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defender TD5

Enviado: quarta mai 14, 2008 11:41 am
por A_mais
boas!!

tenho acompanhado este forum;

resolvi experimentar adicionar 10% (para começar) de ov novo no meu td5. estava um pouco receoso por ser um common rail e "land rover"... que em 115000km e 8 anos, nunca tive nenhum problema, mas... o range classic lá de casa ja teve pelo meu, pelo teu e pelo de quem apanhar...

até agora os resultados são surpreendentes, muito menos vibração em qualquer regime, menos barulho e os consumos talvez tenham baixado um bocado.

pelo que vi na tabela de bi compativeis nao é aconselhado usar mas de 35% ou 20% no verão?
land rover defender-2,5 td 5/1999-05/10p/5cyl./2492ccm/90kw/122,4ps/bhp/4200min-1/lucas/ui opção2

em relação à mudança de oleos e filtros tenho de fazer uma revisão em breve.
-uso oleo mineral 15w40 como sugerido aqui no forum (pelo fry, creio)?
-mudo de 10 em 10 mil em vez dos 20 recomendados?
-o td5 tem 2 filtros de oleo, um deles disseram-me que era so para o turbo e troca-se de 60 em 60 mil, convem mudar esse já também (tem 25mil agora)?

Re: defender TD5

Enviado: segunda mai 26, 2008 11:58 am
por A_mais
mais noticias...
já fiz 1000 km a ov10 (e b10). até agora só aspectos positivos:

menos trepidação do motor
menos barulho
melhor resposta em baixos regimes
menor consumo, mas ainda não consegui aferir quanto.

so ums pormenores que penso serem irrelevantes:
este sabado quando puxei por ele ainda um bocado frio deitou fumo preto, mas uns km a frente a mesma situação já não se verificou. penso que será o oleo a limpar o lixo acumulado.
acho tambem que baixou um bocado a velocidade maxima, mas atribuo isso à conjugação dois factotes: proximidade da revisão/ o ov a "sujar" o filtro de diesel

pss

Re: defender TD5

Enviado: quarta jun 04, 2008 1:05 pm
por A_mais

para já continuo a notar só aspectos positivos, mas...
depois de umas pesquisas e aconselhamento de um moderador deste forum, vou ser "forçado" a reduzir a percentagem

como sugerido ando a pesquisar em foruns ingleses relativamente a utilização de ov (novo e usado) em motores td5.
para já tenho-me centrado em dois pormenores, que me deixam com a pulga atras da orelha:

diferença entre uso de ovu e ov novo, no referido motor
temperatura ambiente ( o que pode diferenciar um pouco os resultados em inglaterra e por cá)

pss

Re: defender TD5

Enviado: sexta jun 27, 2008 2:52 pm
por A_mais
mais uns km a ov10 (e b15 prio), tou a fazer consumos que nunca fiz (ok, ok chegou o verão a bota de montanha passou para umas havaianas e o pé ficou mais leve (leia-se: dassss como o preço dos combustiveis!!!!)

entretanto ja fiz uma revisão mudei o filtro de gas...humm (não é bem filtro de gasoleo, tb não é de bio, tb não é de ov, tb por lá ja passou oleo 2t e hoje umas gotinhas de essencias, já não sei o que é que lhe posso chamar... ) mas nesse dito filtro estava um lodo no fundo!!! contudo o "liquido" que circulava no interior estava limpinho

/a parte as gotinhas de essencias de jasmim da china conseguiram reduzir o cheiro para metade!! /

como ja mencionei antes, reduzi de ov 15 para ov10, por ser o td5- injector-bomba, entretanto pesquisando noutros foruns, descobri que oo ditos injectores podem ser "rectificados" sem serem necessario trocar por novos, por isso mais para a frente vou sujeitar o "bicho" a percentagens maiores de ov (digo para já que inferiores a 25/30%)

...vamos ver...

pss

Re: defender TD5

Enviado: sexta jun 27, 2008 4:33 pm
por Fry
olá

sugiro que não faças misturas de bd com ov. não são compativeis.
abraço.

Re: defender TD5

Enviado: sexta jun 27, 2008 6:08 pm
por A_mais
que mártir....

pobre td5


Re: defender TD5

Enviado: sexta jun 27, 2008 7:24 pm
por Fry
não é só no teu... é em todos

Re: defender TD5

Enviado: sexta jun 27, 2008 10:42 pm
por orbis
isso carece de prova. o rpl tem feito misturas de bd e ovd e pelos vistos sem qq contratempo.

Re: defender TD5

Enviado: sábado jun 28, 2008 11:46 am
por klinzter
orbis Escreveu:isso carece de prova. o rpl tem feito misturas de bd e ovd e pelos vistos sem qq contratempo.
pelo menos já foi efectuado um teste, em misturar o bd e ovd, e não existiu qualquer alteração.


agora... ó rpl andava à 30% bd...

Re: defender TD5

Enviado: sábado jun 28, 2008 12:34 pm
por Fry
eu estou a avisar....

misturem b100 com ov num frasco de vidro, deixem repousar 3 a 4 semanas e reparem o que fica no fundo. não é glicerina, nem oleo vegetal... não sei o que é...mas é algo que vai certamente entupir os filtros.

Re: defender TD5

Enviado: sábado jun 28, 2008 3:16 pm
por klinzter
fry Escreveu:eu estou a avisar....

misturem b100 com ov num frasco de vidro, deixem repousar 3 a 4 semanas e reparem o que fica no fundo. não é glicerina, nem oleo vegetal... não sei o que é...mas é algo que vai certamente entupir os filtros.

pois... ai já não sei...

Re: defender TD5

Enviado: sábado jun 28, 2008 6:47 pm
por Oinq
resultado, não fiquem mais de 1 ou 2 semanas sem abastecer

Re: defender TD5

Enviado: sábado jun 28, 2008 7:55 pm
por klinzter
oinq Escreveu:resultado, não fiquem mais de 1 ou 2 semanas sem abastecer

então mais vale queimar tudo numa viagem grande

Re: defender TD5

Enviado: domingo jun 29, 2008 3:38 pm
por orbis
só por curiosidade, deixem repousar tb ovu durante algumas semanas e vejam o que fica no fundo.... abraço.

Re: defender TD5

Enviado: domingo jun 29, 2008 4:42 pm
por Luciano Kaefer
orbis
esse procedimento é feito quando da recolha do ovu.
vc quer dizer que mesmo depois de decantado, limpo e filtrado, deixando algumas semanas parado, volta a decantar impurezas ?

Re: defender TD5

Enviado: domingo jun 29, 2008 11:32 pm
por pinto
viva,eu já fiz a experiência de deixar por uma semana um garrafao de 5 lts cheio com ovu,lavado e filtrado,e o filtro é um pedaço de tecido.o óleo fica exactamente na mesma.

Re: defender TD5

Enviado: segunda jun 30, 2008 10:32 am
por A_mais
bem, retiro o que disse...

grande td5 60 litros no deposito mal aguentam uma semana quanto mais duas... 10/12 /100km

ps- ( fica o aviso tipo "no creo en las bruxas pero que los ai, los ai" isto, claro no melhor portinhol que conechem)

Re: defender TD5

Enviado: segunda jun 30, 2008 10:47 am
por orbis
o óleo mesmo depois de lavado e seco, se ficar em repouso por períodos mais ou menos longos sofre modificações apreciáveis que se traduzem em depósitos, muitas vezes cristalinos no fundo do recipiente. a boa notícia é que são solúveis em gasóleo.
agora, muito do óleo que é fornecido, mesmo por empresas de recolha só é (mal) filtrado e portanto acumula-se também muita impureza de difícil solubilidade no fundo de depósito. e isto sim, dá problemas, é só uma questão de tempo. o ovu tem muitas virtudes, mas não tenhamos ilusões, é um combustível muito porco e com consideráveis riscos associados. temos de estar preparados para conviver com esses riscos e resolver os problemas.