Versão melhorada da EB


Autor do tópico
afal
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: domingo mai 25, 2008 5:32 pm

Versão melhorada da EB

Mensagem por afal »

aqui fica uma versão melhorada da eb.

características;

bateria a123 12s6p 39.6 v 13.8 ah
2 x motor brushless 990 watts
30 kms de autonomia à média de 25 - 30 kms
carregador 7 ah, tempo de carga 1:50
velocidade máxima: 70 kmh

todas as alterações foram realizadas por mim a nível de electrónica, a nível de mecânica apenas tive a ajuda na soldadura e pintura, alterações para eliminar os problemas que deu até agora, já partiu vários eixos da roda em andamento, felizmente sem acidentes de maior.


comportamento em estrada é semelhante a uma motorizada, sem fumos e sem barulhos, apesar disso temos de ter muito juizinho porque travões para a velocidade que dá não há.

aqui ficam 2 fotos da dita

Imagem 013.jpg
Imagem 013.jpg (117.27 KiB) Visto 12475 vezes
Imagem 003.jpg
Imagem 003.jpg (120.59 KiB) Visto 12472 vezes


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Versão melhorada da EB

Mensagem por Njay »

e é uma bela máquina, que já tive oportunidade de ver ao vivo
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Versão melhorada da EB

Mensagem por RuFuS »

mete uns travões de disco...ainda apanhas algum susto valente com os v-brake...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)


axflores
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado mai 10, 2008 2:15 pm

Re: Versão melhorada da EB

Mensagem por axflores »

e tem atenção aos pedais, é a 1ª coisa pela qual a polícia te vai pegar.

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Versão melhorada da EB

Mensagem por Bluesky »

afal, parabens, tambem já a vi ao vivo e está muito bem construida (na altura destruida). como já vi aqui uma opinião e como começo agora a fazer contas, penso que para 1980 w já merecia bem um chassis de uma pequena mota ligeira, bem como um maior banco de baterias. nao concordas?
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Versão melhorada da EB

Mensagem por jmal »

axflores Escreveu::roll: e tem atenção aos pedais, é a 1ª coisa pela qual a polícia te vai pegar.
podemos sempre dizer que os pedais estão no arranjo,

já a viram várias vezes e nunca a "mandaram" parar. pode ser que esse dia chegue.

bluesky Escreveu:afal, parabens, tambem já a vi ao vivo e está muito bem construida (na altura destruida). como já vi aqui uma opinião e como começo agora a fazer contas, penso que para 1980 w já merecia bem um chassis de uma pequena mota ligeira, bem como um maior banco de baterias. nao concordas?
blue seu doido, o veículo foi construído para as voltas do dia a dia, a autonomia parece pouca mas chega perfeitamente e só é carregada de 2 em 2 dias, o próximo passo será mesmo os travões, porque de potência e autonomia tem que chegue.

ps. estou a responder pelo meu irmão porque raramente ele vem aqui.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


axflores
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado mai 10, 2008 2:15 pm

Re: Versão melhorada da EB

Mensagem por axflores »

pois... tás com sorte, a mim foi a 1ª coisa que a policia foi ver, também, ia sem capacete, e já agora quem não sabe fica a saber que em bicicletas eléctricas é preciso usar capacete, e como estava a dizer, ia a passar junto a uma praça de táxis e um taxista começou a meter nojo a berrar pelo capacete, pensando que eu ia numa scooter, e a policia mandou-me parar, e não me multou pelo capacete (60 a 300€) salvo erro, porque eu disse que mo tinham roubado, mas foi logo ver se os pedais estavam no sitio e funcionavam. claro que o taxista ficou com cara de parvo ao ver que era uma bicicleta, mas enfim são os profissionais do volante que temos, sem ofensa, mas alguns de que este foi exemplo, enfim, tudo se resolveu .


easy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 240
Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm

Re: Versão melhorada da EB

Mensagem por easy »

axflores Escreveu::bomb: pois... tás com sorte, a mim foi a 1ª coisa que a policia foi ver, também, ia sem capacete, e já agora quem não sabe fica a saber que em bicicletas eléctricas é preciso usar capacete, e como estava a dizer, ia a passar junto a uma praça de táxis e um taxista começou a meter nojo a berrar pelo capacete, pensando que eu ia numa scooter, e a policia mandou-me parar, e não me multou pelo capacete (60 a 300€) salvo erro, porque eu disse que mo tinham roubado, mas foi logo ver se os pedais estavam no sitio e funcionavam. claro que o taxista ficou com cara de parvo ao ver que era uma bicicleta, mas enfim são os profissionais do volante que temos, sem ofensa, mas alguns de que este foi exemplo, enfim, tudo se resolveu .
axflores, qual é a potência do motor da tua bike?
só tens de usar capacete se o motor da bicicleta ultrapassar os 250w, senão é equiparado a um velocípede e como tal o capacete não é obrigatório.

o código da estrada e os velocípedes: perguntas frequentes:
http://www.massacriticapt.net/?q=codigo ... frequentes


axflores
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sábado mai 10, 2008 2:15 pm

Re: Versão melhorada da EB

Mensagem por axflores »

confere melhor, bicicleta com motor eléctrico (ate 0,25 kw) é considerada como velocípede com motor e é obrigatório o uso de capacete.

é obrigatório usar algum acessório de segurança, o capacete, por exemplo? estes estão sujeitos a alguma homologação?

o código da estrada não refere nenhum outro acessório de segurança para condutores de velocípedes, além do capacete, sendo que a utilização deste não é obrigatória na condução de velocípedes simples (se houver crianças a serem transportadas, o artigo 91 obriga a que estas usem capacete homologado, mas não é obrigatório se forem elas a conduzir - ver pergunta 12). já no caso de velocípedes (ou trotinetes) com motor, condutor e passageiros são obrigados a usar capacete devidamente ajustado e apertado (mas aqui não referem necessidade de ser homologado).

confira: é o que diz o artigo 82, acrescentando que a multa pela não utilização ou utilização incorrecta de capacete no caso do velocípede (ou trotinete) com motor é de €60 a €300. o artigo 145 classifica esta infracção como contra-ordenação grave.

e já agora:
o que é considerado um 'velocípede' pelo código da estrada?

confira: pelo artigo 112:

* velocípede é o veículo com duas ou mais rodas accionado pelo esforço do próprio condutor por meio de pedais ou dispositivos análogos.
* velocípede com motor é o velocípede equipado com motor auxiliar eléctrico com potência máxima contínua de 0,25 kw, cuja alimentação é reduzida progressivamente com o aumento da velocidade e interrompida se atingir a velocidade de 25 km/h, ou antes, se o ciclista deixar de pedalar.

nota: são equiparados a 'velocípedes' os velocípedes com motor e as trotinetas com motor, para efeitos de aplicação do código da estrada.

curiosidade: o trânsito de pessoas em monociclo, patins, skates, trotinetes e outros modos análogos) é equiparado ao trânsito de peões, com excepção quanto à utilização de pistas especiais, em que devem usar as de velocípedes sempre que estas existam (ver pergunta 24).

>como vês, o policia foi simpático e explicou tudo direitinho...


easy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 240
Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm

Re: Versão melhorada da EB

Mensagem por easy »

tens toda a razão. não tinha lido a parte sobre o que é considerado um 'velocípede' pelo código da estrada.
já agora.. nos casos em que a potência é maior que 250w como o caso da eb é considerado o quê? ciclomotor?


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Versão melhorada da EB

Mensagem por RuFuS »

easy Escreveu:tens toda a razão. não tinha lido a parte sobre o que é considerado um 'velocípede' pelo código da estrada.
já agora.. nos casos em que a potência é maior que 250w como o caso da eb é considerado o quê? ciclomotor?
penso que sim...acima de 250w vai para a categoria ciclomotor e já tens k ter no mínimo licença para tal...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Versão melhorada da EB

Mensagem por jmal »

rufus Escreveu:
easy Escreveu:tens toda a razão. não tinha lido a parte sobre o que é considerado um 'velocípede' pelo código da estrada.
já agora.. nos casos em que a potência é maior que 250w como o caso da eb é considerado o quê? ciclomotor?
penso que sim...acima de 250w vai para a categoria ciclomotor e já tens k ter no mínimo licença para tal...
e a viatura tem de ter documentos e seguro ??
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


meldias
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda nov 19, 2007 9:19 am
Localização: Maia

Re: Versão melhorada da EB

Mensagem por meldias »

peço desculpa por estar a responder num tópico inactiva há muito tempo e nem sei se a resposta já foi dada noutro tópico. respondendo ao jmal.

sim, tem que ter documentos, seguro, matricula, espelhos, conta quilómetros, etc. todas as características exigidas a um ciclomotor porque perante a lei é disso que se trata.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Versão melhorada da EB

Mensagem por jmal »

para verificar o comportamento das baterias a123 em relação ao frio, foi feito uma descarga a velocidades moderadas de maneira a obter o máximo de autonomia, no verão deu 30 kms, nesta altura o meu irmão voltou a fazer uma descarga nessas condições e fez 28.5 kms, ou seja uma variação de 5%, está dentro daquilo que os fabricantes especificam que é de 5-10 %.

portanto mais uma situação positiva para as baterias de lítio-ferro.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Versão melhorada da EB

Mensagem por Nunio »

boas,

tenho uma dúvida.
uma vez que este ve tem mudanças, que não é muito comum nas scooters eléctricas actuais, gostava de saber de que maneira se obtem maior autonomia.
se na mudança mais baixa em que o motor usa maior rotação, mas faz menos força, ou na mais alta?
num veículo ci o consumo é menor na mudança mais alta, e nos ve? penso que a melhor opção será utilizar as mudanças mais baixas para o arranque e as mais altas para manter a velocidade, tal como nos ci...
a dúvida pode parecer estranha, mas a minha bereco consome menos quanto maior é a rotação do motor...

bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Versão melhorada da EB

Mensagem por mix »

boas, não te sei responder com precisão, mas sei que no manual que vem com a mota diz que a velocidade mais economizadora anda perto dos 35km/h. a cima dos 40km/h a força do atrito do ar cresce exponencialmente e eu noto isso, basta ir em plano a pouco mais de 45km/h e quando me baixo, com a cabeça quase a bater no guiador, sobe logo para os 50km/h. a descer ainda se nota mais a diferença.
só não percebo porque é que a uma velocidade inferior não seria mais economizador.

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Versão melhorada da EB

Mensagem por jmal »

nunio Escreveu:boas,

tenho uma dúvida.
uma vez que este ve tem mudanças, que não é muito comum nas scooters eléctricas actuais, gostava de saber de que maneira se obtem maior autonomia.
se na mudança mais baixa em que o motor usa maior rotação, mas faz menos força, ou na mais alta?
num veículo ci o consumo é menor na mudança mais alta, e nos ve? penso que a melhor opção será utilizar as mudanças mais baixas para o arranque e as mais altas para manter a velocidade, tal como nos ci...
a dúvida pode parecer estranha, mas a minha bereco consome menos quanto maior é a rotação do motor...

bons kms e bons comentários
nunio

olá, no caso da eb quanto maior a rotação menos consome mas na mudança mais pequena, em 1ª, ela faz os 30 kms mas sempre em primeira, à velocidade média de 25 kmh, claro que quanto maior é a velocidade, mais força é necessário e ai o consumo dispara. este fenómeno deve-se as caracteristicas únicas dos motores eléctricos.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Versão melhorada da EB

Mensagem por Nunio »

então cá vai mais uma dúvida.

as mudanças servem apenas para quando se quer mandar mais depressa. o motor tem um limite máximo de rotação, que quando atingido tem que se engrenar uma mudança acima, tal como nos ci.
a minha dúvida é:
se o motor tem a rotação máxima limitada pela tensão, (como a minha bereco??) teoricamente se fosse alterada a configuração do pack de baterias para ter o dobro da tensão e metade dos amperes, conseguia-se atingir velocidades maiores nas mudanças mais baixas, aumentando assim a autonomia quando se anda mais depressa? o controlador teria que ser alterado?

não quero dizer que haja muita vantagem em fazer essa alteração, a minha dúvida é apenas para perceber melhor o funcionamento dos ve com caixa de velocidades.


bons comentários e bons kms
nunio

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Versão melhorada da EB

Mensagem por jmal »

nunio Escreveu:então cá vai mais uma dúvida.

as mudanças servem apenas para quando se quer mandar mais depressa. o motor tem um limite máximo de rotação, que quando atingido tem que se engrenar uma mudança acima, tal como nos ci.
a minha dúvida é:
se o motor tem a rotação máxima limitada pela tensão, (como a minha bereco??) teoricamente se fosse alterada a configuração do pack de baterias para ter o dobro da tensão e metade dos amperes, conseguia-se atingir velocidades maiores nas mudanças mais baixas, aumentando assim a autonomia quando se anda mais depressa? o controlador teria que ser alterado?

não quero dizer que haja muita vantagem em fazer essa alteração, a minha dúvida é apenas para perceber melhor o funcionamento dos ve com caixa de velocidades.


bons comentários e bons kms
nunio
a meu ver isso é um bocado relativo, isto porque para atingir maiores velocidade é preciso mais força, a eb só não dá mais velocidade porque a força que tem não permite dar mais velocidade, ou seja, a velocidade máxima dela é dado em 4 mudança, e na cassete de mudanças ainda tens mais 3. por outro lado aumentando a tensão para o dobro e os amperes para metade, a potência final é a mesma, portanto em velocidade ficamos na mesma, e claro que a autonomia aumenta para o dobro, isto porque tens mais baterias devido ao aumento de tensão, mantendo claro a mesma capacidade delas em ah.

a eb não dá mais velocidade porque não é seguro nem é necessário, neste caso para mais velocidade bastaria aumentar a potência do motor, ou seja, aumentar o consumo em amperes. no caso da tua scooter, a maneira mais prática de aumentar a velocidade é aumentar a tensão, por exemplo mais uma bateria, o controlador tem de ser alterado derivado a estar desenhado para os 48 volts, tinha-se de mexer também no corte de tensão (bateria fraca), e se mantivesse-mos o mesmo consumo em amperes do motor ela ia dar muito mais velocidade. o que fizemos na tua foi aumentar o consumo, logo mais potência, mas a velocidade do motor é a mesma, mas como tem mais amperes, ela sobe mais depressa.

nunca se esquecem que para mais velocidade é preciso mais potência, sempre. por exemplo a bereco evo tem 64 volts dá 75-80 kmh, mas o motor também consume mais amperes.

finalizando, aumento de tensão aumenta a rotação do motor e a potência, já que a potência é o produto da tensão com a corrente p=i x v (i = corrente amperes, v = volts).
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Versão melhorada da EB

Mensagem por Njay »

a velocidade de um veículo (qualquer, até de uma pessoa) não é directamente proporcional (ou seja, "linearmente proporcional") à potência que se tem no motor. o problema é a resistência do ar, que é proporcional ao quadrado da velocidade. a baixas velocidades é mais ou menos linear, mas à medida que a velocidade aumenta a potência necessária aumenta muito mais. daí que por exemplo o meu fiesta precisa de 75cv para chegar aos 180km/h, o bugatti veyron precisa de fazer uso de 270cv para chegar aos 263km/h e de todos os seus 987cv para chegar aos 407km/h.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”