Dificuldades em lavar biodiesel

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por Emanuel Couto »

Bem... disso não percebo patavina, mas acho interessante ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Dioni Borges
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda ago 03, 2015 10:48 pm

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por Dioni Borges »

uhmmm ... misturo o metoxido com o oleo a uma temperatura de 60 graus , mais depois do metoxido misturado com o oleo, ouvi falando que é bom colocar 5 % d agua .... isso procede ??? ou no caso deixo decantar , retiro a glicerina e faço a primeira lavagem com agua morna .

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por jmal »

Dioni Borges Escreveu:uhmmm ... misturo o metoxido com o oleo a uma temperatura de 60 graus , mais depois do metoxido misturado com o oleo, ouvi falando que é bom colocar 5 % d agua .... isso procede ??? ou no caso deixo decantar , retiro a glicerina e faço a primeira lavagem com agua morna .
Os 5% água adicionados no final da reação serve para a glicerina que fica no fundo, após a decantação não fique uma massa muito viscosa, por vezes difícil de remover, só acontece com óleos muito usados, tudo depende da qualidade do óleo que estás a usar.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Dioni Borges
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda ago 03, 2015 10:48 pm

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por Dioni Borges »

estou pegando óleos de uma empresa de frituras vem bem sujo , até iria perguntar da sobra farinha e os restos que ficam na peneira o que costuma fazer ???? tem como vender ou algo do gênero

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por jmal »

Dioni Borges Escreveu:estou pegando óleos de uma empresa de frituras vem bem sujo , até iria perguntar da sobra farinha e os restos que ficam na peneira o que costuma fazer ???? tem como vender ou algo do gênero
No caso do óleo, já fizeste a titulação ?




Sobre a farinha não sei.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Dioni Borges
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda ago 03, 2015 10:48 pm

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por Dioni Borges »

jmal, é que sou novo, no caso a titulação que fala é a mistura do óleo quente com o metóxido ???? ou é aquele teste 3/27 ????

mais uma perguntinha, o óleo que coleto, ele vem tipo uma pasta que tenho q aquecer para virar óleo liquido ( óleo de algodão que utilizo) neste caso eu teria que trata-lo antes ? qual a forma correta de trata-lo ???

Avatar do Utilizador

Dioni Borges
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda ago 03, 2015 10:48 pm

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por Dioni Borges »

bom dia pessoal, gostaria de umas informações:

alguem poderia me passar um link que explique como fazer a titulação. ?

qndo for aquecer o óleo para colocar o metóxido, seria bom aquece-lo a 100 graus antes para evaporar a água ? e depois esperar abaixar a temperatura para 50 graus para efetuar a mistura do metóxido ?

depois do bio já lavado, o bio pronto , seria bom aquece-lo a 100 graus para retirar todo o metóxido ?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por jmal »

Dioni Borges Escreveu:jmal, é que sou novo, no caso a titulação que fala é a mistura do óleo quente com o metóxido ???? ou é aquele teste 3/27 ????

mais uma perguntinha, o óleo que coleto, ele vem tipo uma pasta que tenho q aquecer para virar óleo liquido ( óleo de algodão que utilizo) neste caso eu teria que trata-lo antes ? qual a forma correta de trata-lo ???
Sim, tem a ver com o 3/7, a titulação é um processo para saber qual a acidez do óleo e determinar a quantidade de soda caustica a adicionar, procura nestes foruns sobre a titulação, no teu caso acredito que seja bem ácido, se ele está pastoso.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Dioni Borges
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda ago 03, 2015 10:48 pm

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por Dioni Borges »

me diz uma coisa, a minha van sendo eletrônica posso utilizar 100 % de biodiesel ???? ou somente a mecânica pode ????

Avatar do Utilizador

Dioni Borges
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda ago 03, 2015 10:48 pm

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por Dioni Borges »

o ph da agua da minha lavagem esta em torno de 5 como aumento o ph para 7 ???? ou posso usar o bio assim mesmo

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por Emanuel Couto »

Tem de aguardar resposta de quem percebe disso ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por jmal »

Dioni Borges Escreveu:o ph da agua da minha lavagem esta em torno de 5 como aumento o ph para 7 ???? ou posso usar o bio assim mesmo
O ph do biodiesel deve estar o mais próximo de neutro, como está o ph do mesmo ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por Emanuel Couto »

Obrigado Jmal em ajudar numa área que actualmente poucos dominam, a começar por mim... :?


De facto um tema ex-libris do passado do fórum, que anda "um pouco" esquecido...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Dioni Borges
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda ago 03, 2015 10:48 pm

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por Dioni Borges »

jmal Escreveu:
Dioni Borges Escreveu:o ph da agua da minha lavagem esta em torno de 5 como aumento o ph para 7 ???? ou posso usar o bio assim mesmo
O ph do biodiesel deve estar o mais próximo de neutro, como está o ph do mesmo ?

o ph da água esta em torno de 5 .... esta esbranquiçada , sera que por ser óleo usado eu teria que utilizar 5 de soda em vez de 3,5 ???? vi algo no fórum sobre isso

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por jmal »

Dioni Borges Escreveu:
jmal Escreveu:
Dioni Borges Escreveu:o ph da agua da minha lavagem esta em torno de 5 como aumento o ph para 7 ???? ou posso usar o bio assim mesmo
O ph do biodiesel deve estar o mais próximo de neutro, como está o ph do mesmo ?

o ph da água esta em torno de 5 .... esta esbranquiçada , sera que por ser óleo usado eu teria que utilizar 5 de soda em vez de 3,5 ???? vi algo no fórum sobre isso
Sim, pode ser por isso, o melhor é lavares até sair transparente, a lavagem dá-se por terminada quando a água sair limpa.

EDIT: noutro post disseste que o bio tá a 5 de ph ?? agora não percebi se é a água que sai que está a 5 ou o bio ?? clarifica isso.

Se o bio está a 5 ph quer dizer que fizeste mal a titulação, devias ter adicionado mais hidróxido de sódio para lhe tirar a acidez.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Dioni Borges
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda ago 03, 2015 10:48 pm

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por Dioni Borges »

pois é tirei um litro para refazer com 3,5 + 0,5 q deu na titulação e esta decantando tem bastante impureza ainda, glicerol ..... acho q vo refazer ele d novo mais utilizo 3,5 ou 5 g de base ???? + titulação

Avatar do Utilizador

Dioni Borges
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda ago 03, 2015 10:48 pm

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por Dioni Borges »

olá pessoal, gostaria que me tira-se uma duvida, o ph 7 que tem que ficar é o bio ou a agua do bio ??? ou os dois ficam iguais ..... e mais uma coisinha, quanto mais eu lavar mais baixo fica o ph do biodiesel ????

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por jmal »

Dioni Borges Escreveu:olá pessoal, gostaria que me tira-se uma duvida, o ph 7 que tem que ficar é o bio ou a agua do bio ??? ou os dois ficam iguais ..... e mais uma coisinha, quanto mais eu lavar mais baixo fica o ph do biodiesel ????

O Biodiesel é que tem de ficar o mais neutro possível, senão podes vir a ter problemas de corrosão no motor.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Dioni Borges
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda ago 03, 2015 10:48 pm

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por Dioni Borges »

jmal e a agua meio turva (esbranquiçada) tem algum problema ????

Avatar do Utilizador

Dioni Borges
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda ago 03, 2015 10:48 pm

Re: Dificuldades em lavar biodiesel

Mensagem por Dioni Borges »

pessoal, vi em um site que o metanol teria que ser aquecido a + - 40 graus para dai sim mistura-lo no oleo saturado, e com o oleo a 55 graus adicionar o metoxido e eleva-lo até 90 , dai desligar o aquecedor e deixar batendo por mais 30 min. .... gostaria de saber se isso procede ???

pois meu bio esta ficando com uma nevoa que deixando decantar ela vai para o fundo do recipiente

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”