Conversão de Scooter em eléctrica.
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: quinta set 25, 2008 3:55 pm
Conversão de Scooter em eléctrica.
viva!
aqui está mais um caso de quem quer ir pelo caminho mais difícil! porque não há dinheiro para seguir pelo mais fácil!
estou agora a tentar iniciar o processo de homologação da minha e-scooter, que não se mostra nada fácil nem barato!
algum engenheiro mecânico inscrito na ordem, da zona de pombal disposto a ajudar?
a mota está toda desmontada, estou a mudar o variador electrónico de sitio para ganhar espaço para mais baterias.
logo coloco fotos.
até breve!
hr
aqui está mais um caso de quem quer ir pelo caminho mais difícil! porque não há dinheiro para seguir pelo mais fácil!
estou agora a tentar iniciar o processo de homologação da minha e-scooter, que não se mostra nada fácil nem barato!
algum engenheiro mecânico inscrito na ordem, da zona de pombal disposto a ajudar?
a mota está toda desmontada, estou a mudar o variador electrónico de sitio para ganhar espaço para mais baterias.
logo coloco fotos.
até breve!
hr
HR
-
- Membro Gold
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
Re: Conversão de Scooter em eléctrica.
olá ,
explica mais em detalhe o que precisas , pelo que percebi era um veiculo a ci e agora é electrico , mas já está convertida ? ou vais agora começar ? que potencia ? que baterias ?
qual o custo previsto/gasto ?
desculpa todas as perguntas , mas a razão delas é que hoje mesmo adquiri uma scooter a ci uma peugeot speedfight , e a ideia também é converte-la , embora tambem ache que vou ter algum problema em colocar as baterias .
abraços
explica mais em detalhe o que precisas , pelo que percebi era um veiculo a ci e agora é electrico , mas já está convertida ? ou vais agora começar ? que potencia ? que baterias ?
qual o custo previsto/gasto ?
desculpa todas as perguntas , mas a razão delas é que hoje mesmo adquiri uma scooter a ci uma peugeot speedfight , e a ideia também é converte-la , embora tambem ache que vou ter algum problema em colocar as baterias .
abraços
-
- Membro Gold
- Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
a speedfight é uma linda máquina, também já tinha pensado nisso, mas depois decidi ficar pelo que já existia, pois era mais fácil e "instantâneo". mas um projecto pessoal é sempre diferente, tem mais valor sentimental, devido aos esforços aplicados. força nisso!
-
olá tavares, a mota já está convertida.
usei um motor 24dc de uma bomba de óleo duma báscula de camião, com pequenas alterações no veio.
estou a usar quatro paralelos de duas baterias em série de 12v 7a/h ou seja 24v 28a/h mais ou menos.
o motor tem cerca de 2kw
quero colocar mais baterias para aumentar a autonomia, que está em 9km... eu sei, eu sei...
tenho um pequeno filme já com alguns meses no youtube que não é próprio para pessoas sensíveis, e do qual não me orgulho por andar com o meu filhote sem capacete a uma velocidade louca de 15 km/h. e pá ele faz birra para andar!!
Link
a velocidade máxima está em 50 km/h só atingíveis com muito boa carga.
estou a ter problemas com a homologação porque me pedem a ficha de conformidade emc do motor e a factura da compra (que o sucateiro se esqueceu de me entregar..)
até agora gastei bastante tempo e pouco mais de 300€ em baterias, componentes electrónicos e motor. a mota foi oferecida por um amigo dono de uma loja de motas aqui de pombal que começa por jo e acaba em motos.
a legalização só para o estado vai ficar em pelo menos 400€!!! é o prémio para quem quer poluir menos!!
um abraço!
usei um motor 24dc de uma bomba de óleo duma báscula de camião, com pequenas alterações no veio.
estou a usar quatro paralelos de duas baterias em série de 12v 7a/h ou seja 24v 28a/h mais ou menos.
o motor tem cerca de 2kw
quero colocar mais baterias para aumentar a autonomia, que está em 9km... eu sei, eu sei...
tenho um pequeno filme já com alguns meses no youtube que não é próprio para pessoas sensíveis, e do qual não me orgulho por andar com o meu filhote sem capacete a uma velocidade louca de 15 km/h. e pá ele faz birra para andar!!
Link
a velocidade máxima está em 50 km/h só atingíveis com muito boa carga.
estou a ter problemas com a homologação porque me pedem a ficha de conformidade emc do motor e a factura da compra (que o sucateiro se esqueceu de me entregar..)
até agora gastei bastante tempo e pouco mais de 300€ em baterias, componentes electrónicos e motor. a mota foi oferecida por um amigo dono de uma loja de motas aqui de pombal que começa por jo e acaba em motos.
a legalização só para o estado vai ficar em pelo menos 400€!!! é o prémio para quem quer poluir menos!!
um abraço!
HR
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
já merecia um diário de bordo vs diário de construção, partilha com a comunidade esse belo espécime...
parabéns pela máquina!
parabéns pela máquina!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
ganda maluco!!! é assim mesmo!!! ouve lá, a mota tem uma carenagem, farois, guarda-lamas, espelhos e essas coisas? é que tá muito radical para a homologação...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
sim! claro que tem!! aquele filme foi feito nos primeiros testes, já coloquei o plásticos e já os retirei de novo, por causa da situação da autonomia, tenho que a melhorar, á custa de mais baterias!!
o controlo do motor é efectuado por um pic 16f876 e um igbt 200a, com um amplificador operacional pelo meio a servir de driver.
o controlo do motor é efectuado por um pic 16f876 e um igbt 200a, com um amplificador operacional pelo meio a servir de driver.
HR
-
eu estava a perguntar por um engenheiro mecânico, porque o imtt pediu-me o projecto da colocação do motor electrico e um termo de responsabilidade passado por um engenheiro mecânico inscrito na ordem. o outro documento que vai dar trabalho é a declaração de conformidade electromagnética do motor.
antes de começar na scooter já tinha transformado uma bicicleta btt em bicicleta assistida com um motor de 12v 130w...
o variador da bicicleta é baseado tambem num pic 12f683 de 8 pinos com uma entrada analógica para "ler" o potenciómetro e uma saida pwm a alimentar 4 mos-fet em paralelo, o driver é um 741!!
quando descobri este fórum foi uma enorme surpresa encontrar tanta gente com ideias tao parecidas as minhas!
antes de começar na scooter já tinha transformado uma bicicleta btt em bicicleta assistida com um motor de 12v 130w...
o variador da bicicleta é baseado tambem num pic 12f683 de 8 pinos com uma entrada analógica para "ler" o potenciómetro e uma saida pwm a alimentar 4 mos-fet em paralelo, o driver é um 741!!
quando descobri este fórum foi uma enorme surpresa encontrar tanta gente com ideias tao parecidas as minhas!
HR
-
- Membro Gold
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
olá ,
quando vi o teu video revi-me noutro projecto que tenho , tambem tenho uma outra scooter que alterei e que tambem tenho problemas para legalizar , a minha é parecida com a tua ( sem carenagens) , a diferença é que tenho um motor hub brusheless e a minha autonomia está em 40km atingindo uma velocidade máxima de 35km/h com 4 baterias em serie de 18ah .
o principal problema que ponha na minha é a falta de potencia ( só tem 450w) e mesmo sem carenagens ainda pesa , o que em algumas subidas é complicado.
estou a tentar legalizá-la como trotinete e assim aproveitar o artº 112 alinea 3 do código da estrada , já fui á policia enviaram-me para o imtt , fui ao imtt de portalegre enviaram-me para a policia como disse que já lá tinha ido enviaram-me para o imtt de évora que me enviou para o imtt de lisboa , onde espero ir dentro de dias.
uma pergunta sobre a tua :
vejo que usaste o sistema de cvt da scooter , anulas-te a embraiagem centrifuga na polie secundária? se sim , como ?
abraços
quando vi o teu video revi-me noutro projecto que tenho , tambem tenho uma outra scooter que alterei e que tambem tenho problemas para legalizar , a minha é parecida com a tua ( sem carenagens) , a diferença é que tenho um motor hub brusheless e a minha autonomia está em 40km atingindo uma velocidade máxima de 35km/h com 4 baterias em serie de 18ah .
o principal problema que ponha na minha é a falta de potencia ( só tem 450w) e mesmo sem carenagens ainda pesa , o que em algumas subidas é complicado.
estou a tentar legalizá-la como trotinete e assim aproveitar o artº 112 alinea 3 do código da estrada , já fui á policia enviaram-me para o imtt , fui ao imtt de portalegre enviaram-me para a policia como disse que já lá tinha ido enviaram-me para o imtt de évora que me enviou para o imtt de lisboa , onde espero ir dentro de dias.
uma pergunta sobre a tua :
vejo que usaste o sistema de cvt da scooter , anulas-te a embraiagem centrifuga na polie secundária? se sim , como ?
abraços
-
sim usei o variador existente para poder ter força de arranque e alguma velocidade.
para não complicar muito bloqueei a embraiagem automatica com dois parafusos
mandei vir hoje 4 baterias de 12/18 como tens para tentar aumentar a autonomia.
para não complicar muito bloqueei a embraiagem automatica com dois parafusos
mandei vir hoje 4 baterias de 12/18 como tens para tentar aumentar a autonomia.
HR
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
viva.
parabens pelo projecto e pela familia. .
vai dando updates de como estah a correr o processo.
parabens pelo projecto e pela familia. .
vai dando updates de como estah a correr o processo.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
já gastei mais 200€ em 4 baterias 12/18 vou deixa-las á carga esta noite para amanhã ao fim do dia fazer o primeiro ensaio. se não tiver pelo menos 20km de autonomia vou ficar assim
HR
-
isto não está a correr nada bem... provavelmente o carregador que tenho não está a carregar as baterias completamente.
no primeiro ensaio andei 5km e fiquei a pé a 3km de casa segundo ensaio nem 7 kms fiz. está a andar menos que andava antes, será que as baterias de chumbo-ácido precisam de uns ciclos de trabalho para debitar a carga total?? já vos aconteceu algo parecido?
no primeiro ensaio andei 5km e fiquei a pé a 3km de casa segundo ensaio nem 7 kms fiz. está a andar menos que andava antes, será que as baterias de chumbo-ácido precisam de uns ciclos de trabalho para debitar a carga total?? já vos aconteceu algo parecido?
HR
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
verifica se o carregador está a carregar bem, já agora que baterias são, marca e modelo, elas podem não ter descarga suficiente para esse motor, sabes +- quanto ele consome ?hjmrodrigues Escreveu:isto não está a correr nada bem... provavelmente o carregador que tenho não está a carregar as baterias completamente.
cumps
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
desconfio do carregador parece-me que as baterias não estão a ficar bem carregadas, a mota está mais lenta a arrancar e dificilmente chega aos 45km/h. já tinha 24v, 28a/h, não as retirei coloquei mais 24v 18a/h qiue dá um total de 46a/h está pouco mais pesada, +- 11 kg mas não é razão para andar menos do que andava antes, em autonomia e velocidade de ponta. o motor é de 2kw consome no máximo perto de 100a. provavelmente é muita capacidade para o carregador que eu la tenho, estou a trabalhar noutro carregador com fonte comutada, que já foi uma fonte atx de 250w, para ter a certeza que o problema não é das baterias, algo se passa, se tem mais capacidade tem que andar mais!
HR
-
viva a todos!
já descobri o problema da minha máquina, tem a ver com o carregador de baterias, que não tem regulação e quando a tensão da rede está mais baixa não carrega as baterias devidamente. já consegui uma autonomia de 18km, que não sendo espectacular é suficiente para as minhas deslocações, vou colocar os plásticos no sitio e por a funcionar a iluminação para tentar a homologação. já alguém substituiu a iluminação principal, máximos e médios por led´s? não me parece muito fácil, por isso vou usar lâmpadas de halogéneo vulgares de 24v.
já descobri o problema da minha máquina, tem a ver com o carregador de baterias, que não tem regulação e quando a tensão da rede está mais baixa não carrega as baterias devidamente. já consegui uma autonomia de 18km, que não sendo espectacular é suficiente para as minhas deslocações, vou colocar os plásticos no sitio e por a funcionar a iluminação para tentar a homologação. já alguém substituiu a iluminação principal, máximos e médios por led´s? não me parece muito fácil, por isso vou usar lâmpadas de halogéneo vulgares de 24v.
HR
-
- Membro
- Registado: sexta abr 03, 2009 6:44 pm
olá,
gostava de poder ajudar mais, mas fico-me apenas pela questão da iluminação.
quanto à iluminação por leds, recomendo leds de alto rendimento com cerca de 1a de corrente máxima admissível.
caso queira efectuar a regulação do brilho, pode gerar um pwm com o 12f683 e aplicar esse sinal a um regulador 3021 buck-puck da luxdrive. estou neste momento a usar um para construir um sistema de iluminação para btt e é provável que no futuro quando tiver scooter eléctrica venha a meter mãos à obra para construir um sistema de iluminação desses.
é uma boa ideia montar os leds em suportes de alumínio e recomendo o uso de uma lente para cada led. existem por aí lentes com cerca de 15º a preços acessíveis.
quanto aos ampops utilizados para servir de driver de igbt's, funciona... mas se por algum motivo tiver um problema com os mesmos, a parte de potência pode entrar em cc com o comando, agravando assim a avaria. recomendo para esse caso, não o calgon, mas sim uns optoacopladores de modo a existir isolamento eléctrico entre a potência e o comando (por ex o 6n25).
um abraço e boa sorte com a transformação.
nelson
gostava de poder ajudar mais, mas fico-me apenas pela questão da iluminação.
quanto à iluminação por leds, recomendo leds de alto rendimento com cerca de 1a de corrente máxima admissível.
caso queira efectuar a regulação do brilho, pode gerar um pwm com o 12f683 e aplicar esse sinal a um regulador 3021 buck-puck da luxdrive. estou neste momento a usar um para construir um sistema de iluminação para btt e é provável que no futuro quando tiver scooter eléctrica venha a meter mãos à obra para construir um sistema de iluminação desses.
é uma boa ideia montar os leds em suportes de alumínio e recomendo o uso de uma lente para cada led. existem por aí lentes com cerca de 15º a preços acessíveis.
quanto aos ampops utilizados para servir de driver de igbt's, funciona... mas se por algum motivo tiver um problema com os mesmos, a parte de potência pode entrar em cc com o comando, agravando assim a avaria. recomendo para esse caso, não o calgon, mas sim uns optoacopladores de modo a existir isolamento eléctrico entre a potência e o comando (por ex o 6n25).
um abraço e boa sorte com a transformação.
nelson
-
como a mota já tem (um pouco) melhor aspecto lembrei-me de colocar aqui outro clip para a malta ver...
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=g-kk2z8x ... annel_page[/youtube]
falta mesmo a iluminação e a legalização, será que já houve alguém que legalizou um aparato destes?
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=g-kk2z8x ... annel_page[/youtube]
falta mesmo a iluminação e a legalização, será que já houve alguém que legalizou um aparato destes?
HR
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
muito boas novidades e aprece me que tem um bom arranque!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
pode parecer piada, mas se acelerar tudo a fundo de repente saca cavalo!! porque tem muito peso atrás!
seja como for estou bastante contente com o comportamento, e a velocidade em recta de 55 km/h, só a autonomia de 15 km me parece pouco.
seja como for estou bastante contente com o comportamento, e a velocidade em recta de 55 km/h, só a autonomia de 15 km me parece pouco.
HR