Bereco das Serras

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

olá a todos.

resolvi criar este diário de bordo porque desejo contribuir para a divulgação e esclarecimento, através da minha experiencia, da scooter electrica bereco 2.5kw, da qual sou um feliz proprietário.

a chegada:

a bereco chegou cá a casa no dia 15 de agosto.
viajou muito bem acompanhada (pela e-max do electric black) até aqui, e depois a e-max seguiu desacompanhada até ao destino final.

a matrícula é que demorou mais uns dias, mas é normal. a papelada às vezes demora mais do que todos desejariamos...

o local:

ora muito bem. eu resido algures entre a serra de aire, e a serra dos candeeiros.
exatamente no meio das serras. muitas subidas, muitas descidas, bastantes subidas com bastante inclinação.
bom teste para a bereco...

o motivo:

ora com todos sabem o preço da gasolina tem tido uns valores difíceis de sustentar.
na altura em que eu fiz o negócio estava ainda mais difícil.
gasolina 95 a 1,53€ (o valor mais alto de sempre).
além disso tenho um bocadinho de "ecologista" dentro de mim...

o meu percurso típico:

de casa para o trabalho, quase sempre a subir mas pouca inclinação. 7kms
do trabalho para o almoço, sempre a descer, e no final com bastante inclinação. 4kms
do almoço para o trabalho, sempre a subir, e no início com bastante inclinação. 4kms
do trabalho para casa, quase sempre a descer e com pouca inclinação. 7kms
22kms por dia estão garantidos...
as voltinhas pela vila, bastantes subidas e descidas, umas mais inclinadas que outras...

para finalizar:

a bereco já conta com 725 kms, e até agora sem problemas (como era de esperar).


bons kms, e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bereco das Serras

Mensagem por serges »

muito bem isso sim é teste daqueles...

pois a minha está habituada a boa vida na cidade, poucas subidas, muito transito e pouco civismo...

de resto muito kms para a tua menina, mas tens de postar umas fotos da irmã gémea!

obrigado!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

desculpem, esqueci-me de dizer.

a minha bereco é azul.
não foi por nenhuma razão clubistica nem nada que se assemelhe. sou eu que tenho pancada pelo azul. já o carro também é azul.
mas sinceramente foi a combinação de cores que me agradou mais. azul e cinza/prata.

um dia destes ponho aqui uma foto.

já agora posso falar aqui dos pontos que mais gosto na bereco e os que menos aprecio:

pontos positivos:

* é das scooters eléctricas mais bonitas que conheco. (gostos não se discutem, cada maluco com a sua pancada)
* ecológica (sem gases com efeitos de estufa e que ainda por cima cheiram mal)
* silenciosa (ajuda muito a "sentir" o aproximar dos outros veículos por trás. os espelhos também ajudam)
* preço (comparando com a e-max é quase metade, e mesmo sendo a qualidade da bereco inferior, o preço da e-max é bastabte elevado. há scooters mais baratas, mas sinceramente não me cativaram. nem o design, nem as cores.)
* económica (com o valor de 1 litro de gasolina, consegue-se fazem perto de 300kms +-)

pontos menos positivos:

* qualidade (realmente não é das melhores, mas não conheço nenhuma scooter electrica com este perço e com mais qualidade) ??fracos conhecimentos?? se calhar...
* autonomia (se bem que para a utilização que lhe dou, chega e sobra. sobra bastante mesmo)
* velocidade máxima de 45km/h (atenção: não me interpretem mal. eu sei a história do limite legal, mas... se para dentro das localidades, para o pára arranca do transito, dos semáforos, e dos stops, chega perfeitamente. já quando se sai da localidade e entra nas estradas nacionais, os 45km/h da bereco são curtos face à velociade normal dos outros carros/camiões. às vezes sinto-me a atrapalhar o transito.)
* iluminação fraca (os médios são bastante fraquinhos, ??ou estão mal regulados?? os máximos servem na perfeição)

quero com isto dizer que os pontos positivos ultrapassam na minha modesta opinião os negativos, e estou bastante satisfeito com a aquisição.

de salientar ainda que estas são apenas opiniões pessoais, não querendo com isto dizer que não haja quem concorde ou quem discode com elas.


bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Barrocas »

boas, bem-vindo, e boa escolha

concordo com os aspectos positivos, embora cada um tenha os seus gostos, eu gosto de todas as eléctricas

quanto aos negativos:
- a qualidade é semelhante entre as outras concorrentes de preços similares, não há grandes diferenças.
- se a autonomia te chega e sobra, então não é um ponto negativo
- a velocidade máxima é a permitida, se quisermos mais já não é um ciclomotor...
- se as tuas lampadas forem como as da minha, são 35/35w, ou seja médios e máximos tem a mesma potencia, apenas muda a orientação. não são reguláveis, e os médios apontam muito perto, enquanto os máximos são quase o que devia ser os médios... por isso é que achas que os "máximos" iluminam melhor.


automov
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 39
Registado: segunda set 29, 2008 8:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por automov »

os testes dessas scooters tanto da bereco como da e-max são muito importantes e devem ser divulgadas ja que muita gente ainda não acredita muito na sua eficiência (não estou a falar da autonomia porque isso ainda deixa muito a desejar).

uma coisa é certa ja andei na vetrix e fiquei a sonhar com uma moto daquelas... a moto é muito boa por aquilo que sei e comparada com uma burgman 400 (equivalente a mesma cilindrada da vetrix) posso-vos dizer se eu tivesse que comprar comprava a vetrix. a fazer 40 km diários pagava a vetrix só com a poupança em combustível (estudo feito por mim com um preço da gasolina a 1.2€ e o preço da electricidade a 0.11€) num ano e meio mais ou menos...
Portugal no caminho das renovaveis

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

barrocas Escreveu:boas, bem-vindo, e boa escolha

concordo com os aspectos positivos, embora cada um tenha os seus gostos, eu gosto de todas as eléctricas

quanto aos negativos:
- a qualidade é semelhante entre as outras concorrentes de preços similares, não há grandes diferenças.
- se a autonomia te chega e sobra, então não é um ponto negativo
- a velocidade máxima é a permitida, se quisermos mais já não é um ciclomotor...
- se as tuas lampadas forem como as da minha, são 35/35w, ou seja médios e máximos tem a mesma potencia, apenas muda a orientação. não são reguláveis, e os médios apontam muito perto, enquanto os máximos são quase o que devia ser os médios... por isso é que achas que os "máximos" iluminam melhor.
barrocas.

quanto ao aspecto negativo autonomia, tens razão.
se me chega acaba por não ser negativo. (no meu dia a dia)
o que eu queria dizer é: se me quiser esticar um pouco ao fim de semana, não posso...
mas para o dia a dia é mais que suficiente.

quanto à velocidade máxima já tenho algumas reticências.
não é por um determinado veículo (seja ele qual for), conseguir ultrapassar a velocidade máxima permitida no país que este veículo se torna ilegal. (ou então todos os veículos ligeiros novos e grande parte dos usados estavam ilegais)
inclusivamente, no site oficial da bereco em porugal, é anunciada como velocidade máxima 55 km/h (limite legal 45 km/h).
o que é ilegal é circular a uma velocidade superior à velocidade permitida no local.
no meu caso específico, preferia exceder a velocidade máxima, um nadinha, a ir nos meus trajectos habituais, a "empatar" o transito.
isto partindo do princípio que não é possivel aumentar a velocidade máxima da bereco e trocar a matrícula por uma branca (motociclo). aí já ficava legal.

quanto à iluminação, acho que os máximos desempenham a sua função. (serão um pouco altos para servir de médios)
os médios, de facto apontam muito perto. (podiam apontar uns 10m mais à frente)


bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

hoje, náo sei por que carga de água, hoje resolvi ver quanto tempo demorava para ir até ao trabalho.

são 7,4 kms, quase sempre a subir, mas com pouca inclinação.
então sai da garagem, puz o telemóvel a contar no modo cornometro, telemovel para "dentro" do banco, fechar o banco, calçar a luval que faltava, e lá vou eu.
ainda fiz um pit-stop no pilhão para largar uma pilha, (não houve desvios, fica em caminho).
quando cheguei ao trabalho: por a bereco no descanso para poder abrir o banco e lá estava:
12 minutos e meio. não é muito rigoroso, mas serve para ter uma ideia.

no regresso a casa, resolvi repetir a graça.
os mesmos 7,4 kms, mas agora sem pit-stop, sem luvas, e quase sempre a descer, mas com pouca inclinação.
o resultado: 11 minutos e meio.

não me parece mal.
de carro não fazia significativamente melhor, até porque normalmente não ultrapasso os 60 km/h neste tipo de percursos. (a gasolina está demasiado cara para andar depressa)
para terem uma ideia o percurso tem zonas em que se consegue alcançar os 110 km/h. (já é a abusar)

bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Barrocas »

recomendo a leitura para esclarecer sobre os ciclomotores:
http://moto-lex.blogs.motociclismo.pt/2751313/

os 45km/h fazem parte da própria definição de ciclomotor, ao contrario dos limites locais impostos a todos os veículos. por isso se andar mais que isso... não é ciclomotor.

a tua consegue ir aos 55km/h... mas só quando vai a descer e bem em plano andam todas mais ou menos o mesmo.

no entanto, a velocidade limitada permite-nos apreciar mais o ambiente envolvente, descontrair e apreciar a viagem. quando temos pressa é que é uma seca

a autonomia podia ser melhor, mas para mim também chegou sempre. apenas implica pensar/planear um pouco o percurso antes de arrancar sem destino. em breve a tecnologia das baterias vai melhorar, também teremos mais autonomia entre cargas e mais kilometros para curtir sem fumo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

barrocas.

obrigado pela definição de ciclomotor/motociclo.

eu estava convencido que só contava a cilindrada (50cc).
mas essa definição é a lei/teoria e todos sabemos que da teoria à prática, ainda há um longo percurso. (ainda não conheci nenhum ciclomotor a gasolina que não ultrapasse os 45km/h em plano)

mas como ninguém está aqui para fazer ilegalidades...
a bereco tem como velocidade máxima 45km/h e é ciclomotor.

resumindo:
eu não considero que a velocidade máxima da bereco seja um aspecto negativo.
apenas considero que a velocidade máxima dos ciclomotores é algo curta para certos trajectos. por exemplo em estradas nacionais que tenham algum trânsito. (sinto-me a empatar o trânsito)

bons kms e bons comentários

nunio

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bereco das Serras

Mensagem por jmal »

nunio Escreveu:barrocas.

obrigado pela definição de ciclomotor/motociclo.

eu estava convencido que só contava a cilindrada (50cc).
mas essa definição é a lei/teoria e todos sabemos que da teoria à prática, ainda há um longo percurso. (ainda não conheci nenhum ciclomotor a gasolina que não ultrapasse os 45km/h em plano)

mas como ninguém está aqui para fazer ilegalidades...
a bereco tem como velocidade máxima 45km/h e é ciclomotor.

resumindo:
eu não considero que a velocidade máxima da bereco seja um aspecto negativo.
apenas considero que a velocidade máxima dos ciclomotores é algo curta para certos trajectos. por exemplo em estradas nacionais que tenham algum trânsito. (sinto-me a empatar o trânsito)

bons kms e bons comentários

nunio
pois, mas como já estamos habituados a leis são 100% aplicadas aos veículos alternativos, conheço 2 casos de pessoas que transformaram carros ci, fizeram a homologação sem qualquer problema, a maioria dos testes não foram realizados e gastaram algumas centenas de euros, no caso do nosso amigo tozerrvm e outros que também conheço nem no teste de ruído o deixaram pra trás e o custo da mesma penso que já vai em mais de 1 milhar de euros, depois ele confirma o valor, portanto num pais de gente atrasada não se pode exigir mais.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Bereco das Serras

Mensagem por RuFuS »

automov Escreveu:os testes dessas scooters tanto da bereco como da e-max são muito importantes e devem ser divulgadas ja que muita gente ainda não acredita muito na sua eficiência (não estou a falar da autonomia porque isso ainda deixa muito a desejar).

uma coisa é certa ja andei na vetrix e fiquei a sonhar com uma moto daquelas... a moto é muito boa por aquilo que sei e comparada com uma burgman 400 (equivalente a mesma cilindrada da vetrix) posso-vos dizer se eu tivesse que comprar comprava a vetrix. a fazer 40 km diários pagava a vetrix só com a poupança em combustível (estudo feito por mim com um preço da gasolina a 1.2€ e o preço da electricidade a 0.11€) num ano e meio mais ou menos...
ano e meio???
faz-me lá aí um "desenho" com essas contas, sff...

cumps
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: Bereco das Serras

Mensagem por jmap »

rufus Escreveu:
automov Escreveu:os testes dessas scooters tanto da bereco como da e-max são muito importantes e devem ser divulgadas ja que muita gente ainda não acredita muito na sua eficiência (não estou a falar da autonomia porque isso ainda deixa muito a desejar).

uma coisa é certa ja andei na vetrix e fiquei a sonhar com uma moto daquelas... a moto é muito boa por aquilo que sei e comparada com uma burgman 400 (equivalente a mesma cilindrada da vetrix) posso-vos dizer se eu tivesse que comprar comprava a vetrix. a fazer 40 km diários pagava a vetrix só com a poupança em combustível (estudo feito por mim com um preço da gasolina a 1.2€ e o preço da electricidade a 0.11€) num ano e meio mais ou menos...
ano e meio???
faz-me lá aí um "desenho" com essas contas, sff...

cumps
rufus, há outros factores para além da comparação directa de preços...

mas o nosso caro "automov" deve-se realmente ter enganado nas contas. sendo optimista com base nos 40km/dia, deveria poupar em combustível cerca de 1400€/ano. ora com o preço da vectrix isso significa cerca de 6 anos para recuperar o investimento. claro que não tem praticamente manutenção, o que permite descer o tempo de recuperação do investimento quando comparada com uma moto de tecnologia obsoleta cheia de óleos e filtros para trocar ...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

jmal.

tens muitissima razão.
com desigualdades de critérios como estes torna-se difícil.

um colega meu tem um "ciclomotor", que passo a descrever:
a marca é cagiva, tem 50cc, estilo cross (não sei o modelo, nem ele, comprou em segunda mão e não liga muito a essas coisas) e que consegue atingir os 90km/h. (não está artilhada, eu perguntei).
o velocimetro marca até aos 120km/h.

será que quem homolgou este modelo da cagiva não sabia que ela ultrapassava "ligeiramente" os 45km/h, para ser homolgada como ciclomotor?
mesmo só olhando para o velocimetro com a mota desligada, será que não dava para desconfiar?
estranho, não?

é claro que assim não se pode comparar com a minha bereco.


bons comentários e bons kms.

nunio

Avatar do Utilizador

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 314
Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm
Localização: QUIAIOS

Re: Bereco das Serras

Mensagem por José Luís Cabete »

oi pessoal, estou gostando imenso de ver que esta comunidade dos evs está crescendo, é muito positivo ler os testemunhos de cada um, e também ver que há mais futuros interessados.

sorte da boa para a bereco das serras.
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

o que é que vocês acham desta estrada?
Anexos
SerraCandeeiros.jpg
SerraCandeeiros.jpg (86.28 KiB) Visto 9059 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

posso-vos dizer que o meu carro (68cv a gasolina) sobe a primeira parte da estrada em 3ª sem nunca passar das 4000 rpm (prego a fundo), o red line é às 6500 rpm (+-).
depois da curva a mais de meio percurso (que é bem apertada e faço em 2ª), tenho que esgotar a 2ª se quiser voltar a por a 3ª.
isto tudo partindo cá de baixo com balanço.

há uns anos quando descia a estrada de bicicleta, atingi os 83 km/h. a minha bicicleta tinha conta kilometros.

acham que a bereco se aguenta à bronca?


bons kms e bons comentários.
nunio

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Barrocas »

ena, belas paisagens! experimenta e logo vês, se não der, podes sempre descer

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Bereco das Serras

Mensagem por rocker_pt »

também só precisas de autonomia para subir. e se ficares a meio .... só tens de descer.
a descer podes crer que todos os santos ajudam.
mas qual é a distância total?
para quem tem a possibilidade de carregar as máquinas no trabalho, consegue duplicar praticamente a autonomia.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bereco das Serras

Mensagem por jmal »

nunio Escreveu:jmal.

tens muitissima razão.
com desigualdades de critérios como estes torna-se difícil.

um colega meu tem um "ciclomotor", que passo a descrever:
a marca é cagiva, tem 50cc, estilo cross (não sei o modelo, nem ele, comprou em segunda mão e não liga muito a essas coisas) e que consegue atingir os 90km/h. (não está artilhada, eu perguntei).
o velocimetro marca até aos 120km/h.

será que quem homolgou este modelo da cagiva não sabia que ela ultrapassava "ligeiramente" os 45km/h, para ser homolgada como ciclomotor?
mesmo só olhando para o velocimetro com a mota desligada, será que não dava para desconfiar?
estranho, não?

é claro que assim não se pode comparar com a minha bereco.


bons comentários e bons kms.

nunio
não se pode mesmo, se comparares os consumos deves ter uma diferença de algumas 30 x, é esse trunfo que tens de utilizar quando falares com o teu amigo, "isso anda um bocado mais, mas consome algumas 30 vezes mais, portanto não estás a fazer nada demais" .
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

posso-vos dizer que são 2,1 kms sempre a subir.
vou experimentar e depois digo alguma coisa...

bons kms, e bons comentarios.
nunio

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”