Bereco verdinha

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Bereco verdinha

Mensagem por Barrocas »

bom dia,

tenho a feliz notícia que rola por aqui mais uma bereco, desta vez é a versão verde

veio ca para casa este fim de semana, ainda so fez 25km, mas vai fazer muitos mais!

alguns amigos já a experimentaram, e ficam sempre chocados pela ausência de barulho

quando me virem na rua digam qualquer coisa , estou muito contente com a nova scooter, e vai andar a rolar por lisboa em substituição de outros veículos ci que normalmente usava...

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bereco verdinha

Mensagem por jmal »

barrocas Escreveu:bom dia,

tenho a feliz notícia que rola por aqui mais uma bereco, desta vez é a versão verde

veio ca para casa este fim de semana, ainda so fez 25km, mas vai fazer muitos mais!

alguns amigos já a experimentaram, e ficam sempre chocados pela ausência de barulho

quando me virem na rua digam qualquer coisa , estou muito contente com a nova scooter, e vai andar a rolar por lisboa em substituição de outros veículos ci que normalmente usava...
então parabéns pela aquisição, espero que corra tudo bem e vai relatando o que de bom e mau vai acontecendo á tua verdinha.

já agora que dizem os teus amigos além da ausência de barulho, e em relação ao arranque e velocidade.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Bereco verdinha

Mensagem por Barrocas »

ficam surpreeendidos com o arranque (porque é mais imediato), e também com a leveza de condução.

a velocidade acham pouco, porque estão habituados a mais, mas la tenho de lhes explicar que legalmente é a velocidade limite e tal... além disso em cidade nao se pode andar a mais de 50km/h, por isso estou completamente à vontade.

desde que saí de manhã até agora, ja fez 55km, e só agora se notava alguma perda de força nas subidas, mas ainda dava para mais. não tive nenhum problema com o transito, eles passam nas rectas, eu passo-os nos semáforos e saio a frente, la passam eles outra vez, e la os apanho novamente...

agora meti-a à carga porque daqui a pouco vou buscar uma pendura

fiz o mesmo percurso que costumava fazer com uma moto 750cc a combustão interna, mas muito mais descontraído e "cool" (apesar do casaco de cabedal com protecções e luvas), pois quando paro nos semáforos esta não me aquece como um forno a lenha, e além de ser mais leve, tem o centro de gravidade baixo, é uma delícia para curvar e andar no transito

estou rendido!

Avatar do Utilizador

ultimate
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: segunda jul 28, 2008 10:15 pm

Re: Bereco verdinha

Mensagem por ultimate »

e fotos não nos mostras? deve ser espetacular...
Rui A.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Bereco verdinha

Mensagem por Barrocas »

aproveitei o sol, e aqui estão umas fotos da verdinha
grande maquinão!
Anexos
2008-08-07_verdinha_017_640.jpg
2008-08-07_verdinha_017_640.jpg (138.06 KiB) Visto 8509 vezes
2008-08-07_verdinha_027_640.jpg
2008-08-07_verdinha_027_640.jpg (0 Bytes) Visto 8506 vezes
2008-08-07_verdinha_022_640.jpg
2008-08-07_verdinha_022_640.jpg (142.51 KiB) Visto 8633 vezes

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bereco verdinha

Mensagem por serges »

barrocas Escreveu::hello: aproveitei o sol, e aqui estão umas fotos da verdinha
grande maquinão!

boas bem vindo!

quando puderes aparece lá no colombo que ofereço te uma carga!!!

força e muita sorte com a menina, cuidado com o gasto que fazes nas baterias não as deixes chegar ao fim pois o tempo de vida delas notam se depois!

um abraço!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Bereco verdinha

Mensagem por Barrocas »

exacto, temos de combinar um encontro para trocar impressões destas maquinas diabolicas, tambem quero ver a tua famosa azul

as baterias descarregam, mas nao chegam à reserva, e quando chega a casa levam logo carga, nao ficam descarregadas muito tempo.
já passou dos 120km em dois dias

hoje ao final do dia veio com pendura durante cerca de 12 km, nao ia à velocidade da luz, mas nao baixou de 30km/h nas subidas mais longas.

o que reparei é que como vamos mais devagar, apreciamos melhor tudo o que nos rodeia, e como quase nao faz barulho, pode-se falar perfeitamente com a pendura, sem ter de gritar ou usar intercomunicadores

agora ta a atestar para amanhã fazer mais umas voltas, pelos vistos vou passar pelo colombo, hehehe

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Bereco verdinha

Mensagem por Barrocas »

hoje andou pouco, andei atarefado e não saí durante o dia, mas ao cair da noite vingou

foi passear até as docas, onde ficou alinhada com o pessoal das vfr, cbr e outras grandes máquinas. uma imagem pouco comum...

quando os amigos começaram a experimentar é que foi um fartote de riso

no regresso a casa, ainda apareceu um rapaz numa yamaha dt que se colocou ao meu lado e ia fazendo perguntas em andamento, surpreso por ser um veículo electrico.

chagada a casa, ja a estava a arrumar, mas... ainda tinha bastante carga, e estava a gostar tanto de rolar, que não podia ficar por ali... voltei a sair e fui fazer mais uns kilometros mesmo so para curtir
a endiabrada traz uma alegria ao conduzir que nao se consegue explicar agora finalmente esta a repousar e a carregar baterias, desde quarta ja totaliza +de 180km


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Bereco verdinha

Mensagem por RuFuS »

só uma pergunta...será que algum de vocês se disponibiliza a ser cobaia para aqui o je fazer um test-drive?
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Bereco verdinha

Mensagem por Barrocas »

claro, depende do local onde te encontres. és de lisboa ou arredores?


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Bereco verdinha

Mensagem por RuFuS »

barrocas Escreveu:claro, depende do local onde te encontres. és de lisboa ou arredores?
não sou de lx...mas vou aí de vez em qd...já vi k preciso de uma voltio/vectrix no minimo...mas ainda assim quero testar isso...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

ZEV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 236
Registado: quinta jun 26, 2008 12:25 am

Re: Bereco verdinha

Mensagem por ZEV »

qd vcs se encontrarem digam qq coisa para eu ver as vossas máquinas!!!

?????????????

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Bereco verdinha

Mensagem por Barrocas »

quando quiseres, o problema é que depois também vais ficar a querer um veículo eléctrico

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Bereco verdinha

Mensagem por Barrocas »

ainda é um bocado estranho (depois de varios anos a usar motas de combustão interna "sonoras") encaixar a ideia de que se consegue ouvir um grilo no canteiro a +de 5m de distância, enquanto vou a rolar a 30 ou 40km/h

também não estava habituado a andar tão calmamente, mas assim além de evitar multas, acho que até está a ajudar a não stressar tanto no transito. deixamos de conduzir com vista ao objectivo final, e passamos a apreciar melhor o momento até lá chegar

a agilidade extra providenciada pelo baixo centro de gravidade compensa a velocidade limitada, nem se nota o peso, consigo passar mais facilmente nas dificuldades e apertos das filas, não ganho em velocidade, mas chego ao mesmo tempo a tartaruga vai indo ao seu ritmo, e... ja lá estou!

estou a aprender a usar o espaço extra disponível, na zona dos pés (tem um gancho para pendurar objectos), debaixo do assento, na mala traseira (que nem tenho instalada..), bastante prácticos, nas outras motos anteriores, para levar um capacete extra para ir buscar a namorada, tinha de usar elásticos c/ganchos no lugar do passageiro, agora pego no capacete com o saco de protecção, penduro-o no gancho na zona dos pés, encaixa certinho entre os joelhos e siga!

e porque não debaixo do banco? o meu capacete integral não cabe na altura, se fosse um tipo jet já cabia.

na mala traseira cabe um capacete integral sem problemas, mas de momento não a tenho instalada.

estive a fazer umas contas de sumir, mesmo com carregamentos todos os dias, para fazer cerca de 50km por dia, significa um gasto de cerca de 8 €.... por mês! se fosse tarifa bi-horária ainda era menos.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bereco verdinha

Mensagem por serges »

muito bom o teu diário, compartilho da tua opinião quando vamos com pendura o maior prazer é falar sem ter problemas de estar aos gritos pois consegue se ter uma conversa!

andar devagar acho muito bem, pois se conheces bem os cabos de ávila já desci aquilo e dei o máximo que marca a mota, pois a descer todos os santos ajudam, mas os 70km/h pode ter passado mais mas não contava, a menina é muito instável e os travões não chegam para aquilo!!!!

de resto continua e sempre que quiseres carregar basta ires a zona dos cacifos no estacionamento de motas e levares uma extensão e uma ficha tripla pois deve lá estar a minha e põe a carregar é grátis e é sem stress os seguranças são impecáveis e estão sempre de olho nas eléctricas!

depois no fim de agosto o pessoal pode passar lá no colombo para dar um test drive que é sem stress já que não é preciso grande coisa para andar lá dentro só mesmo segurança no que faz!

o gancho, não é pratico para mim a ver se encontro aquela rede que as bw's têm! são muito mais porreiras e úteis pelo menos para mim!

abraços
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Bereco verdinha

Mensagem por Barrocas »

ena, 70km/h? valente...

nao me parece instável, eu diria mais que é rápida na resposta a reacções. se eu for quietinho, ela mantém-se direita, e se me mexer, ela vai por onde quero ir, rapidamente. as rodinhas 10' também ajudam nisso.

o meu problema é mesmo os buracos, lombas e irregularidades, as ruas de lisboa parecem um cenário de batalha, é crateras por todo lado, esses é que me destabilizam, se me virem a andar na rua, as vezes parece um slalom, é um desafio manter a velocidade, e tentar não acertar... buraco a esquerda, cratera a direita, lomba a 10m, salto.... e pára no semáforo. boa prova!

os travões são suficientes, talvez os teus necessitem de ajustes na afinação. o meu de trás é mais suave, serve para abrandar (mas devia travar melhor, depois vejo isso..), normalmente uso o da frente que trava bem, e agora trava um pouco melhor, mudei o óleo e sangrei o sistema. ficou muito bom.

desconheço essa rede que falas das bw's, será a típica "aranha" em elásticos c/ganchos que também uso?

Avatar do Utilizador

ZEV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 236
Registado: quinta jun 26, 2008 12:25 am

Re: Bereco verdinha

Mensagem por ZEV »

serges Escreveu:depois no fim de agosto o pessoal pode passar lá no colombo para dar um test drive que é sem stress já que não é preciso grande coisa para andar lá dentro só mesmo segurança no que faz!


como assim? explica....

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bereco verdinha

Mensagem por serges »

barrocas Escreveu:ena, 70km/h? valente...

nao me parece instável, eu diria mais que é rápida na resposta a reacções. se eu for quietinho, ela mantém-se direita, e se me mexer, ela vai por onde quero ir, rapidamente. as rodinhas 10' também ajudam nisso.

o meu problema é mesmo os buracos, lombas e irregularidades, as ruas de lisboa parecem um cenário de batalha, é crateras por todo lado, esses é que me destabilizam, se me virem a andar na rua, as vezes parece um slalom, é um desafio manter a velocidade, e tentar não acertar... buraco a esquerda, cratera a direita, lomba a 10m, salto.... e pára no semáforo. boa prova!

os travões são suficientes, talvez os teus necessitem de ajustes na afinação. o meu de trás é mais suave, serve para abrandar (mas devia travar melhor, depois vejo isso..), normalmente uso o da frente que trava bem, e agora trava um pouco melhor, mudei o óleo e sangrei o sistema. ficou muito bom.

desconheço essa rede que falas das bw's, será a típica "aranha" em elásticos c/ganchos que também uso?

bem verdade, sorte a minha que a zona que percorro só tenho estradas novas...

afinados estão eles, o problema mesmo é aquela velocidade não é para ela! creio que fiz mais de 70km/h.

a rede que falo fica colada ao guiador tipo aranha e já vi nas bw's, coloca se no sitio do gancho e dava um jeitão...

a mala atras usei durante um tempo mas na minha "queda" foi a primeira a saltar...

de resto nada a apontar, pois a minha experiência com pendura é pouca já que sou grande e a mota foi feita só para mim, sento me no lugar do pendura... ah o banco podia ser mais confortável!

mas de resto guardo para o encontro das berecos, pois já serão duas e posso falar no plural!

zev Escreveu:
serges Escreveu:depois no fim de agosto o pessoal pode passar lá no colombo para dar um test drive que é sem stress já que não é preciso grande coisa para andar lá dentro só mesmo segurança no que faz!


como assim? explica....
as regras da via publica não se aplicam... falo no caso do capacete, carta de condução tudo o resto desde que se use a cabeça sem problemas...

já fiz o favor de emprestar a alguns seguranças, sem carta de mota, para matarem a curiosidade do engenho!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Bereco verdinha

Mensagem por RuFuS »

barrocas Escreveu:quando quiseres, o problema é que depois também vais ficar a querer um veículo eléctrico
eheh...ok...obrigadão pela pm!
(ñ respondi por pm pq as regras ainda ñ me deixam)

qd fôr a lx apito (talvez em finais de agosto...mas inicios de setembro vou de certeza) ...

cumps
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Bereco verdinha

Mensagem por Barrocas »

algumas considerações sobre a autonomia, ja que é algo que por vezes provoca alguma confusão a quem não está habituado a estas "novidades":

os eléctricos não têm banda de potência como os ci, o binário está imediatamente disponível assim que se rola punho. na bereco, conforme acelera e se aproxima dos 45~50km/h, progressivamente deixa de se sentir aceleração, e vai deslizando soltinha, porque o sistema apenas dá rotação necessária para manter a velocidade. não é um corte abrupto (como um red-line), é algo imperceptível, para manter velocidades legais, e poupar carga de baterias para ter boa autonomia.

já fiz percursos de 75km em lisboa, com carga suplementar a meio da tarde.
se precisar de mais, já sei que tenho de abastecer. a diferença é que posso chegar ao trabalho e ligar à electricidade com uma simples extensão, mas se fosse a gasolina não ia poder abastecer na torneira da àgua... é tudo uma questão de alterar o modo de pensar a que estamos habituados.

é uma perspectiva um pouco diferente de um motor combustão interna (ci).
mas em autonomia são similares, quando precisa, tem de atestar.

a verdinha tem baterias de chumbo, que se estiverem com carga completa têm todo o rendimento, mas vai-se notando o enfraquecer consoante a carga desce. a partir dos 55km de distância (experiência própria), e só nessa altura se sente a começar a falta de força para subir.
é como se fosse um aviso de reserva (não te estiques...)
mas a direito rola sem problemas, porque apenas custa vencer a inércia inicial.
não faz exactamente 60km e depois soluça e pára... compreendem?

tal como disse o companheiro serges, não convém descarregar demasiado as baterias, pois afecta a duração a longo prazo.
quando chego a casa, ligo-a logo à tomada para atestar e assim manter as baterias em boas condições.

alguma dúvida, disponham

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”