Kit de 2 depósitos no Land Rover

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Kit de 2 depósitos no Land Rover

Mensagem por hynek »

na sexta passada finalmente chegaram as peças que ainda faltavam para eu poder montar um kit, com componentes da europecon, no meu land rover discovery 300 tdi. o fim-de-semana passei na garagem, também uma parte da segunda. no total a montagem demorou umas 25 horas (incluindo a pensar no esquema, inventar, fazer suportes, desenvolver o esquema eléctrico, etc...). uma espécie de workshop unipessoal ....

os componentes profissionais, que mandei vir, são:
- 2 válvulas de 3/2 vias pevekoil
- 1 válvula automática de purga de ar
- 1 pré-aquecedor eléctrico e-tec-heater

o resto comprei cá:
- tubos de combustível de 8 e 10 mm, abraçadeiras
- relés, porta fusíveis, fios, etc....

no lugar do 2.º depósito tenho um jerrycan de 10 l (é de óleo hidráulico), já mandei vir o depósito como deve ser.

algumas fotos de montagem:


as 2 válvulas pevekoil com pré-aquecedor num suporte
Imagem

Imagem


válvula automática de purga de ar e caixa que abriga relés e porta-fussíveis
Imagem


todos os componentes no su porte
Imagem


e montado no seu lugar
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


ainda mandei vir um permutador, que vou incluir antes do filtro. a parte eléctrica vou desenvolver eu, neste momento posso ligar a purga ou andar a ov e ligar ou desligar o aquecimento. mais alguns fios, led's, comutadores, etc., e passa a ter todas as funções necessárias:
- funcionamento a ov ou a gasóleo em manual
- funcionamento a ov ou a gasóleo em automático
- purga rápida do sistema
- ligar ou desligar o pré-aquecimento

amanhã vou à inspecção .... a ov100 (usado, lavado segundo a receita do fry)
Última edição por hynek em terça jan 23, 2007 11:11 pm, editado 2 vezes no total.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

boas.
bem bom esse esquema , espero n me enganar mas na ipo n sei se eles vão gostar de ver isso montado no motor.
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

jossef Escreveu:boas.
bem bom esse esquema , espero n me enganar mas na ipo n sei se eles vão gostar de ver isso montado no motor.
é o que quero saber .....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

vicnuno
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: sábado dez 23, 2006 8:48 pm
Localização: Lisboa

Mensagem por vicnuno »

boa sorte para a inspecção

eles vão ver que está tao bem montado que ainda te pedem conselhos


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

também quero um kit desses
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Aldo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça jun 13, 2006 9:41 pm
Localização: Viseu

Mensagem por Aldo »

viva hynek tenho tambem um disco 300 e o jossef mandou vir uma peça para ele e outra para mim iso é façil de montar ou tu podes montar isso ai em tua casa? tambem sou dai mas trabalho com o jossef em lx

Avatar do Utilizador

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil

Mensagem por ANCCO »

hynek,

parabéns pelo sistema, está muito bem montado e organizado, não é fácil obter espaço no compartimento do motor para adaptações, sei que teve que pensar bem para organizar tudo.
gostaria de saber se utilizará o mesmo filtro para o diesel e para o ov, e se as válvulas que adotou são com conexão 1/2" ou diâmetro interno 1/2"? digo isso porque pretendo colocar eletroválvulas de 6mm de diâmetro interno, com conexão 1/4" npt (algo como 14mm de rosca externa).
a caixa de relês que instalou é muito providencial, organiza sobremaneira a parte elétrica do sistema. é de algum veículo? ou foi desenvolvida pela europecon?
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO


kadinho
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta jan 11, 2007 12:13 am

Mensagem por kadinho »

não percebo nada disso mas gostei mt do projecto. parabéns e boa sorte para a ipo !!!

cumps

Avatar do Utilizador

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil

Mensagem por ANCCO »

senhores,

só para terem uma idéia do que acontece no brasil:
- é proibido por lei adicionar ov ao diesel para uso combustível: a vontade de faturar mais impostos através do bd é tamanha que o governo tende a inviabilizar a produção do bd no país, pois os produtores cadastrados não podem vender bd diretamente ao consumidor final, somente para as distribuidoras (leia-se a estatal petrobras);
usar ov direto, no entanto, não é proibido......
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

nem comento
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

hoje de manhã fui à ipo com carrinha de 9 lugares hyundai h1 (afinal enganei-me, o lr vai amanhã à tarde). a carrinha tem 3 anos e 39.000 km.

trazia no depósito mistura ov30. correu tudo bem, cheirava um bocado a fritos. a análise da opacidade deu 0,96, o limite é 3. por isso está muito bem. não há medição das outras emissões (co, co2, nox) nos motores diesel.

depois fui falar com o técnico sobre o ov, perguntar a opinião deles e se há algum problema em usar o ov. ele disse que não há problema desde que o carro passe dentro dos limites estabelecidos. depois fui falar com o chefe dos técnicos que confirmou isso. se o sistema tivesse 2 depósitos, o carro comuta para gasóleo e faz inspecção normal. se passar, está tudo bem. o procedimento é igual a do gpl.

segundo tabelas que lá tem, o motor tem de cumprir as seguintes normas de opacidade:

- carros com matrícula antes de janeiro de 1980
admissão normal - inferior a 4,0
turbo - inferior a 4,5

- carros com matrícula de 1980 a 1993
admissão normal - inferior a 2,5
turbo - inferior a 3,0

- carros com matrícula posterior a 1993
igual ao anterior, de 1980 a 1993

portanto já tenho certeza que não haverá problemas por andar a ov nem por ter o kit montado.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

fry Escreveu:também quero um kit desses
tu vais ter um bem superior

só tens de aguardar.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

aldo Escreveu:viva hynek tenho tambem um disco 300 e o jossef mandou vir uma peça para ele e outra para mim iso é façil de montar ou tu podes montar isso ai em tua casa? tambem sou dai mas trabalho com o jossef em lx
acho que é muito fácil, isso quer dizer - não é complicado. acho que a maioria das pessoas é capaz fazer isso. é um bocado demorado.

já prometi ao jossef montar cá isso. monto o teu também. além do pré-aquecedor é preciso o tubo de combustível, abraçadeiras, relé, porta-fussível, fios, terminais, interruptor, eventualmente alguma redução.

a minha garagem-oficina está muito bem equipada para isso e para muito mais.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

ancco Escreveu:hynek,

parabéns pelo sistema, está muito bem montado e organizado, não é fácil obter espaço no compartimento do motor para adaptações, sei que teve que pensar bem para organizar tudo.
gostaria de saber se utilizará o mesmo filtro para o diesel e para o ov, e se as válvulas que adotou são com conexão 1/2" ou diâmetro interno 1/2"? digo isso porque pretendo colocar eletroválvulas de 6mm de diâmetro interno, com conexão 1/4" npt (algo como 14mm de rosca externa).
a caixa de relês que instalou é muito providencial, organiza sobremaneira a parte elétrica do sistema. é de algum veículo? ou foi desenvolvida pela europecon?
ancco,
obrigado pelo elogio, fico contente por gostares. tem de se perder algum tempo a pensar, como organizar o espaço.

o esquema que desenvolvi é o mais simples possível. dispensei a bomba auxiliar e utilizo a bomba de transferência para os dois combustíveis. aliás a primeira válvula comuta o combustível antes da entrada a esta bomba, depois o resto é comum para ov e gasóleo, isto é:
- válvula de purga de ar
- filtro de combustível
- pré-aquecedor eléctrico

no fim, na saída da bi (retorno) outra válvula comuta ou para ligar retorno à admissão da bomba de transferência (por onde faço a purga e vai para depósito principal - ov) ou para a válvula de purga de ar (circuito fechado).

assim posso fazer uma purga rápida ou andar só a ov ou só a gasóleo. o aquecimento pode ser ligado à parte. o arranque é feito a gasóleo e só depois ligo o aquecimento, para poupar a bateria.

as roscas são g3/8", as ligações para os tubos vem com rosca apropriada. diâmetro interno nominal é de 13 mm. eletroválvulas de 6 mm de diâmetro interno parece-me pouco para ov.

a caixa de relés e fussíveis é de opel astra - arranjei na sucata. adaptei-a.

a europecon tem, nos seus kits, as caixas que integram tudo - relés, temporizadores, fussíveis.... (daí tirei a inspiração), desenvolvido por eles mas não vendido em separado.

o fry mandou vir um kit desses, depois vamos relatar melhor os pormenores.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil

Mensagem por ANCCO »

hynek,

uma dúvida que ainda me assola : qual a necessidade da válvula automática de purga do ar? peço desculpar minha ignorância no assunto, mas tem algo a ver com o retorno do combustível para a bi? ouvi falar que o retorno cria ar na tubulação que vai ao tanque principal, já tentou me explicar, mas ainda não entendi... estou um pouco "apatralhado", para não dizer atrapalhado....
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

ancco Escreveu:hynek,

uma dúvida que ainda me assola : qual a necessidade da válvula automática de purga do ar? peço desculpar minha ignorância no assunto, mas tem algo a ver com o retorno do combustível para a bi? ouvi falar que o retorno cria ar na tubulação que vai ao tanque principal, já tentou me explicar, mas ainda não entendi... estou um pouco "apatralhado", para não dizer atrapalhado....
eu no meu lr até nem tive problemas com ar no sistema, causado pelo funcionamento. o retorno serve para mandar as eventuais bolhas de ar para depósito. com o retorno em circuito fechado, o ar pode começar acumular-se e causar a paragem do motor.

eu inclui a válvula de purga de ar por mera precaução. já vi como funciona e vi que o ar sai de vez em quando. por isso vou manté-la.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

IPO

Mensagem por hynek »

hoje houve o dia "d" da ipo.

sem qualquer problema. disse que andava a ov e deixaram-me fazer vários testes de opacidade:
- com ov perto de 100 % - 0,25
- com algum gasóleo - 0,33
- só com gasóleo - 1,81

ficaram interessados neste sistema, a fazer perguntas. expliquei, como funciona, como está montado.

por isso não é preciso ter receio. são técnicos, gente porreira.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

pois é mas não vamos todos a viseu fazer a ipo e os q apanhaste este ano podem n ser os do ano q vem. mas lá diz o ditado enquanto o pau vai e vem .....
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

não custa nada ir perguntar ao centro de inspecções - façam isso e ficam saber.

no entanto mais fotos do kit, agora já incluindo a parte eléctrica. já tem todas as funções necessárias:
- 1 comutador para funcionamento em manual ou automático
- 1 comutador para funcionamento a ov ou a gasóleo (em manual)
- 1 botão para ligar a purga rápida do sistema
- 1 interruptor para ligar ou desligar o pré-aquecimento
- as led's para sinalizar os estados de regime

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


dende
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta jan 03, 2007 6:18 pm

Kit 2 depósitos

Mensagem por dende »

olá hynec

parabéns pelo seu trabalho. no entanto, analisando o seu esquema do “kit 2 depósitos com retorno”, talvez pudesse ficar um pouco mais barato se fosse anulada a segunda válvula comutadora, já que, os combustíveis não retornam aos seus respectivos depósitos. assim sendo, a única válvula seria intercalada entre os depósitos e o primeiro filtro e o retorno após esta. imagino também a eliminação de 1 conjunto de filtros mas… daqui por pouco o burro morre.

http://img405.imageshack.us/img405/7230 ... modlx9.jpg

cumprimentos,

dendê

Responder

Voltar para “Diário de bordo do meu veículo a OVD”