sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por Oinq »

itisix Escreveu:fugindo um bocadinho ao tema, eu recomendaria sistema de piso radiante com muitos metros de tubo estendito pelo terreno adjacente a cerca de 1 metro de profundidade. a regra geral é de 1 para 2 ou 1 para 3. este sistema é suficiente para ter uma casa a uns 16, 17 graus. claro que para a maioria de nós isso é frio, mas se pensarmos que é praticamente de borla e que nós é que estamos mal habituados, até faz sentido.
eu tenho sempre a minha casa no máximo a 17,5 graus. não ando lá em manga curta, mas também não passo frio. e se quiser mais "ambiente" meto 2 cavacas na lareira.
infelizmente não tenho piso radiante, porque a casa não está preparada para isso.
outro grande senão é que temos que ter muito terreno para estender os tubos.

como é que é? fazes passar a agua que vai para o piso por um terreno? equilibras a temperatura do piso com a do terreno é isso?
Cumprimentos
Nuno Leitão


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por itisix »

oinq Escreveu:como é que é? fazes passar a agua que vai para o piso por um terreno? equilibras a temperatura do piso com a do terreno é isso?
sim, basicamente é isso.
há várias maneiras de o fazer, consoante a zona e aquilo que se pode aproveitas.

Imagem

Imagem

Imagem

esta última é a solução mais económica (penso eu) porque até pode ser quase tudo executado por nós. pelo menos os buracos e estender os tubos não é dificil. cansa, mas é possível. ver mais para o fim da página.

http://www.centralheating.co.nz/net/pic ... llery.aspx

Imagem



Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por Oinq »

e so gastas 40 ou 50 w/h para a bomba que até podem vir de um painel solar...
Cumprimentos
Nuno Leitão


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por itisix »

oinq Escreveu:e so gastas 40 ou 50 w/h para a bomba que até podem vir de um painel solar...
precisamente.
acho que é essencial mandar fazer um estudo geológico da zona.
eu por acaso não tenho terreno que chegue para fazer uma coisa destas, mas se cavar um buraco tenho água a 1 a 2 metros abaixo. melhor ainda que é perto do mar e da ria de aveiro, logo terá mais probabilidade de, no inverno, estar a uma temperatura superior. só me falta saber a que temperatura... acho que ainda vou comprar um termómetro com cabo e enterrar para monitorizar os valores.

ah, e arrefece de verão também se for preciso.
e aqui que ninguém nos ouve, instalar o sistema dentro de casa não será muito difícil. qualquer um estende o tubo. depois basta um trolha para colocar o cimento (nem que o trolha sejemos nós ).
o pior mesmo é em casas existentes, mas em casas novas é uma coisa a pensar.


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por Oinq »

itisix Escreveu:e aqui que ninguém nos ouve, instalar o sistema dentro de casa não será muito difícil. qualquer um estende o tubo. depois basta um trolha para colocar o cimento (nem que o trolha sejemos nós ).

estou a construir casa, e a parte de por piso radiante colocado por mim, ja eu tinha decidido. agora essa de equilibrar as temperaturas da casa com o terreno, nunca me tinha aparecido. tenho de estudar isso muito bem. obrigado pla "lembradura".
Cumprimentos
Nuno Leitão


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por itisix »

oinq Escreveu:
itisix Escreveu:e aqui que ninguém nos ouve, instalar o sistema dentro de casa não será muito difícil. qualquer um estende o tubo. depois basta um trolha para colocar o cimento (nem que o trolha sejemos nós ).

estou a construir casa, e a parte de por piso radiante colocado por mim, ja eu tinha decidido. agora essa de equilibrar as temperaturas da casa com o terreno, nunca me tinha aparecido. tenho de estudar isso muito bem. obrigado pla "lembradura".
isto é muito usado com bomba de calor. se por acaso ías para uma solução dessas, ainda melhor. a isso juntanto uns paineis solares (se for preciso).

também funciona bem (segundo ouvir dizer) com uma caldeira modulante ou de condensação. como é piso radiante a temperatura que precisas é mesmo muito baixa, logo podes ter bons ganhos ao estender tubo pelo quintal.
outra solução (mais cara) é abrir um furo para ir apanhar água subterrânea mais quente.

já agora, de que zonas és? não és dos açores, pois não? isso é que era.


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por Oinq »

itisix Escreveu:isto é muito usado com bomba de calor. se por acaso ías para uma solução dessas, ainda melhor. a isso juntanto uns paineis solares (se for preciso).
o que eu estava a equacionar, era painel solar, sem apoio, a agua passa à temperatura que estiver, ( max de 40 claro ) como ja tenho paineis não homologados, posso usa-los em alguma coisa.
Cumprimentos
Nuno Leitão


miguelanjosousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda fev 23, 2009 8:38 am

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por miguelanjosousa »

mas o paimel solar estará ligado a quê?

tenho o circuito do sistema debaixo da terra ai a 60, a 80 cm. tudo bem e o sistema solar térmico na cobertura.

e ligo a uma bomaba de calor?

miguel


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por itisix »

miguelanjosousa Escreveu:mas o paimel solar estará ligado a quê?

tenho o circuito do sistema debaixo da terra ai a 60, a 80 cm. tudo bem e o sistema solar térmico na cobertura.

e ligo a uma bomaba de calor?

miguel
sim ou não.

se tiveres calor suficiente do sistema, a bomba de calor não é precisa.

o sistema traz a água aquecida do exterior e fá-la circular pelo interior, voltando para o exterior e por aí fora. a bomba de calor o que vai fazer é aquecer mais a água.

com o solar, a mesma coisa. com sol tens sempre calor, o pior é quando não tens, aí entra a bomba de calor a trabalhar.

os 2 juntos (geotérmico e solar) talvez a melhor maneira seja de ter um quadro de controlo e estarem os 2 "separados". ou então ter um depósito termoacumulador com a água que vem do solo e com serpentina para o solar. ou então 2 serpentinas, 1 para cada. não sei exactamente qual será a melhor solução. com uma bomba de calor, esta retira o calor da água do solar e do solo e injecta na água da casa. isto já é areia a mais para a minha camionete...


miguelanjosousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda fev 23, 2009 8:38 am

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por miguelanjosousa »

então será que se tiver um circuito fechado com as serpentinas enterradas no solo exterior, as serpentinas do piso radiante e o sistema termossifão resulta?

miguel


Kami
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por Kami »

boas

será que ainda ninguém percebeu que este sistema que está a ser descrito é o sistema a que alguns iluminados chamam chamam "geotermia"?

metam isso a pensar que não vão precisar de mais nada para aquecer a casa e vão ter uma surpresa!!! não se esqueçam dos cobertores!

a única vantagem desse sistema é melhorar ligeiramente, repito, ligeiramente o cop de uma bomba de calor! de resto não serve para mais nada além de dar trabalho e custar muitos euros em tubo e a fazer esses lindos buracos!!!!!
sem uma bomba de calor água-água associada isso não serve para nada!!!!

cumps


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por itisix »

kami Escreveu:boas

será que ainda ninguém percebeu que este sistema que está a ser descrito é o sistema a que alguns iluminados chamam chamam "geotermia"?

metam isso a pensar que não vão precisar de mais nada para aquecer a casa e vão ter uma surpresa!!! não se esqueçam dos cobertores!

a única vantagem desse sistema é melhorar ligeiramente, repito, ligeiramente o cop de uma bomba de calor! de resto não serve para mais nada além de dar trabalho e custar muitos euros em tubo e a fazer esses lindos buracos!!!!!
sem uma bomba de calor água-água associada isso não serve para nada!!!!

cumps
eu não digo nada porque não tenho, mas ainda um dia destes vi num programa em inglaterra uma casa com temperaturas a rondar os 18 graus e só tinha tubos e bomba circuladora.

mas eles não percebem nada disso mesmo...


Joaquim Santos
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: terça out 21, 2008 5:04 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por Joaquim Santos »

manuelcar Escreveu:então começo eu, e começo logo por aquele que conheço melhor: o piso radiante.
para quem está a construir uma casa, esta opção de aquecimento ambiente tem muito interesse.
construtivamente trata-se de um caixote isolado que se coloca debaixo do chão. primeiro cobre-se o chão com floormate bem encaixado e unido com fita de aluminio fazendo um rebordo em torno das paredes e pilares. sobre essa placa agrafa-se uma serpentina de tubo (pe, creio). depois cobre-se tudo com uns bons 6 cm de betonilha que deve ficar até ao nível do rebordo. finalmente assenta-se o pavimento que pode ser madeira ou tijoleira. esta laje cobre toda a superfície da casa e acumula o calor transmitido pela água que circula e vai-o libertando devagar. como podem imaginar não é possível ligar o aquecimento quando se chega a casa e esperar que o ambiente aqueça rapidamente. isto leva horas e horas. mas a verdade é que esta inercia também permite manter a temperatura por muito tempo depois de desligar. na minha casa, de inverno a descida de temperatura durante a noite é de 1º, e com tudo desligado.

mas a principal vantagem deste sistema é que a agua circula a apenas 40º, ao contrário dos 80º dos radiadores (uma vez que a superfície é tão grande não é necessário um grande diferencial térmico para que funcione). de facto a água retorna ao tanque a cerca de 25º pelo que a eficiência dos painéis melhora consideravelmente. (funcionam em condições menos favoráveis como seja ao fim da tarde ou por tempo muito nublado).
a minha experiência prática leva-me a recomendar fortemente este sistema para quem usa ou pretende usar o solar.
antes de mais quero dar os parabéns pelo tópico.
aquilo que eu gostava de ver discutido é se efectivamente este sistema funciona e como funciona, tipo de permutador, circulador, etc, etc, porque me parece que na altura em que necessitamos do aquecimento não temos o sol para nos aquecer a água que vai circular no piso radiante. apesar de se poder acumular a água a questão, pelo menos para mim, é qual a quantidade de acumulação necessária para podermos ter o aquecimento a funcionar para os 17º/18º entre as 19h00 e as 23h00 por exemplo e qual o tamanho do painel para aquecer essa quantidade de água?

obrigado


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por itisix »

joaquim santos Escreveu: apesar de se poder acumular a água a questão, pelo menos para mim, é qual a quantidade de acumulação necessária para podermos ter o aquecimento a funcionar para os 17º/18º entre as 19h00 e as 23h00 por exemplo e qual o tamanho do painel para aquecer essa quantidade de água?

obrigado
boas,

isso é muito relativo, e eu também não tenho conhecimentos técnicos para responder claramente.
sei é que há sistemas de pavimento radiante que funcionam praticamente só com o sol. claro que há sempre dias sem sol, mas sempre alguma coisa nos chega. a real vantagem ficam em ter um sistema desses instalado de raiz. o que acontece sem estiver mesmo bem instalado é o sol aquecer a água do sistema e esta circular pela casa. como o sistema está no piso, coberto de betão, e outros, essa base vai aquecer, e mesmo depois de não ter mais calor, a inércia é suficiente para manter a casa quente por várias horas. o mesmo principio que a pedra do "bife na pedra"
assim, não é preciso acumular água, basta acumular calor dentro de casa, que é o que faz mais sentido.
nesta solução, o principal é ter a laje da casa muito bem isolada por baixo, sendo a espessura do piso o verdadeiro aquecedor. funciona basicamente da mesma maneira que os acumuladores de calor da edp.

um dia destes vi uma casa que não tinha qualquer tipo de aquecimento. o único aquecimento que existia eram as pessoas. a casa quase 100% estanque. a normal ventilação era efectuada por um permutador de calor próprio que recolhe o calor do ar que sai e o injecta no ar que entra. confesso que tenho de investigar melhor essa solução, que me ficou o bichito a morder.


Kami
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por Kami »

boas
eu não digo nada porque não tenho, mas ainda um dia destes vi num programa em inglaterra uma casa com temperaturas a rondar os 18 graus e só tinha tubos e bomba circuladora.

mas eles não percebem nada disso mesmo...
claro que viu... também acredita na magia?
... e viu a temperatura que estava na rua? viu se estava um dia de sol? e se a casa tem janelas viradas a sul?

eu às 4 da tarde ontem devia ter mais de 25º na cozinha do meu apartamento... e não tinha aquecimento ligado. será magia?... será um sistema revolucionário. sim claro.... tem janelas viradas para sul e esteve sol!!!!!

o sistema é bom... mas é caro e sem uma bomba de calor vale pouco.

cumps


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por itisix »

kami Escreveu:boas
eu não digo nada porque não tenho, mas ainda um dia destes vi num programa em inglaterra uma casa com temperaturas a rondar os 18 graus e só tinha tubos e bomba circuladora.

mas eles não percebem nada disso mesmo...
claro que viu... também acredita na magia?
... e viu a temperatura que estava na rua? viu se estava um dia de sol? e se a casa tem janelas viradas a sul?

eu às 4 da tarde ontem devia ter mais de 25º na cozinha do meu apartamento... e não tinha aquecimento ligado. será magia?... será um sistema revolucionário. sim claro.... tem janelas viradas para sul e esteve sol!!!!!

o sistema é bom... mas é caro e sem uma bomba de calor vale pouco.

cumps
vale o que os instaladores souberem fazer dele...


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por manuelcar »

aquilo que eu gostava de ver discutido é se efectivamente este sistema funciona e como funciona, tipo de permutador, circulador, etc, etc, porque me parece que na altura em que necessitamos do aquecimento não temos o sol para nos aquecer a água que vai circular no piso radiante. apesar de se poder acumular a água a questão, pelo menos para mim, é qual a quantidade de acumulação necessária para podermos ter o aquecimento a funcionar para os 17º/18º entre as 19h00 e as 23h00 por exemplo e qual o tamanho do painel para aquecer essa quantidade de águ
o piso radiante funciona por acumulação, aquece quando existe energia disponível e vai irradiando depois. o tipo de controle que pretendes não é viável. 6 cm de betonilha nos 100 ou mais m2 de uma construçãoo levam muito tempo a aquecer e igualmente muito tempo a arrefecer. acumular calor na água do tanque também não é solução a menos que tenhas uma piscina subterrânea.

o objectivo, na gestão do sistema e do apoio, é nunca deixar a temperatura baixar do nível de conforto (20º c). e ainda armazenar sempre no topo do tanque a água suficiente para os duches ao fim do dia.

neste inverno experimentei uma nova solução, o recuperador de calor (que funciona como caldeira a lenha) a arder no mínimo de dia e de noite só desligava no sábado de manhã para limpar os vidros). foram 5 m3 de lenha e muito conforto.
Porreiro, pá!


carrizog60
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quinta mar 08, 2007 10:49 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por carrizog60 »

boas
uma duvida:
tenho actualmente paineis solares para aquecimento de aguas sanitarias e para aquecimento tenho chao radiante e caldeira a pellets.
nao é possivel com este material configurar de modo a que de inverno a agua dos paineis ao atingir x graus circule pelos tubos do chao radiante de modo a aquecer ligeiramente a casa?
o instalador diz que nao mas nao vejo o porque...


Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por manuelcar »

olá carrizog60
tens que dar mais detalhes na apresentação da tua instalação, para te podermos ajudar.
Porreiro, pá!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”