveu:neste caso vinha, não quer dizer que todos o tenham. é necessário assegurares-te disso quando a comprares. para ser mais exacto ela não vinha com o certificado mas sim com o livrete espanhol que o referia e como já constava da base de dados do imt foi aceite assim. mas é preferível garantires que a traz, porque a aceitação ficou ao critério dos serviços onde pedi a matricula e eles hesitaram em aceitá-lo.

saudações

ora nem mais por exemplo se quiseres trazer uma scooter eléctrica de frança e se tiver livrete e está com matricula eles tem é mais que legalizar!

custa muito mas consegue se é preciso é haver empenho e profissionalismo do outro lado do balcão, pois por exemplo comigo eu paguei 3€ pelo documento único e o eduardo andava a pagar 50€, quando confrontados com a situação lá lhe fizeram o reembolso!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Mais umas rodas a electrões

Mensagem por ajosemor »

parabéns tenho de pedir autorização para colocar na lista dos ve's aqui do fórum!

força com o diario de bordo!

força com os projectos!
só agora reparei no questão da autorização. se é a minha podes dispôr dela á vontade.

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Mais umas rodas a electrões

Mensagem por ajosemor »

parece mentira mas já comprei a minha bike e a scooter a electrões há oito meses e praticamente nem a rodagem lhes fiz...

pois é mas ontem completei a carga da minha huasha que deve ter outro nome mas que desconheço e fui dar uma voltinha para apalpar até onde me posso alargar. e a verdade é que não me desiludi pois apesar da situação e de ter andado em terra, areia, com vento contra, com fortes subidas (setúbal- palmela) e claro também com descidas, fiz cerca de 30 km. já perto de casa senti menos força e andei com o indicador no vermelho mas parado ainda se mantinha no amarelo. para atingir os objectivos mais próximos que são setúbal e palmela, dá.
depois de mais rodagem gostava de tentar a praia, mas... veremos!

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Mais umas rodas a electrões

Mensagem por serges »

um ponto de carga na zona, na praia, um café um restaurante quem sabe pode ajudar muito!

um abraço e muitos kms com ela!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Andre Nunes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: sábado mai 31, 2008 10:06 pm

Re: Mais umas rodas a electrões

Mensagem por Andre Nunes »

ola ajosemor,

anda mais que a minha, eu continuo nos 20kms (com subidas e descidas). queres trocar???

abraço

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Mais umas rodas a electrões

Mensagem por ajosemor »

serges disse:
um ponto de carga na zona, na praia, um café um restaurante quem sabe pode ajudar muito!
um abraço e muitos kms com ela!
tens toda a razão serges.

no local há um restaurante e eu tenho um bom argumento para consegui-lo. um dia destes vou pedir ajuda para lhes refrescar a memória e propôr isso.

andre nunes disse:
ola ajosemor,

anda mais que a minha, eu continuo nos 20kms (com subidas e descidas). queres trocar???
ainda não percebi bem como é que o pessoal considera o fim da descarga. quando ela pára? ou quando o indicador anda na parte inferior do vermelho?
por mim ela vai frequentemente ao vermelho. quando acelero a 40-45 km/h, nas subidas, etc. não me tenho preocupado muito, mas, quando apanhei uma subida já no regresso para além de vir no vermelho, já sentia falta de garra. considero esse o melhor indicador de que posso ficar apeado...
estive para me propor vendê-la quando adquiriste a tua mas, pareceu-me que havia por aí um grande entusiasmo na compra e não falei no assunto.
outra coisa, temos que pedir uns conselhos pois pode haver várias coisas a verificar. travões, lubrificação, etc...
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências


Andre Nunes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: sábado mai 31, 2008 10:06 pm

Re: Mais umas rodas a electrões

Mensagem por Andre Nunes »

andre nunes Escreveu:ainda não percebi bem como é que o pessoal considera o fim da descarga. quando ela pára? ou quando o indicador anda na parte inferior do vermelho?
por mim ela vai frequentemente ao vermelho. quando acelero a 40-45 km/h, nas subidas, etc. não me tenho preocupado muito, mas, quando apanhei uma subida já no regresso para além de vir no vermelho, já sentia falta de garra. considero esse o melhor indicador de que posso ficar apeado...
eu noto perfeitamente quando a carga esta quase a acabar. para mim a carga acaba quando ela se começa a engasgar (literalmente). ainda anda 1 km no engasganço depois pára definitivamente.

no meu diário de bordo, tens um utilizador interessado numa (acho que é o j.carreira). fala com ele.

abraço

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Mais umas rodas a electrões

Mensagem por ajosemor »

mais uma saída e um percurso de 33 km. desta vez já senti algum "engasganço" mas lá consegui chegar a casa. uma coisa que verifico é que a bateria descarrega aparentemente bastante com a máquina parada. sendo natural, parece-me exagerada a carga necessária ao fim de poucos dias.

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Mais umas rodas a electrões

Mensagem por ajosemor »

no passado sábado fiz mais uma saída assegurando-me de que o fazia com a carga completa pois ía testar um itinerário com cerca de 30 km ida e volta. fui... e vim logo para me precaver para o caso de ficar no caminho mas correu tudo bem. à chegada resolvi andar por perto de casa fazendo subidas para que quando acabasse a carga pudesse voltar. para meu agradável espanto fiz 38 km tendo voltado ao 1º engasganço.
ou as baterias não estão muito mal ou estão a recuperar bem...
vou com 150 km

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Mais umas rodas a electrões

Mensagem por Volt »

pois... mas tens de a carregar de vez em quando... e também convém andar com ela! .

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “e-bike”