Fiat 126 electrico

Responder

Autor do tópico
TOZEVE
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 274
Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm
Localização: Quinta Conde

Fiat 126 electrico

Mensagem por TOZEVE »

boas, hoje tive a boa noticia de que o motor e controlador para o meu fiat 126 vão ser enviados dentro de 10 dias, bem mais cedo do que estava a espera.
Cumprimentos
Toze
mail:[email protected]
933925873

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por serges »

parabéns, continua com o teu projecto e posta por cá as noticias!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por ajosemor »

realmente é uma situação de grande interesse para todos!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por jmal »

estamos todos ansiosos, se tiveres dúvidas a nível de electrónica, posso dar sempre uns toques.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
Localização: Lisboa

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por celsomenaia »

ora bem estou a ver que está tudo bem encaminhado, qualquer coisa, tambem posso dar uma ajuda

cumprimentos


Autor do tópico
TOZEVE
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 274
Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm
Localização: Quinta Conde

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por TOZEVE »

obrigado a todos pelo vosso apoio , logo que tenha novidades vou postar aqui....
Cumprimentos
Toze
mail:[email protected]
933925873


Autor do tópico
TOZEVE
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 274
Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm
Localização: Quinta Conde

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por TOZEVE »

já comecei com a chapa, como o carro tem uns anos valentes tem alguns podres que nem desconfiava , por isso cortei a frente toda e vai levar o painel da frente e guardalamas novos.

em relação a parte electrica alguem tem ideia de como é que posso passar dos 72v para os 12 ou 14v para alimentar o sistema de luzes.

será que existem zeners com potencia para isto?

não estou com vontade de comprar o conversor dc dc sao muitos euros e deve de existir outra maneira de lá chegar.
em ultimo caso posso montar resistencias em serie com cada uma das lampadas por ex.

qual é a vossa opinião?
Cumprimentos
Toze
mail:[email protected]
933925873

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por jmal »

o melhor é utilizares um conversor para 12v, vou tentar saber o que há para essas tensões, já agora tens ideia de quanto consome todo o sistema de luzes e aquecimento.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
TOZEVE
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 274
Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm
Localização: Quinta Conde

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por TOZEVE »

jmal Escreveu:o melhor é utilizares um conversor para 12v, vou tentar saber o que há para essas tensões, já agora tens ideia de quanto consome todo o sistema de luzes e aquecimento.
nem sei bem mas nao será muito, as luzes de traz vao ser substituidas por leds, a frente ainda nao sei se existe alguma alternativa tipo led mas com eficiencia.
Cumprimentos
Toze
mail:[email protected]
933925873


XavierMaluco
Mensagens: 335
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por XavierMaluco »

tozerrvm
ando a queimar óleo de fritura na minha casalita de 2, mas o pessoal da minha rua já anda a reclamar do intenso cheiro a fritos, achas que um motor elétrico desses dava pra eu utilizar nela?

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por Bluesky »

vai correr tudo bem, tozerrr. falaste de 72 v, suponho que seja a entrada para o motor, mas ainda nos contaste sobre os pormenores, tipo que baterias vais usar e quantas. em relaçao à iluminação estas a pensar muito bem, pois estao a surgir por ai leds com uma boa potencia luminosa, apesar de caros. podia sugerir-te usares um bateria independente so para a iluminação, evitando assim os conversores, mas como nao sei o que estas a pensar fazer estou com alguma dificuldade em dar uma opiniao. poe ai os dados tecnicos do projecto. um abraço. #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


Autor do tópico
TOZEVE
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 274
Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm
Localização: Quinta Conde

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por TOZEVE »

xaviermaluco Escreveu:tozerrvm
ando a queimar óleo de fritura na minha casalita de 2, mas o pessoal da minha rua já anda a reclamar do intenso cheiro a fritos, achas que um motor elétrico desses dava pra eu utilizar nela?
numa mota o sistema é o mesmo , podes usar o mesmo motor que tem cerca de 20cv pico a 72v.

provavelmente seria melhor escolheres uma mota maior para poderes ter baterias maiores e teres mais autonomia.
Cumprimentos
Toze
mail:[email protected]
933925873


Autor do tópico
TOZEVE
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 274
Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm
Localização: Quinta Conde

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por TOZEVE »

bluesky Escreveu:vai correr tudo bem, tozerrr. falaste de 72 v, suponho que seja a entrada para o motor, mas ainda nos contaste sobre os pormenores, tipo que baterias vais usar e quantas. em relaçao à iluminação estas a pensar muito bem, pois estao a surgir por ai leds com uma boa potencia luminosa, apesar de caros. podia sugerir-te usares um bateria independente so para a iluminação, evitando assim os conversores, mas como nao sei o que estas a pensar fazer estou com alguma dificuldade em dar uma opiniao. poe ai os dados tecnicos do projecto. um abraço. #

pois a ideia é usar os leds e provavelmente adapta-los mesmo aos farois da frente se derem uma luz decente, se por acaso alguem souber onde existem estas maravilhas de leds....

o plano é usar 6 baterias 12v 130ah-72v total de aproximadamente 150kg e isto vai ocupar a mala toda onde tambem vai estar o motor.

a frente , a mala tem muito pouco espaco , dá para a roda suplente e pouco mais, já estive a ver se conseguia meter uma das 6 baterias mas seria quase impossivel, no maximo conseguia adaptar uma de 75ah e mesmo assim ia ter muito trabalho de corta e solda.

podia sempre usar o espaco da bateria original e usar a bateria de origem de é de 35 ou 45ah mas quero evitar.

como tudo o que é electrico passa pela caixa de fusiveis , a ideia neste momento é calcular resistencias ou adaptar zeners se tiverem potencia para isso.
Cumprimentos
Toze
mail:[email protected]
933925873

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por ajosemor »

parece-me a solução muito simples. 6 baterias associadas para os 72 v são necessariamente associadas em série (pólo de uma ao pólo contrário da seguinte) pelo que basta ligar 2 condutores á saída de 1 única bateria para obter os 12 v, de 2 baterias para os 24 v, etc.
a utilização de resistências torna-se desnecessária e a despeza e perdas também.


Autor do tópico
TOZEVE
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 274
Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm
Localização: Quinta Conde

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por TOZEVE »

ajosemor Escreveu:parece-me a solução muito simples. 6 baterias associadas para os 72 v são necessariamente associadas em série (pólo de uma ao pólo contrário da seguinte) pelo que basta ligar 2 condutores á saída de 1 única bateria para obter os 12 v, de 2 baterias para os 24 v, etc.
a utilização de resistências torna-se desnecessária e a despeza e perdas também.
pois mas se for assim vou estar a roubar corrente a uma das baterias e isso faz com que essa bateria descarregue mais depressa, isso faz com que depois de ficar sem carga nessa bateria o carro deixa de andar.

pode até ser uma solucao se a corrente das luzes for mesmo muito baixa.

a ser assim devia usar essa bateria com mais amperes para compensar...

o que achas?
Cumprimentos
Toze
mail:[email protected]
933925873

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por ajosemor »

não imagino o carro eléctrico a deslocar-se muito tempo durante a noite ou seja, com grandes consumos de energia para iluminação. porque senão dá-se realmente uma descarga maior numa das baterias e toda a associação se ressente (ela vale o que valer o seu elo mais fraco). a associação de baterias de características diferentes não é aconselhável. é efectivamente necessário reduzir ao mínimo este tipo de consumos e para isso a idéia dos leds, se é que já os há com características adequadas, é crucial por ter consumos muito reduzidos. e claro que há outros sistemas para obter a tensão pretendida. se a intensidade de corrente fosse relativamente baixa a solução era simples. para valores mais significativos a electrónica talvez tenha melhores soluções. mas essas não são as minhas águas.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por Njay »

o melhor que tens a fazer é provavelmente usar um "conversor dc-dc comutado" (a palavra "comutado" é crucial; "switched", em inglês) para converter 72v em 12v. deves conseguir pelo menos uns 85% de eficiência. usar apenas uma das baterias de 12v vai drená-la bastante mais depressa, o que causa 2 problemas: essa bateria vai ser sempre a mais descarregada e logo a degradada, e por outro lado vais reduzir a autonomia do veículo só por causa de uma bateria.
usar uma das baterias com mais capacidade também tem desvantagens. o carro vai demorar mais tempo a carregar só por causa dessa bateria... e na prática essa capacidade a mais pode ou não ser útil, o consumo de energia a 12v não é constante o que dificulta as contas e a performance.

esquece zeners e resistências. desperdício de energia e duvido que encontres zeners para essas potências. mesmo que encontres (zeners e resistências), seriam enormes e precisariam de grandes dissipadores de calor.

se comprado for muito caro, podes tentar encontrar um esquema na net para o conversor dc-dc comutado, não deve ficar caro, pois os circuitos para eles não são complexos. posso tentar dar-te uma ajuda nisso.

se a corrente fosse muito pequena poderias usar díodos/conversores lineares, mas vejamos: para reduzir de 72 para 12 tens logo à partida uma diferença de 60v. se o sistema eléctrico de 12v consumisse por exemplo 1a (ridiculamente pouco), já estarias a desperdiçar 60v x 1a = 60w. já precisavas de um belo radiador só para dissipar o calor.
num conversor dc-dc comutado com 85% de eficiência (em geral vão acima dos 90%, dependendo da carga) só desperdiçarias

-> carga: 12v x 1a = 12w
-> desperdício: 12w / 0.85 - 12w ~ 2.12w.

de qualquer forma, acho que tens que fazer uma lista dos dispositivos de 12v que tens que alimentar, para teres uma ideia da potência que tens que disponibilizar a 12v. assim já poderemos ter outras ideias.... ou mais concretas.

não me parece que arranjes faróis de médios e máximos em leds, o que é uma pena porque basta ligar um médio para sentir o calor que sai da óptica (logo, desperdício). se houvesse já veriamos carros com eles, pois já vemos carros com outras luzes em led. não sei as "novas" lampâdas de halogénio e afins são mais eficientes...

o que poderias tentar arranjar era lampadas e afins que dessem para 72v, mas acho dificil... poderias chegar aos 24v usando as lampadas aos pares ligadas em série, mas ainda assim é uma boa diferença para os 72v e há outras coisas que irias querer ligar "a 12v".

outra hipótese tb já aqui falada era a de usar uma bateria extra... dependendo da carga nessa bateria até pode ser uma solução. se a carga for baixa, podes usar uma bateria mais pequena. mas para saber isto, mais uma vez, é necessário que faças uma lista dos aparelhos que vais ter que alimentar a 12v (tenta livrar-te de alguns se possível, ou usar uma versão de 72v se houver).

é a minha opinião...
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
Localização: Lisboa

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por celsomenaia »

penso que o uso de um conversor dc/dc é indespensavel , e a melhor solução, em todo o caso para remediar pode-se usar uma bateria independente

no meu carro usei um conversor dc/dc 48v-12v mais uma pequena bateria de 12v 7ah já que o conversor é bastante fraco e não aguenta com as luzes
tenho que arranjar um com mais potencia, neste momento estou a tentar construir um , infelizmente ainda não tive tempo de começar, apenas ainda tenho uma ideia do que fazer, espero ter mais tempo disponivel para realizar o mesmo, penso que não seria problema construir tambem um para 72v , mas sinceramente não sei quando possa começar a sério

vai ser controlado por microcontrolador e já tenho parte do programa feito, falta calcular o tranformador e pensar nas seguranças.

cumprimentos
celso menaia

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por serges »

njay Escreveu:
não me parece que arranjes faróis de médios e máximos em leds, o que é uma pena porque basta ligar um médio para sentir o calor que sai da óptica (logo, desperdício). se houvesse já veriamos carros com eles, pois já vemos carros com outras luzes em led. não sei as "novas" lampâdas de halogénio e afins são mais eficientes...

o que poderias tentar arranjar era lampadas e afins que dessem para 72v, mas acho dificil... poderias chegar aos 24v usando as lampadas aos pares ligadas em série, mas ainda assim é uma boa diferença para os 72v e há outras coisas que irias querer ligar "a 12v".
creio que já encontrei medios e maximos em led mas agora, as horas já falam muito alto mostro o que encontrei um amigo meu vende!

preços:

mínimos (t10)

1 led: (casquilho ou nao)
1 par – 4€
2 pares - 6,50
3 pares – 11€

mínimos que não da erro
1 par 3€

4 led's:
1 par - 7,50€
2 pares - 12,50€
3 pares - 17,50€

6 led's:
1 par - 12,50€
2 pares - 20€
3 pares - 25€

tubulares

6 leds: esgotados!!!
1 unidade – 8€
2 unidades - 14,50€
3 unidades – 20€

8 leds:
1 unidade – 10€
2 unidades - 17,50€
3 unidades – 25€

hp unidade (36mm)
os mínimos como os tubulares sao o mesmo preço.
1 unidade - 13€
2 unidades - 22.50€
3 unidades -30€


marcha trás

24 leds:
1 unidade - 10€
2 unidades - 17.50€

45 leds:
1 unidades - 17.50€
2 unidades - 25€

nevoeiro ou stop (para farois traseiros)

24 leds:
1 unidade - 8€
2 unidades - 15€

45 leds:
1 unidade - 12,50€
2 unidades - 20€

placa de led's

15 leds:
1 unidade - 15€
2 unidades - 27,50€
3 unidades - 37,50€

24 leds:
1 unidade – 17,50€
2 unidades – 30€
3 unidades – 45€

desculpa colocar preços e a lista ser longa mas isto encontro para o meu carro logo para o teu deves encontrar mais ainda!

fotos:
minimos
Imagem

6leds
Imagem

para a matricula
Imagem

45 leds estes não dão para máximos, existe em encaixe h4 e h7!
Imagem

amanha com mais calma vejo isso!

força, no que puder ajudar conta comigo!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Fiat 126 electrico

Mensagem por Njay »

eu já desenhei 2 conversores dc-dc muito simples (12v -> 15v e 12v -> -7v) com controlo por microcontrolador. podemos trocar umas ideias se quiserem.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”