Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por becosemsaida »

Boas,

Ja ca ha mas.... gosto de ter o "meu" cantinho.
Apos uma passagem pelo melhor sistema hibrido do mundo estava na altura de encontrar algo...... mais . Nao me levam a mal mas o CHR era bom, deveria ter maior bateria (+autonomia eletrica) e principalmente mais insonorizado que isto ir a 130km/h faz ca uma basqueiro......
Andei a ver MB (ja tive alguns mais antigos e adorei) em hibrido mas era so "motor de apoio" nao tirando nenhum beneficio que eu visse. Sobrava a C350h mas tenho ca alguem em casa que e alergica a carrinhas e sedans veem se poucos (a nao ser quase novos €€€€€). A bmw era outra mas nao gostei, o x2 e uma aberracao e o i3 rex ainda e mais pequeno que um smart!!!! Voltamos aos SUV ou full eletric...... Teslas nao baixam de preco, e sao os unicos que tem alguma autonomia de jeito para o meu uso, e nao gosto do Kona (sim esse, nada de confusoes) ou do Niro. Portanto andei a ver a vw GTE. O golf e pequeno, o passat: medida ideal. Luxo qb, extras para o dia a dia (ha extras que pagamos e nunca usamos, ajusto volante eletrico por ex.) e uma autonomia ANUNCIADA de 50km. Fui ver um a LX, outro a Pombal e encontrei este "brinquedo" online. Mas o que me deixou atras foi o 1.4tsi, carro pesado com motor de brincar como eram os consumos apos ficar com a bateria a zero?? Felizmente tenho algum tempo livre e entao toca a virar a WWW de avesso, ler reviews e ver db's de quem os tem. Ok, nao se pode andar a mais de 120km/h na AE mas da jeito andar a essa velocidade e nao ter 10/100km no cb.. Trouxeram o carro para experimentar, ja tinha o negocio fechado desde inicio de marco, e fui "dar a voltinha de teste". Bem estava habituado ao carros grandes, full extras etc. etc. e foi como voltar a andar de bicicleta. E um pouco macio nas curvas mas tambem pode ser dos pneus, tenho de ver isso. Meti o menino a carga na garagem e fui experimentar a noite, luzes led era um must e sao muito bons, a andar com jeitinho e com algumas brincadeiras pelo caminho consegui fazer 38km com uma carga, isso vai subir de certeza. Como estamos todos confinados em casa nao me quero aventurar muito, so fez 200km nas minha maos ate agora, mas hei de actualizar quando for preciso.

Claro que nao poderiam faltar umas fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Comentam, digam a vossa justica e o que me podem aconselhar.

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por jmlflorencio »

Muito bem, boa sorte com ele. Pessoalmente gosto muito do Passat...

Ficamos a aguardar o relato desses consumos a gasolina ;-)

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por MRider »

Bem já está a melhorar...
O Toyota crh é um engano são raras as pessoas que não voltam a trocar em pouco tempo.
E cheira me que ainda não vai ser este que vai ficar muito tempo...
Bons km de preferência no modo elétrico.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por becosemsaida »

MRider Escreveu: segunda abr 06, 2020 10:42 am Bem já está a melhorar...
O Toyota crh é um engano são raras as pessoas que não voltam a trocar em pouco tempo.
E cheira me que ainda não vai ser este que vai ficar muito tempo...
Bons km de preferência no modo elétrico.
Tenho pena que nao ha algo confortavel, potente e com mais autonomia mas phev, digo isto porque com uma utilizacao mista e com muito declive nas estradas e com o estado dos postos de carregamento avariados/ocupados/inexistentes torna-se dificil a escolha dentro do meu orcamento. Mas iremos la chegar, mais dia menos dia irei ficar com algo full eletric.
Uma das vantagens que tenho e que carrega em casa, tenho posto de carga a 100mts de casa MAS ainda estou a tentar deslindrar os custos que ja por si e uma confusao. Em casa sei que o que pago e como a bateria e pequena nao ha de ter grande impacto na fatura. Esta encomendado um contador de consumo e hei de "adaptar" o meu quadro na garagem para ter uma ligacao exclusiva para o carregador. Wall charger para ja esta fora de questao, nao so pelos custos mas tambem pelo pouco aproveitamento que posso vir a ter ja que nao tem "fast-charge". Afinal aquilo nao e dificil de construir e talvez sera um projeto para fazer em casa, esta mesmo na minha area.......

Agora tenho um cartao ativo, Prio, mas a confusao existe: temos de pagar o consumo, depois tenho de acrescentar a utilizacao do posto(??) e/ou utilizacao por tempo?? Ja vi por ai relatos que ha postos que nao compensam, para ja tenho aqui so o posto da mobi.e. O cartao da EDP, que pedi atraves da mobi.e, nao esta ativado embora ja fiz o pedido para ativacao.

Assim que me deixam tenho umas viagens marcadas portanto saberei mais sobre consumos etc. etc., para ja so ando aqui a volta da residencia naquilo que e estritamente necessario-> so eletrico.

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por Freddy_krueger »

Boas,

Para simulares custos descarrega a app miio - colocas o cartão que tens (neste caso prio), e podes simular quanto te fica N tempo e N kwh em cada posto...simples :).

Fazer contas de custos OPC + custos CEME + Taxas é para chegar ao fim e dar conta diferente, o miio ajuda e bastante, nisso, a saber onde à postos e se estão operacionais (dá para ver quando foi usado última vez) ou ocupados. Há um tópico sobre esta app por aqui..

Quanto ao carro, estou com o MRider, é melhor sem dúvida que o CHR pois já tem alguma autonomia no dia-a-dia, mas aquele gastar de 1.4 Turbo em Aestrada em viagens.... penso que depois de andares a sério em modo elétrico, vais querer mais, muito mais... e Kia Niro ou um Tesla usado podem ser alternativas sérias a pensar... mas just my 2 cents..

Agora Enjoy :)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por becosemsaida »

Freddy_krueger Escreveu: segunda abr 06, 2020 1:15 pm Boas,

Para simulares custos descarrega a app miio - colocas o cartão que tens (neste caso prio), e podes simular quanto te fica N tempo e N kwh em cada posto...simples :).

Fazer contas de custos OPC + custos CEME + Taxas é para chegar ao fim e dar conta diferente, o miio ajuda e bastante, nisso, a saber onde à postos e se estão operacionais (dá para ver quando foi usado última vez) ou ocupados. Há um tópico sobre esta app por aqui..

Quanto ao carro, estou com o MRider, é melhor sem dúvida que o CHR pois já tem alguma autonomia no dia-a-dia, mas aquele gastar de 1.4 Turbo em Aestrada em viagens.... penso que depois de andares a sério em modo elétrico, vais querer mais, muito mais... e Kia Niro ou um Tesla usado podem ser alternativas sérias a pensar... mas just my 2 cents..

Agora Enjoy :)
Obrigado, vou ver essa app...... Tesla e uma viatura que esta na minha lista de compras desde que sairam, ate fiz simulacao na altura no site do EUA para ver quanto ficava mandar vir um (era o 60 na altura, LOL) portanto nao e dificil a escolha. Tenho lido (e invejado) o DB do CoolZeroFCP mas as minhas financas nao me deixam, como nao sou "gajo" de me endividar e compro como posso. Felizmente a minha "historia" de compras tem sido sempre a melhorar por isso nao me queixo muito e tive a possibilidade de ter viaturas muito bons e fiaveis, tanto que a minha filha anda de BMW 730 (2004), full extras e ja com 500.000km. Mas dar o preco de um apartamento por um novo ou acima de 30-40mil por um usado acho exagerado. Nao me levam a mal, quem pode ou quer comprar tem os meus parabens e sei que se chego ao banco esta la o emprestimo a espera mas ......... Nao obrigado, ou e meu ou nao quero!!!!

Nao sei porque mas nao gosto do Kia/hyundai etc. etc. aqueles interiores "mortos" sem vida, ja a Toyota era assim mas como tinha o media no meio disfarcava. Outra coisa, e posso estar enganado quanto ao VW, aqueles plasticos nao parecem aguentar 5-10 anos sem ficarem todos a fazer barulhos parasitas. Ja os plasticos que tinha no CHR por fora estavam a ficar ja bacos, andar a reavivar aquilo em cada lavagem era a unica solucao. Isso acompanhado com a pouca autonomia eletrica fez-me trocar por este. Se fiz mau negocio so o tempo dira. Agora vou ver o Miio.......

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por Freddy_krueger »

Já agora Beco, por curiosidade podes partilhar custo do VW?!

Em 2ª mão fica assim tão distante de um Model S (que se arranja atualmente usado na Europa/PT a partir de 35KEUR - já foram mais baratos :( )?!

É só mesmo curiosidade.

Do que tenho visto nos PHEV, o seu maior calcanhar de aquiles (na minha opinião), é se precisarmos de usar +60% do nível de bateria no dia-a-dia (nem falo nos 100%)... isto vai provocar um grande stress (não gostam de estar carregadas a 100% muito tempo nem em baixos níveis de bateria - abaixo dos 20%) e envelhecimento (muitos ciclos carregamento em pouco tempo) de bateria.

Para termos uma ideia, um ciclo de carregamento é considerado o carregamento completo (0-100% e seu descarregamento 100-0%)... se carregares 20% e gastares 20% é considerado apenas 1/5 de um ciclo... ora num PHEV, derivado a menor capacidade de bateria, vai degradar mais rapidamente pois # de ciclos influencia em muito degradação de baterias.

Exemplo:
No meu dia-a-dia faço +/-50kms/dia

No meu leaf 40 (com meu estilo condução) isto equivale a +/-20% da bateria,seja 1/5 de um ciclo, x 22 dias = 4,4 ciclos
No VW (com meu estilo condução) isto equivale a sempre 100% da bateria e ainda tinha de gastar gasolina,seja 1ciclo, x 22 dias = 22 ciclos (se carregasse no emprego ainda seriam mais)

Tendo baterias o envelhecimento com numero de ciclos, é facilmente perceptível qual envelhecerá primeiro...

Os plásticos no VW é o melhor dos teus problemas... se for para manter, esse pópó (a andar + de 30kms diários) vai ter de levar uma bateria em relativamente pouco tempo - seja menos que os 10 anos (eventualmente com sorte ainda em garantia)

Mas esquece lá isso por agora e aproveita o carro...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por jmlflorencio »

Já há um histórico significativo de trocas de baterias de VW GTE? É que nos Volt, por exemplo, isso não se tem verificado. Apresentam muito pouca degradação...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por becosemsaida »

Freddy_krueger Escreveu: terça abr 07, 2020 8:56 am Já agora Beco, por curiosidade podes partilhar custo do VW?!

Em 2ª mão fica assim tão distante de um Model S (que se arranja atualmente usado na Europa/PT a partir de 35KEUR - já foram mais baratos :( )?!

É só mesmo curiosidade.

Do que tenho visto nos PHEV, o seu maior calcanhar de aquiles (na minha opinião), é se precisarmos de usar +60% do nível de bateria no dia-a-dia (nem falo nos 100%)... isto vai provocar um grande stress (não gostam de estar carregadas a 100% muito tempo nem em baixos níveis de bateria - abaixo dos 20%) e envelhecimento (muitos ciclos carregamento em pouco tempo) de bateria.

Para termos uma ideia, um ciclo de carregamento é considerado o carregamento completo (0-100% e seu descarregamento 100-0%)... se carregares 20% e gastares 20% é considerado apenas 1/5 de um ciclo... ora num PHEV, derivado a menor capacidade de bateria, vai degradar mais rapidamente pois # de ciclos influencia em muito degradação de baterias.

Exemplo:
No meu dia-a-dia faço +/-50kms/dia

No meu leaf 40 (com meu estilo condução) isto equivale a +/-20% da bateria,seja 1/5 de um ciclo, x 22 dias = 4,4 ciclos
No VW (com meu estilo condução) isto equivale a sempre 100% da bateria e ainda tinha de gastar gasolina,seja 1ciclo, x 22 dias = 22 ciclos (se carregasse no emprego ainda seriam mais)

Tendo baterias o envelhecimento com numero de ciclos, é facilmente perceptível qual envelhecerá primeiro...

Os plásticos no VW é o melhor dos teus problemas... se for para manter, esse pópó (a andar + de 30kms diários) vai ter de levar uma bateria em relativamente pouco tempo - seja menos que os 10 anos (eventualmente com sorte ainda em garantia)

Mas esquece lá isso por agora e aproveita o carro...
Estou a entender o dilema. Quanto ao preco, foi troca a troca pela Toyota.... Quanto aos ciclos de carga, ha dois factores a ter em conta quando se carrega o fast charge e o normal charge. Nao preciso de entrar em pormenores mas..... fast charge continuo= degradacao mais rapida. Como este nao tem fast charge, estou otimista ainda por cima teve um teste ha 5MKm onde o resultado foi 96% de SOH. A nao ser um recall devido a possivel fuga de liquido de refrigeracao nao consegui obter qq dado sobre trocas de batts mas quem foi para o recall (UK principalmente) ha alguns que levaram batts novas, no livro de manutencoes nao vem nada mencionado mas irei a VW saber disso (malvada quarentena). Tambem ha registo de troca do modulo de carga que o meu ja tem "novo", pelo menos a peca tem data de 2018. Sabes que carros importados e de leasing levam outro "tratamento" do que se for de particular: manutencoes a horas, algo que avaria e logo reparado etc. etc. sob pena que sao penalizados no contrato (e nao sao pequenos). Ainda por cima deixam la o carro, levam outro de emprestimo, e voltam ao fim do dia para levantar o carro: nao se chateiam com nada!!!! Particular ja e outra coisa, ja que manter uma viatura fica dispendioso e nem todos fazer pacote de manutencao, assim sao mais desleixados e em pior estado. A historia deste carro e facil: foi comprado para ter desconto durante 5 anos (empresarial), com leasing ficava a preco de chuva e da para descontar no irs, quando esta quase a acabar o contrato e vendido para ....... e compra-se outro. Ate la leva todos os mimos obrigatorios estipulados no contrato de leasing e esta "quase novo"= valorizacao, aquando a venda fora do contrato.
Eu tanto ando 200-300km por dia (ou mais) ou esta parado na garagem uns dias, nao tenho rotina de viajar certo, fora a esposa que tem muitos passeios curtos (ja lhe disse que nao volta a gastar gasolina!!). Como esta incluido muita cidade, percurso pequeno etc. etc. a parte hibrida compensa a parte da AE (verifiquei isso na CHR e tem autonomia de brincar), claro que nos AE/IC/IP vou tentar deixar o carro fazer a gestao e como ja disse nao irei alterar muito os habitos de conducao.

Quanto ao Tesla, fui ver alguns (importados), nao tenho medo de kms e para isso que foram feitos e ha relatos de taxis com muitos kms e pouca degradacao. Algo de jeito, em bom estado sem grandes marcas de uso nao se arranja pelos 30K que falas. Recentemente estive "la fora" e vi alguns, 2013-2015 com >130K Km, e o preco rondava os 35-40K€ mas.......... como tinha viatura para dar a troca e nao tenho esse dinheiro "no bolso" resolvi desistir e acabei por fazer negocio atraves de um conhecido que me ficou com a toyota. Legalizar nao era problema, e trazer muito menos ja conheco o caminho de olhos fechados..........

Assim que acaba esta quarentena irei a VW e ver se consigo obter mais info, ja liguei para la mas nao aceitam que haja pessoas na oficina/escritorio mas ficou marcado para "depois", o site online e confuso (queria ver se fazia um pacote de manutencao) mas ate la tambem aguento.

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por serges »

Bem antes de mais os meus parabéns e que tudo corra bem e creio que é uma solução transitória, tal como o ampera da esposa que faz 15 a 20kms não faz sentido um electrico pois as vezes lá vai de rajada fazer umas centenas…

Acredito que é um primeiro contato com o mundo dos eléctricos e o desafio é ser o mais eficiente possível e sempre em modo electrico…

Quanto ao dito gosto imenso mas cheira me que é um guloso só a gasolina, pois comigo o ampera em condiução despreocupada vai aos 5 a 6lt aos 100 já preocupada vou aos 4lt já a esposa muitoooo menos,... não sei o que faz mas resulta…

Muita sorte e muitos kms…

Obrigado pela partilha.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por Freddy_krueger »

O que falei da troca de bateria não é um "facto consumado"... é o meu "educated guess"... com base no conhecimento que existe hoje sobre as baterias e # de ciclos que fazem e percentagem de degradação... é mais facilmente perceptivel em veiculos que estão à mais tempo no mercado como o Mitsubishi Outlander, a Volvo V60 Phev...

O Ampera/volt original (PHEV) tem uma arquitectura diferente de outros PHEV, a bateria tem enormes protecções ao nível de SOC (buffers enormes superiores e inferiores), refrigeração liquida, etc... foi um carro muito bem pensado na altura... É dos carros com menos degradação por isso...

Quanto ao que dizes do carregamento rápido (elevados C) e que gera também altas temperaturas se estas não forem protegidas é um facto irrefutável, mas no meu caso (os tais 50kms diários), não se aplica, carrego sempre em casa... a velocidades carregamento semelhantes ao GTE o que em termos de C (velocidade de carregamento/descarregamento tendo em conta também dimensão da bateria, seja o "esforço" exigido à bateria) bastante menor dada maior capacidade.

Mas como te disse antes, é aproveitar o carro.

Eu Teslas usados vejo-os online que já é tentação suficiente mas nunca sequer me "tentei" a ir ver pessoalmente... também não tenho esse plafond disponível para um carro.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por becosemsaida »

Freddy_krueger Escreveu: terça abr 07, 2020 2:18 pm
O Ampera/volt original (PHEV) tem uma arquitectura diferente de outros PHEV, a bateria tem enormes protecções ao nível de SOC (buffers enormes superiores e inferiores), refrigeração liquida, etc... foi um carro muito bem pensado na altura... É dos carros com menos degradação por isso...
Ja tinha lido esse do buffer, o que encontrei na altura foi este post (Fonte: SpeakEV): "The only batteries I’ve read of being replaced are ones that have suffered water ingress through the casing, I’ve not heard of anybody getting one replaced under degradation. The buffer on the GTE battery is quite large for the pack size, I don’t think it’s prone to it.". Pelos dados que consegui apurar o buffer "up" e de 1.9KWH e o "down" e pelo menos 1KWH, nas viaturas facelift esse buffer "down" e maior(1.5KWH) dando origem a arrancar mais cedo a parte ICE. Isso e tudo feito por software, enquanto nao consigo ir a VW para verificar isso espero que algum update de software ja foi feito. Coisa que me "estranha" e que neste pais nao ha muitos Passat GTE a rolar, quase todos sao importados que se veem a venda. Ja andei a procura mas info ca em PT de donos nao se encontra. Valha estes db´s e alguma info la de fora.

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por serges »

Bem verdade pois os amperas/Volt's aconteceu o mesmo eram perto de 50 unidades vendidas cá e creio que agora passaram as 500 unidades só de importados!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por Freddy_krueger »

Bem, parece que VW tem um bom buffer de proteção que pelo menos nos primeiros anos mascara bem qualquer degradação (até a degradação comer esse buffer, ou será que ele vai-se auto-ajustando?!). Mas proteção é sempre bom sinal :)

Os Phev novos ainda são um esticãozinho valente em termos de investimento inicial... não é para qualquer pessoa, acho que será principal razão de ainda não terem mais vendas.

Além disso para quem pensa muito na coisa, nota que acaba por ter vantagens de dois sistemas (condução elétrica e centenas de kms possiveis em ICE feitos sem parar) mas também os problemas dos dois sistemas (custo manutenção de um ICE ou maior ainda devido maior complexidade mecânica, pouca autonomia em modo EV)...

Eu passei de um sistema de transportes doméstico baseado em carrinha gasóleo + scooter 125cc para carro EV + carrinha gasoleo mas a ideia era mesmo ter tudo EV, mas como ele não cresce nas árvores, ainda não dá....mas carro a gasóleo só usado cá em casa em último caso...em quase 3 anos de EV, maior viagem de carro gasóleo foi à serra da estrela e voltar (de Ovar). O EV foi a Mondim de basto (multiplas vezes), Leiria (multiplas vezes), Lisboa, Portalegre, Covilhã, Setúbal... não é para todos pois tem de ser feitas muitas vezes paragens e convém planear... mas para quem pode viver com isso, é top.

Agora necessitando de 200/250kms de uma vez (como tu), só mesmo um Tesla ou um Kia eniro 64 (se bem que também bem carotes)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por becosemsaida »

Update(zinho):

Ontem tive de sair, para ja o meu percurso comeca SEMPRE com uma subida de pelo menos 1km mais metro menos metro e no caso do CHR ja ia a gasolina ao fim de 200mts. Este vw foi todo para cima em modo EV, a custo da autonomia que perdeu uns 5km no GOM ficando so com 45, depois mais um percurso pela estrada nacional, com subidas e descidas mas nao tao acentuadas e cheguei ao primeiro destino com 30km de autonomia. Ida para o segundo destino (nacional) sempre desnivelado e cheguei la ja so com 17km mas sempre em modo EV. Portanto fiz a volta de 25km ate esse ponto... Somando o real com o GOM da 42km isto em caminhos com declives e muito mau estado. De volta apanhei a IC8 e aproveitei para experimentar o "B", trave mesmo a viatura e retorno da descida foi de 2km, ja dava para acabar o percurso. Mais umas voltinhas ca na vila, compras, para e arranque, etc. etc. e cheguei a casa com 6km de autonomia. Ligou por ele o ICE quando tinha 8km no GOM e deu media de 0,7l/100km no final da viagem....... Gastos em KW e que vi mais alto: 27KWh/100km, no entanto no fim da primeira subida vi mesmo instantaneo de 60KWh. Eu nao sou pessoa para ir a 10-20km/h a pensar que posso poupar 1KW ou 1L de combustivel. Quando posso ando, nem sempre dentro dos limites, e e para isso que serve o carro: para me servir!!! Se consigo fazer este consumo com a minha conducao acredito que em percursos planos (sem subidas que "matam" a autonomia) e com velocidades ponderadas conseguem fazer os 45-50km em modo EV e consumos em modo hibirido muito baixos.
La esta carregadinho de novo (4H) na garagem a espera da proxima saida........

Ja agora para ver se nao fiz muito mal as contas (por alto): pressupondo que carregou 8KW e o meu custo a kw e de 0,16+Iva (basico da EDP)= 1.58€, fazendo as contas que estao na app miio pago o mesmo ou mais (taxa de utilizacao/tempo) num posto de carga???? Sempre e mais barato os eletroes mas como estamos a falar de grandes quantidades deles para quem tem 40 ou mais para carregar ja fica caro, ou estou errado algures??

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por Freddy_krueger »

aos consumos médios mencionados pelo carro normalmente aumenta-se 10% para perdas do carregador interno do carro...

Ou seja, eu no meu Leaf 40kwh tenho uma média nestes 3 anos de uns 13kwh/100kms * 1,10 = 14,3kwh/100kms "na tomada", ou reais... ora a 0,16+IVA (eu tenho um valor um pouco mais baixo por Kwh... vê lá isso no portal da ERSE que inclui todos tarifários disponíveis) daria um valor de 2,82 EUR/100kms.... Mas atenção que eu tenho alguma atenção aos consumos... nada de exageros mas alguma atenção.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por becosemsaida »

Ora entao so carregando em casa da esse valor se fosse num "banal" diesel ou gasolina cujo consumo ronda SEMPRE 6lts dava pelo menos 8€/100km. Estamos a falar de uma poupanca em cada 100km de (arredondando) 5€, em 15.000km ........ 750€/ano, FORA IUC e manutencoes (ja nao conto o desgaste de pneus e liquidos). Mas tu (voce?) tens 6 paineis de autoconsumo........ 1500W pelo menos(48V??) ..... Quase nao gastas € em carregar. Tirando que ja tiraste o investimento dos paineis. Eu nao tenho possibilidade de meter paineis, ja se meteu a proposta em condominio mas nao querem. Tenho o posto ao pe de casa e como nao ha aqui grandes EV's esta quase sempre vazio. Deixa passar esta coisa do covid que hei de explorar isso melhor.

Desde que adquiri a Toyota deixei de gastar 100+ € em combustivel por mes e passei a 40-50€, com este espero diminuir ainda mais esse valor e se faco as contas de ha um ano para este agora ja "ganhei" muito dinheiro. Alem de poupar e "coisa" ambiental e principalmente em percurso pequenos que recupero. As viagens continuam mas nisso nao consigo fugir. Tenho muita "volta" a dar mas sendo doente de risco e complicacoes de saude (operacoes e sequelas) estou proibido sair de casa mesmo, escapadinhas vou fazendo mas com cuidado. Ha de dar valor a patroa que cuida melhor de mim do que eu :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Ha de vir o tempo...

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por becosemsaida »

Primeira pequena (para mim) viagem........

Ora entao nao podendo adiar uma viagem meti-me entao a estrada. Antes disso uma serie de pequenos percursos ja que estava "fora" tudo a eletroes. Depois, modo hibrido e toca a andar..... Que grande diferenca da CHR, conforto qb e andamento sem gritar de motor e quando dei por ela ja ia no limite velocidade permitida por lei (pois........ ) 100km depois cheguei ao destino parece que tinha ido no meu MB S que deixou saudades e muitas. Mais umas voltas de pequena distancia e de volta para casa. Ora entao o consumo para la ficou-se pelos 3.9L/100Km, o que na chr com menos velocidade ficava pelos 7 e isso com os meus botinhas de la calcados (i.e chumbo da pesada). Hora de subir a fasquia na viagem de volta: vamos la ver se isto mexe ou nao!!! AE e a esticar o bicho: um bocado a 200, outros a 180 e queixas nada, para quem conhece, na A23 em V Velha de Rodao ha uma subida engracada onde muitos pensam que e uma "subidazinha" mas aquilo engana, CC a 150 e deixa andar..... Reduziu para 5ª no meio da subida mas sempre a 150km/h em modo hibrido. Esta muito bom para mim, dava mais mas para que, aquilo e limite 100 e as vezes estao la para por fotos nos foruns a custo do pobre...... Entrei na IC 8, hora de experimentar o famoso modo GTE, aquilo e engracado embora o barulho esta longe de ser algo de jeito mas nas ultrapassagens e arranque vale a pena, nao e para ser usado em dia-a-dia. Cheguei a casa e com ainda 35km de autonomia e uma media de 5.6L/100Km no total muita regeneracao a descer contribui para que chegasse com esta autonomia, sei que indo a velocidades acima do permitido, subidas e "brincadeiras" influenciaram no consumo mas tinha de experimentar. Agora ja sei o que faz, o que aguenta e ate onde posso ir.

Claro que nem tudo e rosas e nao ha carros "perfeitos", a suspensao e demasiado mole para o meu gosto dando um falso sentido que parece que "foge" principalmente em velocidades mais altas e curvas. Em modo gte e numa aceleracao mais funda (kickdown) a caixa parece que anda "perdida", demora um pouco a encontrar a mudanca certa dando origem a reducao em 2 mudancas quando deveria ser so uma. Julgo ser uma questao de habito e nao tendo encontrado barulhos esquisitos ou outras coisinhas esta aprovado. Em modo B e muito violento mesmo, parece que temos um travao eletrico ligado e quem nao esta a espera pensa que carregamos demasiado no travao, pode ser bom para regenerar mas nao contribui nada para o conforto. Ha de ser somente usado em grandes descidas ou entao em filas de transito.

Claro que para quem tem um EV isto tem pouca importancia, entendo perfeitamente, mas o meu objectivo e principalmente acabar com gasto de combustivel em viagens curtas (ate 40km ida e volta) mantendo algum "andamento" e conforto nas viagens longas. Creio que com esta viatura consigo fazer isto.

Vou vos "chateando" com estes coisinhas e fica a info para futuros compradores,

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por Freddy_krueger »

becosemsaida Escreveu: quinta abr 09, 2020 11:25 pm Mas tu (voce?) tens 6 paineis de autoconsumo........ 1500W pelo menos(48V??) ..... Quase nao gastas € em carregar. Tirando que ja tiraste o investimento dos paineis.
Tu :) !!
Agora (sou de Ovar mas trabalho fora - seja não consigo ir trabalhar pelo que estou em teletrabalho desde dia 17 Março) estou quase à 1 mês com carro parado, mas normalmente só carrego à noite pois estou a trabalhar... os paineis só ajudam ao fdsemana e quando ficamos em casa. Além disso os 1500w é durante 1 ou 2 horas no pico seja 11:30 - 14h, depois começa a descer (uma onda tipo a da COVID 19, daquelas bem altas eheheh)... eu de inverno gasto tudo o que produzo no aquecimento da casa, mas de verão, tenho de arranjar umas coisas para gastar :P
Eu nao tenho possibilidade de meter paineis, ja se meteu a proposta em condominio mas nao querem. Tenho o posto ao pe de casa e como nao ha aqui grandes EV's esta quase sempre vazio. Deixa passar esta coisa do covid que hei de explorar isso melhor.
Já passei por isso, até à 1 ano morava num apartamento e vá lá que tinha 1 tomada minha nos meus arrumos ao lado do lugar de estacionamento... ao menos dava para carregar
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por Freddy_krueger »

becosemsaida Escreveu: quarta abr 15, 2020 12:37 pm Claro que para quem tem um EV isto tem pouca importancia, entendo perfeitamente, mas o meu objectivo e principalmente acabar com gasto de combustivel em viagens curtas (ate 40km ida e volta) mantendo algum "andamento" e conforto nas viagens longas. Creio que com esta viatura consigo fazer isto.
É essa a grande vantagem dos Phev face aos Bev ... Eu ainda andei inclinado para um Phev, mas na altura os GTE e afins em 2ª mão (2018) custavam o mesmo que um Leaf novo... e ainda fui buscar ajuda do estado... e com planeamento (não é para todos), tenho feito algumas viagens porreiras e quase sempre pacificamente.

O custo quando em modo EV seja de um BEV ou PHEV, é de facto irrisório face à gasolina ou gasóleo...

Os primeiros BEV têm alguns problemas (autonomia pequena, degradação baterias) mas agora começam a aparecer boas propostas e daqui a uns meses ou 1-2 anos começam estas a aparecer em 2ª mão, como sejam os Tesla M3, o kia e-niro e e-soul 64, hyundai kauai 64 (ou kona resto do mundo), Vw ID3 (está enguiçado, mas vai vir...apesar de que acabamentos nos videos que vi me parecerem bem abaixo do golf :( ), Peugeot 2008 E... não incluo aqui o Leaf 60 pois na minha opinião nos dias de hoje carros com mais de 40kwh sem refrigeração activa de baterias é um erro clamoroso da Nissan...

Abraço
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Automóveis”