Alterações Corsa 1.5 D

Responder
Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por hynek »

não é preciso de ter uma paciência extraordinária para te aturar, pelo contrário, aprendi muita coisa contigo e espero que continues desenvolver este trabalho que beneficia a nossa comunidade de oleosa....

estou sempre ao dispor, desde que o tempo o permite.

quanto aos resultados, não percebi bem se o teste foi feito com o aquecedor a trabalhar ou não....

se foi com o pré-aquecedor combinado actual a trabalhar via eléctrica, mas aproveitando o circuito de refrigeração para aquecer também o ov, o resultado é realmente muito desanimador.

o corpo do aquecedor estava suficientemente quente e mesmo assim não aquecia? neste caso é uma prova que não existe a superfície de permuta do calor suficiente para o aquecimento eficiente. para quem ainda tinha dúvidas e pensava que bastam uns furos num bloco de alumínio aquecido.....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

hynek Escreveu:não é preciso de ter uma paciência extraordinária para te aturar, pelo contrário, aprendi muita coisa contigo e espero que continues desenvolver este trabalho que beneficia a nossa comunidade de oleosa....

estou sempre ao dispor, desde que o tempo o permite.

quanto aos resultados, não percebi bem se o teste foi feito com o aquecedor a trabalhar ou não....

se foi com o pré-aquecedor combinado actual a trabalhar via eléctrica, mas aproveitando o circuito de refrigeração para aquecer também o ov, o resultado é realmente muito desanimador.

o corpo do aquecedor estava suficientemente quente e mesmo assim não aquecia? neste caso é uma prova que não existe a superfície de permuta do calor suficiente para o aquecimento eficiente. para quem ainda tinha dúvidas e pensava que bastam uns furos num bloco de alumínio aquecido.....
ola
vamos por partes como ainda não acabei falta a programação o teste foi sem nenhum tipo de aquecimento so com retorno a passar pelo permutador antes das valvulas mas depois edito o poste e explico melhor.fiz mais alguns testes durante o dia mas sem pendura e muito arriscado.
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

ainda assim pode obter estes dados

Imagem
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por RED BARON »

boas.
eletrico, peço desculpa pela intromissão neste tópico mas lembrei-me de uma coisa o meu fiat punto à uns tempos atrás deixou de funcionar à temperatura que devia, o ponteiro da temperatura andava sempre no mínimo, e teve que levar um termostáto.
quando levou o termostáto novo o ponteiro passou a apontar para o meio que é a indicação de uma boa temperatura do motor e agora já está novamente a baixar , acho que o termostáto está a dar as ultimas outra vez ( 258.000km). no inverno este efeito é maior devido às baixas temperaturas.
pergunto se o teu corsa tem indicação de temperatura e se já mediste a temperatura da agua do motor, porque pode o motor não atingir a temperatura normal e isso reflecte-se muito no rendimento do permutador.
abraço.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

red baron Escreveu:boas.
eletrico, peço desculpa pela intromissão neste tópico mas lembrei-me de uma coisa o meu fiat punto à uns tempos atrás deixou de funcionar à temperatura que devia, o ponteiro da temperatura andava sempre no mínimo, e teve que levar um termostáto.
quando levou o termostáto novo o ponteiro passou a apontar para o meio que é a indicação de uma boa temperatura do motor e agora já está novamente a baixar , acho que o termostáto está a dar as ultimas outra vez ( 258.000km). no inverno este efeito é maior devido às baixas temperaturas.
pergunto se o teu corsa tem indicação de temperatura e se já mediste a temperatura da agua do motor, porque pode o motor não atingir a temperatura normal e isso reflecte-se muito no rendimento do permutador.
abraço.
ola
a questão do termostato neste caso não se põem pois o permutador ja não esta a ser alimentado por agua ,no entanto concordo que o termostato do carro ja morreu e por mim ate a muito.

no caso o circuito que deveria ser de agua esta a ser usado pelo retorno da bi anres da válvula de retorno.

red baron não a nada que pedir desculpas pois o fórum e um espaço de partilha e isso por assim dizer da-nos margem para comentar qualquer questão.

um abraço
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por RED BARON »

no caso o circuito que deveria ser de agua esta a ser usado pelo retorno da bi anres da válvula de retorno.
agora fiquei baralhado.
estás a meter o retorno da bomba no permutador para aquecer o oleo, é isso?

desculpa a insistência e não quero ser chato mas acho que vou ter que ler com calma este tópico, se calhar é percipitação minha e com uma leitura mais demorada não me ponho aqui com perguntas parvas.
só agora estou a entrar dentro destes assuntos do ovd, aqui sou mesmo novato, ainda vou perder o estatuto de moderador.lol
abraço e tem paciência.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

red baron Escreveu:
no caso o circuito que deveria ser de agua esta a ser usado pelo retorno da bi anres da válvula de retorno.
agora fiquei baralhado.
estás a meter o retorno da bomba no permutador para aquecer o oleo, é isso?

desculpa a insistência e não quero ser chato mas acho que vou ter que ler com calma este tópico, se calhar é percipitação minha e com uma leitura mais demorada não me ponho aqui com perguntas parvas.
só agora estou a entrar dentro destes assuntos do ovd, aqui sou mesmo novato, ainda vou perder o estatuto de moderador.lol
abraço e tem paciência.
e quase isso.
a ideia e que desde o arranque do carro se transfira alguma temperatura ao permutador pois como tenho que levar em conta o consumo e tenho um aquecedor no filtro do gasóleo começo a aquecer todo o circuito desde o arranque inclusive o permutador ,também juntar os retornos depois dos filtros me permitiu encurtar um bom bocado (talvez mais de 1 metro) as tubagens alem de que a mistura de combustíveis tanque/retorno e sempre a quente.depois do permutador ligar aquece os 2 canais,ou seja reaqueço o retorno antes da válvula de retorno e depois também.na pratica por um dos canais do permutador circulam 2 combustíveis diferentes.
depois de acabar a programação de gestão do processo tenho de explicar isto melhor com a alteração dos esquemas.
um abraço
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por visitante »

vivam ...

electrico..ou me está a passar um qualquer detalhe ou com essa configuração..do retorno ser um dos circuitos permutadores..estará a ocorrer um desperdiçio..estou mais convicto da segunda situação.. já que dessa forma estará o circuito de alimentação a arrefecer o circuito de retorno..

abraço
[***************]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

ola
uma imagem vale mais que mil palavras
vejam la se da para perceber ...

Imagem

com esta configuração conto no arranque com o retorno ir aquecendo tubagens e um pouco o permutador. depois liga aquecimento e quando tiver temperatura passa a o.v. nesta altura já o permutador aquece nos dois canais embora um deles seja o retorno.
pois assim o combustível e aquecido 2 vezes no permutador. penso eu de que ....
um abraço
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

peço desculpa o desenho tem um erro o retorno do o.v. e depois do filtro aquecido
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Flamingo »

pelo meu pouco conhecimento que tenho de kit de dois depósitos, tenho a comentar o seguinte:
-a valvula que se encontra do lado esquerdo seleciona o tipo de combustivel, e segundo o desenho neste momento está a trabalhar a diesel. sobre essa nada a dizer.
-a valvula da direita é do retorno, ora é sobre essa que tenho a dizer o seguinte: o retorno podia entrar do lado esquerdo na dita valvula e sair pela direita. se fosse diesel ia encontrar-se no "t" da realimentação diesel; se fosse ov ia então passar pelo aquecedor e de seguida ao "t" da realimentação do ov...
assim quando andar a diesel, o retorno diesel está a passar pelo aquecedor não sei porque???
(petrodiesel...??? já pareces o santana lopes com o ppd/psd... )

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

ola
o esquema serve para explicar o que tinha dito antes inclusive o porque de optar por passar o retorno antes da válvula pelo permutador . ... mais tarde faço um apontamento com testes...com tanta questão e respostas nunca mais acabo o programa ... com respeito a politica meu caro não comento... sou neutro... por isso...vale o que vale...
um abraço
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

olá

vamos lá ver se e desta que consigo explicar tudo de forma que me entendam.
as alterações efectuadas embora um pouco demoradas não obrigaram a instalação de mais equipamento, salvo termo contactos e um módulo de controlo do estado da bateria desenvolvido em parceria com o hynek. então as alterações foram as seguintes;

- redimensionamento de circuitos

com respeito ao redimensionamento dos circuitos, com o mudar do retorno para depois dos filtros de combustível foi possível encurtar o comprimento das tubagens em cerca de 1.5mts diminuindo também assim aqui uma parte das percas de temperatura

- isolamentos

todo o circuito desde a saída do filtro do gasóleo bem como também do filtro do óleo vegetal e o próprio filtro foram isolados.
toda a zona das válvulas, permutador, circuito de alimentação ate ao parafuso da entrada da bomba injectora, circuito de retorno desde a saída da bomba tudo foi meticulosamente isolado.

- recondiciomento do permutador

dado a grande dificuldade de obter temperaturas razoáveis a partir deste também aqui ouve alterações. assim e com vista a aumentar a eficiência do permutador mas também levando em conta a necessidade de melhor gestão de energia as alterações foram:

passar o retorno da bomba injectora por um dos canais do permutador, isto com o objectivo de que usando o filtro de gasóleo aquecido se inicie o aquecimento do combustível desde o arranque, quer pelo retorno da bomba injectora quer pelo filtro.
contudo ao passar o retorno pelo permutador ira transferir algum calor ao mesmo durante o tempo concedido pelo sistema para a compensação da descarga da bateria. após esse período (que será diferente com ou sem iluminação) o permutador começa a aquecer os dois circuitos.
como o circuito de retorno esta a ser aquecido vai aquecendo toda a tubagem evitando o arrefecimento no arranque do óleo vegetal por choque térmico, enquanto o óleo vai aquecendo num circuito que se mantêm estático ate o permutador atingir a temperatura mínima de serviço (75ªc) após isso comutam as válvulas quer de admissão quer de retorno para óleo vegetal e assim o combustível nesta altura e aquecido duas vezes.

na tentativa de aumentar a capacidade de transferência de calor do permutador por indicação do hynek foi usado material metálico para preencher parte dos caminhos do permutador. no caso onde foi possível o seu uso foram molas helicoidais previamente esticadas para poderem fazer força em vários locais visando quer melhorar a transferência de calor quer evitar a tendência do óleo de criar caminhos. onde foi possível foram usados para o mesmo efeito pequenos pedaços de rede enrolados.

- instalação de um modulo de controlo de estado de bateria

para poder saber o estado da bateria bem como a necessidade de carga extra e também para desactivar o sistema aquando a bateria esta fraca foi adicionado este módulo.

- melhoramentos na gestão de energia

quer em termos de energia quer em eficiência térmica bem como programação tudo foi ajustado para limitar o máximo o consumo tendo em vista a protecção da bateria e do alternador

- alterações ao nível da unidade de gestão de processo

toda a gestão foi reprogramada e melhorada com base nos pressupostos anteriores

assim após o teste inicial aquando do término da parte mecânica das alterações foram efectuados vários testes durante dois dias sem nenhum tipo de aquecimento, na próxima semana será testado com aquecimento no final conto apresentar um gráfico com os resultados.

cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por RPL »

boas
fico feliz por ver que o teu kit está a ir de vento em popa , desculpa não ter dito mais nada sobre o isolamento mas não tenho tido muito tempo para dedicar ao carro, mas melhores tempos virão! e roll-test como estamos quantos km e a que percentagens?
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

ola rui
pois e estou a dedicar muito tempo a isto demasiado ate em face dos resultados e só não fico por aqui por causa que já investi demasiado.
embora no que toca a minha área profissional tenha feito bom avanços no resto não tem sido muito encorajador.
o corsa não tem estado muito bem os anos já lhe pesam,as fugas ja são mais que muitas,vai ter de ser intervencionado para a semana que vem €€€
nos testes que tenho feito mais na base do consumo do equipamento e do esforço criado quer na bateria quer no alternador,cheguei realmente a conclusão que efectivamente o que levou a queimar o alternador foi o excesso de carga.
também qual o tempo médio em certas circunstancias para a reposição da carga da bateria.
assim quando de dia sem iluminação normalmente em cerca de um km o que da sensivelmente um minuto (sem mais nenhuma carga para alem do que esta de origem no carro) quando a noite com iluminação o tempo e o percurso dobram. em termos de tempo ,o tempo de relantim não conta pois não carrega suficiente.
posto isto torna-se muito arriscado o uso de aquecimento eléctrico em percursos inferiores a 10km que na pratica não fazem mais que esforçar o sistema eléctrico (isto no caso em pauta)
alem de que por segurança só devem iniciar funções depois dos primeiros 1 a 2 km para garantir reposição da carga da bateria. alias a própria elsbet recomenda que "a instalação eléctrica do veículo a ser convertido " deve " encontrar-se em bom estado".tenho estado a fazer alguns registos de temperatura no percurso de casa para o trabalho em diversas horas do dia quer com aquecimento quer sem ele assim que possível posto um gráfico explicativo.depois das ultimas alterações só fiz praticamente testes de estrada para fazer algumas verificações quer de temperatura quer de gestão de combustível nesta parte existem bons progressos.com respeito a percentagens mantenho 40% no tanque principal e 60% no de o.v. pelo menos ate ter oportunidade de fazer uma viagem grande para teste.
ainda estou a pensar procurar um permutador hidráulico para por antes do filtro ja ouvi ou vi por aqui falarem de que um qualquer carro vem com isso se entretanto conseguir saber qual talvez ainda procure no sucateiro. com respeito ao isolamento se te for preciso ainda a disponibilidade mantém-se.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por RPL »

boas
olha eléctrico a nível de carros com permutador hidráulico de origem posso-te dizer que existem vários carros com esse material, peugeot qualquer motor td e o gasolina que conheça o xsi, na vw todos os motores td ou tdi tem um permutador mas deve haver mais só da vw podem existir umas boas centenas de motores com este equipamento, estamos a falar de um permutador que a sua função é arrefecer o óleo que vem do turbo antes de entrar no cárter, uma montagem possível pode ser esta com complemento de uma resistência eléctrica igual a que o tu carro tem de origem no filtro de gasóleo juntando também para fechar um filtro e um “cabeçote”onde enroscam todos os componentes. como uma foto vale mais que mil palavras (a onde é que eu já ouvi isto?)
Imagem

Imagem

Imagem

è de notar que este conjunto também é vendido pela “biocar” e o permutador é original vw falo isto sempre numa intenção de fazer a montagem e fazer testes para verificar o desempenho do material, porque nem sempre os produtos que se vende em lojas do género não bate a bota com a perdigota, mas se tens ideia de procurar numa sucata certamente te vai sair mais barato.
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

ola
obrigada pela ajuda rpl
um abraço
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por RED BARON »

estamos a falar de um permutador que a sua função é arrefecer o óleo que vem do turbo antes de entrar no cárter
será que se pode usar para aquecer o oleo vegetal?

em vez de oleo de lubrificação passa ovu/ovd e no outrto circuito, agua do circuito de refrigeração do motor.

penso que vale a pena experimentar.
o que acham.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Flamingo »

red, esse permutador usa-se não para arrefecer oleo que vem do turbo, mas sim o que vem do carter, passa pelo filtro de oleo e vai para o turbo, ou melhor, não é so o que vai para o turbo, pelo menos na minha carrinha (vw passat 1.6 td de 1989) não é só esse, é todo ele!... os motores turbo tem um aquecimento ligeiramente superior que os atmosféricos e por consequencia com o oleo lubrificante sucede o mesmo. então alguns fabricantes resolveram usar um pequeno arrefecimento do oleo lubrificante e deste modo restituir-lhe boa parte da sua viscosidade, evitando que o oleo ao estar demasiado quente e a circular, ajudasse a aumentar a temperatura do motor... caso seja necessário, posso tirar foto do lugar onde anda essa peça e colocar aqui, se conseguir ter acesso ao "buraco"...
sobre a utilização desse permutador para ajuda no aquecimento do ov já é muito conhecida por aqui. é também utilizado por fabricantes estranjeiros de componentes para ov nos seus kits. podes ver aqui um deles...
http://www.poelmax.de/index.php
em minha opinião só por si não é suficiente, mas é uma ajuda boa e facil de aplicar no suporte do filtro como se ve nas fotos...
há quem tenha a ideia de que este permutador facilita a tarefa do filtro considerando ser um "filtro aquecido" e facilitando a circulação do ov ao passar por ele na sua filtragem ao tornar-se menos viscoso com o aquecimento. eu penso que não será bem assim, pelo que conheço o ov quando entra no filtro vai direto ao fundo deste, deixando a àgua condensada no fundo e depois subindo pela zona filtrante, e só depois... é que entra na zona quente!!! ora o ov acaba por passar à mesma pelo filtro a temperaturas mais baixas, o calor está em cima e tem sempre tendencia a subir... apercebime disso nas experiencias com as resistencias...

o que está na primeira foto desconheço, mas acho interessante...

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por RED BARON »

flamingo, obrigado pela ajuda.
ainda estou muito crú nestas questões de mecánica e com pouco conhecimento de hardware existente relacionado com este tema do ovd.
abraço.

Responder

Voltar para “Diário de bordo do meu veículo a OVD”