Como construir um processador de Biodiesel

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.

mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

pois...

a bomba tens de enche-la de oleo, que ela acaba por puxar o resto do líquido, ie bomba cheia e algumas bolhas de ar pelo caminho ela faz todo o resto.

abraço
mtavares

ps: ja tenho o red phenol, em frasco 15c.c. e em pastilhas 10uni, 1,60 e 1,10 respectivamente.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

viva!

obrigado a todos pelas dicas.
vou meter cabo 2,5 pelo sim pelo não.

quanto á bomba, penso que da maneira que vou por consigo forrala para ela começar a trabalhar.

vou com tempo testar isto tudo e trago resultados.

marco.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

pois ......é melhor... ainda deitas fogo á casa

essa resistência de 6.000 é demasiado potente para um reactor tão pequeno.

abraço
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


artiprinte
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta mai 17, 2007 12:45 am

Mensagem por artiprinte »

boas,gostaria de saber se algun dos utilizadores do forun faz processadores para outros gostaria de comprar um pois estou baralhado com os desenhos apresentados.obrigado


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

BIODIESEL

Mensagem por joaquimdelisboa »

biodiesel....um outro olhar:

transcrevo para aqui um novo modo de processar biodiesel:
ultrasonic processing
today, biodiesel is primarily produced in batch reactors. ultrasound allows for the inline commercial processing. ultrasonication can achieve a biodiesel yield in excess of 99%. ultrasound reduces the processing time from the conventional 1 to 5 hour batch processing to less than 5 minutes. ultrasonication can also help to reduce the separation time from 5 to 10 hours (using conventional agitation) to less than 30min using ultrasound. the ultrasonication does also help to decrease to amount of catalyst required by 50 to 60% due to the increased chemical activity in the presence of cavitation (see also sonochemistry). another benefit is the increase in purity of the glycerol.


está no endereço:
http://www.ultrasonic-systems.com/ultra ... xgodoyp41q

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

já conhecia esta tecnologia.

o problema é que não está ao alcance de qualquer bolso do pessoal que faz o seu bio no quintal, no entanto o bio produzido desta maneira não é melhor que o método normal pode é ser mais comodo e mais poupadinho em energia para processar.

não sei sequer se existem processadores deste tipo em instalações industriais para grande produção ou se não passam de protótipos.

se alguem tiver conhecimento que existem reactores ultrasónicos a funcionar colaborem e digam de sua justiça.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Como construir um processador de Biodiesel

Mensagem por mnunespt »

construção de um processador de biodiesel v2.0

aqui ficam as primeiras imagens do segundo processador de biodiesel que estou a fazer.
a ideia geral é a mesma do primeiro, mas as alterações mais significativas são:

* fundo cónico para melhor drenagem da glicerina, agua e afins.
* maior abertura na tampa superior (neste caso abertura do diametro da cuba) para uma melhor evaporação da agua durante a secagem.
* resistencia de imersão, para um aquecimento mais rápido do oleo, com um custo energetico bem menor.
* isolamento total da cuba em lâ de rocha com acabamento em folha de aluminio, para manter a temperatura mais tempo e evitar o endurecimento da glicerina nas noites frias de inverno com o minimo de gasto de energia electrica.
* aumento da capacidade total de 200 para 300 litros.
* condensador para recuperação de metanol.

ainda está em construção embora todos os trabalhos de soldadura e revestimentos estejam feitos, bem como as sapatas de apoio em cimento no local onde vai ficar instalada.
faltam agora as tubagens, acopolação de bomba e filtros bem como do condensador.
aqui umas fotos do estado actual.

Imagem

Imagem

Imagem

depois de ver estas imagens fiquei com a certeza que este topico deveria ter outro título:

"satelite português movido a biodiesel"

ou então:

"nasa lança versão do lem movido a biodiesel"



marco.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Como construir um processador de Biodiesel

Mensagem por mnunespt »

esqueci-me de dizer que aceitam-se ideias para a construção de um condensador/destilador simples mas eficaz, para o reaproveitamento de algum metanol usado no processo.

abraço,


marco.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Como construir um processador de Biodiesel

Mensagem por Luciano Kaefer »

tenho mais uma sugestão de nome para o tópico:

mnunespt lança satélite sputinik i. o primeiro satélite movido a bio de óleo de palma!

boas marco! beleza que está ficando seu reator. quanto ao destilador, o red baron publicou várias fotos lá na seção biodiesel de gordura animal (banha de porco e sebo bovino ).
vale a pena a pesquisa. tem fotos muito esclarecedoras. a base é um antigo barril de chopp ( parece ).

tem que ajudar e fazer um batch com ovu à 70ºc pra gente confrontar resultados.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Como construir um processador de Biodiesel

Mensagem por mnunespt »

viva luciano!

é verdade que o óleo de palma está à espera que esta maravilha espacial fique pronta para entrar nele.
tenho cerca de 100 litros de oleo de palma armazenados e uns outros 250 de oleo de girassol.
vou fazer processamentos a 70ºc com 33% de oleo de palma e o restante de oleo de girassol e depois posto os resultados.

mas antes falta acabar o processador. como não está aqui em casa, atrasa um pouco a construção.

em relação ao condensador, eu vi as fotos que referes, mas não percebi bem o funcionamento. só dá com barril de cerveja? por aqui só arranjo pipas de vinho!

em relação ao lançamento do reactor para o espaço, penso que tenho mais um problema para resolver...
em orbita e com a baixa gravidade, vai ser dificil fazer a decantação da glicerina

abraço!

marco.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Como construir um processador de Biodiesel

Mensagem por lobão »

marco aqui vai o link do condensador do nosso amigo red baron

http://imageshack.us/ ou

http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... highlight=

tem um outro mas não achei, quando achar te mando!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Como construir um processador de Biodiesel

Mensagem por lobão »

marco, achei o outro link!!!!

http://www.graham-laming.com/bd/still/still.htm

um abraço!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Como construir um processador de Biodiesel

Mensagem por mnunespt »

obrigado lobão.

já entendi o funcionamento dos condensadores de tubo.
o condensador baseado num desumificador do redbaron está uma grande ideia.
acho que tenho lá um radiador daqueles da chofagem dos automóveis que deve servir para o efeito, tenho de fazer uns testes.

abraço,

marco.


mirai
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: sexta dez 14, 2007 5:09 pm
Localização: aveiro

Re: Como construir um processador de Biodiesel

Mensagem por mirai »

tenho uma dúvida, o porquê da utilização do condensador para recuperação de metanol.

este processo não é dispensável? quais as vantagens? já vi as imagens mas, como funciona especificamente?

brigado a todos.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Como construir um processador de Biodiesel

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas mirai:

para a conversão do óleo em biodiesel, normalmente 13% do metanol é aproveitado na troca de moléculas.
como utilizamos 20% a 25% de metanol no processo, a diferença é depositada toda na glicerina. daí a razão de se fazer a destilação para recuperar o metanol que sobrou.
não é possível diminuir a quantidade de metanol para valores próximos à 13%. a experiência tem demonstrado que colocando pouco metanol, a reação não ocorre por completo.
se vc utilizar 25% de metanol, e para a reação ocorrer aproveita-se 13%, sobram na glicerina 12%, o que não é nada desprezível.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


mirai
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: sexta dez 14, 2007 5:09 pm
Localização: aveiro

Re: Como construir um processador de Biodiesel

Mensagem por mirai »

humm, mais claro que isso não podias ser, obrigado

agora no mesmo seguimento, como incluo essa etapa no processador? ou é um processo completamente à parte?

será que compensa, vou ter de aquecer de novo a glicerina certo? será que compensa?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Como construir um processador de Biodiesel

Mensagem por mnunespt »

podes fazer um processador á parte onde colocas a glicerina e fazes a recuperação de metanol, mas esse processo obriga-te a ter de fazer dois aquecimentos e dois processos diferentes.

no meu processador, vai ser assim: enquanto se faz o biodiesel, os vapores que vão saindos vão ser condensados recuperando logo o metanol, tudo de uma cajadada só.

marco.


mirai
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: sexta dez 14, 2007 5:09 pm
Localização: aveiro

Re: Como construir um processador de Biodiesel

Mensagem por mirai »

mnunespt Escreveu:podes fazer um processador á parte onde colocas a glicerina e fazes a recuperação de metanol, mas esse processo obriga-te a ter de fazer dois aquecimentos e dois processos diferentes.

no meu processador, vai ser assim: enquanto se faz o biodiesel, os vapores que vão saindos vão ser condensados recuperando logo o metanol, tudo de uma cajadada só.

marco.
pois, na minha opinião só justifica dessa forma, seria muito pedir-te um esquema?

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Como construir um processador de Biodiesel

Mensagem por Luciano Kaefer »

a destilação em reservatório à parte passa a ser vantajosa quando você precisa do reator para fazer mais biodiesel.
a idéia do marco em fazer a destilação enquanto está fazendo a reação é válida. lembrando que o metanol evapora à partir de 65ºc, dependendo do meio em que ele está disperso.
após a reação, tem que ser tudo aquecido à pelo menos 70ºc e ver como está saindo o metanol.
confesso que nunca pensei em fazer a destilação ao mesmo tempo. lembrando que a glicerina estará embaixo e o biodiesel em cima.
não sei não . o red baron já deve ter feito algo parecido, mas só a noite ele passa por aqui, para dar o seu contributo.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Como construir um processador de Biodiesel

Mensagem por mnunespt »

viva luciano.

a ideia é a seguinte:
finalizado o tempo do processo, manter a bomba em recirculação e subir a temperatura para os 70ºc (ou manter nos 70ºc no caso de fazer a reação a 70ºc).
com a tampa do reactor fechada e apenas uma saida para o condensador, os vapores de metanol vão sendo recolhidos e condensados. a glicerina não tem problema nenhum, porque uma vez que a bomba ainda está em recirculação, a glicerina ainda não decantou para o fundo e anda juntamente com o biodiesel ás voltas perdendo o seu metanol por evaporação.
ao fim de algum tempo, (não sei ao certo quanto) e quando deixar de correr metanol, desliga-se tudo e deixa-se decantar a glicerina normalmente.
penso que funcionará, só experimentando para saber.
a tua ideia de esperar pela resposta do red baron é boa, fico eu também á espera que ele tenha uns minutos para comentar este processo.

abraço!

marco.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”