O MEU REACTOR

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por Luciano Kaefer »

tens que pensar também na forma de isolar seu reator, afim de evitar perdas de calor. eu utilizo lã de rocha e é bem eficiente.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por lobão »

paulosga Escreveu:quanto ao destilador, o luciano e o mnunespt já disseram práticamente tudo, apenas há uma correcção a fazer pois não está visivel, é que o tubo de cobre é direito e não em serpentina, isto porque de onde tirei a ideia referiram que não era necessário.
a água que vai circular dentro do tubo cinzento irá ser puxada por uma bomba de aquário, a potencia não é muita, mas já fiz alguns testes e parece suficiente. como estou a pensar em não utilizar muita água vou arranjar um pequeno radiador e uma ventoinha de pc para arrefecimento.

a minha dúvida neste momento é saber se o diâmetro do tubo em cobre será suficiente, pois é apenas de 8 mm
paulosga, pois minha dúvida também é a mesma, acho que precisa ter algum obstáculo na passagem do vapor para ir resfriando, mas como o cobre é um ótimo condutor de energia pode adar certo!

e agora já esta pronto o negócio é testar!!

a referência que tenho sobre o condensador é essa:

Imagem

o cano é de 15mm e amassado para reduzir a velocidade do vapor!!

http://www.graham-laming.com/bd/still/still.htm

um abraço!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por paulosga »

antes de mais obrigado a todos pelas sugestões


aproveitei hoje o feriado para avançar com o projecto

depois de mais uns cortes e soldadelas resolvi montar provisóriamente todo o material e até colocar virtualmente o que falta .

neste momento estão a faltar 4 coisas:
-aquecimento (o pequeno cilindro está em fase de construção)
-isolamento (vou fazer um molde em papelão envolvendo toda a cuba e encher com espuma de poliuretano)
-retoques finais (lixar e pintar a estrutura)
-ligações electricas (bomba, resistência, bomba de aquário e ventoinha do radiador)

não vejo a hora de por tudo a funcionar...

aqui vão mais umas fotos

opinem á vontade, todas as sugestões são bem vindas....

ImagemImagem
ImagemImagem
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por lobão »

paulosga, não precisas de bomba para movimentar a água a água quente sobe e a fria desce naturalmente sem que precise bomba para a circulação!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por paulosga »

mas neste caso preciso de ter o tubo do destilador sempre com água fria, por isso acho que é indispensável a água estar em constante movimento.
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por Luciano Kaefer »

lobão, o paulo está a reciclar a água, que sobe fria, esquenta e depois passa por um radiador para resfriar e retorna ao início.

pontos para o ambiente, que não permite desperdício.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por mnunespt »

está a ficar um luxo este processador. muito bom.
até fico com vergonha do meu...

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por lobão »

sei, o que estou tentando dizer é que a água quente (menos densa) sobe e a fria (mais densa) desce naturalmente, sem a necessidade de bomba, é o que ocorre na maioria dos aquecedores solares ou não.

realmente o trabalho esta muito caprichado e funcional, parabéns!

mas se o marco está com vergonha de mostrar o dele se eu tentar mostrar o meu o luciano vai usar o poder de moderador!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por Luciano Kaefer »

o importante é ter saúde!
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por escalavardo »

no meu ponto de vista é sempre necessário a recirculação durante a fase de aquecimento, pois assim o tempo de aquecimento é muito menor.

basta para isso ligar a bomba em ciclos de 5 minutos (ou até ter a certeza que está homogeinizado, depende da capacidade do processador e da potência da bomba). assim evita-se a diferença brutal de temperaturas entre o topo e a base.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por paulosga »

mnunespt Escreveu:...
até fico com vergonha do meu...
marco, pela fotos que vi, a unica coisa que o meu é melhor(aparentemente) são as tubagens e a base de apoio, de resto o teu é bem superior, desde a forma(cónica), tamanho, abertura superior a todo diâmetro e a bomba, por isso não tens nada que te envergonhar.

estou certo que se tivesses uma máquina de soldar a fio fluxado (é super fácil soldar, eu que não tenho nenhuma experiência o resultado está á vista) tambem darias uma aparencia e funcionalidade melhor ao teu processador, mas acima de tudo o que interessa é a eficiencia, e no teu caso acho que está aprovado.

quanto ás tubagens acho que o investimento compensa, porque alem da aparência, é muito fácil a montagem basta cortar tubos á medida e apertar, e depois não necessita de manutenção e torna o processo muito mais seguro.

só espero é que a eficiência acompanhe a aparência...


no que toca ao destilador, este só vai ser utilizado(ligar bomba de água) no final do processo quando elevar a temperatura a 90ºc, pois durante a transeficação(70ºc) os vapores vão estar em permanente circulação sem existir condensação(nesta fase não interessa que isso aconteça).
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por mnunespt »

não basta ter a maquina de soldar a fio, é preciso é saber soldar... mais um ponto negativo para a minha vergonha.

digo isto porque a minha maquina já é a segunda, e ainda não está no nível da tua embora já tenha levado melhoramentos.

quanto ás tubagens, escolhi o plastico transparente para poder ver o melhor possivel o processo. se bem que de vez em quando troco os tubos por precaução.

de resto tens ai uma muito boa maquina.

para mim teve de ser uma de capacidade(litros) superior pois como ela não está em minha casa, tenho de fazer logo 250 litros de uma vez para me compensar as viagens. caso contrário tinha de andar sempre para trás e para a frente.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por paulosga »

concordo que para soldar é preciso saber, especialmente a eléctrodo ai sim é necesário saber e ter experiência, agora a fio é brincadeira de criança, basta ter pulso firme para não tremer muito e carregar no botão para fazer avançar o fio. mesmo que tremas um bouco basta encostar o bocal e fazer desliza-lo ao longo do ferro.

a minha primeira máquina(ainda está nova) é de eléctrodos, e realmente não é nada fácil soldar com aquilo, em tubos era só furos, estava constantemente a colar o elétrodo(ficava todo em brasa, consequência lixo) e depois começava longe do local a soldar e tinha que ir aproximando á medida que ia desapareçendo o eléctrodo, com o inconveniente de andar sempre a troca-lo.

com a de fio(mig) é uma maravilha, o inconveniente é o preço da máquina e do fio, a minha ficou á volta de 320€, mas não tem comparação possivel com as tig, tanto ao nivel da facilidade como dos materiais que pode soldar(espessura)

acho que é um bom investimento, dá sempre jeito
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por paulosga »

já está quase
só falta o isolamento e alguns promenores
reactor12.JPG
reactor12.JPG (93.39 KiB) Visto 7847 vezes
reactor11.JPG
reactor11.JPG (88.86 KiB) Visto 7845 vezes
reactor10.JPG
reactor10.JPG (62.41 KiB) Visto 7840 vezes
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por paulosga »

mais duas...
reactor13.JPG
reactor13.JPG (80.68 KiB) Visto 7847 vezes
reactor14.JPG
reactor14.JPG (70.99 KiB) Visto 7845 vezes
Sócio Nº46


Lois
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por Lois »

que excelente aspecto que ficou!!!

se a "republica das bananas" fosse mais perto de mim, ainda te cravava ajuda para fazer um pra mim também!!

espero que isso faça bd tão bom como o aspecto que tem!! parabéns!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por paulosga »

se a "republica das bananas" fosse mais perto de mim, ainda te cravava ajuda para fazer um pra mim também!!
se fores da zona de viseu, é só dizeres, dentro das minhas possibilidades podes contar com a minha ajuda

espero que isso faça bd tão bom como o aspecto que tem!! parabéns!!
tambem eu .
quanto ao aspecto, o que deu mais trabalho foi a estrutura de apoio á cuba e o pequeno cilindro para aquecimento, de resto é tudo relativamente fácil, pois basta cortar tubo á medida, colocar teflon nas roscas dos acessórios e apertar.

e o mais importante, é ter gosto pelo trabalho que se está fazer.
Sócio Nº46


Lois
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: terça jun 24, 2008 1:20 am

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por Lois »

infelizmente, (por engano) vim parar a lisboa...

de qualquer forma sou capaz de aproveitar para te tirar umas dúvidas aquando a construção do meu... a ti e aos restantes sábios como tu!! por enquanto ainda estou na fase de contactos de fornecimento de ovu, de seguyida passarei para a construção do processador!!

abraço e boa sorte com o teu!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por paulosga »

sábio
eu

agradeço o elogio, mas não exageres, tudo o que fiz foi graças á informação disponibilizada aqui neste excelente forum.

vai dando noticias, pois quantos mais formos, mais possibilidades teremos de melhorar o equipamento e os processos.
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O MEU REACTOR

Mensagem por Luciano Kaefer »

pois, à despeito do paulo, aqui todos somos sábios.
e sábios são as pessoas que dispõe de um tempo para dedicar ao engrandencimento do forum.
cada um colabora com aquilo que sabe. até mesmo as dúvidas, fazem com que respostas sejam alavancas para o nosso progresso.

paulo: queira ou não, você é um sábio, pois está aqui a ajudar, de forma voluntária, quem está iniciando. e mesmo achando que seu conhecimentos ainda são pequenos, lembre que são muito importantes para quem está iniciando.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”