Como construir um processador de Biodiesel

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

fry, o teu processador está impecável.

vou ter de "plagiar" (com a tua autorização) e fazer um igual

obrigado pelas dicas, assim de facto fica tudo bem mais pratico, é só ir abrindo e fechado torneiras e meter os liquidos lá para dentro.

espetacular, parabens!

já agora, que bomba usaste e que resistencia e termostato usaste?

obrigado,

marco.

Avatar do Utilizador

greenmove
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quarta nov 29, 2006 4:57 pm

Mensagem por greenmove »

fry.

muito interresante o esquema do teu processador.

que tipo de aspersores usas?
peugeut 1.9td b.i. lucas...por adaptar


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

a bomba é de transfega trifásica com potência suficiente para uma boa turbolência. a resistência é também trifásica mas nao sei a potência. os aspersores são de metal e usam-se para lavar os carros e regar o jardim.

atenção que terá de haver acesso aos aspersores para os regular e desentupir.

na filtragem do bd uso dois filtros na saída. 25 micros e 5 micros.

a filtragem terá de ser lenta, por isso a torneira do retorno deve estar um pouco aberta ao mesmo tempo, para não esforçar a bomba.

a secagem é feita em circulação com a boca aberta para libertação dos vapores da água existente.

a temperatura da secagem deve ir até aos 80º caso se queira rapidez no processo.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 524
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
Localização: Grande Porto

Mensagem por tvcrabo »

para isolamento termico é possivel faze-lo com folhas de uma material chamado armaflex ou mais barato e mais rapido a aplicar ainda com bisnagas de poliuretano (usado na construçao civil).

cumpts


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

atenção que o isolamento deve ser bem feito e lavável. eu isolei o meu e tive de retirá-lo posteriormente por se sujar bastante com a continuidade dos processos. no esquema do processador esqueci-me de colocar uma saida no fundo para recolha de amostras. não se esqueçam.

abraços
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

greenmove
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quarta nov 29, 2006 4:57 pm

Mensagem por greenmove »

tou a reunir os materiais necessários para construir um mini processador , queria que fosse de 60 litros,ao menos 1 depósito, mas tá dificil para o mais importante..o recipiente! arranjei um bidão mas é só de 30 litros. ainda não me deparei com mais nada que possa reaproveitar!

~lá no trabalho tenho o.v. usado, é um hidrogeniozado e leva 1 conservante. está em pasta antes de ser cozinhado e muito sujo e espesso depois de usado. fiz umas experiencias de filtraçao, lavagem e secagem, ficou parecia novo! mas depois de estar a baixas temperaturas fica novamente...espesso. não me atrevo a mete lo no mb. mas para bio, talvez sirva
peugeut 1.9td b.i. lucas...por adaptar


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

malta !
aguardem até segunda feira á noite!

tem aqui numa sucata vizinha! um tipo que tem um deppositos conicos, mas com uma conicidade de 1 metro!! que provavelmente são ideias apara o biodiese.

sao todos em inox, já la fui várias vezes! mas o parvo , ainda nao pesou os depositos pk quer vender aquilo um pouco mais caro que a sucata de inox !!

acho que tb vou comprar um pra mim,

abraço

mtavares


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

ola a todos

os depositos estao publicados nos calssificados , e depositos aco inox , bomba e varinha magica bio diesel +foto,

aqui ta o link

http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=1452

abraço a todos

mtavares

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

está quase...

Imagem

ainda faltam chegar algumas coisas que tenho encomendadas, mas o processador já está no sitio e agora é só ligar tudo.

a cuba dá para 230 litros aprox.

eu vou dando mais noticias entretanto.


abraço,

marco.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

hum...... está uma maquina e ov têns mt??? montaste aspersores por dentro?
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

está com muito bom aspecto!
parabéns!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

viva!

os aspersores ainda não vieram, mas a entrada já tem um tubo por dentro da cuba para os colocar. vai ser daqueles de micro-aspersão (tipo nuvem).

a resistencia também ainda não veio. mas vai ser uma resistencia ceramica. vai ficar dentro de um tubo inox que está dentro da cuba (dá para ver a entrada na foto). a resistencia vai ficar completamente fora de contacto com o oleo, apenas aquece por indução indirecta. claro que perde um bocado de rendimento mas é tudo pelo bem da segurança.

o controlador de temperatura é electronico, tem um display digital com a temperatura programada e outro com a leitura real feita na sonda (termo-par).

vou ter de fazer uma caixa hermeticamente isolada para por todos os componentes electronicos mais a bomba de "agua" porque o sitio onde o processador está, fica sujeito a alguma chuva lateral.

estou agora na parte da montagem das tubagens, mas não vou usar nada de complicado. tubo de mangueira transparente normal (e quando rebentar, troca-se).

alguma sugestão é bem vinda, nesta fase enquanto as coisas estão a ganhar forma.

em relação a custos ainda não fiz as contas todas, mas já vai em 5 a 6 vezes mais do que eu pretendia gastar

no fim meto as contas todas para ficarem com uma ideia.

fry, acho que está a sair dentro dos parametros que falamos, o teu esquema ajudou imenso. obrigado desde já pela ajuda, tanto a ti em especial, como a todos os amigos deste forum.

um abraço a todos.

marco.

ps: eu vou postando mais novidades à medida que aparecerem...


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

controlador de temperatura digital

Mensagem por mtavares »

ola!

por falar em controladores de temperatura electronicos, comprei um para substituir um temporizador de descongelacao, por 25 euros iva incluido, vai dos -55 ºc a 125ºc.
tem 2 relés um na e um nf.
o nome da empresa esqueci-me, , fica na praça da india em matosinhos.

abraço a todos

mtavares


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

mnunes

ta com bom aspecto sim senhor

só tenho algumas duvidas em relação à base

vê la se é mesmo estável e forte o suficiente...

não te desgrasses pá

barbas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

em relação à base, está firme (por enquanto) mas de facto é um ponto a observar uma vez que com a cuba cheia ainda são uns quilos consideraveis. tenho de ver aquilo melhor. obrigado pela dica.

fica aqui mais uma foto dos ultimos acrescentos. isto devagarinho vai...


Imagem

abraço,


marco.

ps: ainda falta vir algum material, mas hoje chegaram os aspersores, regulador de temperatura digital, e mais uns acessórios.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

estás a fazer um bom trabalho. ainda não me disseste onde arranjas a fonte de oleo.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

fry!

acerca das fontes do oleo mandei-te uma pm, não deves ter reparado.

estou em pulgas para acabar isto e começar a produção!


uma dúvida: estava a pensar não usar a bomba para fazer as purgas da glicerina e da agua das lavagens. apenas usaria a bomba para fazer sair o bd uma vez que tem de ter alguma força para passar os filtros.
a glicerina e a agua das lavagens poderiam ser purgadas apenas pela força gravitica, abrindo uma torneira em baixo. deste modo posso ver quando deixa de sair glicerina ou agua e começa a sair o bd e posso fechar a torneira. com a bomba tenho receio que seja tudo muito rapido e se perca algum oleo ao fazer as purgas. o que achas?


abraço,

marco.

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

boas,

diz-me uma coisa, parte desse material não veio do aki?
essa bomba parece-me muito familiar e talvez possa ser motivo de preocupação se a origem foi esta superficie, não pela qualidade mas pela tolerancia térmica da mesma. se estou correcto essas bombas só são estudadas para ligar com aguas de rega, domésticas e afins, assim só são certificadas para 35ºc. elas têm protecção termica mas aconcelho-te a mantê-la debaixo de observação porque 55ºc são mais 20ºc do que o limite certificado e 70º/75º de secagem é mais do dobro.

abraço
Verde por Excelência

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

viva!

aqui não há aki! eheh, brincadeira. algum material comprei aqui no bricomarché da figueira da foz e no mestre maco de coimbra. eu bem lá vi as bombas, mas todas tinham escrito em letras bem visiveis que só se podiam utilizar com temperaturas inferiores a 35º.

esta bomba veio de uma fabrica de leite que fechou. é toda em aço inox e aguenta bem mais que 35º. por acaso foi coisa que me lembrei de ver.

quanto ao resto do material, estou a usar nas "canalizações" peças em bronze enroscadas com teflon e mangueira plastica da mais barata, transparente. aqui sim o processador peca, as mangueiras não vão durar nem 6 meses de certeza. e se não for do metoxido vai ser certamente do sol que as vai fazer secar e estalar. no entanto as mangueiras são transparentes e deixam ver bem o que está a passar, como está a passar etc...
assim que apresentarem sinais de "fim de vida", trocam-se. a mangueira é barata por isso não há problema, (penso eu).

em relação ao bronze, não sei se o mesmo aguentará ou não muito tempo porque não tenho experiencia nenhuma na materia, bem como o teflon deve ceder ao fim de algum tempo. enfim manutenções futuras avisinham-se, mas pode ser que se vá melhorando à medida que os problemas forem surgindo.

um abraço,


marco.

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

boas,

nada como perguntar, pelo sim pelo não a tentação de ir para as bombas imediatamente disponiveis, e sem tolerancia termica suficiente, neste tipo de superficies pode ser bastante forte

eu, pela minha a assinatura, estou no mesmo barco em relação ao processador.

a minha cuba é de 150 litros, e está neste momento no serralheiro a montar a rosca para a resistência, sendo que a bomba é certificada para 90º c.

o meu projecto difere um pouco do teu e do fry na medida em que a minha filtragem final do bio é feita com uma segunda/pequena bomba de combustivel com passagem por filtro de combustivel aproveitado das revisões periodicas, mas falta ver como funciona na prática.

o bronze, aparentemente existe algo de negativo entre o bronze e o processo, mas no nosso caso é inevitável a presença deste material, seja nos casquilhos das uniões, seja nos springlers.
ainda não me dei conta de corrosão do mesmo, mas...

abraço
Verde por Excelência

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”