Viva Rui e Companhia.
Antes de mais começaria por sugerir para redimensionares as imagens. É muito difícil navegar neste tópico com as imagens tão grandes.
E para continuar, parabens pelo empenho no restauro da antiga vilar. Eu tambem comecei por electrificar uma orbita que já tenho com alguns anos. Podes ver o desenvolvimento neste tópico:
viewtopic.php?f=62&t=9142A aplicação do motor fora do eixo poderá saír mais em conta mas são aplicações mecânicas que tens que fazer e nem sempre funciona bem à 1ª, a menos que sejam soluções já testadas. Podes ainda ver as conversões do jmal com motores fora do eixo.
Quanto às baterias, para mim é discutível se lítio é a melhor opção. A título de exemplo: 3x12V/7Ah de gel=50€. 36V/10Ah de lítio=500€ !!! São mais leves e mais eficientes na performance mas pesam muito na carteira. Depende do orçamento de cada um. Pelo menos com as de chumbo não inviabilizas a realização do projecto. Fazes as experiências que tens a fazer e fazes depois o upgrade se o desafio te agradar. Ou usas as de chumbo até acabarem. Quando forem à vida já popas-te o suficiente para comprares as de lítio.
Eu tenho ainda algumas caixas de baterias. Caso precises avisa.
Quanto ao motor, um simples motor de escovas poderá custar uns 50€ no ebay mas não é muito eficiente.
Enfim, já tens alguma informação.
Bons projectos.