Batlix Thunderix

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Zacarix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 210
Registado: quinta ago 27, 2009 2:37 pm
Localização: Alverca

Batlix Thunderix

Mensagem por Zacarix »

viva,
este será o meu diário de bordo.
batlix thunderix (bat. thunder 5000 lith. 60 ah-azul)… 3,6 km, e eis que no dia 24, depois de uma longa espera, chega às mãos do seu dono.
espero que seja uma data a recordar.
não me vou alongar pois não tenho grande jeito para descrições.
era suposto estar prontinha, mas ainda faltavam os pequenos pormenores que rapidamente foram ultrapassados.
depois de algumas explicações…, começaram as minhas dificuldades… sou um autêntico principiante nisto das 2 rodas.
podem rir-se, é mesmo quase anedótico mas para pôr o descanso central precisei quase de um curso. agora já apanhei o jeito, mas na altura com o medo de deixar cair a batlilx…já suava.
e lá vou eu… fiquei logo surpreendido com o arranque.
parece-me muito brusco.
dei umas voltinhas e fui para casa. regressei então à batlight para pôr a mala, mais umas voltinhas… e tenho 52km. neste percurso com muitas paragens e muitos arranques, continuo a pensar que o arranque é demasiado brusco. dificulta imenso as manobras na garagem ou no trânsito desde que esteja perto de algo. talvez com adquirir experiência mude de opinião mas para já penso que beneficiava se fosse mais suave.
a batlight informou-me que a curto prazo os aceleradores serão trocados, e terão a possibilidade de efectuar uma aceleração mais suave e progressiva, e com marcha-atrás (max 5 km/h).
quando fui colocar a mala comuniquei uma deficiente montagem do guarda-lamas traseiro (o interior, não o da matrícula) que o levava a ficar preso no amortecedor direito da moto e a “ponta” esquerda acabava por ir a roçar no pneu. na altura foi desmontado e montado, mas quando cheguei a casa ia na mesma… (ainda não comuniquei à batlight).
tenho a sensação que nem sempre o acelerador corresponde do mesmo modo, por vezes desenvolve muito rapidamente, outras vezes parece que tem dificuldades. devido à minha inexperiência, quando estou em cima da moto estou muito tenso, vou-me começando a descontrair à medida que faço kms, talvez por isso não tenho a certeza se é apenas uma suspeita.
apesar destas minhas dificuldades estou confiante que tenha sido uma aquisição de sucesso.
ainda tenho que comprar todos os acessórios pelo que ainda não fiz muitos kms. está a faltar tempo para me equipar.
pretendo rapidamente deslocar-me diariamente para lisboa, ida e volta serão cerca de 60 kms. quero ganhar confiança na condução e na autonomia.
quando tiver explorado melhor a batlix porei aqui as performances.
até breve
Maçarico, Maçarico, mas... Já cá "cantam" 17 056 KM na Batlix 5000LI60


J.G.
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta nov 05, 2009 10:52 am
Localização: Maia

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por J.G. »

do melhor..

também me sentia assim. mas como comecei por umas menos potentes, o choque não foi tão grande e já ia com alguma sensibilidade para "não me espetar no portão da garagem antes de ele abrir".

já estou habituado a este punho mas, prefiro um mais progressivo também. tanta sensibilidade, cansa mais o pulso.

segurança 1º! equipa-te e depois mete umas fotos..

parabéns e boa sorte!


eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm
Localização: V.N. de Gaia

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por eucurto »

parabens! boas voltix!

Avatar do Utilizador

Edu_Rod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 634
Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm
Localização: Ovar

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Edu_Rod »

boas

parabéns pela compra,

todos temos a mesma opinião em relação ao punho, mas é como o j.g. diz,
primeiro estranha-se e depois entranha-se...


cumprimentos
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi

BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por serges »

os meus parabéns!

participa por cá e para breve vamos ter um encontro de ve's, conto contigo???
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Volt »

parabéns e boas curvas com ela. estou certo que, em breve, habituas-te e vês que os receios 'já eram'.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por hmgp »

parabéns pela compra e pela escolha de um ve!

também eu não tinha experiência nenhuma (e não é que agora já seja profissinal...) mas logo te vais habituar e vais ver que é sempre a melhorar.

Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por jmal »

parabéns pela aquisição e mais um para os encontros.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

PVR
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: quarta mar 24, 2010 11:53 pm
Localização: Alenquer

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por PVR »

boa sorte com a tua mota... e muitos electrões gastos por essa estrada fora...
SilVer Thunder 5000 60Ah
405Km feitos -- 53,46kg de CO2 poupados ao ambiente
Mais 25,50€ de combustivel economizado

On the Road Again...

Avatar do Utilizador

hp78
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sábado nov 14, 2009 4:18 pm
Localização: Matosinhos

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por hp78 »

muitos parabéns,

é sempre bem vindo mais um para o clube dos ve.

boa sorte com a tua montada.
Bons KW.

BRAMMO EMPULSE OWNER

Predator 63215km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Zacarix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 210
Registado: quinta ago 27, 2009 2:37 pm
Localização: Alverca

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Zacarix »

o meu 1º susto.
a cerca de 6 km de casa começa a luz da “ignição”, a vermelha, a piscar. percebi. está na hora de regressar para não ficar apeado. como com a carga completa ia nos 58 km, e dos 6 que faltavam para o regresso, 3 serem sempre a descer, regressei relativamente descansado. quando faltam cerca de 500 metros a batlix resolveu testar a minha paciência e calou-se. tinha luzes, buzina… só o motor não “metia” força…
como não tenho experiência e pelo que tenho lido aqui no fórum, e também pelas explicações da batlight, deduzi que eram de facto as baterias descarregadas.
mesmo assim ainda tirei a chave da ignição, liguei e desliguei o disjuntor, voltei a experimentar pô-la a trabalhar e,… e… e… nada.

lá tive que ser, eu, o seu escravo em vez de ser, como suposto, o inverso.

não esqueço que de facto é a primeira carga, e pelo que dizem, as performances das baterias tendem a melhorar, mas mesmo assim, e dado que tenho dado pequenas voltas e não tenho feito auto estrada nem puxado pelas baterias (ainda não sei qual a velocidade de ponta) 64 km parece-me muito curto.

para que conste carregou com um gasto de 5,5 kw e o voltímetro ficou a marcar 84 volt.

quanto à leitura do “carregador na própria batlix” e apesar de me ter sido explicado na batlight confesso que ainda não me entendi com ele. passo a explicar:

só se acende quando está mesmo ligado à edp (a carregar) e depois numa posição aparece um 1 e na outra posição aparece o seguinte símbolo -| de forma que não sei tirar qualquer leitura disto.

se alguém me poder dar uma dica…

à parte o arranque brusco, a condução é divertida.
Maçarico, Maçarico, mas... Já cá "cantam" 17 056 KM na Batlix 5000LI60


eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 344
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm
Localização: V.N. de Gaia

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por eucurto »

oi.

esse símbolo esquisito aparece só no instante em que se liga a ficha à tomada, depois são números normais até 0.00

a minha hoje levou treino. fiz cerca de 50km, 45 deles a 70km/h. quando atingi os 40km o bms começou a cortar e no restante da viagem, nas subidas, ela mandava-me a mim puxar, mas subia só que a 50km/h mais ou menos. nas descidas lá ia até 80km/h.
não é má ideia ter o bms a controlar para nos dar uma folga, mas acho que está a cortar um pouco cedo....

Avatar do Utilizador

Edu_Rod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 634
Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm
Localização: Ovar

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Edu_Rod »

boas zacarix,

esses valores não me parecem correctos, mesmo nos primeiros carregamentos a batlix não deveria ter problemas em atingir pelo menos os 90 kmh, em relação ao contador, estás a falar do que está debaixo do banco? ele só liga quando se está a carregar, e o interruptor é para alterar a leitura entre a voltagem e a amperagenm, os amperes estão dependentes do carregador que tens, se for dos normais deve rondar os 10a, em relação à voltagem depende da viagem, o minimo que o meu marcou foi por volta dos 69 v, e depois vai sempre subindo até acabar o carregamento.

cumpr.
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi

BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE

Avatar do Utilizador

PVR
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: quarta mar 24, 2010 11:53 pm
Localização: Alenquer

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por PVR »

parece-me existirem aqui dois problemas. primeiro acho essa autonomia muito pequena para uma 60 ah. na ultima carga ja fiz 65km 15 dos quais a 90km/h em autoestrada e a luz ainda nem sequer começou a piscar. por outro lado acho que a "reserva" depois da luz começar a piscar também durou para poucos kilometros.

será que a mota estava totalmente carregada quando a foste buscar?

os valores com que desligou a carga até são superiores ao da minha. ela termina o carregamento com cerca de 80,5v.

ainda não aferi quantos kilometros faz com um carregamento, mas queria testar isso em breve para ter mais alguma confiança na moto...

abraço
SilVer Thunder 5000 60Ah
405Km feitos -- 53,46kg de CO2 poupados ao ambiente
Mais 25,50€ de combustivel economizado

On the Road Again...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Zacarix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 210
Registado: quinta ago 27, 2009 2:37 pm
Localização: Alverca

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Zacarix »

viva edu_rod
esses valores estão correctos, talvez surpreendentes, mas... correctos (relatei o que me aconteceu).
talvez a minha inexperiencia tenha contribuido para terem, os valores, ficado abaixo do que era suposto.
penso que melhores dias virão.
Maçarico, Maçarico, mas... Já cá "cantam" 17 056 KM na Batlix 5000LI60

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Zacarix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 210
Registado: quinta ago 27, 2009 2:37 pm
Localização: Alverca

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Zacarix »

quando a carga está completa, o mostrador vermelho que está debaixo do banco fica apagado?
hoje voltei a carregar, depois de ter feito cerca de 30 km, e quando fui desligar o mostrador não tinha qualquer luz. a meio o carregador estava a fazer barulho.
desta vez o voltimetro acusa 79v. da outra acusava 84v.

pvr,

a batlix estava totalmente carregada

preciso que a minha batlix tenha pelo menos uma autonomia como a sua, no mínimo 65km.

no outro dia quando fiquei "apeado" esqueci-me de dizer que cheguei à garagem, não a carreguei logo, e passado uma hora as baterias permitiram-me dar mais uma voltinha. fiz cerca de 50 metros para testar pois não quis estar a "espremê-las". só depois deste teste voltei a carregá-las.
Maçarico, Maçarico, mas... Já cá "cantam" 17 056 KM na Batlix 5000LI60

Avatar do Utilizador

Edu_Rod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 634
Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm
Localização: Ovar

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Edu_Rod »

zacarix Escreveu:viva edu_rod
esses valores estão correctos, talvez surpreendentes, mas... correctos (relatei o que me aconteceu).
talvez a minha inexperiencia tenha contribuido para terem, os valores, ficado abaixo do que era suposto.
penso que melhores dias virão.

boas

quando disse que os valores não estavam correctos, queria dizer que deve haver algum problema na mota, porque esses valores não me parecem normais..


cumpr.
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi

BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE

Avatar do Utilizador

Edu_Rod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 634
Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm
Localização: Ovar

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Edu_Rod »

zacarix Escreveu:quando a carga está completa, o mostrador vermelho que está debaixo do banco fica apagado?
hoje voltei a carregar, depois de ter feito cerca de 30 km, e quando fui desligar o mostrador não tinha qualquer luz. a meio o carregador estava a fazer barulho.
desta vez o voltimetro acusa 79v. da outra acusava 84v.

pvr,

a batlix estava totalmente carregada

preciso que a minha batlix tenha pelo menos uma autonomia como a sua, no minimo 65km.

no outro dia quando fiquei "apeado" esqueci-me de dizer que cheguei á garagem, não a carreguei logo, e passado uma hora as baterias permitiram-me dar mais uma voltinha. fiz cerca de 50 metros para testar pois não quiz estar a "expreme-las". só depois deste teste voltei a carrega-las.

pois a minha no inicio acusava valores ainda mais baixos, tipo 74 v, mas depois esse valor ia subindo à medida dos carregamentos... mas também tinha duas baterias maradas portanto os valores que te indico talvez não sejam de se fiar muito, de qualquer forma a minha mota nunca teve problemas em chegar aos 90 kmh.


cumpr.
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi

BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Zacarix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 210
Registado: quinta ago 27, 2009 2:37 pm
Localização: Alverca

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Zacarix »

edu_rod,

aos 90 km/h ?, ou a 90 km de autonomia.
confesso que em termos de velocidade de ponta ainda não a explorei. falei sempre em autonomia.
mas pela força que ela apresenta não me surpreende que dê os tais 100 km/h.
se o tempo permitir, talvez entre o domingo e a segunda explore mais a autonomia e a velocidade máxima.
Maçarico, Maçarico, mas... Já cá "cantam" 17 056 KM na Batlix 5000LI60

Avatar do Utilizador

Edu_Rod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 634
Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm
Localização: Ovar

Re: Batlix Thunderix

Mensagem por Edu_Rod »

zacarix Escreveu:edu_rod,

aos 90 km/h ?, ou a 90 km de autonomia.
confesso que em termos de velocidade de ponta ainda não a explorei. falei sempre em autonomia.
mas pela força que ela apresenta não me surpreende que dê os tais 100 km/h.
se o tempo permitir, talvez entre o dominfgo e a segunda explore mais a autonomia e a velocidade maxima.

boas

eu falo em 90 kmh, os 90kh de autonomia ainda não testei, ainda não tive tempo... e é difícil rodar apenas a 70kmh...
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi

BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”