205 xad 1.8 a rolar

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: 205 xad 1.8 a rolar

Mensagem por Eletrico »

hynek Escreveu:(todos erramos, é humano)
o que não e de humano e não apender com os erros
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


XavierMaluco
Mensagens: 335
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Re: 205 xad 1.8 a rolar

Mensagem por XavierMaluco »

quem nunca erra não normal, mas errar sempre também é maluco

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: 205 xad 1.8 a rolar

Mensagem por hynek »

rpl Escreveu:
hynek Escreveu: … se quiseres posso emprestar-te o meu equipamento pois é de fácil montagem e é amovível também tem pouca margem para erros, já agora gostava de saber que resultados vais obter com um pré aquecimento eléctrico. [/color]
obrigado pela disponibilidade, vou tentar ser auto-suficiente com os meus meios, por enquanto. no futuro quero investir num equipamento que possa fazer parte dos kits, para que os clientes possam verificar as temperaturas.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Re: 205 xad 1.8 a rolar

Mensagem por RPL »

hynek Escreveu:
rpl Escreveu:
hynek Escreveu: … se quiseres posso emprestar-te o meu equipamento pois é de fácil montagem e é amovível também tem pouca margem para erros, já agora gostava de saber que resultados vais obter com um pré aquecimento eléctrico. [/color]
obrigado pela disponibilidade, vou tentar ser auto-suficiente com os meus meios, por enquanto. no futuro quero investir num equipamento que possa fazer parte dos kits, para que os clientes possam verificar as temperaturas.
ok, mas se precisares é só dares uma apitadela! sem compromisso claro!

o tony64 não dá sinais de vida aqui no fórum vou tentar entrar em contacto telefónico com ele.
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: 205 xad 1.8 a rolar

Mensagem por hynek »

o tony64 já reagiu? está disposto explicar e corrigir o problema?
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 333
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm
Localização: Via Láctea

Re: 205 xad 1.8 a rolar

Mensagem por Jorge Santos »

e fiquei sem saber o que será melhor 4w ou 8w!
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)


Autor do tópico
RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Re: 205 xad 1.8 a rolar

Mensagem por RPL »

jorge santos Escreveu:e fiquei sem saber o que será melhor 4w ou 8w!


não entendi??? 4w 8w?
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Avatar do Utilizador

Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 333
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm
Localização: Via Láctea

Re: 205 xad 1.8 a rolar

Mensagem por Jorge Santos »

rpl Escreveu:
jorge santos Escreveu:e fiquei sem saber o que será melhor 4w ou 8w!


não entendi??? 4w 8w?
nem queiras foi uma acessa discussão que houve! esquece!
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: 205 xad 1.8 a rolar

Mensagem por Eletrico »

e melhor não desenterrar o machado
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Re: 205 xad 1.8 a rolar

Mensagem por RPL »

hynek Escreveu:o tony64 já reagiu? está disposto explicar e corrigir o problema?

boas…
a única resposta que a empresa biocar me deu foi que tinha o meu circuito mal montado! ok então eles sugerem que seja instalado segundo o esquema:
(esquema fornecido pela biocar)
esquema de montagem do permutador de calor ao circuito da refrigeração do motor

material necessário:

• 1x permutador de calor
• 2x peça t
• 10x braçadeiras
• 1x tubo de refrigeração

Imagem
os passos de montagem:
1. fixar o permutador de calor num sitio fixo e seguro.
2. retirar alguma água/anticongelante e guardar num recipiente.
3. cortar o tubo da refrigeração que liga a sofagem do carro e ligar um t nesse sitio .
4. ligar o novo tubo á perna do t e a torneira (fechar torneira no caso de só querer consumir gasóleo).
5. ligar um novo tubo da torneira ao permutador de calor.
6. cortar o tubo que sai da sofagem e que volta ao circuito da refrigeração e ligar um t nesse sitio.
7. ligar o novo tubo á perna do t e ao permutador de calor
8. voltar a colocar a água/anticongelante no circuito de refrigeração.
9. verificar se esta tudo bem apertado e se não há fugas de água.

tudo bem até aqui, mas se repararem o meu esquema não tem torneiras nem termóstatos muito menos sofagens em paralelo com o permutador

Imagem

. aconselhado pelo henk fiz a montagem como está no esquema acima e o resultado foi que a temperatura máxima que atingi com o permutador em paralelo com o radiador da sofagem foi de 46ºc, não seria de esperar mais como é obvio se na minha instalação o permutador está em série com o radiador da sofagem o que obriga a que todo o caudal que seja obrigado a passar pelo permutador, sendo por ordem permutador; pré-aquecedor do filtro; radiador da sofagem e só depois o motor. como já estava a mexer no circuito experimentei desligar os tubos que saem do motor e originalmente vão ao radiador da sofagem e ligar só o permutador directo aos tubos sem mais nenhum “atrofio” de caudal pelo meio e o resultado foi de

……. suspance…..

80ºc na agua e apenas 53ºc no ov
agora tenho toda a liberdade de alertar a comunidade do ov que queira comprar material na biocar tenham atenção pois o permutador
Imagem
não cumpre com os requisitos especificados no site.
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: 205 xad 1.8 a rolar

Mensagem por Eletrico »

ola
rpl só falta uma coisa como quando se recomenda um permutador e se diz que da para um carro que pode consumir ate xl /100 não se perdia dizeres qual o consumo do teu carro e qual o máximo do permutador ,e só para complementar.

uma nota em conclusão também - um bom instalador não e aquele que vende e monta mas sim aquele que mesmo não vendendo e abdicando muitas vezes de seus honorários ,ajuda aconselha,acompanha e apoia por certo concordas com o que digo:
obrigada pela ajuda hynek


cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: 205 xad 1.8 a rolar

Mensagem por orbis »

subscrevo.


Autor do tópico
RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Re: 205 xad 1.8 a rolar

Mensagem por RPL »

orbis Escreveu:subscrevo.
eletrico tens toda a razão então aqui vai o meu carro tem um consumo médio de 5l/100km o permutador não indica a sua capacidade máxima mas, segundo o site da biocar este permutador é indicado para carros com um consumo de 10l/100km, fazendo bem a conta dava e sobrava para o meu carro mas na verdade nem para metade do consumo do meu carro serve!
o engraçado (que não tem piada nenhuma) é que quando aparece alguma coisa inovadora no mercado que tem alguma procura mas não existe empresas para satisfazer essa procura, qualquer sapateiro abre uma casa desse tipo de artigos pois vê uma oportunidade de agarrar mais uns € para o bolso, mas no fundo no fundo …. não deixa de ser um sapateiro!

moral da historia:

“ nem todos os sapateiros tem que entender e gostar de sapatos, pois a motivação principal são sempre os €”
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: 205 xad 1.8 a rolar

Mensagem por hynek »

rpl, andei a medir as temperaturas com permutador, sem permutador, só com aquecimento eléctrico, com retorno, sem retorno, etc....

só com permutador, que demora bastante tempo a atingir temperaturas aceitáveis, cheguei até uns 65 ºc, mas com realimentação do retorno e com tubagem, filtros, permutador bem isolados termicamente. já não me lembro se tens realimentação do retorno, isso ajuda muito. se quiseres, posso aconselhar-te resolver isso.

sem realimentação do retorno as temperaturas rondavam 45 ºc (consumo do lr anda entre 8 a 12 lt/100 km).

também andei medir as temperaturas nos carros que adaptei e realmente raramente ultrapassam os 70 ºc. consultei europecon sobre esta insuficiência. explicaram-me que, como o termocontacto no corpo do aquecedor é de 75 ºc, a temperatura na saída é sempre mais baixa, pois para permuta do calor tem de haver um desnível de temperatura (lógico ). os 75 ºc necessários correspondem a ov100. quando a temperatura ronda os 60 ºc (mas acima), é preciso adicionar uns 5 % do gasóleo. portanto insuficiência no aquecimento pode ser compensada pela adição do gasóleo.

como geralmente aconselho percentagens ainda mais baixas, penso que quem seguir estes conselhos, está seguro.

agora no meu lr tenho um permutador de 2 kw (12 placas) e um pré-aquecedor eléctrico que mantém temperaturas acima dos 70 ºc. mesmo com consumo elevado, na autoestrada (acima de 130) continua manter a temperatura sem qualquer problema.

por isso penso que consegues chegar aos valores de temperatura mais aceitáveis, acima de 65 ºc, se melhorares o esquema.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Re: 205 xad 1.8 a rolar

Mensagem por RPL »

boas

pois é ao fim de 51000km sem problemas nenhuns e um ano passado chegou a hora de ir ao centro de inspecção! ora a fritadeira entrou a dar cartas na maquina de gases, o kit chamou á atenção do inspector mas o filtro aquecido do r5 d. é conhecido por isso não houve espiga no final da inspecção lá estava a folhinha verde só com a anotação dos pneus um pouco acima da medida original. lá está mais uma fritadeira com kit 2t a passar na inspecção.
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18


Autor do tópico
RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Re: 205 xad 1.8 a rolar

Mensagem por RPL »

boas

ao fim de algum tempo aqui apareço outra vez, mas sempre com boas noticias a minha fritadeira já conta com 70000km sem problemas, mas há um vedante ou outro que não gostou do uso de b100 e então esta a perder um pouquinho, nada que não se resolva.



ovu não é crime lol
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18


Autor do tópico
RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Re: 205 xad 1.8 a rolar

Mensagem por RPL »

mais 10000 sem problemas






ovu não é crime lol
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18


wanderis
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta jul 23, 2008 11:43 pm

Re: 205 xad 1.8 a rolar

Mensagem por wanderis »

posso contar com a sua experiência na adaptação do clio?
obrigado


Autor do tópico
RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Re: 205 xad 1.8 a rolar

Mensagem por RPL »

com certeza
mas aconselhava-o a dar uma vista de olhos pelo fórum, e depois á certas questões que tem de colocar, como por exemplo arranja óleo usado suficiente para compensar o kit? quantos km faz por semana? que tipo de kit usar etc etc
mas qualquer dúvida estarei ao dispor.
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18


wanderis
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta jul 23, 2008 11:43 pm

Re: 205 xad 1.8 a rolar

Mensagem por wanderis »

acho q já li quase todo o fórum, e a conclusão q tirei foi instalar um kit d 2 depósitos
meu clio tem aquecimento hidráulico no filtro do gasóleo, com isso acho q dispenso o permutador, basta um eléctrico para aquecer o gasóleo até que o motor esteja quente o suficiente para aquecer a água. pela foto, parece se igual um q vc tem no seu. antes de avança, vou medir a temperatura do gasóleo só com este q já existe (medir o tempo q leva até atingir a temperatura ideal) para ter a certeza q posso dispensar o permutador.
em relação ao óleo usado, vou comparar já tratado e pronto a usar, pois não tenho lugar para ser eu mesmo a tratar. há quem vende a 50 cêntimos, acho q compensa o kit dentro de pouco tempo pois faço por volta de 2.000 kms por mês.
se comprar o material no estrangeiro (na alemanha) fica bem mais em conta. já tive a ver os preços por lá na internet e fica bem mais barato.

Responder

Voltar para “Diário de bordo do meu veículo a OVD”