Conversão de Scooter em eléctrica.

Autor do tópico
hjmrodrigues
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta set 25, 2008 3:55 pm

Conversão de Scooter em eléctrica.

Mensagem por hjmrodrigues »

viva!
aqui está mais um caso de quem quer ir pelo caminho mais difícil! porque não há dinheiro para seguir pelo mais fácil!
estou agora a tentar iniciar o processo de homologação da minha e-scooter, que não se mostra nada fácil nem barato!
algum engenheiro mecânico inscrito na ordem, da zona de pombal disposto a ajudar?

a mota está toda desmontada, estou a mudar o variador electrónico de sitio para ganhar espaço para mais baterias.
logo coloco fotos.
até breve!
hr
HR

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Conversão de Scooter em eléctrica.

Mensagem por tavares »

olá ,

explica mais em detalhe o que precisas , pelo que percebi era um veiculo a ci e agora é electrico , mas já está convertida ? ou vais agora começar ? que potencia ? que baterias ?
qual o custo previsto/gasto ?

desculpa todas as perguntas , mas a razão delas é que hoje mesmo adquiri uma scooter a ci uma peugeot speedfight , e a ideia também é converte-la , embora tambem ache que vou ter algum problema em colocar as baterias .

abraços

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

a speedfight é uma linda máquina, também já tinha pensado nisso, mas depois decidi ficar pelo que já existia, pois era mais fácil e "instantâneo". mas um projecto pessoal é sempre diferente, tem mais valor sentimental, devido aos esforços aplicados. força nisso!

Autor do tópico
hjmrodrigues
Membro Dedicado
Membro Dedicado

olá tavares, a mota já está convertida.
usei um motor 24dc de uma bomba de óleo duma báscula de camião, com pequenas alterações no veio.
estou a usar quatro paralelos de duas baterias em série de 12v 7a/h ou seja 24v 28a/h mais ou menos.
o motor tem cerca de 2kw
quero colocar mais baterias para aumentar a autonomia, que está em 9km... eu sei, eu sei...
tenho um pequeno filme já com alguns meses no youtube que não é próprio para pessoas sensíveis, e do qual não me orgulho por andar com o meu filhote sem capacete a uma velocidade louca de 15 km/h. e pá ele faz birra para andar!!

Link

a velocidade máxima está em 50 km/h só atingíveis com muito boa carga.

estou a ter problemas com a homologação porque me pedem a ficha de conformidade emc do motor e a factura da compra (que o sucateiro se esqueceu de me entregar..)
até agora gastei bastante tempo e pouco mais de 300€ em baterias, componentes electrónicos e motor. a mota foi oferecida por um amigo dono de uma loja de motas aqui de pombal que começa por jo e acaba em motos.
a legalização só para o estado vai ficar em pelo menos 400€!!! é o prémio para quem quer poluir menos!!
um abraço!
HR

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

já merecia um diário de bordo vs diário de construção, partilha com a comunidade esse belo espécime...

parabéns pela máquina!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

ganda maluco!!! é assim mesmo!!! ouve lá, a mota tem uma carenagem, farois, guarda-lamas, espelhos e essas coisas? é que tá muito radical para a homologação...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Autor do tópico
hjmrodrigues
Membro Dedicado
Membro Dedicado

sim! claro que tem!! aquele filme foi feito nos primeiros testes, já coloquei o plásticos e já os retirei de novo, por causa da situação da autonomia, tenho que a melhorar, á custa de mais baterias!!
o controlo do motor é efectuado por um pic 16f876 e um igbt 200a, com um amplificador operacional pelo meio a servir de driver.
HR

Autor do tópico
hjmrodrigues
Membro Dedicado
Membro Dedicado

eu estava a perguntar por um engenheiro mecânico, porque o imtt pediu-me o projecto da colocação do motor electrico e um termo de responsabilidade passado por um engenheiro mecânico inscrito na ordem. o outro documento que vai dar trabalho é a declaração de conformidade electromagnética do motor.
antes de começar na scooter já tinha transformado uma bicicleta btt em bicicleta assistida com um motor de 12v 130w...
o variador da bicicleta é baseado tambem num pic 12f683 de 8 pinos com uma entrada analógica para "ler" o potenciómetro e uma saida pwm a alimentar 4 mos-fet em paralelo, o driver é um 741!!
quando descobri este fórum foi uma enorme surpresa encontrar tanta gente com ideias tao parecidas as minhas!
HR

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

olá ,

quando vi o teu video revi-me noutro projecto que tenho , tambem tenho uma outra scooter que alterei e que tambem tenho problemas para legalizar , a minha é parecida com a tua ( sem carenagens) , a diferença é que tenho um motor hub brusheless e a minha autonomia está em 40km atingindo uma velocidade máxima de 35km/h com 4 baterias em serie de 18ah .

o principal problema que ponha na minha é a falta de potencia ( só tem 450w) e mesmo sem carenagens ainda pesa , o que em algumas subidas é complicado.

estou a tentar legalizá-la como trotinete e assim aproveitar o artº 112 alinea 3 do código da estrada , já fui á policia enviaram-me para o imtt , fui ao imtt de portalegre enviaram-me para a policia como disse que já lá tinha ido enviaram-me para o imtt de évora que me enviou para o imtt de lisboa , onde espero ir dentro de dias.

uma pergunta sobre a tua :
vejo que usaste o sistema de cvt da scooter , anulas-te a embraiagem centrifuga na polie secundária? se sim , como ?

abraços

Autor do tópico
hjmrodrigues
Membro Dedicado
Membro Dedicado

sim usei o variador existente para poder ter força de arranque e alguma velocidade.
para não complicar muito bloqueei a embraiagem automatica com dois parafusos
mandei vir hoje 4 baterias de 12/18 como tens para tentar aumentar a autonomia.
HR

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

viva.

parabens pelo projecto e pela familia. .
vai dando updates de como estah a correr o processo.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
hjmrodrigues
Membro Dedicado
Membro Dedicado

já gastei mais 200€ em 4 baterias 12/18 vou deixa-las á carga esta noite para amanhã ao fim do dia fazer o primeiro ensaio. se não tiver pelo menos 20km de autonomia vou ficar assim
HR

Autor do tópico
hjmrodrigues
Membro Dedicado
Membro Dedicado

isto não está a correr nada bem... provavelmente o carregador que tenho não está a carregar as baterias completamente.
no primeiro ensaio andei 5km e fiquei a pé a 3km de casa segundo ensaio nem 7 kms fiz. está a andar menos que andava antes, será que as baterias de chumbo-ácido precisam de uns ciclos de trabalho para debitar a carga total?? já vos aconteceu algo parecido?
HR

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

hjmrodrigues Escreveu:isto não está a correr nada bem... provavelmente o carregador que tenho não está a carregar as baterias completamente.
no primeiro ensaio andei 5km e fiquei a pé a 3km de casa segundo ensaio nem 7 kms fiz. está a andar menos que andava antes, será que as baterias de chumbo-ácido precisam de uns ciclos de trabalho para debitar a carga total?? já vos aconteceu algo parecido?
verifica se o carregador está a carregar bem, já agora que baterias são, marca e modelo, elas podem não ter descarga suficiente para esse motor, sabes +- quanto ele consome ?

cumps
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
hjmrodrigues
Membro Dedicado
Membro Dedicado

desconfio do carregador parece-me que as baterias não estão a ficar bem carregadas, a mota está mais lenta a arrancar e dificilmente chega aos 45km/h. já tinha 24v, 28a/h, não as retirei coloquei mais 24v 18a/h qiue dá um total de 46a/h está pouco mais pesada, +- 11 kg mas não é razão para andar menos do que andava antes, em autonomia e velocidade de ponta. o motor é de 2kw consome no máximo perto de 100a. provavelmente é muita capacidade para o carregador que eu la tenho, estou a trabalhar noutro carregador com fonte comutada, que já foi uma fonte atx de 250w, para ter a certeza que o problema não é das baterias, algo se passa, se tem mais capacidade tem que andar mais!
HR

Autor do tópico
hjmrodrigues
Membro Dedicado
Membro Dedicado

viva a todos!
já descobri o problema da minha máquina, tem a ver com o carregador de baterias, que não tem regulação e quando a tensão da rede está mais baixa não carrega as baterias devidamente. já consegui uma autonomia de 18km, que não sendo espectacular é suficiente para as minhas deslocações, vou colocar os plásticos no sitio e por a funcionar a iluminação para tentar a homologação. já alguém substituiu a iluminação principal, máximos e médios por led´s? não me parece muito fácil, por isso vou usar lâmpadas de halogéneo vulgares de 24v.
HR

nelson_mendes
Membro
Membro
Registado: sexta abr 03, 2009 6:44 pm

Mensagem por nelson_mendes »

olá,

gostava de poder ajudar mais, mas fico-me apenas pela questão da iluminação.

quanto à iluminação por leds, recomendo leds de alto rendimento com cerca de 1a de corrente máxima admissível.
caso queira efectuar a regulação do brilho, pode gerar um pwm com o 12f683 e aplicar esse sinal a um regulador 3021 buck-puck da luxdrive. estou neste momento a usar um para construir um sistema de iluminação para btt e é provável que no futuro quando tiver scooter eléctrica venha a meter mãos à obra para construir um sistema de iluminação desses.
é uma boa ideia montar os leds em suportes de alumínio e recomendo o uso de uma lente para cada led. existem por aí lentes com cerca de 15º a preços acessíveis.

quanto aos ampops utilizados para servir de driver de igbt's, funciona... mas se por algum motivo tiver um problema com os mesmos, a parte de potência pode entrar em cc com o comando, agravando assim a avaria. recomendo para esse caso, não o calgon, mas sim uns optoacopladores de modo a existir isolamento eléctrico entre a potência e o comando (por ex o 6n25).

um abraço e boa sorte com a transformação.

nelson

Autor do tópico
hjmrodrigues
Membro Dedicado
Membro Dedicado

como a mota já tem (um pouco) melhor aspecto lembrei-me de colocar aqui outro clip para a malta ver...

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=g-kk2z8x ... annel_page[/youtube]

falta mesmo a iluminação e a legalização, será que já houve alguém que legalizou um aparato destes?
HR

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

muito boas novidades e aprece me que tem um bom arranque!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
hjmrodrigues
Membro Dedicado
Membro Dedicado

pode parecer piada, mas se acelerar tudo a fundo de repente saca cavalo!! porque tem muito peso atrás!
seja como for estou bastante contente com o comportamento, e a velocidade em recta de 55 km/h, só a autonomia de 15 km me parece pouco.
HR

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”