defender TD5




Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
A_mais
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 220
Registado: terça abr 15, 2008 2:16 pm
Localização: Leça da Palmeira
Estado: Desligado

defender TD5

Mensagem por A_mais » quarta mai 14, 2008 11:41 am

boas!!

tenho acompanhado este forum;

resolvi experimentar adicionar 10% (para começar) de ov novo no meu td5. estava um pouco receoso por ser um common rail e "land rover"... que em 115000km e 8 anos, nunca tive nenhum problema, mas... o range classic lá de casa ja teve pelo meu, pelo teu e pelo de quem apanhar...

até agora os resultados são surpreendentes, muito menos vibração em qualquer regime, menos barulho e os consumos talvez tenham baixado um bocado.

pelo que vi na tabela de bi compativeis nao é aconselhado usar mas de 35% ou 20% no verão?
land rover defender-2,5 td 5/1999-05/10p/5cyl./2492ccm/90kw/122,4ps/bhp/4200min-1/lucas/ui opção2

em relação à mudança de oleos e filtros tenho de fazer uma revisão em breve.
-uso oleo mineral 15w40 como sugerido aqui no forum (pelo fry, creio)?
-mudo de 10 em 10 mil em vez dos 20 recomendados?
-o td5 tem 2 filtros de oleo, um deles disseram-me que era so para o turbo e troca-se de 60 em 60 mil, convem mudar esse já também (tem 25mil agora)?
ponto de carga 24h para quem precisar


Avatar do Utilizador

Autor do tópico
A_mais
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 220
Registado: terça abr 15, 2008 2:16 pm
Localização: Leça da Palmeira
Estado: Desligado

Re: defender TD5

Mensagem por A_mais » segunda mai 26, 2008 11:58 am

mais noticias...
já fiz 1000 km a ov10 (e b10). até agora só aspectos positivos:

menos trepidação do motor
menos barulho
melhor resposta em baixos regimes
menor consumo, mas ainda não consegui aferir quanto.

so ums pormenores que penso serem irrelevantes:
este sabado quando puxei por ele ainda um bocado frio deitou fumo preto, mas uns km a frente a mesma situação já não se verificou. penso que será o oleo a limpar o lixo acumulado.
acho tambem que baixou um bocado a velocidade maxima, mas atribuo isso à conjugação dois factotes: proximidade da revisão/ o ov a "sujar" o filtro de diesel

pss
ponto de carga 24h para quem precisar

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
A_mais
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 220
Registado: terça abr 15, 2008 2:16 pm
Localização: Leça da Palmeira
Estado: Desligado

Re: defender TD5

Mensagem por A_mais » quarta jun 04, 2008 1:05 pm


para já continuo a notar só aspectos positivos, mas...
depois de umas pesquisas e aconselhamento de um moderador deste forum, vou ser "forçado" a reduzir a percentagem

como sugerido ando a pesquisar em foruns ingleses relativamente a utilização de ov (novo e usado) em motores td5.
para já tenho-me centrado em dois pormenores, que me deixam com a pulga atras da orelha:

diferença entre uso de ovu e ov novo, no referido motor
temperatura ambiente ( o que pode diferenciar um pouco os resultados em inglaterra e por cá)

pss
ponto de carga 24h para quem precisar

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
A_mais
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 220
Registado: terça abr 15, 2008 2:16 pm
Localização: Leça da Palmeira
Estado: Desligado

Re: defender TD5

Mensagem por A_mais » sexta jun 27, 2008 2:52 pm

mais uns km a ov10 (e b15 prio), tou a fazer consumos que nunca fiz (ok, ok chegou o verão a bota de montanha passou para umas havaianas e o pé ficou mais leve (leia-se: dassss como o preço dos combustiveis!!!!)

entretanto ja fiz uma revisão mudei o filtro de gas...humm (não é bem filtro de gasoleo, tb não é de bio, tb não é de ov, tb por lá ja passou oleo 2t e hoje umas gotinhas de essencias, já não sei o que é que lhe posso chamar... ) mas nesse dito filtro estava um lodo no fundo!!! contudo o "liquido" que circulava no interior estava limpinho

/a parte as gotinhas de essencias de jasmim da china conseguiram reduzir o cheiro para metade!! /

como ja mencionei antes, reduzi de ov 15 para ov10, por ser o td5- injector-bomba, entretanto pesquisando noutros foruns, descobri que oo ditos injectores podem ser "rectificados" sem serem necessario trocar por novos, por isso mais para a frente vou sujeitar o "bicho" a percentagens maiores de ov (digo para já que inferiores a 25/30%)

...vamos ver...

pss
ponto de carga 24h para quem precisar

Avatar do Utilizador

Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...
Estado: Desligado

Re: defender TD5

Mensagem por Fry » sexta jun 27, 2008 4:33 pm

olá

sugiro que não faças misturas de bd com ov. não são compativeis.
abraço.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
A_mais
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 220
Registado: terça abr 15, 2008 2:16 pm
Localização: Leça da Palmeira
Estado: Desligado

Re: defender TD5

Mensagem por A_mais » sexta jun 27, 2008 6:08 pm

que mártir....

pobre td5

ponto de carga 24h para quem precisar

Avatar do Utilizador

Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...
Estado: Desligado

Re: defender TD5

Mensagem por Fry » sexta jun 27, 2008 7:24 pm

não é só no teu... é em todos
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego
Estado: Desligado

Re: defender TD5

Mensagem por orbis » sexta jun 27, 2008 10:42 pm

isso carece de prova. o rpl tem feito misturas de bd e ovd e pelos vistos sem qq contratempo.

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2986
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet
Estado: Desligado

Re: defender TD5

Mensagem por klinzter » sábado jun 28, 2008 11:46 am

orbis Escreveu:isso carece de prova. o rpl tem feito misturas de bd e ovd e pelos vistos sem qq contratempo.
pelo menos já foi efectuado um teste, em misturar o bd e ovd, e não existiu qualquer alteração.


agora... ó rpl andava à 30% bd...
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...
Estado: Desligado

Re: defender TD5

Mensagem por Fry » sábado jun 28, 2008 12:34 pm

eu estou a avisar....

misturem b100 com ov num frasco de vidro, deixem repousar 3 a 4 semanas e reparem o que fica no fundo. não é glicerina, nem oleo vegetal... não sei o que é...mas é algo que vai certamente entupir os filtros.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2986
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet
Estado: Desligado

Re: defender TD5

Mensagem por klinzter » sábado jun 28, 2008 3:16 pm

fry Escreveu:eu estou a avisar....

misturem b100 com ov num frasco de vidro, deixem repousar 3 a 4 semanas e reparem o que fica no fundo. não é glicerina, nem oleo vegetal... não sei o que é...mas é algo que vai certamente entupir os filtros.

pois... ai já não sei...
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal
Estado: Desligado

Re: defender TD5

Mensagem por Oinq » sábado jun 28, 2008 6:47 pm

resultado, não fiquem mais de 1 ou 2 semanas sem abastecer
Cumprimentos
Nuno Leitão

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2986
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet
Estado: Desligado

Re: defender TD5

Mensagem por klinzter » sábado jun 28, 2008 7:55 pm

oinq Escreveu:resultado, não fiquem mais de 1 ou 2 semanas sem abastecer

então mais vale queimar tudo numa viagem grande
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego
Estado: Desligado

Re: defender TD5

Mensagem por orbis » domingo jun 29, 2008 3:38 pm

só por curiosidade, deixem repousar tb ovu durante algumas semanas e vejam o que fica no fundo.... abraço.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
Estado: Desligado

Re: defender TD5

Mensagem por Luciano Kaefer » domingo jun 29, 2008 4:42 pm

orbis
esse procedimento é feito quando da recolha do ovu.
vc quer dizer que mesmo depois de decantado, limpo e filtrado, deixando algumas semanas parado, volta a decantar impurezas ?
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins
Estado: Desligado

Re: defender TD5

Mensagem por pinto » domingo jun 29, 2008 11:32 pm

viva,eu já fiz a experiência de deixar por uma semana um garrafao de 5 lts cheio com ovu,lavado e filtrado,e o filtro é um pedaço de tecido.o óleo fica exactamente na mesma.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
A_mais
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 220
Registado: terça abr 15, 2008 2:16 pm
Localização: Leça da Palmeira
Estado: Desligado

Re: defender TD5

Mensagem por A_mais » segunda jun 30, 2008 10:32 am

bem, retiro o que disse...

grande td5 60 litros no deposito mal aguentam uma semana quanto mais duas... 10/12 /100km

ps- ( fica o aviso tipo "no creo en las bruxas pero que los ai, los ai" isto, claro no melhor portinhol que conechem)
ponto de carga 24h para quem precisar

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego
Estado: Desligado

Re: defender TD5

Mensagem por orbis » segunda jun 30, 2008 10:47 am

o óleo mesmo depois de lavado e seco, se ficar em repouso por períodos mais ou menos longos sofre modificações apreciáveis que se traduzem em depósitos, muitas vezes cristalinos no fundo do recipiente. a boa notícia é que são solúveis em gasóleo.
agora, muito do óleo que é fornecido, mesmo por empresas de recolha só é (mal) filtrado e portanto acumula-se também muita impureza de difícil solubilidade no fundo de depósito. e isto sim, dá problemas, é só uma questão de tempo. o ovu tem muitas virtudes, mas não tenhamos ilusões, é um combustível muito porco e com consideráveis riscos associados. temos de estar preparados para conviver com esses riscos e resolver os problemas.

Responder

Voltar para “Diário de bordo do meu veículo a OVD”