Evader EV100GT amarela

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Evader EV100GT amarela

Mensagem por Barrocas »

vamos lá animar isto com mais novidades

novidade cá em casa, uma evader ev100gt amarela

esta já vai ser famosa teve um dia agitado, mas em breve vão ter noticías, e fotos

agora já posso passear veículos eléctricos em família

acho que muitas vezes peca-se por falta de informação, por isso, alguém tem perguntas, ou duvidas que queiram esclarecer sobre este modelo?


pulka
Dirigente ANE
Dirigente ANE
Mensagens: 384
Registado: terça set 23, 2008 6:41 pm
Localização: Lisboa

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por pulka »

seria interessante uma comparação entre a bereco e a evader.

é importante saber o que se perde ou ganha ao escolher um modelo e uma marca

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por jmal »

parabens barrocas, além de seres muito divertido nas tuas participações também deves ser o primeiro ou um dos primeiros que aderiu a fundo à evmania, espero que a moda pegue...
pulka Escreveu:seria interessante uma comparação entre a bereco e a evader.

é importante saber o que se perde ou ganha ao escolher um modelo e uma marca
penso que já te lembras-te de o fazer, depois reporta resultados.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por Barrocas »

claro, o meu pai ficou todo contente, e já fomos fazer corridas para a expo

a evader ganha no arranque, a bereco depois ultrapassa com um pouquinho mais de velocidade de ponta, isto sem usar boost, se activar o botão de xispa logo no arranque então a bereco ganha (mas considero uma ligeira batota porque não é justo )

devo no entanto salientar que a bereco já foi revista nos travões para rolar mais solta, a evader ainda está em lista de espera para levar o mesmo tratamento... quando tiver tempo

quanto ao resto, como estética, conforto, etc. depende mais dos gostos de cada um.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por jmal »

mas a evader tem apenas 1500 watts, então não existe muita diferença de performance, em relação às baterias também tem menos capacidade, portanto em principio vai ter menos autonomia.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por Barrocas »

boas, o objectivo é mudar completamente para veículos 100% eléctricos. com calma chego lá... ainda por substituir está uma moto maior, e uma carrinha tipo a dobló que actualmente tenho.

mas as scooters são mais divertidas, porque são ligeiras e fáceis de conduzir.

ainda tenho de fazer mais passeios para te poder responder sobre autonomia.
as baterias são 4 de 12v 33ah, e tal como referiste, o motor é de 1500w, mas pelos vistos é bastante eficiente

por enquanto porta-se melhor do que esperava, mesmo nas subidas com pendura esmorece pouco. parece ser mais apta em força e menos em velocidade de ponta. falta testar em subidas mais acentuadas e longas... há-de lá chegar

a namorada confirma que é um pouco mais confortável de assento e suspensões, mas ainda é mais compacta do que a bereco, o que tem vantagens e desvantagens, dependendo da estatura e volume de quem vai em cima. eu tenho 1,80m de altura, sozinho vou bem, com pendura já é um bocado apertado (joelhos do condutor + local para colocar os pés), na bereco há um pouco mais espaço (embora também não seja uma turística )

precisamente por ser compacta, manobra-se extremamente bem em sítios muito apertados, e passa pelas lombas e buracos de forma mais suave e descontraída, as suspensões são macias, as da bereco são mais firmes, neste caso também há vantagem/desvantagem, depende de onde se pretende usar.

um pormenor que achei interessante, é o facto que o descanso central é mesmo central, ou seja, quando está posto, posso escolher qual das rodas quero que fique no chão (basta puxar/pressionar, que ela muda de posição suavemente), o que dá imenso jeito para pequenas coisas como ver o ar dos pneus, ou verificar as rodas/travões.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por serges »

muito bem os meus parabéns.

vamos aguardar pela dita parte de ser famosa!

um abraço!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por Barrocas »

segundo me informaram, será sexta-feira dia 17, que vai aparecer na sic, na rubrica "terra alerta" do jornal da noite, depois das 20h.

os eléctricos começam a aparecer por todo lado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por Barrocas »

aqui estão as primeiras fotos
Anexos
2008-10-04_EV100GT_002_600px.jpg
2008-10-04_EV100GT_002_600px.jpg (97.65 KiB) Visto 8702 vezes
2008-10-04_EV100GT_005_600px.jpg
2008-10-04_EV100GT_005_600px.jpg (0 Bytes) Visto 8566 vezes

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por serges »

muito bonita, amarela para se distinguir dos outros...

bom trabalho força nisso!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por jmal »

barrocas essa matrícula tá um show, não se nota a alteração que fizeste para sacar os números fora.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por Barrocas »

amigo, eu sou designer, por isso trabalhar imagens faz parte do dia-a-dia... mas apagar os números de matrícula da foto é muito simples, qualquer um pode fazer com um programa de edição de imagens, como o gimp, que é software livre e bom para estas brincadeiras

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por jmal »

barrocas Escreveu:amigo, eu sou designer, por isso trabalhar imagens faz parte do dia-a-dia... mas apagar os números de matrícula da foto é muito simples, qualquer um pode fazer com um programa de edição de imagens, como o gimp, que é software livre e bom para estas brincadeiras
pronto ok, , também tenho e também sou capaz.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por Barrocas »

hehe, já calculava.. mas assim quem não tem e não sabe, agora também pode ter e aprender com um programa gratuito (sou a favor do software livre)

continuando com a scooter... esta tem boa assemblagem de componentes e plásticos, que parecem ser bastante sólidos e bem encaixados. mesmo quando se passa por buracos não se ouve o típico barulho de carenagens a chocalhar, o que torna a condução ainda mais agradável.

como sou "picuínhas", agrada-me muito ver pequenos detalhes que funcionam na perfeição, como o encaixe das chaves e mecanismos, ou o fecho do assento que abre sem esforço, e fecha-se com 2 dedos a pressionar o banco. pena que por baixo deste não haja muito espaço (porque tem lá dentro uma bateria ) mas há uma zona de arrumação na parte da frente para compensar.

o modo de conduzir é um pouco diferente da bereco, que é rapida e reactiva, e pode parecer instável quando já vai em "top-speed", mas isso penso que se deve ao baixo centro de massas das baterias, pois controla-se bem, é apenas uma questão de hábito

na evader sente-se o centro de gravidade um pouco mais elevado, ou seja, mais tipo moto com a sua inércia própria, o que a torna um pouco mais estável.

a posição do guiador é semelhante em ambas, mas na evader a posição do banco é mais alta, o que lhe confere uma postura ergonomicamente mais natural para mim, pois não fico com as pernas tão dobradas. ainda não é ideal, mas é uma pequena melhoria.. nota-se mais consoante a distância percorrida.

para melhor entendimento, eu explico que prefiro uma postura mais desportiva/supermotard, com os pés recuados e o peso mais sobre a frente.. mas progressivamente (que remédio..) tenho-me vindo a habituar à posição mais descontraída das pequenas scooters.

no fundo, embora tecnicamente as diferenças sejam poucas, são muito diferentes em condução e sensações.

para mim, a bereco foi um re-descobrir radical da definição de andar de moto, sem ruído, sem fumo, sem óleos nem gasolina, muito menos peças, leve, fácil e relativamente rápida, quase desportiva, algo rija de assento/suspenções, enquanto a evader tem as mesmas vantagens, mas numa variante mais confortável, com um "feeling" mais sólido, embora com menos uns 3km/h de velocidade de ponta real... mas um arranque mais vigoroso

mais uma vez afirmo que depois de ter um eléctrico e ficar com o "bichinho", já não há volta a dar... é algo que nos muda para melhor, e altera a forma de ver e sentir o que nos rodeia.

agora olho para os veículos de combustão interna, onde antes via algo interessante, vejo algo antiquado e complexo

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por serges »

muito bom diario!

realmente assim compensa ter um eléctrico depois o problema é explicar as pessoas o silêncio que é o conforto e quem ganha é o ambiente e mais o nosso bolso para nos sentirmos recompensados pelo esforço!!!!!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por Nunio »

barrocas.

parabéns pela nova aquisição.


na minha modesta opinião, o que faz confusão às pessoas é a velocidade máxima dos ve, mais especificamente dos ciclomotores.
a primeira coisa que fazem é comparar com os ciclomotores que conhecem a gasolina com os eléctricos, e depois dizem que os electricos não prestam porque não andam nada...

o que as pessoas não sabem é que os electricos não andam mais porque "não os deixam". (leis, códigos da estrada, homologações, e afins...)
então e os ciclomotores a gasolina, não têm as mesmas leis?...
pois têm, mas com batotas é sempre mais fácil ganhar...

quanto às questões de autonomia, muitos dizem que é pouco, sem pensar bem naquilo que estão a dizer.
para muita gente chega para um dia.
o problema é que as pessoas estão habituadas a gastar muito dinheiro, uma vez por semana ou de quinze em quinze dias, para atestar os depósitos.
ainda não se lembraram que podem "atestar" os ve diáriamente, gastando infinitamente menos. (que complicação colocar uma ficha na tomada lá de casa todos os dias...)

sai a ganhar o ambiente e a carteira...

nunio


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por visitante »

vivam ..
nunio Escreveu: quanto às questões de autonomia, muitos dizem que é pouco, sem pensar bem naquilo que estão a dizer.
para muita gente chega para um dia.
o problema é que as pessoas estão habituadas a gastar muito dinheiro, uma vez por semana ou de quinze em quinze dias, para atestar os depósitos.
ainda não se lembraram que podem "atestar" os ve diáriamente, gastando infinitamente menos. (que complicação colocar uma ficha na tomada lá de casa todos os dias...)

sai a ganhar o ambiente e a carteira...

nunio
registei com muita satisfação o argumento..é que é isso mesmo..

abraços
[***************]


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por jasmim »

fazendo apenas 20 km por dia, convém carregar as baterias todos os dias ou convém deixar ir à "reserva"?

já agora é possível saber a diferença de preço entre a bereco e a evader?

obrigado
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo


pulka
Dirigente ANE
Dirigente ANE
Mensagens: 384
Registado: terça set 23, 2008 6:41 pm
Localização: Lisboa

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por pulka »

tb é uma questão que tenho. sempre me disseram que uma bateria totalmente carregada está "mais saudável" que uma bateria meio cheia. mas também já me disseram que cada vez que se carrega gasta-se um dos ciclos de carregamento

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Evader EV100GT amarela

Mensagem por jmal »

pulka Escreveu:tb é uma questão que tenho. sempre me disseram que uma bateria totalmente carregada está "mais saudável" que uma bateria meio cheia. mas também já me disseram que cada vez que se carrega gasta-se um dos ciclos de carregamento
os ciclos de carga quando aparecem nas especificações vêm sempre identificados pela percentagem da carga/descarga, normalmente 80%, qualquer bateria tem uso limitado, se verificarem e fizerem as contas verão que por exemplo uma bateria selada de chumbo que faça 400 ciclos 80% (débito de descarga), faz normalmente 600 ciclos a 60% e 800 ciclos a 40 % do débito de descarga, ou seja quando mais se descarregar menos ciclos vão durar.
portanto isso é uma verdade, as baterias quanto mais carregadas estiverem mais duram. quando se carrega não quer dizer que se gaste um ciclo, elas não têm contador de ciclos de carga, podemos então considerar que 2 ciclos de 50 % são 1 ciclo 100%, o que na verdade é fácil verificar pelos pdf das baterias.

verifiquem o que se passa até com as baterias que não são de ciclo profundo nos veículos ci, duram muito anos mas desde que o carro nunca tenha dado problemas a "pegar" quando tiver tido algum problema em que seja preciso utilizar mais o motor de arranque, a bateria passado algum tempo vai precisar de ser substituída.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”