Como construir um processador de Biodiesel

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

viva!

vi na tua assinatura que tens um corsa igual ao meu. o meu é de 99 e tem 200 mil.

fazendo um pouco de off-topic: que tal se porta a maquina a bd?

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

boas
um pouco menos de fumo, talvez, mas como só andou a b20 não serve de muito como referência, e com o acesso que tenho a oleo usado embora ache que dê para b75 é provável que só tenha disponivel oleo usado para b50.
assim a b20, no comportamento e consumos não encontrei diferenças.

abraço
Verde por Excelência


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

ola fry !

a tua mangueira de nível que tens no tanque! dá-te a indicação certinha do nivel de glicerina dentro deste?

ab
mtavares

Avatar do Utilizador

casta_baga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 178
Registado: sábado jan 27, 2007 3:56 am

Mensagem por casta_baga »

estou a desenhar um processador cónico...
simplesmente acho que este lay-out poderá ser o melhor para as minhas capacidades...
pretendo um mono-volume...

já verifiquei umas fórmulas para se calcular as medidas do cone...
alguém poderá me adiantar algo acerca deste assunto?
existe alguma fórmula para se calcular o cone do processador.... no vosso conhecimento?
Última edição por casta_baga em sábado mar 03, 2007 7:04 am, editado 1 vez no total.
1 abraço


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

nunca é certinha mas convém saber sempre a percentagem que é retirada de glicerina.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

fry Escreveu:nunca é certinha mas convém saber sempre a percentagem que é retirada de glicerina.
ok, entao nao vale a pena meter mangeira de nivel no deposito!

abraço

mtavares

Avatar do Utilizador

casta_baga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 178
Registado: sábado jan 27, 2007 3:56 am

Mensagem por casta_baga »

fry Escreveu:nunca é certinha mas convém saber sempre a percentagem que é retirada de glicerina.
exactamente, é preciso um resultado, um controlo estatístico do processo, para diagnosticar...

controlo estatístico do processo... muito usado nos controlos da iso14000

como vai a iso14000 em portugal em relação ao bd ?
1 abraço

Avatar do Utilizador

casta_baga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 178
Registado: sábado jan 27, 2007 3:56 am

Mensagem por casta_baga »

mtavares Escreveu:
fry Escreveu:nunca é certinha mas convém saber sempre a percentagem que é retirada de glicerina.
ok, entao nao vale a pena meter mangeira de nivel no deposito!

abraço

mtavares
ainda nãõ tenho prática com titraçao, estava mais interessado nos resultados comparados com a quantidade de gliserina...
?
1 abraço

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

mtavares Escreveu:ola fry !

a tua mangueira de nível que tens no tanque! dá-te a indicação certinha do nivel de glicerina dentro deste?

ab
mtavares
epá, a mangueira de nível já vinha feita. eu até tinha pedido para meterem um furo extra na lateral superior da cuba para ligar com mangueira directamente no fundo da cuba para saber isso. mas como isto já está feito, melhor. espero que funcione bem.

em relação ao resto do projecto estou agora a tratar da electronica e electricidade. o problema é que tanto a resistencia como a bomba são trifásicas e eu não percebo nada de electricidade. vou ter de pedir ajuda para as ligar. quanto ao termostato digital está a funcionar. falta meter a sonda no tanque.

abraço,

marco.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

pois, acho melhor meteres corrente trifásica senão.....


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

sem titulação ou titração não sabes o que estás a fazer....tens mesmo de aprender. faz várias vezes.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

cá vai o defensor da língua: titration em inglês é titulação em português. antes de se fazer "traduções" apressadas convém saber do que se está a falar, porque sabendo isso, vemos que é não é preciso traduzir nada.


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

mnunespt Escreveu: em relação ao resto do projecto estou agora a tratar da electronica e electricidade. o problema é que tanto a resistencia como a bomba são trifásicas e eu não percebo nada de electricidade. vou ter de pedir ajuda para as ligar. quanto ao termostato digital está a funcionar. falta meter a sonda no tanque.

abraço,

marco.
ola se quiseres ajuda para ligas os equipamentos , já sabes que podes contar comigo.
qual o teu termostato digital que tens?
o teu termostato tem um relé de contacto que dá para quantos amperes?. se ultrapassares a corrente, corres o risco de ele colar.

sobre a temperatura, tens de ter atencao ao offset ( penso eu ser este o nome) ie, se colocas a ligar e desligar a 55ºc e tens o mostrador a variar a temperatura rapidamente ie, entre +- 1ºc podes tb colar o rele.
por isso, programas da seguinte forma desliga corrente aos 55 liga novamente assim que baixar dos 53 ºc. nunca corres o risco de ele variar rapidamente.

( é que eu fiz isso com um automato, acredita que o relé do automato deu logo o pifo, tinha a desligar a 44ºc, o mostrador tava sempre a indicar a temp entre 44 43 44 43 433, so trabalhou 1 vez aquela saída, fez bzzzzzzzz, ate eu carregar no stop geral. foi no meu primeiro automato... )

abraço

mtavares

Avatar do Utilizador

casta_baga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 178
Registado: sábado jan 27, 2007 3:56 am

Mensagem por casta_baga »

orbis Escreveu:cá vai o defensor da língua: titration em inglês é titulação em português. antes de se fazer "traduções" apressadas convém saber do que se está a falar, porque sabendo isso, vemos que é não é preciso traduzir nada.
as minhas desculpas... por vezes vale a pena verificar melhor e com calma o conteúdo dos tópicos e o que escrever.... do que deslustrar o tópico e ler comentarios de descontentamento...

bem encontrei uma url acerca do processador com cone...
http://journeytoforever.org/biodiesel_processor3.html
1 abraço

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

ola se quiseres ajuda para ligas os equipamentos , já sabes que podes contar comigo.
qual o teu termostato digital que tens?
o teu termostato tem um relé de contacto que dá para quantos amperes?. se ultrapassares a corrente, corres o risco de ele colar.

sobre a temperatura, tens de ter atencao ao offset ( penso eu ser este o nome) ie, se colocas a ligar e desligar a 55ºc e tens o mostrador a variar a temperatura rapidamente ie, entre +- 1ºc podes tb colar o rele.
por isso, programas da seguinte forma desliga corrente aos 55 liga novamente assim que baixar dos 53 ºc. nunca corres o risco de ele variar rapidamente.

( é que eu fiz isso com um automato, acredita que o relé do automato deu logo o pifo, tinha a desligar a 44ºc, o mostrador tava sempre a indicar a temp entre 44 43 44 43 433, so trabalhou 1 vez aquela saída, fez bzzzzzzzz, ate eu carregar no stop geral. foi no meu primeiro automato... )

abraço

mtavares
quanto à parte de controlo da temperatura está tudo tratado, tenho um processador de temperatura digital com sonda termopar que funciona impecável. faz ajustes na subida e descida da temperatura e "aprende" a fazer isso sozinho de maneira a conseguir manter o mais estavel possivel.
o relé é um tiristor - static solid relay, controlado pelo processador de temperatura e aguenta até 50amp/220v que é suficiente.

quanto à ligação electrica é que estou às aranhas. tenho a bomba e resistencia trifásicas e acho que a minha instalação é monofasica. vou ter de adaptar ainda não sei bem como
amanhã vou pedir ajuda a um amigo meu dessa area. mas se quiseres indicar uma dica agradeço,

abraço,

marco.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

oh casta baga deixa-te lá dessas coisas (desculpas). estamos aqui para melhorar e agradeço que me chamem a atenção quando errar.
quando eu disse que às vezes as pessoas não sabem do que estão a falar estava a pensar nalgumas traduções feitas de inglês para português em que a palavra "silicon" (silício) é traduzida para "silicone". vê-se logo que os tradutores podem saber muito de inglês mas não sabem nada de química.
às vezes passa-se o mesmo aqui.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

com a ajuda do mtavares através de msn e trocando foto para cá e para lá, já fiquei a saber que o meu quadro electrico de casa é trifásico.
uffa! assim a bomba e a resistencia já vão estar a trabalhar em breve sem gastar mais dinheiro.

obrigado mtavares.

abraço,

marco.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

o quadro é trifásico. espero que a corrente também seja.


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

orbis Escreveu:o quadro é trifásico. espero que a corrente também seja.

tu é que es mauzinho .... ora isso diz-se?
a tirar fotos a meio da noite pra ver se o quadro era ou tri-fasico! a trablhareira que deu.... e agora vens tu com essa posta de pescada...
fico na dúvida até confirmacao no local. já que sem abrir o quadro nao se ve nada...

abraço
mtavares

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

confirma-se

afinal o ar condicionado tem 5 fios ligados. não vejo a logica de ligar 5 fios se for apenas monosfasico.

assim deverá ser: 3 fases 1 neutro e 1 terra.

calha mesmo bem, que é só fazer uma puxada desde o ar condicionado até ao sitio do processador de bd que é perto.

abraço,

marco.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”