A minha ZEV...

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jmap
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Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:vivas.

eu tenho tido sempre o mesmo cuidado com as baterias. até trocar de centralina (motor controller) as baterias estavam impecáveis. acabei de falar com o eng. da masac (o responsável pelas vectrixs) e vou levar a zev ao concessionário para fazer diagnóstico. caso o diagnóstico acuse o problema (tem de acusar ) voltarei lá mais tarde para o corrigir. ficou assim combinado, para que, eu não tenha de ficar sem a zev durante um "tempão".



thx.
acho que o software de diagnóstico não vai ajudar a identificar o problema. se bem o conheço, não tem leituras discretas do bms (carga e desempenho das células).
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jmal
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Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmal »

jmap Escreveu:
jmal Escreveu:a temperatura influi muito na resistência interna, essa mesma influi na potência instantânea que cada célula pode fornecer, ou seja, os tais c's, quanto mais frio, menor será o débito da bateria, e obviamente que vai mexer na autonomia.

o meu conselho vai para que faças os tais processos que o manual recomenda, descarregar até parar etc. umas cargas lentas, muito lentas mesmo, ajudavam imenso, alias um bom processo de balanceamento deve ser demorado.
jmal, eu tenho o mesmo tipo de baterias e andamos na mesma cidade. a minha autonomia baixou um pouco mas não para quase metade. passa-se qualquer coisa com as células dele!!

confirmas aquilo que eu disse? ou seja, que uma celula pode acusar a carga total e não a providenciar devido a uma enorme resistência interna que vai muito para além da influência da temperatura!? por exemplo uma sobrecarga que danifique uma celula pode refletir-se desta maneira?
sim, pode, mas não acredito tratar-se disso.
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jmap
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Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmap »

bem, o que muita gente se tem queixado lá fora é de grandes quedas na autonomia e a causa mais usual tem sido a alta resistência interna de celulas, porém aqueles que a usam mais frequentemente não parecem sofrer tanto com isso. o volt é um utilizador frequente pelo que, a ser essa a causa, a razão deverá ter sido outra.
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Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmal »

jmap Escreveu:bem, o que muita gente se tem queixado lá fora é de grandes quedas na autonomia e a causa mais usual tem sido a alta resistência interna de celulas, porém aqueles que a usam mais frequentemente não parecem sofrer tanto com isso. o volt é um utilizador frequente pelo que, a ser essa a causa, a razão deverá ter sido outra.

o problema é que a vectrix usa e abusa das baterias, carregamentos rápidos, descargas rápidas, pouca capacidade, tá tudo dito, para esse nivel de potência só mesmo lifepo4 ou lipo, as nimh servem mas não com cargas completas e descargas tão profundas, o que acontece com os hibridos e elas duram.
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jmap
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Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmap »

jmal Escreveu:
jmap Escreveu:bem, o que muita gente se tem queixado lá fora é de grandes quedas na autonomia e a causa mais usual tem sido a alta resistência interna de celulas, porém aqueles que a usam mais frequentemente não parecem sofrer tanto com isso. o volt é um utilizador frequente pelo que, a ser essa a causa, a razão deverá ter sido outra.

o problema é que a vectrix usa e abusa das baterias, carregamentos rápidos, descargas rápidas, pouca capacidade, tá tudo dito, para esse nivel de potência só mesmo lifepo4 ou lipo, as nimh servem mas não com cargas completas e descargas tão profundas, o que acontece com os hibridos e elas duram.
bem, as minhas estão-se a portar bem mas têm cerca de 6000km (este pack), pelo que estão ainda muito longe dos 80000km prometidos... enfim, está planeado um pack de substituição de litio da gp, infelizmente a gp não está na linha da frente mas... aguardemos.
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Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmal »

jmap Escreveu:
jmal Escreveu:
jmap Escreveu:bem, o que muita gente se tem queixado lá fora é de grandes quedas na autonomia e a causa mais usual tem sido a alta resistência interna de celulas, porém aqueles que a usam mais frequentemente não parecem sofrer tanto com isso. o volt é um utilizador frequente pelo que, a ser essa a causa, a razão deverá ter sido outra.

o problema é que a vectrix usa e abusa das baterias, carregamentos rápidos, descargas rápidas, pouca capacidade, tá tudo dito, para esse nivel de potência só mesmo lifepo4 ou lipo, as nimh servem mas não com cargas completas e descargas tão profundas, o que acontece com os hibridos e elas duram.
bem, as minhas estão-se a portar bem mas têm cerca de 6000km (este pack), pelo que estão ainda muito longe dos 80000km prometidos... enfim, está planeado um pack de substituição de litio da gp, infelizmente a gp não está na linha da frente mas... aguardemos.

pois, mas tu não tens o tipo de condução que tem o volt, penso eu.....
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Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

vivas.

desculpem lá, mas só agora é que vi que tinha mensagens novas aqui...
eu, tal como o jmap, acho que vai ser difícil que o software de diagnóstico detecte este meu recente problema. também não sou fã de coincidências. acredito que, não é coincidência o facto das baterias terem funcionado sempre de igual modo até à troca do motor controller. algo se passou naquela reinstalação.

enfim, vou ver se passo na oficina esta semana e depois dou notícias.

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Re: A minha ZEV...

Mensagem por hmgp »

boa sorte com isso!

a minha já voltou. e voltou bem melhor!!
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Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

. ainda bem hmgp.

já agora, aqui fica uma foto recente do mostrador. apesar de estar (provavelmente) a acabar o recorde de longevidade da bateria, continuo a acumular kms. tenho pena de não poder comprovar a longevidade deste último pack. já leva 14 mil kms.


22.222,2
22.222,2
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jmap
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Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmap »

tens de pedir a actualização do top10
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Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

hum... pois é... eu agora também posso tratar disso. .

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jmap
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Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmap »

é pá, parabéns... nem tinha visto que tinhas sido promovido!!!
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Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

vivas a todos.

vou começar pelas boas notícias. as más, deixarei para o post seguinte. .
como alguns de vós sabem, sou sócio de um motoclube, que chega (virtualmente via email) a milhares de motards.
tenho aproveitado esse meio para divulgar coisas "nossas" por lá.
como por exemplo:
http://forum.mcv.pt/index.php/topic,33349.0.html

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Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

más notícias:
estava eu muito bem, parado num semáforo, quando ouço um barulho seco. parecia que alguém me tinha dado um pontapé nos plásticos. olhei à volta e nada. dei ao punho e fui-me embora. não tardou muito para a luz de falta de bateria aparecer (erradamente) e a mota começar a andar a velocidades muito reduzidas. será que se desligou alguma ligação? enfim. fica a minha tristeza por mais um episódio destes e, já estou a pensar se estas coisas vão continuar a acontecer quando acabar a garantia...
estou preocupado. vou contactar o importador.


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Re: A minha ZEV...

Mensagem por serges »

bolas

homem vai chama uma bruxa para ver se trata disso!!!

caramba, com tantos kms deveria estar melhor... tantas assistencias!

é caso para preocupares te com o fim da garantia!
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Ricardo_Santos
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Re: A minha ZEV...

Mensagem por Ricardo_Santos »

realmente é muito chato!

és tu que mais tem problemas com a vectrix no entanto também és o que mais anda....

se os problemas não se resolverem vai ser muito chato quando acabar a garantia porque cada peça deve ser um balurdio!

no entanto tens sempre os 2 anos de garantia de todas as peças que colocarem novas. guarda bem as facturas...

abraço e boa sorte com isso
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Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

viva ricardo.

todos os problemas, que tive, foram resolvidos sem ter qualquer factura, visto que também nada paguei. no entanto, aqui, neste diário de bordo, tenho praticamente todos os acontecimentos relatados nas datas em que aconteceram.

tenho sempre confiado na masac. não tenho razão para desconfiar. houve uma altura em que pedi um papel com a referência à data de fim de garantia das baterias (novas), mas não me deram e ficou para depois. creio que queriam que fosse a vectrix a responsável por esse papel e, quando entrámos no âmbito da burocracia, tudo fica para depois.

mas, desde que continuem a cumprir com a sua palavra, não preciso de papeis. obviamente que, é preocupante ter uma mota que quase não precisa de manutenção (segundo é publicitado) e passa a vida a avariar... algo errado se passa e eu preciso de uma segurança maior.
desde que adquiri a zev, tenho duas avarias que carecem de explicação. esta de agora, e aquela em que fiquei sem o motor controller devido a um curto-circuito (que ainda não sei o que o causou).

a manutenção deve prevenir avarias. se não precisa de manutenção, porque é que avaria?

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Re: A minha ZEV...

Mensagem por Ricardo_Santos »

pois, espero que nunca te traiam essa confiança!

apesar de mto amigos não custa nada haver um papel! nada a esconder é o que costumo dizer. assim, mesmo que a masac (e espero que não), acabe tens os papéis para ir a quem representar a marca.

é sempre bom!

mas claro que não digo que eles não estejam lá para te safar.....
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Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmap »

bolas, continua o azar... o que terá sido desta vez?
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Re: A minha ZEV...

Mensagem por hmgp »

espero que não seja nada de mais.

ficar sem ela custa... eu que o diga que já o senti na pele.
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