Como construir um processador de Biodiesel

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.

Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

ar condicionado trifásico??? deve ser tipo industrial
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

pois o ar condicionado é monofasico. eheh!

de qualquer maneira já passei um cabo de 5 fios desde o quadro para o sitio do processador. um amigo meu que é da area, vai instalar um dijuntor próprio para a semana e o motor vai ficar operacional.

entretanto já acabei a tubagem toda e já enchi a cuba. tinha uma fuga numa rosca, fui ver e tinha-me esquecido de por teflon nessa. meti o teflon apertei e ficou resolvido. agora deixei cheio de água para testar, amanhã vou ver se existe algum pingo. de qualquer das formas só com a bomba ligada e a fazer alguma pressão é que vai dar para ter a certeza se está tudo ok.

a resistencia e o controlador da mesma já estão no sitio, falta fazer um furinho na cuba para meter o sensor termopar.

assim que der, meto aqui umas fotos.

abraço,

marco.

Avatar do Utilizador

casta_baga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 178
Registado: sábado jan 27, 2007 3:56 am

Mensagem por casta_baga »

orbis Escreveu:oh casta baga deixa-te lá dessas coisas (desculpas). estamos aqui para melhorar e agradeço que me chamem a atenção quando errar.
quando eu disse que às vezes as pessoas não sabem do que estão a falar estava a pensar nalgumas traduções feitas de inglês para português em que a palavra "silicon" (silício) é traduzida para "silicone". vê-se logo que os tradutores podem saber muito de inglês mas não sabem nada de química.
às vezes passa-se o mesmo aqui.
ok
orbis
feliz pascoa
Última edição por casta_baga em sábado jun 16, 2007 6:43 pm, editado 1 vez no total.
1 abraço

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

confesso que não sei a quem te referes, mas de qualquer modo temos de ser superiores a essas coisas.
e devo dizer que não há filosofia do forum, o que quer que isso seja e muito menos nessas matérias. parece-me que estás magoado e não vislumbro porquê. acho que essa tua decisão é radical e espero que não se concretize.
abraço.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

está pronto!

o processador está pronto e funcional. falta apenas colocar o material electrico numa caixa estanque para estar sujeita a alguns pingos de chuva no inverno.

quarta e quinta estou de folga, vou acabar esse promenor e tirar fotos. e com sorte vou produzir os meus primeiros litros de bd.

abraço,

marco.

Avatar do Utilizador

rmonteiro
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: sábado mar 03, 2007 2:07 pm
Localização: Batalha

Mensagem por rmonteiro »

e eu tou a começar a fazer, quando tiveres fotos mandas para eu tirar umas ideias.



abraços

Avatar do Utilizador

purify
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: sábado mar 10, 2007 10:00 pm

Mensagem por purify »

cuidado mnunespt!

estou a ver que estás a fazer um bom trabalho, mas espero que não faças a tua 1ª experiência na cuba que mostras-te, muito menos na capacidade máxima!
ao contrário de ti, eu ainda não consegui arranjar o equipamento que gostava de ter (no máx pretendo 60l). mas já tive uma experiência que fiz num bidão (de plástico, que não aconcelho mesmo!) de 10l. mas correu bem, apesar do bidão ter ido para o lixo!, e só me arrependo de ter deitado a glicerina para o lixo, pois também ia servir para experiência.

se dizes que vai ser o teu 1º biod, devias testar o teu óleo noutro lado!
mesmo que calhe mal, aprende-se muito a fazer uma pequena asneira, mas cuidado para não fazeres uma grande!
se levares tudo direitinho, não deves ter problemas mas e se falhar alguma coisa!

boa sorte e continua o bom trabalho


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

mas já tive uma experiência que fiz num bidão (de plástico, que não aconcelho mesmo!) de 10l. mas correu bem, apesar do bidão ter ido para o lixo!,
é porque não leste bem os conselhos que damos plásticos não oferecem segurança.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

o meu processador deve dar para processar uns 150 litros no max.
mas vou fazer um primeiro teste de 30 litros. (é o minimo possivel, fazer menos não dá neste processador)

depois conto como correu, e meto fotos do processador completo.

abraço,

marco.

Avatar do Utilizador

purify
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: sábado mar 10, 2007 10:00 pm

Mensagem por purify »

na altura não conhecia o forum, aprendi quase tudo a partir de 2 ou 3 sites como o journey to forever! e já o fiz nas férias de 2006!

eu só referi o meu caso porque aprendi com o erro..
tive de deitar fora o bidão porque não foi lavado e o naoh não perduou.
e só reparei uns meses depois, porque ia lavá-lo para uma nova experiência!

até estava a achar estranho ninguém dizer nada! é o que mais dizem nos sites como o que referi, começar nem que seja por um litro.

estou a tentar arranjar um termoacumulador de 50l.
mas depois tenho receio de fazer alterações como uma saida para o metanol!
se não, mando fazer num serralheiro e só preciso de me preocupar com o aquecimento.
Rover 213 SE Gasolina! Shame on me...


TrEeAmPs
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta mar 14, 2007 4:49 pm

Mensagem por TrEeAmPs »

mnunespt Escreveu:
ola se quiseres ajuda para ligas os equipamentos , já sabes que podes contar comigo.
qual o teu termostato digital que tens?
o teu termostato tem um relé de contacto que dá para quantos amperes?. se ultrapassares a corrente, corres o risco de ele colar.

sobre a temperatura, tens de ter atencao ao offset ( penso eu ser este o nome) ie, se colocas a ligar e desligar a 55ºc e tens o mostrador a variar a temperatura rapidamente ie, entre +- 1ºc podes tb colar o rele.
por isso, programas da seguinte forma desliga corrente aos 55 liga novamente assim que baixar dos 53 ºc. nunca corres o risco de ele variar rapidamente.

( é que eu fiz isso com um automato, acredita que o relé do automato deu logo o pifo, tinha a desligar a 44ºc, o mostrador tava sempre a indicar a temp entre 44 43 44 43 433, so trabalhou 1 vez aquela saída, fez bzzzzzzzz, ate eu carregar no stop geral. foi no meu primeiro automato... )

abraço

mtavares
quanto à parte de controlo da temperatura está tudo tratado, tenho um processador de temperatura digital com sonda termopar que funciona impecável. faz ajustes na subida e descida da temperatura e "aprende" a fazer isso sozinho de maneira a conseguir manter o mais estavel possivel.
o relé é um tiristor - static solid relay, controlado pelo processador de temperatura e aguenta até 50amp/220v que é suficiente.

quanto à ligação electrica é que estou às aranhas. tenho a bomba e resistencia trifásicas e acho que a minha instalação é monofasica. vou ter de adaptar ainda não sei bem como
amanhã vou pedir ajuda a um amigo meu dessa area. mas se quiseres indicar uma dica agradeço,

abraço,

marco.
boas ainda sou muito novo nisto e ando so a investigar mas reparei que estavam com um pro de ligar o motor e a resestencia por ser trifasico tem de ver se nao é mais rentavel em vez de porem um quadro trifasico por um variador de velocidade que faz a passagem de monofasico para trifasico.

outra coisa vi que houve quem utilizasse um automato para o rele do automato ter ido a vida devemter posto uma amperagem superior ao que ele permitia uma vez que os reles sao quase sempre internos aconselha-se que se utilize reles extriores ao automato assim protegemos o nosso equipamento.

um abraço e obrigado pelas vossas dicas têm me esclarecido bastante

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

exactamente!

acabei por usar a instalação monofasica e colocar um inversor para controlo do motor.

o inversor além de receber os 220v monofásicos converte-os para trifásicos e além disso tem um potenciomentro que permite controlar a frequencia das três fases, deste forma consegue-se regular a velocidade do motor. é um espetaculo, principlamente para as lavagens por aspersão, uma vez que se pode regular a pressão que vai para os aspersores.

amanhã ponho aqui umas fotos (inversor incluido), já acabei o processador.

estou á espera de uma resistencia de 6000w para a cuba, a que tenho lá agora é de 1000w e demora que tempos a aquecer tudo. assim que a resistencia chegar, troco e toca a fazer o primeiro teste de biodiesel.

abraço,

marco.

ps: amanhã trago novidades.


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

eiiiiii nunes!

instalas-te um variador !!! ficou cara a brincaderia, entao nao tinhas luz trifásica ! pelos vistos o quadro enganou

abrço sentido

mtavares

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

nem por isso!

foi um amigo meu eng. dessa area que me ofereceu o inversor.
tenho luz trifasica, mas assim foi mais facil porque escusei de andar a passar cabos para o terraço. além disso tem as vantagens já referidas anteriormente.

abraço.

marco.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

actualizado...

ficam aqui algumas fotos do processador hoje de manhã:

Imagem
aqui o processador completo (embora sem a resistencia).

Imagem
o quadro electrico de controlo da bomba e da temperatura.

Imagem
o inversor para a bomba: com botões de run e stop e variador de velocidade.


infelizmente o processador não se revelou fiavel. tentei meter oleo lá para dentro, mas como a bomba não é auto-ferrante não consegue puxar o ar do tubo até começar a entrar o oleo. vou fazer umas adaptações para resolver este problema.
o filtro da entrada também vai ser retirado do sitio onde está e vai ser colocado na saida da bomba com um circuito de by-pass para poder fazer as lavagens e meter o metoxido sem passar no filtro.


Imagem
penso que assim consigo ferrar a bomba ao meter o oleo.

depois trago mais novidades.

marco.

ps: isto está a ficar uma saga nunca mais está pronto...
hoje foi espalhar oleo por todo o lado ao retirar os tubos e mudar as tubagens. haja paciencia para as limpezas.

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

mnunespt Escreveu:nem por isso!

foi um amigo meu eng. dessa area que me ofereceu o inversor.
tenho luz trifasica, mas assim foi mais facil porque escusei de andar a passar cabos para o terraço. além disso tem as vantagens já referidas anteriormente.

abraço.

marco.
boas,

talvez as vantagens sejam apenas aparentes e até possam ser desvantagens.

as instalações domésticas monofásicas são na suas maioria vocacionadas para 16 amperes, o que a 220volts te dá 3500 wats disponivel por circuito.
se tua resistencia futura tem 6000 wats a isso junta mais o motor e já podes calcular o esforço que estás a colocar nesse circuito, nessa ficha e nos cabos de alimentação visto que pela foto estás a ir buscar toda a potência ao mesmo circuito logo estarás a exigir o dobro da potência para o qual foi estudado.é assim que os curto-circuitos são originados.
acho que mal ligues a alimentação o disjuntor vai desligar devido a sobrecarga com a nova resistencia.

por exemplo para os 30 amperes minimos que o teu circuito precisa deveria estar cablado a 3.5 mm de diametro e parece-me que estás apenas a a usar cabo de 1.5mm

se a corrente fosse trifásica então estavas á vontade porque tinhas 3x3500wats ou seja 11500wats num circuito trifásico a 16 amperes cablado para o efeito, como não é assim... atenção.

abraço
Verde por Excelência


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

realmente com corrente monofásica as coisas vão se complicar mesmo. o ideal era pedires corrente trifásica pois de futuro terias mais vantagens.

basta ires á edp e fazer o pedido.

em relação aos tubos que montaste transparentes, podem não ser compativeis com o bd.

abraço
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

fry Escreveu:realmente com corrente monofásica as coisas vão se complicar mesmo. o ideal era pedires corrente trifásica pois de futuro terias mais vantagens.

basta ires á edp e fazer o pedido.

em relação aos tubos que montaste transparentes, podem não ser compativeis com o bd.

abraço
viva!
já tenho trifasica em casa, mas só chega até ao quadro. a instalação é antiga, não sei para que tem a trifasica se não vai para lado nenhum mas ok.
esse é mesmo o problema, pois a trifásica entra no quadro mas seguem as fases independentes para vários pontos da casa. tentei passar um cabo de 5 condutores desde o quadro até ao sitio do processador, mas é dificil, os tubos já estão todos cheios de fios e o cabo não passa. era preciso refazer toda a instalação electrica.
de maneira que o inversor dá jeito para a bomba. além disso a bomba gasta à volta de 1200w.
atentando ao vosso conselho, é bem capaz de a resistencia vir dar problemas pelo motivo que voces referiram. esta primeira resistencia que mandei vir de 6000w vai ser muito puxada para ali. já mandei vir uma resitencia ceramica de 3480w. ainda é um pouco acima do limite se juntarmos o consumo da resistencia + o da bomba, mas penso que vai aguentar. se não aguentar, ponho o motor ligado numa tomada e a bomba ligada noutra tomada que pretença a outro dijuntor.

em relação aos tubos transparentes, vão dar problemas mais cedo ou mais tarde. vão ficar até aguentarem depois substituo. meti mangueira transparente porque dá para ver se está de facto a passar alguma coisa ou não.

e as vossas bombas, são autoferrantes?

abraço,

marco.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

a minha não é, mas, como tenho uma auto-ferrante portátil, acabo por acopular as duas, quando retiro ou meto algo lá dentro.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

pois com a potência um pouco acima do valor nominal do dijuntor não deve haver problema ou se disparar é ao fim de muito tempo. tem também cuidado com a secção dos cabos. muitas vezes podem derreter e até arder mesmo sem o dijuntor disparar.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”