Bereco Flash no Alto Minho

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico



Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
cax
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: segunda mar 03, 2008 11:16 pm
Estado: Desligado

Bereco Flash no Alto Minho

Mensagem por cax » terça set 15, 2009 2:34 am

quase 2 anos e 6.500kms depois com a minha bereco chumbo, as baterias já fraquejavam bastante, mas mesmo assim ainda aguentavam 20kms. uma vez que actualmente os 40kms de novas baterias de chumbo são insuficientes para as minhas deslocações diárias, colocavam-se 3 hipóteses:
1 - converter para baterias de lítio
2 - trocar por uma evo
3 - trocar por uma flash

optei pela 3ª porque:
1 - tive alguns problemas com a ciclística da mota anterior devidas a defeitos de montagem em espanha (vejam http://forum.novaenergia.net/viewtopic. ... &start=220), além disso o preço (retoma incluída) aproximava-se bastante de uma flash.
2 - adorei experimentar a evo, potente, leve, ágil, rápida. fiquei mesmo impressionado com o andamento, mas... é mais cara que a flash e tenho a certeza que não ia conseguir deixar de lhe dar gás e com isso perder autonomia que para mim, actualmente, é essencial. seja como for, para quem não necessite mais de 40kms autonomia, privilegie a velocidade e a possibilidade de andar em vias rápidas, acho que compensa. acreditem que é um produto fantástico.
3 - ficar com uma mota nova, garantia de especial atenção à robustez da montagem pelo fornecedor e autonomia de 70kms sem risco de me exceder e ficar pelo caminho. eis a flash no alto minho, é aquela azul que está(estará) todos os dias de manhã estacionada junto à câmara de viana do castelo em substituição da que lá costumava estar, ultimamente sempre com o cabo da electricidade a passar pela janela.

primeiras impressões:
os materiais são os mesmos, não muito resistentes, a mesma carenagem que equipa as keeway. o que faz toda a diferença é a montagem, o hélder teve bastante cuidado na preparação, os apertos estão bem seguros, os encaixes de plásticos nos sítios certos, o interior da consola de instrumentos, zona especialmente sensível porque fixa apenas com suportes frágeis de plástico, protegido com espuma de polietileno. a mota está bastante robusta, mesmo assim para quem diariamente tem de circular pelo menos 500mts sobre isto: Imagem convém vigiar os apertos e os plásticos.

as diferenças:
a diferença principal para a antiga resume-se numa palavra, agilidade. embora a potência seja a mesma, na flash, ela está sempre presente desde o arranque. na antiga se tinha de parar numa subida quase sempre tinha de recorrer ao booster para evitar situações embaraçosas provocadas por arranque demasiado lento, principalmente num cruzamento à esquerda. se a carga já não estava famosa via o ponteiro da tensão descer perigosamente e tinha de aliviar o acelerador para evitar o corte.
a flash mantém a tensão sempre no máximo e só é necessário usar o booster em situações pontuais, por exemplo numa subida extremamente acentuada. também por isso e por ser mais leve atinge velocidades superiores a 50kms/h com muita facilidade enquanto na antiga só em condições muito boas de circulação, embalada, em plano e sem vento.

teste de fogo
foi ontem, 92kms em dois percursos de ida e volta, com uma carga de 2 horas a meio, aqui: http://maps.google.pt/maps/ms?ie=utf8&h ... 17294&z=11.

a velocidade média foi de 43 kms/h, exactamente igual nos 2 trajectos, o que, tendo atravessado diversas localidades, nomeadamente, viana, darque e barroselas, com semáforos, rotundas, passadeiras e cruzamentos, significa que rolei boa parte do percurso acima dos 50kms/h. também significa que o velocímetro está bastante preciso.
nunca senti real necessidade de usar o booster, excepto mesmo à chegada num declive muito acentuado mesmo (calculo 20%). o percurso incluía alguns declives moderados, a subir na ida, mas o velocímetro nunca desceu abaixo dos 40kms/h e o ponteiro da tensão mal se mexeu. usei o booster 2 vezes nessas subidas da ida e saltei dos 40kms/h para os 50, foi surpreendente, mas teve o senão de, sendo a subida longa ter de usar 2 vezes e sentir um abrandamento brusco quando parou de actuar. no regresso não usei o booster. rolei sempre com os médios acesos.
ainda fiz mais 7kms no final do dia e só aí comecei a ver ponteiro da tensão começar a descer, entrou no azul e deixou um pouquinho do risco superior à mostra, não notei diferença no andamento.

pontos fortes
além dos habituais numa scooter eléctrica (silêncio, economia, etc.), autonomia, duração das baterias (se se vier a confimar os 80.000kms só daqui a muitos anos, se mantiverem esta performance 50.000kms nunca me vou preocupar com isso), agilidade e potência. performances verdadeiramente ao nível duma scooter 50cc a gasolina.

pontos fracos
travão traseiro, tal como na antiga, quem conduz estas bereco sabe que o travão traseiro é para abrandar, para travar mesmo tem de ser com os 2. o descanso central é diferente da antiga, mais fácil de accionar mas com um ângulo mais apertado não é absolutamente seguro, é demasiado fácil também a desarmar. existe uma luz no manómetro da tensão na evo que penso seja uma espécie de luz de reserva. na flash isso não existe e, segundo o hélder, para segurança devo fazer as contas a 70kms para evitar surpresas, na antiga era possível controlar pelo manómetro da tensão, nesta quando começar a descer, pouco que seja, está prestes a parar. temo uma distracção. também gostaria de testar a autonomia total, mas isso só será possível com uma carrinha vassoura.

veredicto
apesar de alguns problemas com a bereco chumbo o balanço dos 2 anos foi bem positivo e sempre adorei o seu andamento e comportamento. evidentemente que ainda estou mais satisfeito com as performances da flash. espero e estou convencido que os cuidados na montagem e uma manutenção cuidada vão evitar novos dissabores. os pontos fracos são irrelevantes.
estou muito entusiasmado e já hoje começou na guerra do dia a dia levando-me para o trabalho e deixando a minha filha na escola. são 80kgs meus mais 25 da miúda, não baixou dos 50kms/h em estrada. o conta kms já passou os 200kms.
veremos o que dirão novos posts.

fotos

Imagem

Imagem

Imagem


Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 759
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra
Estado: Desligado

Re: Bereco Flash no Alto Minho

Mensagem por mix » terça set 15, 2009 3:39 am

parabéns pela compra e obrigado pela descrição detalhada da tua experiência!
parece ser uma solução muito boa para quem necessita de fazer muitos km dentro da cidade.
bons km!!!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60


Mtomas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: terça jun 09, 2009 12:59 am
Estado: Desligado

Re: Bereco Flash no Alto Minho

Mensagem por Mtomas » terça set 15, 2009 8:20 am

parabéns pelo "upgrade". deve ter sido um enorme passo em termos de autonomia.

também tenho uma flash e já tenho a experiência de ficar apeado a alguns metros de casa, mas não foi por distracção, foi exactamente para verificar até onde ela iria com uma única carga. a "afonsinha", conseguiu percorrer uns bons 81 kms, com uma condução cuidada, sem acelerações a fundo, e em estradas com pouca inclinação. entretanto quis testar até onde conseguia levá-la caso circulasse sempre de "pé na tábua", e ela conseguiu chegar aos 75 kms com velocidades médias de 45/55 km/h a circular em estradas com uma inclinação considerável. tendo em conta o meu peso, que é pouco acima da média, visto que está relativamente perto dos 3 dígitos, penso ser uma marca notável. quanto ao tempo de carga, ela carrega em três horas, no entanto, se estiver em viagem e ficar apeado, posso carregar aí uns 30 minutos para assim obter uma autonomia de pouco mais de 20 kms...

enfim, adquiriu um produto com boa qualidade, e mais importante de tudo, com uma assistência técnica personalizada, e de grande qualidade. o sr. helder gosta do que faz, e isso reflete-se no seu trabalho.

votos de bons kms e grandes autonomias... por este lado a afonsinha viewtopic.php?f=62&t=10353 já conta com perto de 1000 kms feitos e com muito, mas mesmo muito para dar... assim esperamos.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha
Estado: Desligado

Re: Bereco Flash no Alto Minho

Mensagem por jmal » terça set 15, 2009 11:06 am

parabéns cax pela aquisição, realmente essa scooter é muito interessante.

o ponto que focas-te é realmente a chave, é que com a evo é possivel fazer tantos ou mais kms que com a flash, mas temos de levar o acelerador a meio, ou seja a mesma velocidade da flash, só que o ser humano é fraco e não gosta de coisas por metade.
mesmo assim nunca fiz menos de 55 kms e sempre de punho enrolado.
cax Escreveu:adorei experimentar a evo, potente, leve, ágil, rápida. fiquei mesmo impressionado com o andamento, mas... é mais cara que a flash e tenho a certeza que não ia conseguir deixar de lhe dar gás e com isso perder autonomia que para mim, actualmente, é essencial. seja como for, para quem não necessite mais de 40kms autonomia,...


Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
cax
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: segunda mar 03, 2008 11:16 pm
Estado: Desligado

Re: Bereco Flash no Alto Minho

Mensagem por cax » terça set 15, 2009 1:10 pm

cax Escreveu:protegido com espuma de polietileno
correcção antes de ser gozado, a espuma é de poliuretano.


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1583
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
Estado: Desligado

Re: Bereco Flash no Alto Minho

Mensagem por marcopns » terça set 15, 2009 2:33 pm

parabens pela tua aquisaçao

eu no fim do mês espero ter a evo.


toze85
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 190
Registado: segunda fev 09, 2009 2:03 pm
Localização: Matosinhos/Viana do Castelo
Estado: Desligado

Re: Bereco Flash no Alto Minho

Mensagem por toze85 » quarta set 16, 2009 1:09 pm

ola boa tarde, parabens pelo upgrade, espero que faças muitos kms com ela.

eu tenho uma ecoglady e passei o verao todo a fazer o percurso entre viana e moledo. vi varias vezes a sua bereco a carregar junto a camara de viana, fiquei bastante contente por existirem mais electricas por estes lados.ainda no outro dia andei pouco atrás de si junto ao teatro sá de miranda mas depois virou para baixo em direçao á rua de aveiro e eu segui em frente por isso nao deu para lhe dar uma buzinadela só para saber que tambem tenho uma electrica mas fica para uma próxima.vou ver se em breve passo junto a camara para ver essa nova aquisiçao.

um abraço e continuaçao de muitos kms!!!
6600 kms a bordo da Miss Champanhe!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
cax
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: segunda mar 03, 2008 11:16 pm
Estado: Desligado

Re: Bereco Flash no Alto Minho

Mensagem por cax » quinta set 17, 2009 11:16 pm

ontem fiquei pelo caminho! abusei, como no dia anterior só tinha feito 20kms, resolvi não carregar de noite. os 40kms da praxe, mais voltinha aqui, ali e... ficou-se.
arranquei de viana com 72kms feitos, como ainda mal começava a notar o ponteiro a cair, arrisquei. aos 81kms, capuft, não andou mais, a 2kms de casa.
curioso que na primeira vez que parou, ainda arrancou e, fiz mais 1km a velocidade muito baixa (15kms/h), só com um toquinho no punho. parecia que ia chegar a casa mas, como tive de parar, aí já não arrancou mais, mesmo com o ponteiro cá por cima mas já bem dentro da zona azul. o hélder tinha-me avisado.
felizmente, fiquei junto ao restaurante pardal (para quem conhece fica na en13, já em carreço) e o senhor deixou-me carregar enquanto bebia um fino, com 15 minutos de carga já deu para chegar a casa.
nessa noite pus a carregar às 23:30, todas as luzes verdes apagadas, e às 7:00 ainda faltava acender a última luz verde.
se dúvidas houvesse, fiquei a saber, 81kms. ou seja, fazer as contas a 70kms para evitar surpresas.
toze85, para quando um encontro em viana? devemos ser pioneiros na cidade.
mtomas, confirmo os 81kms mas só andei na poupança quando tomei consciência que estava a arriscar. já sabes, quando quiseres trazer a afonsinha até viana (mais precisamente carreço) já tens o carregamento para o regresso garantido. conto contigo para ir até guimarães um destes dias.


Mtomas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: terça jun 09, 2009 12:59 am
Estado: Desligado

Re: Bereco Flash no Alto Minho

Mensagem por Mtomas » sexta set 18, 2009 8:22 am

cax Escreveu:ontem fiquei pelo caminho! abusei, como no dia anterior só tinha feito 20kms, resolvi não carregar de noite. os 40kms da praxe, mais voltinha aqui, ali e... ficou-se.
arranquei de viana com 72kms feitos, como ainda mal começava a notar o ponteiro a cair, arrisquei. aos 81kms, capuft, não andou mais, a 2kms de casa.
curioso que na primeira vez que parou, ainda arrancou e, fiz mais 1km a velocidade muito baixa (15kms/h), só com um toquinho no punho. parecia que ia chegar a casa mas, como tive de parar, aí já não arrancou mais, mesmo com o ponteiro cá por cima mas já bem dentro da zona azul. o hélder tinha-me avisado.
comigo aconteceu algo idêntico, começou-me a cortar numa ligeira subida, resolvi encostar, desligá-la, e esperar uns minutinhos. depois consegui andar mais um km, ao fim desse quilómetro, ela mandou-me ir a pé, a empurrá-la.

quanto a um possível encontro, isso é excelente, não tenho é a certeza se o pessoal consegue chegar ao destino, pois guimarães dista de viana perto de 80 kms... talvez dê... nesse dia vou ficar quadrado... o que me desagrada nesta scooter é o banco ser tão desconfortável.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
cax
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: segunda mar 03, 2008 11:16 pm
Estado: Desligado

Re: Bereco Flash no Alto Minho

Mensagem por cax » domingo out 18, 2009 9:53 pm

já passei os 1000kms e estou cada vez mais entusiasmado com a bereco flash.

voltei a fazer 81 kms, desta vez sem surpresas, só falhou mesmo a chegar a casa, ainda deu para chegar à garagem. não vou repetir porque calculo que isto não dê muita saúde às baterias, mas refiz os meus cálculos para 75kms por carga. foi sempre de prego a fundo e a usar o booster sem restrições (usei 5 ou 6 vezes). para quem conhece, subi nesse dia a santa leocádia de geraz do lima, mesmo lá ao cimo, lugar de ventoso, foi aí que precisei mesmo do booster.

quanto à ciclista e plásticos, apesar de circular habitualmente em estradas muito más, não tive problemas de maior. apenas um irritante barulho "nhec nhec" na roda traseira, alguma dureza na suspensão dianteira que provoca batidas frequentes (igual à antiga) e dificuldade em fechar o banco.

uso diariamente, entre 50 a 70 kms, por vezes com dois passageiros, é uma grande evolução da antiga bereco que já só dava para 20kms.
mtomas Escreveu:guimarães dista de viana perto de 80 kms... talvez dê... nesse dia vou ficar quadrado... o que me desagrada nesta scooter é o banco ser tão desconfortável
tens razão, a distância de viana a guimarães é muito apertada e depois obriga a uma carga completa para voltar o que, no meu caso, são 8 horas.
quanto ao banco, entendo o que dizes. experimenta sentar o rabo no lugar do pendura e esticar os braços por algum tempo. atenção que só deves fazer isto com estrada livre porque a mota fica mais instável, mas ajuda em viagens longas.


anunes
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça dez 15, 2009 9:27 pm
Estado: Desligado

Re: Bereco Flash

Mensagem por anunes » terça dez 15, 2009 9:41 pm

tenho uma bereco flash, na realidade a marca é tisong embora eu goste mais de bereco pois tem uma sonoridade mais robusta, com cento e poucos kms.

a questão da autonomia destes veículos continua ainda a ser um aspecto que gera discussão. mas tendo já a flash uma autonomia interessante, surge o aspecto de previsibilidade do final da carga. ou seja, é difícil prever exactamente quando a carga das baterias está a chegar ao final com antecedência suficiente.

eu acho que dever-se-ia implementar um mecanismo do tipo da torneira da reserva. talvez não fosse difícil implementar um opcional de, debaixo do banco, ter-se uma bateria suplementar e um comutador que colocasse esta bateria no circuito. repunha-se assim a voltagem do sistema, pelo menos o suficiente para mais uns kms.

que tal?


jorge nunes

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”